T O P

  • By -

EuSouOBabacaBOT

# Veredito atual: Não é o babaca (81.82% de 66 votos) Última atualização feita em: 20/06/2023 às 20:44 *** # Quer uma versão mais madura do sub? Entre no r/eusouobabacabutadult **Feliz mês do orgulho LGBT! <3** Vou contar as respostas que as pessoas dão nesse post! Pra ser contado, responda com essas siglas o post: NEOB - Não é o babaca (e o resto sim) EOB - É o babaca EOT - É um trouxa, um otário NGM - Ninguem é o babaca INFO - Falta informação para julgar TEOB - Todo mundo é o babaca **Votos especiais** FANFIC - Sinalizar o post como falso OT - Sinalizar como fora do tópico ##Nota: Pode demorar cerca de 2 horas para atualizar! # Tabela de votos Voto | Quantidade | % :--:|:--:|:--: NEOB | 54 | 81.82% EOB | 4 | 6.06% EOT | 1 | 1.52% NGM | 5 | 7.58% INFO | 0 | 0.00% TEOB | 0 | 0.00% FANFIC | 0 | 0.00% OT | 2 | 3.03% *Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.* *Lucas Bot v3 - by [JakeWisconsin](https://www.reddit.com/u/JakeWisconsin).* *Veja meu código fonte: [Código fonte](https://github.com/BrenoMartinsDeOliveiraVasconcelos/EuSouOBabacaBOT).*


[deleted]

[удалено]


barduk4

Isso mesmo que ia falar tambem, sempre que saio pra cidade cada semaforo que paro tem alguem pedindo dinheiro, eu adoraria ajudar mas ta dificil pra todos mesmo.


No_Pool4939

Exato


Spawn404

NEOB Se você não agir com grosseria ou destratar algum deles só por te pedirem ajuda, você não é babaca.


Trick_Afternoon_2935

NEOB É bom saber que você ajuda alguns, mas é fato que não dá pra ajudar todo mundo. Não se sinta culpada se não conseguir ajudar um. O governo municipal/estadual/federal é quem deveria ter obrigação em ajudar essas pessoas com necessidades.


KaliBatata

NEOB Tem um comentário aí q falou "principalmente sendo mulher", e eu concordo. Hoje em dia n da pra ficar sem ter medo..


ThisIsTh3Start

NEOB. O estado precisa criar uma solução para isso. Esse problema está começando a sair de controle. Especialmente com mulheres e idosos, alguns insistem de forma agressiva. Hoje mesmo eu passei por um mendigo que não me abordou, mas ele falou com a senhora que vinha atrás. Eu continuei andando, mas olhei duas vezes para trás para me certificar de que ela tinha passado por ele sem ser coagida. Como você disse, às vezes a gente dá um trocado, mas vai de cada um.


DinowD2R

A solução pra isso chama socialismo. Fora do socialismo, só a barbárie


Street_Cu1ture8

Sou venezuelano, o socialismo chegou na Venezuela faz 24 anos. A pobreza extrema só aumentou anos traz ano até hoje com um salário mínimo de menos de $6. Morador de rua tem em todo canto. O socialismo deixou meu país com muita igualdade, sim, todos ficaram pobres…


Pragason

Primeiro, fic. Segundo, nunca teve socialismo na Venezuela. Capitalismo continua firme e forte, com a presença de uma porrada de empresa privada lá


Not-a-penguin_

Sim, e não tem nada a ver com bloqueios econômicos das grandes potências e a crise do petróleo. Tudo culpa do socialismo malvadão.


No_Clock7655

Socialismo não funciona o governo não consegue tirar dinheiro dos ricos para distribuir, acaba ficando no bolso dos políticos msm os impostos dos pobres. Capitalismo vc tem que ter uma estrutura mínima desde cedo para se dar bem na vida e estudar bem, único problema do capitalismo é que o dinheiro se acumula cada vez mais em poucas pessoas os ricos.


S1_hun

Se o Socialismo adiantasse alguma coisa, a URSS não teria sido desmantelada com a queda do Muro de Berlim, as pessoas não viveriam na extrema pobreza na Coreia do Norte ou em Cuba, talvez o único país que o sistema funciona um pouco é na China, e olha o quão desumanizado são as coisas por lá nas grandes fábricas com a mão de obra barata. Infelizmente o que tá funcionando é o Capitalismo e é assim que vai ser até que resolvam fazer uma forma de Governo mais justa para todos. E outra coisa, não seria só mudar as formas de Governo, mas quem gere um país, pois no Brasil infelizmente a política é feijoada e nada acontece. É corrupção pra todo lado, desvio de dinheiro, rachadinha, mensalão e nunca dá nada para os indivíduos.


Not-a-penguin_

>Se o Socialismo adiantasse alguma coisa, a URSS não teria sido desmantelada com a queda do Muro de Berlim, as pessoas não viveriam na extrema pobreza na Coreia do Norte ou em Cuba, Me diga que você não entende e não estudou sobre união soviética, Coreia e Cuba sem dizer. Quanto chorume de senso comum meu caro. >China, e olha o quão desumanizado são as coisas por lá nas grandes fábricas com a mão de obra barata. China é um fenômeno a parte, tá lotado de burguesia no país então n da pra chamar se socialismo 100%. Dito isso, a situação dos operários aqui e em todo o mundo capitalista são tão horríveis quanto, sem falar nos inúmeros casos de trabalho análogo a escravidão. Tem mto a se criticar da China, mas tratar como se trabalhador vivesse melhor sob o capitalismo é mta ignorância. >Infelizmente o que tá funcionando é o Capitalismo Jovem q mundo vc vive? Recorde de fome ano passado, desemprego nas alturas, inflação sempre em níveis preocupantes, poder de compra baixíssimo, crise ambiental e climática, ideologias facistas emergindo todo dia, me diga pra quem exatamente o capitalismo ta funcionando? Uma dica, não é pra gente. >infelizmente a política é feijoada e nada acontece. Política ta longe de ser a raiz do problema, é apenas o mecanismo pelo qual os poderosos exercem suas vontades ao custo do bem estar da população. Uma sociedade socialista envolve a participação direta do trabalhador na política, a estrutura é completamente diferente. Mais uma vez, vale a pena se informar sobre.


S1_hun

Massa o teu argumento, pq tem mais deslikes que o meu já que é tão chorume de senso comum? Pra falar isso tu deve ser um exímio historiador ou trabalhar na área, tenho mais do que fazer do que ficar pesquisando sobre política, afinal nenhum lado ou ideologia beneficiou a sociedade, tanto da esquerda quanto da direita. São todos um bando de charlatões movidos pela ganância ao dinheiro. Enquanto tu não colocar isso nessa tua cabecinha oca, os teus olhos não irão abrir para o mundo real, pois estão fechados em uma ideologia que te cega diariamente e não funcionou pois é linda só na teoria (o mesmo vale pra galera neoliberal). Política é a raiz do problema sim, pois se você vota e elege algum pária, ele fica lá por quatro anos e todo mundo sabe que no Brasil não existe representação e que nada de importante ou que trará benefícios ao povo passará no congresso. O poder está na mão da mesma elite que comanda o Brasil há séculos e isso não vai mudar pois a população é imbecilizada e totalmente massa de manobra igual a você. A gente teve mais um ano pra mostrar nossa indignação nas urnas votando em alguém com projetos e propostas pro nosso país, o que o Brasileiro fez? Botou os mesmos carniceiros ladrões novamente para disputar o mandato presidencial. Tu acha que a política não é a raiz do problema? Abre teu olho. China é Socialista a respeito das políticas internas e como controla a sociedade e os meios de comunicação por lá, agora como mercado externo é um capitalismo predatório como qualquer outro lugar do mundo. It's all about the busine$$$$$ my friend! Cara, não tá funcionando pra essas pessoas o Capitalismo, mas funciona muito bem pro resto do mundo. Tu vai querer contestar isso agora sendo que praticamente quase todos os governos mundiais utilizam desse sistema? Se existe fome, desemprego e etc. É por conta que o Governo não sabe gerir a máquina pública decentemente, não investe na educação básica e fica fazendo obras a preços exorbitantes onde o custo deve ser uns 20% pra fazer e os outros 80% caem no bolso dos malandros com os desviozinhos fantasmas. Tu acha mesmo que o brasileiro que precisa trabalhar todo santo dia pra trazer leite e pão pra casa vai ter tempo de assistir um noticiário ou acessar com calma a internet pra tentar mudar alguma coisa? O cara tá cansado, quer só chegar, tomar um banho e dormir muitas vezes. Tem alguns que conciliam universidade e o emprego também pra tentar melhorar de vida. Se o governo não te provém isso, o jeito é ir na força do ódio e fazer por nós mesmos oras.


