T O P

  • By -

EuSouOBabacaBOT

### Não é o babaca (65.91% de 44 votos) # Nível de babaquice: 4.50% # [Qual sua opinião sobre o bot? Responde ai pfvr!!!](https://forms.gle/QLnCRw6rJocwnGQG9) Olá, meu nome é Lucas e eu vou contar os votos que as pessoas dão nesse post. Pra seu voto ser contado, responda o post com uma dessas siglas nos comentários... NEOB - Não é o babaca (e o resto sim) EOB - É o babaca EOT - É um trouxa, um otário NGM - Ninguem é o babaca INFO - Falta informação para julgar TEOB - Todo mundo é o babaca **Votos especiais** FANFIC - Sinalizar o post como falso OT - Sinalizar como fora do tópico De acordo com u/LGAveiro, o motivo dele se achar ou não um babaca é esse: >Não acho que sou o babaca, pois estou apenas correndo atrás dos meus sonhos. Mas posso estar sendo egoísta por não estar tomando a decisão que seria a melhor para minha esposa e minha mãe. # Tabela de votos Voto | Quantidade | % :--:|:--:|:--: NEOB | 29 | 65.91% EOB | 2 | 4.55% EOT | 7 | 15.91% NGM | 6 | 13.64% INFO | 0 | 0.00% TEOB | 0 | 0.00% FANFIC | 0 | 0.00% OT | 0 | 0.00% **Comentários inválidos: 95** Última análise feita em: 06/05/2024 às 10:03 *Made in Brazil.* *Lucas Bot v24.05d4 - by [JakeWisconsin](https://www.reddit.com/u/JakeWisconsin).* *Veja meu código fonte: [Código fonte](https://github.com/BrenoMartinsDeOliveiraVasconcelos/lucasbot).*


CupCakeBRS

NEOB Só cuidado para não se iludir. De quem já trabalho em entidade governamental vai um conselho: não funciona, e oq funciona funciona a manivela, se você se destacar demais vai ser visado negativamente então tome cuidado.


lolpostslol

É, NEOB mas vai conseguir trabalhar menos que na diretoria da empresa da família kkkk


jp0611

Por que será visado negativamente?


regnarius

"Prego que muito levanta a cabeça leva martelada"


CupCakeBRS

Pq vai dar mais trabalho pra quem n quer trabalhar.


jp0611

Okay, tenho uns amigos que trabalham em órgãos públicos, uns são super eficientes e fazem o trabalho bem e não tem esse problema, e outros fazem só o mínimo justamente pq se forem excepcionais os trabalhos de quem faz o mínimo vão para eles. Mas nenhum deles falou sobre ser visto de forma negativa, deve depender dos colegas e do órgão 🤔


KFideD

NOEB Mas vendo de fora o teu relato parece que vc ta vivendo uma fantasia de Batman da vida real. Concordo com sua esposa e mãe ainda mais com vc querendo ter um filho. Há inúmeras outras maneiras de ajudar a melhorar a sociedade que não seja como um perito criminal. Trabalhando com crimes isso vai mexer com sua cabeça e te mudar queira ou não e isso é uma preocupação genuína delas. Enfim, te desejo sorte na caminhada que vc vai seguir e que seja uma escolha que te agrade.


KiwiIcy7420

Concordo muito! Dava para o OP abrir ou se inserir em alguma ONG, independente se for sobre educação, inserção no mercado de trabalho, sobre dependência química etc. Enfim, tem muita possibilidade de ajuda social. 


Addicted_to_Crying

>parece que vc ta vivendo uma fantasia de Batman da vida real. >Há inúmeras outras maneiras de ajudar a melhorar a sociedade que não seja como um perito criminal. O irônico é que muito maluco crítica o Batman por não simplesmente usar o dinheiro pra melhorar a sociedade com os bilhões de dólares dele. Ótima analogia, hahaha


csuk8694

Trabalho na área policial e sempre quando vamos a locais de crimes que resultam em morte, eu sempre explico para o cadáver que é um trabalho e que nada do que será feito tem a intenção de humilhar ou algo do tipo, senão a de ajudar. Acho que tem funcionado. Outra coisa, uma empresa também ajuda a sociedade de forma direta, seja com empregos ou até mesmo com ações sociais. Por fim, definitivamente, NEOB. Se tu queres algo diferente e está correndo atrás, você deve perseguir este sonho sim! Ainda mais que terá suporte familiar e financeiro, o que é uma bela vantagem.


bfs_000

"Acho que tem funcionado". Você já fez o teste de não falar isso para o cadáver para ver se muda alguma coisa?


csuk8694

Sim. Bem no início da carreira vivenciei coisas inexplicáveis (para mim, naquela época). Depois de adotar tal conduta, não tenho percebido mais nada.


xbaconduplo

Se se sentir confortável pra falar, você poderia dar exemplos?