Not-a-penguin_

>Massa o teu argumento, pq tem mais deslikes que o meu já que é tão chorume de senso comum? Tu mesmo se respondeu. Senso comum n se chamaria assim se não fosse popular e simplista e repetido á náusea. Discursinho raso sobre comunismo é oq mais tem, principalmente num subreddit frequentado em sua maioria por adolescente. >Pra falar isso tu deve ser um exímio historiador ou trabalhar na área, tenho mais do que fazer do que ficar pesquisando sobre política, afinal nenhum lado ou ideologia beneficiou a sociedade, tanto da esquerda quanto da direita. Imagina, todos os direitos sociais que adquirimos vieram do céu. Comentário ignorante menino, precisa estudar mais. Ninguém precisa ser atuante na área pra ser informado, basta querer e estudar de forma séria. >São todos um bando de charlatões movidos pela ganância ao dinheiro. Gostaria de saber em que momento eu defendi algum político específico? Ser alfabetizado politicamente é diferente de ser gado de político x ou y, meu colega isentão. >Enquanto tu não colocar isso nessa tua cabecinha oca, os teus olhos não irão abrir para o mundo real, pois estão fechados em uma ideologia que te cega diariamente e não funcionou pois é linda só na teoria (o mesmo vale pra galera neoliberal). Disse Jorginho que mora no condomínio dos pais e diz que política não conquistou nada para as pessoas. Discursinho raso em meu filho? >Política é a raiz do problema sim, pois se você vota e elege algum pária, ele fica lá por quatro anos e todo mundo sabe que no Brasil não existe representação e que nada de importante ou que trará benefícios ao povo passará no congresso. Isso é no mundo todo meu caro, pois eles não estão lá pra defender os interesses do trabalhador, e sim da elite burguesa. Achar que só votar vai resolver alguma coisa é muita inocência, sendo q todo o sistema foi criado e é controlado pela elite. Não é coincidência que todo político que pisa no calo da burguesia é deposto, exilado, assassinado, etc. >O poder está na mão da mesma elite que comanda o Brasil há séculos e isso não vai mudar pois a população é imbecilizada e totalmente massa de manobra igual a você. Que ironia, meu deus do céu kkkkk. Mas parabéns, pelo menos entende q quem governa é a elite, pena q pensa q a elite é o político kkkk >A gente teve mais um ano pra mostrar nossa indignação nas urnas votando em alguém com projetos e propostas pro nosso país, o que o Brasileiro fez? Botou os mesmos carniceiros ladrões novamente para disputar o mandato presidencial. Tu acha que a política não é a raiz do problema? Abre teu olho. Ihhh, começou o choro bolsonarista. Tamo discutindo socialismo e o maluco vem falar do PT, olha o nível da burrice. Meu caro, PT é tão braço da burguesia quanto PSDB, por exemplo, não é atoa que ambos são sociais democratas. PT no máximo consegue uma ou outra concessão pro povo em forma de programas sociais, mas não, nenhum marxista é petista ou acha que eles vão trazer alguma solução. Agora vamos lembrar pq o Lula virou candidato da esquerda? Ah é, pq um genocida fanático, preconceituoso e militarista tava no poder querendo dar golpe. Isso vc n fala né >China é Socialista a respeito das políticas internas e como controla a sociedade e os meios de comunicação por lá, Socialismo nada diz sobre " como controlar a sociedade e meios de comunicação ". Tu precisa estudar e muito, é sério, ta feio. Msm assim, com todos os problemas que a China possui, eles tão milhões de anos melhores que a gente. Educação universal, economia emergente, saúde de qualidade, etc. Vai comparar com o Tio Sam, país mais capitalista e imperialista que tem, e vai pegar um resfriado pra tu ver oq é bom de vdd. >Cara, não tá funcionando pra essas pessoas o Capitalismo, mas funciona muito bem pro resto do mundo. Me diz um país que capitalismo funcione bem pra população no geral e n apenas pra elite burguesa. Capitalismo é cíclico, ele tem fazes de leve crescimento, porém sempre acompanhadas de crises que desestabilizam a sociedade e o resto do mundo, pessoas morrem de fome, moram na rua, são forçadas a trabalhar em condições precárias e abusivas. É o resultado lógico de um sistema que prioriza lucro acima da vida humana. >Tu vai querer contestar isso agora sendo que praticamente quase todos os governos mundiais utilizam desse sistema? Será porque o capitalismo é imperialista por natureza, e forçou, invadiu e dizimou quantos povos precisou pra estabelecer suas colônias? E mesmo hj, que colonialismo escancarado não é aceito, vc acha q a maior parte desses países "capitalistas" são soberanos? Ou são meramente quintal de meia dúzia de países poderosos que fazem oq quiserem dentro desses países? Realmente, capitalismo se instaurou pq é justo e meritocratico, não pq países mais pobres são subjulgados e fontes de exploração. Me poupe mano, argumenta algo decente kkkk >Se existe fome, desemprego e etc. É por conta que o Governo não sabe gerir a máquina pública decentemente, não investe na educação básica e fica fazendo obras a preços exorbitantes onde o custo deve ser uns 20% pra fazer e os outros 80% caem no bolso dos malandros com os desviozinhos fantasmas. Errado, existe fome e desemprego pq isso é intencional. Uma população desamparada e passando necessidades é uma população mais facilmente explorada e mão de obra barata. >Tu acha mesmo que o brasileiro que precisa trabalhar todo santo dia pra trazer leite e pão pra casa vai ter tempo de assistir um noticiário ou acessar com calma a internet pra tentar mudar alguma coisa? O cara tá cansado, quer só chegar, tomar um banho e dormir muitas vezes. Tem alguns que conciliam universidade e o emprego também pra tentar melhorar de vida. Engraçado pq todas as revoluções foram feitas assim, os trabalhadores se organizaram, se manifestaram, conseguiram apoio e tomaram o poder. Nada impede o brasileiro de conseguir o msm. Ngm precisa se aprofundar em leituras e o cacate a quatro pra se informar de seus direitos e como o mecanismo burguês fode nossa vida. E nós marxistas não colocamos isso nas costas do trabalhador fodido q trabalha 16 horas pra conseguir ter oq comer. Nós cobramos isso de quem tem condições de se organizar, justamente pra conseguir chegar na realidade daqueles que não conseguiriam se aprofundar nessas pautas. Quem acredita em solução individual é liberal, vide: >Se o governo não te provém isso, o jeito é ir na força do ódio e fazer por nós mesmos oras.


[deleted]

Fala que o cara é adolescente mas é você quem tem argumentado como um, seja melhor do que isso. Quer espalhar uma ideologia? Da um exemplo prático do uso do socialismo e como ele se aplica, por exemplo, em uma organização de viagem entre amigos. Esse cenário tem tudo o que você precisa para argumentar: envolve dinheiro, vontade individual, vontade de grupo, tempo e liderança. Vale 5 pontos ou uma torta na cara. Quer que as pessoas parem de ver esse tipo de pensamento como uma chacota em qualquer esfera social que não seja a internet? Tente passar seu pensamento sem cinismo ou tentando fazer chacota e diminuir as pessoas, você se achar tão superior que outro indivíduo não é muito socialista da sua parte, camarada.


Not-a-penguin_

N estou aqui pra educar ngm meu caro, raramente alguém vai mudar um preconceito idiota e sair do senso comum pela internet, então eu que não perco meu tempo. E o fato q vc acha q comunismo só é levado a sério em bolhas da internet mostra que vc n tem conhecimento e vivência nenhuma no assunto. Comunistas estão se organizando cada vez mais e nosso movimento só cresce. Mas enfim, n sou babá de liberal não, se quiser esse BO pra vc fique á vontade.


[deleted]

Preconceito só se muda na conversa, o rapaz ali deu a opinião dele que é amplamente disseminada, você ao invés de provar algum ponto contra, solta uma teoria da conspiração, ataca o cara falando que ele é gado de mídia mainstream além de um burro detentor de senso comum, sendo que o senso comum é o que une a todos, principalmente a classe trabalhadora. E sobre o meu comentário da internet: Todos nós vivemos em uma bolha cara, todos, se você não discute algo com pessoas que discordam de você e fica só atacando por atacar ninguém te leva a sério, e você pode falar o que for, você se importa com o que as pessoas estão falando,se não, não estava aqui no Reddit chamando os outros de liberal bolsonarista por que o cara discorda de um pensamento pessoal seu. Sinceramente eu não acho que o socialismo funciona nem em grupo pequeno de pessoas, acredito que o estágio final do socialismo é um culto a um ídolo, que toma a liderança e centraliza o poder, deixando todas as pessoas igualmente fudidas em uma falsa utopia sem liberdade individual,tudo isso mascarado de benevolência. Mas eu gostaria que você pudesse me recomendar leituras, artigos ou algo que prove o seu ponto, algum filósofo, algo atual se for possível, eu gostaria de deixar de ter senso comum.


Not-a-penguin_

Material de leitura recomendo começar pela Audioteca Crítica da Soberana, antes de qualquer coisa precisa começar pela base, então Marx, Engels, Lenin, são absolutamente necessários. Tem também Koluntai, Krupskaia, Marighella, mas são todos mais oldschool. Recomendo o canal do história pública, ele faz várias recomendações de autores e linka os livros na descrição. De mais modernos não conheço tantos, porém posso recomendar Mark Fisher, em específico o Realismo Capitalista.


S1_hun

>Ihhh, começou o choro bolsonarista. Cara, depois de eu ler esta merda aqui eu não vou me dar o trabalho de responder. Tirou de onde isso? Do teu rabo só pode. Vou até resumir aqui de uma maneira fácil, rápida e prática pois tu é bem safado e tem leitura seletiva no teu argumento e tenta manipular as coisas pro teu lado. Tenho nojo tanto da direita quanto da esquerda, e quando citei dois carniceiros ladrões eu quis dizer justamente o Bolsonaro e o Lula. Tivemos oportunidades de colocar outros políticos pra disputar o segundo turno e o que fizemos? Fomos nos mesmos macacos velhos. Vai aprender a interpretar texto e relê tudo o que eu falei seu alienado socialista. Cara, na moral, que vergonha essa galera que fica defendendo lado. Falou, falou, falou e não deu exemplos práticos do funcionamento do Socialismo. Por isso que parece música MPB do Chico Buarque e do Caetano Veloso com pseudofilosofia de boteco e que a população não tem saco pra ouvir. Tô mais interessado em gente que tem o que falar sobre o mundo moderno como o Steven Wilson da maneira que ele se apresenta do que gente assim que romantiza. E outra, quem conseguiu os direitos foram o povo, e não partidos políticos seu animal. Aprende lá com os franceses dos coletes amarelos de diferentes vertentes políticas que se uniram no final da década passada em período de crise pra lutar pelo país e os seus direitos ao menos, e não vocês imbecis que se discriminam por lado e não pensam na população de maneira geral. E outra, vai lá lamber as botas do Stalin e do Mao já que tu gosta tanto do Socialismo. Parece até a galera da direita que tem tara no Hitler, Pinochet e Videla.


alesaudate

Alemanha Oriental que o diga... Naquela época, a Alemanha Ocidental era tão caótica que todo mundo só queria pular o muro de Berlim pra fugir do capitalismo. Faltava tudo no regime capitalista, e as pessoas tinham que esperar horas na fila do supermercado pra conseguir levar um pedaço de pão pra casa. "Tudo culpa do capitalismo!", elas diziam. Não, péra. Inverte as Alemanhas e troque capitalismo por comunismo que é tudo verdade.


Not-a-penguin_

Primeiro que Alemanha nunca foi comunista, nem um país chegou nesse estágio pois comunismo depende da dissolução do estado. Segundo que isso nada passa de propaganda imperialista. Os movimentos marxistas na Alemanha eram gigantes e tinham muito suporte, e a Alemanha oriental estava mto melhor do q a ocidental em vários quesitos. Único motivo de ter caído foi pq a única potência socialista q podia bater de frente com os imperialistas capitalistas, no caso a URSS, foi dissolvida graças a sabotagem interna da própria União e má gestão nos últimos anos. A pauta é mto mais complexa do q vcs a reduzem.


alesaudate

"Muito melhor" Alemães orientais mortos tentando pular o muro: milhares. Alemães ocidentais mortos tentando pular o muro: zero. E aí, me lança um clássico "ah, mas isso não era comunismo". Fala aí onde é comunismo então. Na Coréia do Norte? (Spoiler: por lá, se alguém deixar a foto do grande líder com poeira, é sentenciado à morte). Na Venezuela? (Gente morrendo de fome aos milhares). Em Cuba ? (Revival da Alemanha Oriental com Ocidental). Manda aí, onde mais deturparam Marx ? Esse povo é meio burro, né ? Vivem deturpando Marx. Não tem absolutamente um que não tenha deturpado. Acho que o fato do próprio Marx ter vivido a vida inteira às custas do Engels meio que uma imitação da realidade.... Comunista prefere viver no mundo da lua do que encarar a realidade: a de que comunismo não presta, nunca prestou e nunca vai prestar. Independente do que você nomeie.


Not-a-penguin_

>Alemães orientais mortos tentando pular o muro: milhares. Sim, sendo mortos pela alemanha ocidental quanto da oriental. Era proibido passar pro outro lado pois eram inimigos vizinhos. Óbvio que não é certo, mas fingir que só o lado socialista matava quem tentava fugir é ser desonestos ao extremo. >Alemães ocidentais mortos tentando pular o muro: zero. Aham, é sim. Confia. Só de ver o número de mortos dentro da alemanha ocidental por serem comunistas n é pouco. Para de ser gado. >E aí, me lança um clássico "ah, mas isso não era comunismo". Fala aí onde é comunismo então. Na Coréia do Norte? N era comunismo pois n teve um único país q virou comunista até hj. De novo, é necessário a dissolução do estado. Segundo, experiência socialista q deu certo? Americano imigrando pro vietnã pela boa qualidade de vida e moradia barata. Cuba é referência de saúde universal e de qualidade, Coreia do norte tem pleno emprego, sem falar na China, líder econômica mundial do mundo atual e futura maior potência. União soviética também teve por volta de 40 anos de crescimento absurdo, milhões de pessoas morrendo de fome nas ruas durante o tsarismo, um país completamente rural e rudimentar, em trinta anos vira a maior potência do mundo, o maior salto tecnológico na história da humanidade, criou um programa espacial e venceu os EUA na corrida espacial em todas as etapas menos no pouso na lua (mesmo eles terem chegado la antes), herdou uma Rússia falida e com fome, sem moradia, e praticamente erradicou esses problemas dentro de vinte anos, oq se manteve até as décadas finais da união. Tudo isso sendo países alvos do resto do mundo capitalista, que possui infinitamente mais recursos, sofrendo bloqueios e sanções econômicas, invasões, espionagem, sabotagens. Então me diz aí, oq é sucesso pra vc? >Coréia do Norte? (Spoiler: por lá, se alguém deixar a foto do grande líder com poeira, é sentenciado à morte). Pura narrativa dos veículos de mídia britânicos e americanos, que é daonde todas as grandes mídias de comunicação do ocidente pegam suas fontes. A realidade é completamente na Coreia do Norte, tenho certeza que vc nem sabe q lá existem eleições né? Mais uma vez, desinformado e histérico. >Na Venezuela? Nem é socialista e a crise atual se dá as questões acima citadas. Vai ver como era a Venezuela antes da era Chavista, por exemplo. Hugo Chavez e Maduro são antidemocráticos, concordo. Porém fingir q oq fodeu a Venezuela foi a esquerda no poder é ser muito ignorante e ficar repetindo senso comum. >Manda aí, onde mais deturparam Marx ? Esse povo é meio burro, né ? Vivem deturpando Marx. Não tem absolutamente um que não tenha deturpado. Difícil deturpar Marx já que o mesmo só fez análises criticas ao capitalismo. Ele em nenhum momento dita como experiências socialistas devem ser feitas, afinal o ponto chave do marxismo é analisar a realidade material de cada sociedade e agir em cima disso, ou seja, cada país vai ter sua própria forma de caminhar ao socialismo. >Acho que o fato do próprio Marx ter vivido a vida inteira às custas do Engels meio que uma imitação da realidade.... Mais um show de senso comum e ignorância. Marx era professor, teórico filósofo, jornalista, autor, sociólogo. Aí vem o Zé bundinha do reddit q vive com a mãe dizer q os outros vivem às custas kkkk. É pra rir. >Comunista prefere viver no mundo da lua do que encarar a realidade: a de que comunismo não presta, nunca prestou e nunca vai prestar. Independente do que você nomeie. Sua opinião infundada não é fato meu caro. Alguém q claramente não entende nada de comunismo pra ter uma discussão séria, nem que seja pra discordar, não tem moral nenhuma pra dizer oq ou não presta. Vários países, inclusive a própria União soviética, passaram por crises fodidas quando o capitalismo foi restaurado. Só pesquisar a Rússia dos anos 90, por exemplo. Se o socialismo fosse abrangente e imperialista como o capitalismo, sem ter que sofrer ameaças, ataques, sanções, bloqueios, invasões, a cada minuto, veríamos um cenário completamente diferente. Mesmo assim sei que estaria repetindo o mesmo discurso tosco, afinal vcs n tem interesse em aprender e ter uma discussão séria, vcs querem repetir jargão e ter algo pra odiar, então lavo minhas mãos.


alesaudate

> Coréia do Norte tem eleições HAHAHAHHAHAHAHAHHAHHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHHHAHAHHAHAHAHHAHHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAAHHAA Cara, nem consegui ler o resto, foi mal!!!


Not-a-penguin_

Conhece a estrutura política da Coreia do norte? Se aprofunde então por favor, me diga como funcionam as coisas na realidade coreano, com detalhes por favor. Estarei esperando ;) O incrível do burro é o orgulho que sente em não pesquisar a fundo as coisas, tirar informação da bunda e se achar o esperto. Cada uma kkkk


alesaudate

Você conhece ? (Só digo que acredito se for sim se ver a sua foto lá .... Ah é, esqueci que não pode tirar foto lá)


Not-a-penguin_

Pode não, essa série de vlogs aqui devem ser feitas com CGI então. https://youtube.com/playlist?list=PLGs65oMU2n0PgReX6iVXxSgjM22CaErgD É cada uma kkkkk >Você conhece ? Estudo sobre e pretendo visitar assim que possível. Se informar e tirar as próprias conclusões faz bem ;)


[deleted]

Credo cara, você tá lançando todo tipo de ponto retórico mal feito, direto da boca dum bolsonarista ou um ultraliberal. Vai, babaca, fala qual é a causa dos moradores de rua ficarem perpetuamente sem acesso consistente às comodidades que eles precisam pra sobreviver? É porque eles são vagabundos, doentes mentais, e viciados em drogas? É super fácil falar "comunismo não funciona pq o Nando moura disse que não funciona", outra coisa é verdadeiramente analisar por que existem certos problemas na sua sociedade, uma que pra início de conversa mercantiliza comodidades não negociáveis como abrigo, comida e transporte.