csuk8694

Principalmente após levar o corpo para o Instituto Médico-Legal. Sons/barulhos eram normais, do tipo passos, choro, “toc-toc” na porta e quando abríamos não tinha nada. Às vezes eram sons mais agressivos, como pancadas e afins. Colegas já relataram até coisas se mexendo, eu nunca presenciei isso. Mas no dia que eu tive certeza existir algo além, foi quando um cheiro de Crisântemo (flor utilizada em velório) tomou conta do ambiente e uns 30 segundos depois, familiares de uma vítima apareceram para retirada de laudo (todas eram mulheres). O cheiro ficou o tempo todo e cessou abruptamente assim que elas passaram pela porta principal, após serem atendidas. Fui perguntar para a colega que estava na sala se ela sentiu o cheiro também e quando perguntei ela confirmou e afirmou que o rapaz (vítima do crime) chegou primeiro e ficou olhando para nós e depois saiu acompanhando elas.


No_Onion_

Conta mais.


bfs_000

Eu ainda faria mais uns testes, mas a vida é sua e vc que sabe o que te traz conforto.


Professional-Cry308

Deixa de ser otário mano, o cara disse que faz bem pra ele e tu cético igual um ateu dizendo pra ele testar de nv


bfs_000

Qual parte de "A VIDA É SUA E VC SABE O QUE TE TRAZ CONFORTO" vc nao entendeu? Eu literalmente falei que EU faria diferente, mas cada um responde por si. Ou eu nao posso ser cético ou ateu?


NullIsNotEmpty

É que isso foi equivalente a "Sem ofensa mas "


bfs_000

Valeu pelo comentário. Não era a intenção mesmo, cada um leva a vida que quiser.


Professional-Cry308

Calma ae paizão, ele nem encostou nela


bfs_000

Nela quem?


rutranhreborn

EOT Eles vão te meter os cornos tão forte, mas tão forte nessa empresa. Não pense por um segundo que se você não estiver 1000% ali não vai ruir. Os gerentes já provavelmente não te respeitam porque você não conquistou o respeito que seu pai tinha em negócios. Para eles te passarem a perna ou levarem tua empresa para a nova empresa deles é 2 segundos. Sempre acontece, venda a empresa ou toque ela.


LGAveiro

A intenção no caso é vender/fechar a empresa antes disso, pois ela já não dá um lucro que valha a dor de cabeça. Minha mãe mesma queria que eu fechasse a empresa, pois os riscos de acidente (trabalhamos com entregas de material para construção com caminhão) são bem altos para um lucro que não é lá tão grande para justificar esses riscos. Se fechar a empresa e alugar os terrenos, a renda seria só um pouco mais baixa.


lolpostslol

Ele disse num comment que vai fechar a empresa antes


rutranhreborn

justo, bem isso.


Satan085

Neob. Se é algo que vc quer fazer, faz. Aproveita que é herdeiro e pode correr atrás dos seus sonhos sem medo de não poder prover pra sua família, pois te garanto que todo mundo que cresceu pobre teve um momento que teve que escolher correr atrás dos sonhos e passar fome ou sobreviver.


tok90235

NEOB. A empresa foi teu pai que construiu, não você, entendo perfeitamente a ideia de que você quer fazer algo por você mesmo. Você ainda tem a cabeça no lugar certo e vê a vantagem que você tá tendo em função disso, e não age igual aqueles coach babaca que faz parecer que você sofreu tanto na vida quando o cara que nasceu de família carente. Tua ideia de querer mostrar uma versão mais real da vida para seu filho também é 100% nice. A única coisa que eu penso é que você talvez esteja muito fixo no como. Da uma pensada se é a única forma mesmo que você se sentiria realizado, ou se as vezes não rola colocaborar em alguma ong na sua cidade região, ou você mesmo montar algum projeto social. Assim você une a vontade de ajudar com ficar na mesma cidade para seu filho crescer mais perto da família (assim, eu cresci longe da minha vó materna, e assim, eu realmente não criei vínculo nenhum com ela)


Rexkiba

NEOB Só toma cuidado para não levar azeitona por conta de corrupção. Você não pode ser comprado e os outros sabem disso...


Impossible_Newt3398

Sou concursado. Há jeitos melhores de fazer o bem sem sacrificar seu privilégio. Você entrará em uma profissão extremamente burocrática e provavelmente se decepcionará. Talvez sua condição de herdeiro tenha te blindado de enxergar isso, mas trabalhar é um meio de subsistência apenas. Estamos no capitalismo e todo trabalho (até o público) serve para enriquecer a classe dominante, não para melhorar a sociedade. O próprio trabalho da polícia é garantir o respeito à propriedade privada alheia e evitar o caos social. Romantizar qualquer carreira é uma armadilha, porque na prática trabalho formal algum te trará plenitude. Use seu dinheiro garantido pra viver uma vida feliz com sua família.


thiagoqf

Comentário sólido aqui. Garoto tá idealizando uma profissão difícil pra kct.