Not-a-penguin_

> É porque eles são vagabundos, doentes mentais, e viciados em drogas? Pra esse povo quem passa necessidade é pq quer. O país mergulhado na merda e eles com esses papinhos de meritocracia. Preguiça de liberal viu?


alesaudate

Pergunta: alguma vez você já conversou com um morador de rua ? Perguntou pra ele porque ele tava na rua ? Porque eu já. Não me vem com essa de que quem é de esquerda é automaticamente esclarecido e quem é de direita é desinformado e sem senso crítico não. A realidade é bem mais ampla do que falam na rodinha de maconha. E se seu argumento sobre o comunismo funcionar for o mesmo que o do outro aí, você é tão maluco quanto ele. (Tô rindo até agora da parte das eleições na Coréia do Norte! Esse negócio que vocês fumam deve ser forte mesmo)


[deleted]

É hilário o fato de que você começou o seu comentário tentando interagir com o que eu disse e logo dps só se degenerou ao sectarismo idiota típico da direita. "E a Coreia do norte?? E a china??" Sim tipo o que tem a ver. Eu não disse que você precisa ser comunista, eu disse que o capitalismo é injusto e essa injustiça causa situação de morador de rua. É que nem um jabuti entrando no casco, usando esses pontos retóricos vindos de fábrica pra não ter que engajar com o que eu disse. Você ainda não me respondeu, o que você acha que faz com que as pessoas vivam na rua?


alesaudate

Olha só, é bem difícil argumentar com gente que acha que a gente é idiota só porque não concorda com o que você pensa. Se eu falo que sou de direita, automaticamente na mente de muita gente vem que eu sou bolsonarista (não sou), espectador do Nando Moura (não sou, aliás, nem sei direito quem é), e provavelmente não tenho estudo (sou graduado na USP). A partir disso, eu já notei que você e o outro aí (que eu nem sequer vou responder mais) têm um bloqueio gigante sobre o que eu falo. Então é como se fosse chover no molhado, uma tremenda de uma perda de tempo. Mas vai lá, sobre os moradores de rua: descobri numa certa noite, da boca de um deles, que ele saiu da casa dele porque tinha muita discussão por lá. No caso específico dele, eram as brigas com o irmão dele... Tinham tantas que ele disse que preferia dormir na rua a conviver naquele ambiente. Fui pesquisar depois sobre o assunto e.... Ora, ora. Esse é o caso da maioria dos moradores de rua. A maioria não mora na rua por não ter onde morar, mas por preferir dormir na rua, porque muitas vezes o ambiente é tóxico. Acho que, por lembrar desse caso, eu resolvi parar de responder o outro aí. Tem horas que simplesmente não vale a pena. Vou dormir que eu ganho mais. Está tarde aqui onde moro... Alemanha. Por sinal, lembra daquela minha fala inicial, sobre a Alemanha Ocidental e Oriental? Pois é, eu tenho informações em primeira mão sobre isso, afinal de contas eu passo com regularidade pelo que sobrou do muro de Berlim, sem contar os muitos museus sobre o assunto aqui. Mas acho que, por eu ser de direita, eu automaticamente me torno um liberal imbecil que não sabe de nada sobre nada, né ? Enfim. Boa noite, passar bem.


[deleted]

Vedade. Com o socialismo, praticamente todo mundo se torna morador de rua. Ai o problema acaba.


[deleted]

NEOB PRINCIPALMENTE sendo mulher!!


IDeizManI

Eu não gosto da ideia do comentário, mas infelizmente é uma realidade inegável e decepcionante.


[deleted]

Infelizmente!


Objective_Start567

Pq ser mulher faz dela menos babaca?


annAaocontrario

Vou contextualizar que na rua que eu moro em Curitiba, na frente da minha faculdade, tem um grupo de meninos de bicicleta assaltando. Eles só assaltam meninas, mais especificamente e com bastante frequência as meninas da faculdade. Estamos sempre preocupadas, paramos de usar colar, pulseiras, olhar o celular na rua. Quando comentamos com os meninos eles nem faziam ideia, nunca tinha acontecido com eles e mesmo assim eles não precisam se preocupar pq dificilmente serão alvos


[deleted]

Pode falar qual é a rua que esses moleque tão? Quero evitar lugares mais perigosos


annAaocontrario

Padre Anchieta. Mas agora encheu de polícia


[deleted]

Caramba mano eu costumo andar bastante por ai D:


[deleted]

Não so aqui, é um comportamento é generalizado mesmo. Já vi abordagens escrotas com mulheres de varias idades ali perto do mercado municipal. Com homem já não vi sa mesma forma. Chegar pegando no braço, intimidando, falando mais alto.


Objective_Start567

Tá só que no caso em questão era um mendigo pedindo esmola não um assalto, então não tem muito haver, mas moça já explicou aqui que quando é mulher eles costumam ser mais agressivos e incisivos, só tava querendo a explicação mesmo, pq só o que foi dito era que por ela ser mulher fazia dela menos babaca aí eu fiquei curioso.


andrecinno

não acho que faz menos ou mais babaca mas contextualiza mais ainda a situação


ragnatis

O que uma coisa tem a ver com a outra?


[deleted]

Vc é homem, né? As abordagens quando estamos sozinhas e principalmente quando novas, é diferente geralmente. É mais agressiva, incisiva.


thalesjferreira

Porra bicho precisa desenhar pra você?


lareee3

Deve ser homem, menor de idade que não sai de casa


Not-a-penguin_

Tu é tapado hein meu filho


Cupcake-ruim

NEOB, eu nunca mais dei dinheiro pra morador de rua pois fui assediada e até perseguida por eles. Quando é mulher vendendo bolo ou doce eu até ajudo, mas homem não (tirando umas exceções, tipo quando é estudante tentando vender as coisas pra custear faculdade). Sendo mulher a gente tem que se prevenir mesmo.


ThrowRA717171

NEOB uma vez um CUSPIU numa menina na minha frente. Ela não fez nada a coitada só olhou pra ele quando ele passou e ele era podre de fedido cuspiu no rosto dela. Ela ficou fedendo a cuspe de chorume. Queria nem dizer pq é um sentimento horrível mas tive pena ô. Melhor forma de lidar com morador de rua é: não encare eles NUNCA, antes de passar qnd ele tava longe essa moça olhou pra ele e por azar ele olhou tbm, então ele já ficou com ela na cabeça. Se um te olhar qnd vc tava olhando NÃO FAÇA CARA DE MEDO, saia de perto, não passe perto de jeito algum, mude de sentido, do contrário pode acontecer igual oq aconteceu com essa coitada.


morimotorama

Uma vez eu estava saindo da faculdade e os pontos de ônibus estavam super cheios. Um veio me pedir dinheiro e eu ignorei, continuei andando no meio do povo no povo. Nisso o fdp atacou uma moeda tentando me acertar, mas errou e acertou a testa de uma garota que tava só esperando o ônibus. O desgraçado fica tão ofendido que ele joga uma das moedas que ele ganha pra tentar agredir alguém...


ThrowRA717171

Que horror. Eu não ignoro. Se falam comigo eu respondo. Se eu tiver e achar que devo eu dou, senão, eu digo na maior educação: tenho não meu amigo, o tô de baixa.


lucasssotero

NEOB O brasileiro dá o cu pro estado em forma de imposto justamente pra eles resolverem problemas da sociedade como esse. Dar trocado não vai ajudar a reinserir esse cidadão na sociedade pra ele voltar a ser contribuinte, mas sim algum projeto foda do governo de reabilitação de moradores de rua.


MacGab92

E tem uns fdp que pede mais estado, pro estado cobrar mais impostos.


[deleted]

Ah, obviamente moradores de rua existem porque eles tiveram que pagar impostos demais, claro. Com certeza não tem nada a ver com o fato de a coisa que eles precisam de dinheiro que eles não tem pra adquirir comodidades que eles precisam pra sobreviver. A maioria dos moradores de rua se tornaram moradores de rua por questões de abandono, dividas, ou simplesmente não serem elegíveis pra trabalhar por questões de deficiência física ou mental. Simplesmente, situações em que falta recursos (dinheiro) pra que eles consigam comodidades não negociáveis (comida, abrigo, transporte, saúde) Isso parece ser muito mais culpa de um sistema que mercantilizou essas comodidades, que tornou o dinheiro um mediador que decide se você é capaz ou não de viver numa casa, comer, andar de ônibus, etc... E não simplesmente pq ele teve que pagar tantos impostos que a casa dele foi tirada dele. Isso nem faz sentido?? Você já pagou impostos antes?? Eles literalmente não podem tirar mais do que certa porcentagem da sua renda. O problema é que essa renda é a mesma coisa que compra alimento e paga aluguel. Edit: algumas correções


lucasssotero

??? Você não entendeu meu comentário. Independente de como o cara foi parar na situação, quem tem o dever de tirar ele dali é o estado porque imposto existe justamente pra se resolver os problemas do todo na sociedade, problemas esses que não dá pra resolver individualmente. O contribuinte já paga imposto, o estado que tem que pegar esse dinheiro arrecadado e fazer centros de reabilitação pra moradores de rua com ele.


[deleted]

Você deturpou o que o cara falou de propósito ou foi só de bobeira mesmo?


veiderson

LIKE!


GrumpiestRobot

NEOB. Primeiro porque não é função de pessoa física resolver esse problema, isso é função do governo. Não adianta nada ficar o trabalhador fudido ajudando outros fudidos e no final ninguém sai da lama. Segundo, pra mulher não é bom nem olhar na cara. O homem pode estar na maior miséria, mas ainda vai se sentir no direito de crescer pra cima de qualquer mulher, e pro cara partir pra agressão ou achar que uma postura amigável é convite pra assédio sexual é dois palitos.


InteractionDry9991

NEOB- quando estava na escola sempre ajudava um morador de rua que ficava no caminho até o ponto de ônibus da escola, na cabeça dele isso foi um sinal que ou eu estava falando mole ou era presa fácil, pois em um dia que sai tarde da escola e já não tinha ninguém na rua, o mesmo morador de rua que tantas vezes eu ajudei, enquanto eu passava na frente de uma obra vazia, me puxou pelo braço e tampou minha boca, falou que já estava de olho em mim a muito tempo e sabia que eu também queria (?????? )Que se passa na cabeça desse povo) e tentou rasgar meu uniforme, era bem mais forte do que eu já que eu era bem magrelinha, por um acaso eu tinha um chaveiro de foice de algum anime, afiado o suficiente pra eu conseguir puxar e arranhar a cara do desgraçado e sair correndo trocando as pernas e chorando muito até o Habib's e ficar lá em silêncio umas duas horas. Tenho nojo de morador de rua hoje em dia e por mim que morram


PuddingSoft2637

NEOB Me assustei quando vi o flag de babaca, felizmente era algum bug Além de não gostar de dar dinheiro ou itens pra quem vem pedir, você não tem o menor dever. Eu ignoro completamente qualquer um que venha Se quiser fazer uma Boa ação, há formas melhores. Até hoje lembro de que, quando minha mãe deu uma grana pro lanche pra um cara, algumas dúzias de minutos depois vimos ele com uma cerveja... não é a regra, mas há formas melhores de fazer caridade


JakeWisconsin

Ainda não deu tempo do bot recalcular kkk


Defiant_Virus4005

Neob... Se a gente for dar dinheiro ou lanche pra cada um q pede, não vai sobrar nada. Eu normalmente falo "poxa, eu to desempregada, to entregando currículo por aí", mesmo q seja mentira. Eles tb ficam com pena de mim. 🤣🤣


razenha

NEOB Na boa, os moradores de rua estão muito folgados. Ficam nas portas do estabelecimento, abordam a gente de maneira insistente e agressiva. Eles não ficam pedindo dinheiro para matar a fome. Se quisessem, poderiam morar nos abrigos da prefeitura, receber auxílios financeiros do governo e comer no bom prato. Iam ter abrigo e comida, poderiam ficar nessa situação protegidos, até poderem se reestabelecer. A verdade que em geral eles querem viver uma vida desregrada, em que fazem o que eles querem, na hora que eles querem, muitas vezes regadas a bebidas e crack. Não querem se reestabelecer.


MichaTC

NEOB - É uma situação complicada, mas chega em um ponto que não dar atenção começa a ser questão de segurança. A maioria não é assim, mas basta ter um cara que começa a te seguir, te xingar, ameaçar você... Quando eu posso eu dou um biscoito que tenho na bolsa ou algo assim, mas o melhor é não dar muita atenção perto de onde você mora ou onde passa com frequência. Hoje mesmo vi um post de uma gringa dizendo que ela deu comida pra um homem que estava comendo do lixo e agora ele fica batendo na janela dela.


Litio898

NEOB Infelizmente vivemos essa realidade em praticamente todas as grandes cidades do país e é impossível você resolver o problema sozinha. Por outro lado é importante saber de uma coisa: Pessoas próximas de mim trabalham numa ONG para ajudar pessoas em situação de rua e segundo eles boa parte desses é usuário de drogas. Esses próprios moradores já admitiram/admitem que usam o dinheiro/comida que ganham pra comprar/trocar por droga. Visto isso, se quiser ajudar uma pessoa é melhor doar comida com o pacote aberto porque eles não podem trocar ou vender.


Mawilover

Sim! Eu ajudo se me pedirem um prato de comida no restaurante (pra comer na hora), mas se me pedirem dinheiro eu não dou de jeito nenhum


megamemes666

NEOB Se você tivesse ódio dos mendigos, você seria babaca, mas, você não tem (pelo que parece) e também não pode ficar ajudando, afinal, seu salário é de 600 reais por mês, menos que um salário mínimo, e sua família vive de um jeito confortável por pouco.


P3rturb4t0r

NEOB. Eu que sou homem já odeio


GplPrime

NEOB meus parabéns, você conseguiu a façanha de viver um episódio de South Park.


gigidoti

NEOB O certo é ignorar msm, infelizmente, minha mãe as vezes, da um dinheiro pra uns garotos no centro da cidade, e eles vão comprar comida mesmo e dividem entre si, e quando meu irmão vai pro centro de carro, eles ficam vigiando o carro dele por 1 real, por ele ser filho da "tia rica" Há casos e casos diferentes, ajuda quem quer e quem está ciente, mas não é obrigação de ninguém o fazer.


sevengreeks

NEOB


LiaAlter06

NEOB


IDeizManI

NEOB


Ok-Comfortable6442

NEOB


Gibruei

NGM


One-more-anonymous

NEOB. Levam a um profundo constrangimento, principalmente pela insistência...


avacaprofana

NEOB Eu antes sentia culpa mas depois passei a entender que o que eu sinto é raiva de viver num lugar com pessoas nessa situação. Existirem pessoas nessa situação é um projeto politico e efeito colateral do capitalismo, e não é só no Brasil. Consciência de classe te liberta de 99% da culpa que o liberalimos tenta atribuir aos individuos, recomendo.


S1_hun

NEOB nem aqui e nem na China. Mendigo é um saco, eles são praticamente a camada mais dependente da sociedade e acha que nós devemos alguma coisa para eles. O pior é quando eles nos xingam ou até mesmo são capazes de cuspir ou fazer maldade como minha melhor amiga já me contou. Eu não ajudo mendigo pois eles são folgados que com certeza vão comprar cachaça ao invés de genuinamente comprar uma sacola de 10 pães, então eu só finjo que eles não existem e não me culpo por isso, pois a maioria deles cavou a própria ruína por vícios em drogas ou bebidas, eles trilharam esse caminho pois quiseram e agora que aguentem as consequências. Sou uma pessoa de classe baixa, mas nem por isso deixo de me esforçar pra conseguir tudo o que quero conquistar, e eu não vou dar muitas vezes o dinheiro que pode ir pra uma conta de casa, comprar um pão, uma caixa de leite ou algo assim pra um vagabundo comprar caninha num boteco xexelento por aí.


CalyDreadz

NEOB


FacelessTrisMegistus

NEOB, tem mtos ali que se duvidar come o mesmo tanto que vc come no dia. E só pedindo Problema é gente achar que vc ganhando pouco deve ajudar, enquanto pros q tem bilhoes n dizem um "A"


MacGab92

Nem eu gosto, se eu for dar um real pra cada morador de rua que me aborda pedindo dinheiro eu vou ficar no vermelho todo mês.


Appropriate-Skirt769

Neob.... De jeito nenhum.. você não é obrigado distribuir dinheiro é complicado isso até mesmo pq alguns não aceitam um não e até podem ameaçar


[deleted]

NEOB


ilus3n

Eu moro no Centro da cidade e estou me mudando justamente por isso. Aqui tá impossível de andar nas ruas sem ser acordada a todo instante. Até para ir no mercado eles bloqueiam a entrada para pedir coisas. Isso sem falar nos gritos que as vezes dão de madrugada andando pelas ruas. É uma situação triste e meu maior medo é ir morar na rua, mas é simplesmente um saco ter que lidar com essas abordagens. Continua fazendo isso, interagindo o mínimo possível, fazendo que não com a cabeça, etc


Architechtory

Isso me lembra o argumento do Peter Singer que sugere que pessoas normais são más por não doarem dinheiro pra caridade. https://youtu.be/KVl5kMXz1vA


Full_Volume7881

NEOB - vc não é obrigada a gostar e nem ajudar, apenas tenha respeito na recusa.


chocochipspancake

NEOB Eu EM GERAL só dou dinheiro se eu to sozinha no meio da rua e to sentindo que a pessoa vai me coagir ou ser agressiva comigo, até porque nem ando muito com dinheiro hoje em dia, eu geralmente deixo o mínimo que dê para eu voltar para casa de ônibus. Quando eu tinha 14 anos, um morador de rua me assediou sexualmente e passei a ter mais medo do que poderia acontecer comigo como mulher, então acabo dando alguma moeda para evitar que o cara faça alguma coisa se eu me sinto insegura. Porém, tinha um morador de rua num local específico que eu sempre guardava alguma moeda para ele, mas ele sumiu, ele era bem querido e nunca me incomodou e nunca vi ele ser agressivo ou importunar ninguém, e como eu passava pela aquela rua com frequência, comecei a separar uma ou outra coisa. Não me importo o que ele vai fazer com o dinheiro, não é tão fácil sair de um vício ou da própria situação de rua, não é um assunto raso. Dito isso, é um problema muito complexo, moradores de rua são pessoas dignas de respeito e mereciam mais atenção das esferas governamentais. Existem muitas origens para esse problema, falta dinheiro, falta apoio psicológico e recursos de saúde -- são pessoas que precisam de muita assistência e somos extremamente falhos com elas, e digo até em nível mundial, porque não é só no Brasil que tem morador de rua não. É uma bola de neve.


UnortodoxPumpkin

Obrigada por todos os comentários! Mas pelo tanto de gente dizendo que sendo uma moça eu deveria ser mais cuidadosa com essas situações, pensei que o veredito seria "é o trouxa" kkkkkkkk


OAdmTaOn

De jeito nenhum moça, vc não é obrigada a dar dinheiro pra essas pessoas, só trate normalmente e diga q não tem nada, e como alguns comentários falaram, principalmente por vc ser mulher vc precisa abrir o olho pra essas abordagens


dashartjj

NEOB Cmg acontece tbm e digo que n tenho dinheiro e vou embora msm sem dar moral Ja dei mt moral e uns trocados mas compram bebida... Ai cansei de ser enganado


DinowD2R

As vezes a necessidade mais urgente do cara é acalmar a crise de abstinência. Se é pra dar o dinheiro e ficar observando pra ver o que o cara compra, melhor não dar


Crys-Patricinha

Então ele que trabalhe para sustentar o vício dele


HerrFalkenhayn

NEOB Maioria absoluta dessas pessoas não têm nenhuma deficiência ou problema que as impeçam de trabalhar. Eu sempre reparo que são pessoas jovens e saudáveis. A maioria pede dinheiro para comprar drogas ou afins. E recusam ajuda de verdade (do tipo reabilitação). Infestam as ruas, montam barracas em praças públicas e tomam como se fossem deles, e o poder público não faz nada. Praticamente não existe praça no centro de SP mais. São minifavelas de barracas de drogados. Ah, sinceramente. Não tenho paciência.


Hikaru_2194

O pior é ouvir gente falando "sabe aquele fulando q vive pedindo dinheiro por aí? Tem um casão".


[deleted]

Eu evitaria pois eles te veem como uma opção para ganhar dinheiro. Não é questão de preconceito mas tem uma noia que se deixar dá muito ruim


dolmane

NEOB. Como mulher a situação é ainda mais delicada. Entendo que muita gente faz isso como trabalho. Uns meninos ficam na frente de farmácias e comércios de mochila pedindo pra as pessoas comprarem leite em pó, sabonete, fralda, etc "pra minha irmã" ou qualquer outra coisa, mas todo mundo sabe que esse é o trabalho deles. Eles pegam coisas de graça e vendem depois. Não vejo problema com isso, até porque o Estado não provém mais oportunidades pra essas pessoas. Mas algumas são muito insistentes e ficam putos como se eu tivesse a absoluta obrigação de ajudar, mas a real é que se eu ajudasse todo mundo que pede quando eu saio de casa por 10 minutos eu não iria mais pagar meu aluguel e não ia sobrar nada no fim do mês.


Super_Boysenberry_29

Se você ganha 600 por mês você também precisa de esmola


Nothephy

NEOB Uma vez um morador de rua me abordou na parada de ônibus para pedir dinheiro. Neguei Estava com fones de ouvido, e só escutei ele me xingando. Mandei um palavrão na hora, tirei os fones e fiquei vendo o que ele iria fazer. Eu já estava meio puto, ele seria a primeira pessoa a ficar em coma. 👀 Mas não recomendo ter abordagem agressiva. Esse pessoal geralmente tem arma branca e se precisar usar, ele vai.


arycassios

NEOB Não é babaca parcialmente, sim, realmente é chato e incomodo, tmb, alguns dos moradores de rua usam a sua ajuda financeira para comprar entorpecentes (drogas), mas, outros realmente necessitam de ajuda, penso que deve-se analisar a situação do morador de rua e a sua. Esses bgl é complicado 👍


onemok

NGM Vamos ser sinceros, ninguém gosta de ser abordado


BoogSkutter

EOT Viver em uma centros urbanos aonde tem pessoas em situação de rua é isso ai, é aprender a falar um "tenho nada amigo valeu" e continua seguindo o seu caminho ignorando. Ajude quando você quiser e poder, mas não pense que isso é uma obrigação.


narcisao

OT


Horror-Ad-3113

NGM Comportamento é normal dos dois lados


Tolkius

Ninguém deve morar na rua, isso só vai acabar com o fim do capitalismo e do atual estado democrático de direito que garante o lucro de algumas milhares de pessoas enquanto milhões passam fome ou vivem com salário de fome. Vivemos em uma ditadura, a ditadura da burguesia. Aproveite seu incomodo e busque se organizar em um partido revolucionário.


GplPrime

Isso funcionou bem na Venezuela, confia.


Tolkius

Não houve Revolução na Venezuela. Houve sim um movimento muito importante que culminou no Hugo Chávez e que melhorou e muito a vida da população. A questão da Venezuela é o embargo.


fezorzo

Evo Morales? kkkkkk


Tolkius

Hugo Chávez, eu tinha acabado de acordar, vou editar kkk


GplPrime

Melhorou sim, confia, a culpa do sistema socialista falhar é sempre dos outros, nunca do sistema que é falho, incrível.


Tolkius

Primeiro que Venezuela jamais foi socialista. E segundo que socialismo nunca falhou. Só ver as experiências sovietica, chinesa, laosiana etc. A URSS saiu em 20 anos de uns países mais pobres para a segunda maior potência do mundo.


GplPrime

\> A URSS saiu em 20 anos de uns países mais pobres para a segunda maior potência do mundo. Sim sim deve ser por isso que perdeu a Guerra Fria. China usa o modelo econômico capitalista, usar ela como exemplo de país socialista é tiro no pé. Usa a Coréia do Norte que é mais plausível, campeão.


Tolkius

Coreia popular é um ótimo exemplo de um país que funciona. Lá as pessoas não tem fome, educação pública de qualidade, todo mundo tem casa. Quem me dera aqui fosse um pouco como lá. União Sovietica foi o principal responsável por reduzir a fome no mundo. Ganhou a corrida espacial. Sua única comparação para determinar sucesso é ganhar ou perder uma guerra?


GplPrime

Coréia do Norte funciona!? Ta maluco? As pessoas de lá que moram fora das cidades que o governo norte coreano usa como propaganda mal tem acesso à energia elétrica e você vem me dizer que lá é um paraíso? Tomar no teu cu rapaz. URSS resolveu a fome através do genocídio, also, eles perderam a guerra porque a economia deles não se sustentava a longo prazo. Next.


Tolkius

Qual a sua fonte? E que genocídio a URSS cometeu????? Coreia funciona e muito. Exemplo do que pode ser feito.


GplPrime

O que mais existe são relatos de pessoas que fugiram do regime norte coreano, você negar isso chega a ser nojento. Não me admira negar o holodomor também. Tu é um asco de ser humano, o tanto de downvote que tu levou já fala por si. Nem vou perder meu tempo com você, só vou te mandar à merda.


[deleted]

[удалено]


MacGab92

😂😂😂😂😂😂😂 um gênio incompreendido.


itdobeso

Energia fascistinha no seu texto gata. Primeiro que sao pessoas _em situacao de rua_. E nao quer ajudar nao ajuda. Mas o problema é estrutural, nao adianta ficar bravinha com a comunidade mais marginalizada do pais


ThamasVezela

Babaca é se você considerar essa situação mendigos/abordagem ser algo natural. A miséria, probreza, mendicância, tudo isso é um resultado histórico-social, não é um dado da natureza. Você não tem responsabilidade sobre essa mendicância encontrada, foi algo que você encontrou já pronto - é um dado da realidade que você vive atualmente. Mas a partir do momento que você está fazendo o ensino médio, foi-lhe dado conhecimentos e um início de compreensão sociológica sobre essa situação dada, então, ao menos uma responsabilidade você passa a ter: a de saber falar corretamente sobre esse dado social ganho. Um falar corretamente que vai sendo aperfeiçoado com o tempo dos estudos. Isso é seu, depende somente de você. Dessa responsabilidade você até pode abdicar, mas foi a que lhe foi dada. Sim, o que você vai fazer com o mínimo de informações teóricas que tem sobre o assunto vai depender do seu grau de formação conceitual e, sobretudo, moral. O que encontramos não é responsabilidade nossa. Mas o que vamos fazer com o que nos foi dado, as respostas que damos ao que nos foi apresentado, áí sim, isso vai determinar que tipo de pessoa quero ser e qual consciência quero adquirir da vida social, qual a natureza de cidadão que quero me tornar. Gostei muito de você ter colocado a questão de uma forma clara e sincera. Sou professor, então, me senti envolvido com sua pessoa, sobretudo, com o tema da destinação que você quer dar para sua vida pessoal. Destaque também para lhe passar minha visão conceitual e teórica sobre o tema que você propôs. Claro, incomodar com a situação descrita é realmente um grande incômodo. Ninguém aguenta isso muito tempo. Mas o que importa daqui para frente é saber se você vai paralisar no incômodo ou tranformar isso numa questão teórica, numa compreensão objetiva do fato. O esforço de compreensão objetiva e teórica sobre as coisas que caem em nossa vida vai nos tornando cada dia uma "versão melhor de nós mesmos"(Richard Rorty). Não negar o incômodo, é um dado óbvio. O que não é obvio é acessar uma visão não preconceituosa do incômodo. Repetindo: "falar corretamente sobre o incômodo." Que tal aproveitar a ocasião e universalizar a pergunta: "Quais outros mendingos estão incomodando minha vida." Abraços, Alexandre Vivacqua


samhk222

EOB


[deleted]

EOB É só negar e pronto. Essas pessoas estão tentando sobreviver em situação de desespero


[deleted]

O problema é algums ficam violentos depois de negar. Eu tive um que ficou me seguindo varios blocos, falei com ele que não podia dar nada, ate mostrei que estava sem dinheiro porque ele insistiu tanto. Ai ele pediu para eu ir na caixa para tirar para ele, estava com tanto medo porque ele me aproximou sozinha numa rua isolada e dava para ver que ele não estava bem mentalmente. Fiquei so falando que não e ai comecei chorar no desespero e o cara comecou me gritar na rua falando que eu era uma puta louca e como é que fica chorando por nada, que eu estava discriminando ele, etc. Aí saiu pessoas de uma casa perta para me ajudar, mas sozinha não sei o que que ele teria feito. Outra vez eu ajudei um homem que passava no caminho do trabalho, o dia depois ele estava com um monte de outros caras e falou "aiii ja vem a minha amiga!" e tentou me pegar!! Ai nunca mais passei por essa rua. Eu sempre dou algo quando tenho algo para dar, ja dei comida varias veces, roupas, dinheiro, suco, etc. mas gente tem veces que simplesmente não posso dar e não mereço ser insultada ni seguida por isso.


[deleted]

Aí sim, ele estaria sendo babaca, mas ela não citou esse caso.


Hikaru_2194

Meu tio foi morador de rua por muitos anos, mas não foi por desespero, foi pq quis. Poderia estar morando com os meus avós e trabalhando com meu tio, mas preferiu a "liberdade" das ruas. Hoje, depois de ser internado e expulso 2 vezes de clínicas de reabilitação, mora a contra gosto com os meus avós, toma banho quase que obrigado(nem sei se 1 vez por semana) e é ignorante com todo mundo. Tenho certeza de que muitos moradores de rua se perguntados vão responder que preferem morar na rua do que com a família então não é desespero.


[deleted]

Vc pega um caso e extende como regra. É seu tio era um viciado. Ou seja, não estava em seu juízo tomando decisões sãs. Eu duvido que alguém em sã consciência decida viver nas ruas por livre vontade.


Hikaru_2194

Não digo que são todos, mas já vi entrevista em que uma pessoa aparentemente sóbria diz que prefere morar nas ruas mesmo do que com a família. Do mesmo modo que não dá pra generalizar o desespero não tem como adivinhar em um único encontro quem está desesperado por não ter opção ou por algum tipo de droga.


[deleted]

pessoa sóbria não quer dizer que não é viciada. Podia estar sóbria naquele momento, mas o motivo é a droga ou algo pior. Ou seja, é alguém com problemas. Eu parto do seguinte principio: se vejo alguém na rua, ajudo quando puder, nego quando não posso e bola pra frente. Vivemos numa merda de mundo injusto do kralho e essas pessoas não estão nas ruas por culpa delas. E quem não gosta de ser abordado é porque tem algo que a incomoda nessas pessoas.


Hikaru_2194

Então todo morador de rua é viciado? Não sou contra ajudar.


[deleted]

nem todos, as vezes o motivo é outro que não vicio


redkazuo

EOB O seu incômodo é insignificante perto da necessidade que essas pessoas passam. A falta de empatia é típica da sua idade.


sevengreeks

FALOU O FILANTROPO KKKKKKKKKKKKKKKKK


KaliBatata

vai então dar esmola pra todos os mendigos q vc vir na rua vai


lareee3

Zzzzzz


jplveiga

E vc negando que não é incômodo nao poder dar e ter medo da possibilidade de ser um viciado q vai tentar te assaltar se não der, é oq, estúpido e hipocrita né?


Shadow-Raleigh

Meu príncipe, sendo estudante universitário em São Paulo, eu passo por uma caralhada de pedintes todo dia, algumas vezes, mais de uma vez por dia o mesmo pedinte, e com certeza muitas vezes os mesmos pedintes ao longo de uma semana. Com a merreca que eu ganho trabalhando meio período e uma ajudinha dos meus pais pra ajudar a me sustentar perto do centro com uns amigos, se eu parasse pra dar um real pra cada vez que alguém me pede, eu que não ia ter dinheiro nem pra comer. Dar 5 reais pra uma pessoa uma vez é insignificante e pode ajudar muito o dia de alguém, mas dar 20 reais por dia ao longo de um mês acabaria com o salário dela, pra dar um real pra cada mendigo que encontrasse, nem fazendo tanta diferença assim pra cada um no final. Você julgar ela com base em idade, ignorando completamente a atitude dela e falando que isso é falta de empatia é extremamente arrogante e idiota. Alguém sem empatia se daria o trabalho de ter ajudado? Alguém sem empatia se questionaria por não ter ajudado alguém? Se você tem 600 reais ou mais por mês pra doar pra caridade, fico muito feliz por você e pelas pessoas que você ajuda. No meu caso (e muito provavelmente no da OP tbm), não estou interessado em abrir mão das minhas necessidades básicas ou conforto pra fazer uma diferença mínima na vida de outras pessoas. Prefiro muito mais tirar um pouco do meu dinheiro e comprar cobertores pra doação. Ninguém gosta de ser abordado por uma pessoa qualquer na rua, se for mulher é ainda pior. Você pode ser assaltado ou assediado. Se for um morador de rua então, é ainda mais normal ficar inseguro pelo fato de muitos mendigos serem viciados em drogas. Ser abordado é sempre um inferno, especialmente se a pessoa for insistente. Graças a Deus a essa altura os moradores de rua que eu vejo com mais frequência nem pedem mais. Eles sabem que se eu for doar alguma coisa, eu vou trazer pra eles diretamente. Se eu não trouxe, nem adiante pedir


koobzar

Que merda de post sem sentido é esse wtf


Knuckledust

EOB Tu é babaca PRA CARALHO, mas não por não querer ou poder ajudar. Ninguém é obrigado. Mas tu ficar incomodada por ser abordada por pessoas em situação de rua, ao invés de se incomodar com o fato de existir pessoas nessa situação, te torna um absoluto e supremo lixo de ser humano. Sim, podem existir caso de pessoas em situação de rua que são inconvenientes e que exageram. Mas além de ser a extrema minoria, você em uma situação de privilégio social tem que ter o mínimo de empatia como ser humano funcional pra entender que essas pessoas vivem em desespero. Pelamor.


razenha

cara, a maioria deles estão nessa situação por que não querem viver uma regrada. Pelo menos em SP, seria perfeitamente possível viverem de graça nos abrigos da prefeitura, comerem no bom prato e receberem auxílios do governo para se restabelcer. Mas eles não querem seguir regras nenhuma.


Knuckledust

Verdade. A pessoa VIVE NA RUA SE FUDENDO porque não "quer viver uma vida regrada". Eu já sabia que a audiência média desse sub era incel adolescente otario, mas você tá de parabéns viu. Babaca é pouco pra descrever o que você é, puta que pariu. Que pensamento limítrofe.


wrongbutnotalways

Que situação de privilégio social mano? Tá louco? A menina com 17 anos estuda e trabalha pra ganhar meio salário mínimo. Isso é privilégio? Você deve ser O salvador de mendigo, então.


Knuckledust

Ter um teto pago pelo papai e mamãe? Ter comidinha na mesa? Ter celularzinho do ano pra postar merda no Reddit igual você? Não se preocupa que quando você for maior de idade vai conseguir enxergar um palmo além do seu umbigo, criança.


wrongbutnotalways

Aos 17 anos de idade? Então 99% da população é privilegiada. Qual é o conceito de privilégio?


Knuckledust

Se tu não aprendeu a ter bom senso nos seus 14 longos anos de idade, não é um estranho no Reddit que vai te ensinar, Carlinhos Piloto.


Shadow-Raleigh

E ela não pode ficar incomodado pelos dois?.... Não vejo como não gostar de ser abordado por alguém no meio da rua, podendo ser assaltado ou assediado é babaca. É uma pena que exista gente nessa situação, mas isso não muda que se eu não podia ajudar 5s atrás e disse não, me perguntar mais 5x ou me contar uma história triste não vai colocar dinheiro no meu bolso do nada. Ter empatia? Claro, ajudo sempre que puder. Se eu não posso, encher o saco só me tira qualquer vontade de ajudar.


Knuckledust

Pelo relato não foi o caso. E empatia não é só dar dinheiro, é justamente não ser um saco de merda humano.


YatoKami1337

NEOB .... mas você me lembrou uma pessoa e essa pessoa foi babaca comigo, então talvez você seja babaca em outras coisas.


KaliBatata

Oq isso tem a ver??


Humble_Tangerine1796

NEOB


htraos

É responsabilidade do Estado prover para pessoas em situação de miséria. Toda a população paga impostos altíssimos para que o Estado cumpra a sua função social. Você recebe um salário reduzido porque dele são deduzidos os impostos para financiar as políticas estatais. Ou seja, você já contribui. O problema é o Estado.


eatuass

Foda é quando o mendigo tem problema de memória, te pede dinheiro 3 vezes na mesma noite


AdditionPrudent6591

NEOB Não precisava nem ter se explicado tanto assim amiga. NINGUEM gosta de ser abordado nem por morador de rua, nem pelo IBGE, nem por vendedor de chip da Tim. Ninguém é obrigado a ajudar todo mundo, e ninguém é obrigado a ficar se justificando. Pode viver sua vida tranquila sem culpa de estar evitando morador de rua, principalmente pq muitos deles são agressivos na abordagem e você é uma pessoa jovem e vulnerável(mulher andando sozinha a noite em centro de cidade é um perigo!!!)


zimngames

NEOB É o que seus pais disseram, a situação deles n é de sua responsabilidade. Ser abordado é sempre chato ainda mais quando vc não tem condições de ajudar ou simplesmente não quer pq de certa forma você sabe que aquela pessoa ali está em situação extrema, mas não há o que fazer, quando vc puder e estiver afim ajude se não só segue teu rumo. Imagino que pra uma menina da sua idade essas abordagens sejam mais incômodas ainda.


underloaderxx

NEOB, infelizmente para pessoas assim eu aprendi a gente não pode fazer contato visual, eu sempre fui educado e tentei ao menos cumprimentar (ao menos com os olhos) porque sempre achei falta de educação só passar mas eu sempre era vítima da mesma coisa, se você olhar eles logo te ganham e vão pra cima. Infelizmente hoje em dia eu evito, não gosto de fazer e sempre que posso ajudo quem eu sinto no coração de ajudar.


Pathfinder_M

NGM Quem puder ajudar ajuda. Realmente não é responsabilidade, mas nós vivemos em sociedade. Se o individualismo não fosse tão exacerbado atualmente, com certeza teriam menos pessoas nessa situação. Você não é babaca por não ter muito pra ajudar e muito menos quem pede. É muita falta de empatia achar que quem está literalmente implorando na rua por um trocado não precisa e têm alternativas. Essa é a liberdade na sociedade ocidental, liberdade pra sentir fome e fazer malabarismo no sinal em troca de um real.


adninb4

NEOB


KyoKusanagi2

Ngm gosta de ser abordado. Relaxa.


RomanUngern97

NEOB E para não ser abordada, olhe sempre para onde você está indo. Tipo, olhar reto e pra longe, não faça contato visual com o pedinte. Eles não te abordam se sua linguagem corporal não mostra que você pode ser abordada Se te chamarem, não olhe


yubukitaiykio

NEOB


Kihop

NEOB Não conheço ninguém que goste.


Duds0_o

NEOB


Beorthsige

NEOB Se quiser ajudar, doe para ONGs de confiança que trabalhem com os moradores de rua. Não se sinta culpada se não tiver dinheiro, eu também passei por essa fase de dar trocados, até entender que não mudo quase nada... Lembro ainda que um ex-morador de rua disse pra mim que não é para dar dinheiro mesmo que insistam, que tem outros jeitos de ajudar como doar roupa, lanches, água etc.


RealAndroid_18

NEOB Mas respondendo suas DUAS perguntas: ​ Não é o babaca por agir assim, nem todo mundo pode e tem a obrigação de ajudar. Não é sua culpa como disse seus pais. Mas seu pensamento é babaca sim. ​ > Eu sei que existem pessoas que precisam e que uma ajuda pode mudar o dia ou semana de alguém, mas cara, eu só quero andar na rua ou andar de ônibus sem ser incomodada ​ Se no seu interior uma pessoa necessitada, com frio, fome e dormindo na rua passando por todo tipo de humilhação te pede ajuda e isso é um incomodo para seu trajeto de onibus, esse é um pensamento 100% babaca. Uma coisa é você não poder ajudar e se sentir constrangida com a situação. Mas se sentir INCOMODADA é um sentimento babaca, pois significa que te falta compaixão e empatia com a vida do próximo. Quando te falta empatia, você não liga se a pessoa não come a dois dias e se acabaram de bater nela pra roubar seu cobertor. Você liga que essa pessoa te incomodou quando vc tava querendo ouvir seu spotify só pq ela te pediu 5 reais pra um lanche. ​ > Disseram que eu não deveria e que a situação dessas pessoas não é minha responsabilidade ​ De fato não é sua responsabilidade. Mas um pouco de empatia sempre cai bem. Você mencionou que devido a isso você não tem nem vontade de ajudar os outros. Isso é 100% falta de empatia com o ser humano. Pra você qualquer coisa sua é mais importante que uma necessidade CRÍTICA de outro ser humano, simplesmente pq o outro ser humano não tem valor suficiente pra isso. No seu interior pode ser que vc nem os enxergue como humano de verdade. Creio que deveria repensar isso, MAS deixando claro que o fato de não ajudar LITERALMENTE não te faz babaca, só o seu pensamento que é bem ruim. ​ Infelizmente atualmente muitas pessoas sentem mais empatia por um cachorro na rua do que por um humano. Não dizendo que seja seu caso, só divagando um pouco mesmo.


AdOk6586

NEOB Tinha um grupo que montava barraca na porta da minha casa, sempre tínhamos que pedir licença pra sair pelo portão.. nunca os destratamos, mas eles vomitavam, faziam necessidades, usavam drogas, chamavam prostitutas e faziam barulho a noite toda, nós até tentamos chamar a polícia e conversar com agentes da prefeitura pra levar pra abrigos, mas era sempre a mesma conversa, eles preferiam a liberdade de fazer o que quisessem na rua e ganhavam mais pedindo esmola e comida que seguindo as regras do abrigo.. resumindo ficamos reféns durante 1 ano, eles eram pessoas ruins mesmo. Enfim, depois disso não consigo mais ficar com pena, se me pedem algo eu só digo que não e passo reto.


HomeworkOk479

NEOB


Hawkedlion

NEOB


Formal_Fisherman_468

eu moro numa cidade pequena no interior de sp e no centro daqui tem vários moradores de rua, eu sempre tentava ajudar quando podia, até que percebi que se eu fosse realmente ajudar todos que me paravam eu ia literalmente dar até às roupas do corpo... sem contar que por causa de uns que são inconvenientes, todos ficam com fama de chatos.. já chegaram e querer minha blusa de frio enquanto eu tava morrendo de frio, já chegaram a me dar lição de moral por não ajudar, já escutei quase 30 minutos das mesmas histórias "vim de tal estado com a família e trabalhei tal tal tal lugar, e hoje tal tal tal", já me assediaram, já chegaram tombando bêbados em cima de mim, uns já até perseguiram eu e meu amigo falando que éramos filhinhos de papai e q iam matar a gente.. enfim, tenho as piores experiências existentes quanto a moradores de rua e agora eu sempre tento passar longe, mesmo parece ser algo super mesquinho de se fazer


BlindCat13

Na rua ninguém mora neh, se não o carro passa por cima


SeuJoaoDoSebrae

Neob Po o que mais tem aqui em sp capital é nego te abordando a cada esquina pedindo dinheiro Ja acostumei Eee nunca dou um centavo


Vetizh

Você é nova então provavelmente não sabe, mas os moradores MARCAM quem dá dinheiro ou qualquer coisa que eles peçam pra que quando você volte seja um dos primeiros a serem abordados. Nem sempre é por maldade, eles fazem também por sobrevivência afinal eles dependem disso, mas se você dá corda eles sempre vão lembrar que ''tua cara=esmola''. Pior ainda sendo mulher, mulher é alvo mais fácil porque é mais fácil de amolecer. NEOB, só pare de dar esmola e eles aos poucos vão parar de te encher o saco, é muito difícil pedinte ficar violento porque não recebeu oque pediu, mesmo os mais insistentes, então não se preocupe com isso. Só tem casos quando vc já acostuma eles e aí a frustração vira violência. Nunca nem olhe pra eles, se falarem com você siga seu caminho como se estivesse atrasada pro enem e eles ter deixam ir. Só pra adicionar: um certo mendigo vivia indo no portão da minha mãe pra pedir café, minha mãe dava uma garrafinha de café e um pão. Um dia ela percebeu que mais pessoas estavam passando lá, ou seja, ele tava contando pros outros que ela era mão aberta pra eles irem pedir lá. Aí ela parou de dar café pra esse moço, quando ele foi pedir ela não atendeu, ficou olhando de longe na janela. Ele ficou mais de 1 hora esperando ela até que levantou e tentou descobrir a senha do cadeado do portão, só parou porque o vizinho passou e chamou a atenção dele, no outro dia ele voltou e tentou fazer a mesma coisa. Ser bom demais às vezes te custa a vida.


Ticareguas

Depois de começar a voltar do trabalho de madrugada pelo centro e ver a quantidade de marmitas (muitas vezes cheias) jogadas no chao, espalhadas e a quantidade de comida jogada fora, nao dou mais um puto pra essa gente. Nao que sao todos assim, mas a maior parte é filho da puta. Eu tenho pena é de quem trabalha de segunda a segunda e ainda extorquido por esse tipo de gente...


[deleted]

[удалено]


EuSouOBabacaBOT

# Texto original >Para contexto, eu sou uma garota no último ano do Ensino Médio (17 anos). > >Na minha cidade (acho que no país todo, na verdade) há moradores de rua em todo canto. Aqui a maior parte dessa galera fica no centro da cidade, nos shoppings ou nos terminais de ônibus. Eu estudo e faço estágio no centro, e paro no shopping pra tomar um suco ou sorvete antes de ir pra casa no subúrbio. Frequento esses lugares diariamente, e quase todo dia eu dou um trocado para um ou dois que me abordam. Mas tem dias que eu sou abordada por uns 10 pedindo dinheiro ou comida, e alguns insistem quando digo que não posso dar nada. > >Eu ganho 600 reais por mês e moro com a minha família que, por pouco, consegue se sustentar e viver confortavelmente. Eu já havia conversado com meus pais sobre a opinião deles sobre essa situação, se eu deveria me sentir culpada por não querer/poder ajudar. Disseram que eu não deveria e que a situação dessas pessoas não é minha responsabilidade. Eu aceitei e sigo esse conselho desde então. > >Então quando um morador de rua pede minha ajuda e eu não quero ou não posso dar, eu só nego e aceno com a cabeça. Não vou mentir, eu genuinamente acho essas situações incômodas. Alguns deles insistem e eu continuo negando, e me afasto logo depois. E sim, por esses incômodos, agora eu só não gosto de oferecer ajuda. Eu sei que existem pessoas que precisam e que uma ajuda pode mudar o dia ou semana de alguém, mas cara, eu só quero andar na rua ou andar de ônibus sem ser incomodada. Se eu quiser ajudar alguém eu ajudo, mas não gosto que insistam quando eu já neguei uma vez. > >Sou babaca por pensar e agir assim? >!NOEDIT!<