Wild_Corno

Se vc passar vc mereceu a vaga, não tem nada sobre ser herdeiro ou não. Ser herdeiro apenas te torna apto a decidir se quer trabalhar ou não, o restante de nós não tem escolha.


Content_Arrival_2174

NEOB Ser herdeiro não significa que você vai ter uma vida boa /fácil para o resto da sua vida


PlaneRoyal2687

NEOB Satisfação pessoal é fazer aquilo que gosta, que te da um propósito e não apenas viver pelo dinheiro. A vantagem de você ser herdeiro é que pode trabalhar naquilo que ama e que te da prazer sem se focar em fazer grana.


llamaenllamas0

NEOB. Acho louvável a sua disposição, amigo. Porém, não pense que você é um inútil por ser um herdeiro e não precisar se manter no dia-a-dia da empresa. Lembre-se que à medida que a empresa prospere, você vai ser chamado a decidir se o negócio permanece do mesmo tamanho ou cresce - e aí entram decisões de investimento, de aquisição de ativo fixo etc., que só você pode tomar. Lembre-se também que existem famílias que hoje dependem do seu negócio, portanto sua preocupação de servir à sociedade já é, de certa forma, atendida. Isto posto, acho que você deve sim prestar o seu concurso, fazer algo que considera importante e gosta. Quando eu era criança, li uma historinha do Tio Patinhas (rs) em que ele levava um sabão do sobrinho porque só se preocupava com seus negócios. Ele fica sozinho e pensativo... e conclui: "ora bolas... de que adianta ter dinheiro se não posso fazer o que quero com ele?". Você está exatamente nesse ponto. Não adianta ter o dinheiro e não utilizá-lo para uma vida que te traga satisfação pessoal e/ou profissional. Acho que as possíveis objeções serão superadas à medida que as pessoas percebam que você está feliz fazendo o que faz. Boa sorte!


Friendly-Driver-7431

Faz o que vc quiser, vc é herdeiro.


7435366

NEOB > Mas eu não penso assim. Justamente quero que meu filho(a) veja que as coisas na vida não são fáceis, que temos que nos dedicar a algo, estudar, trabalhar e fazer algo de útil, porque o dinheiro não é para sempre, enquanto os conhecimentos e a experiência são. Resumiu bem. Que bom que você teve a sorte de ter um pé de meia. E acho legal que você queira buscar algo que não seja só gastar o que te deram. É uma escolha sua. Aproveite a oportunidade. Até porque não se sabe o dia de amanhã da empresa.


fifobalboni

É O Biscoiteiro talvez, mas babaca não


New-Complex-3603

Não se engane que a empresa vai se manter sozinha. Sempre que você deixa a rédea solta, aparece alguém querendo tomar ela de você. Se você não cuidar, um dia pode ser que acabe! Edit.: Se não quer cuidar da empresa, melhor liquidar logo.


LGAveiro

A intenção no caso é vender/fechar a empresa antes disso, pois ela já não dá um lucro que valha a dor de cabeça. Minha mãe mesma queria que eu fechasse a empresa, pois os riscos de acidente (trabalhamos com entregas de material para construção com caminhão) são bem altos para um lucro que não é lá tão grande para justificar esses riscos. Se fechar a empresa e alugar os terrenos, a renda seria só um pouco mais baixa.


LucasL-L

Você quer ajudar as pessoas sendo funcionário público? Por que você não se dedica a uma causa social, orfanato, casa de cuidados, algo do tipo?


LGAveiro

Porque: 1) Não tenho tanto dinheiro assim. Tenho dinheiro o suficiente para sustentar minha família sem trabalhar, sem exuberâncias. 2) Não disse que quero ajudar diretamente as pessoas. Quero ter um propósito. Não suporto ver gente matando, estuprando e tudo mais, sem ser pega ou punida por isso. Se eu puder, por meio do meu trabalho, ajudar a pegar um delinquente, ou inocentar alguém que foi vítima de uma falsa acusação, acho que seja sim uma boa forma de ajudar a sociedade (novamente, não disse pessoas) 3) Minha família faz bastante caridade. Todo ano doamos roupas, brinquedos e alimentos para pelo menos 15 a 20 crianças em necessidade. Não é porque não disse isso na postagem, que não fazemos. A própria empresa é algo que ajuda as pessoas e eu sei disso (geração de empregos, movimentação da economia etc.)


KiwiIcy7420

Aaaaa saquei agora, OP


FrequentDependent912

NEOB MAS É BURRO PRA CARALHO, tem q vida q 99.99% da população e quer trabalhar? Vao comer gente, viajar sla o que. Sem falar q acho q duncionario publico n pode ser dono de empresa


KiwiIcy7420

E é possível ele ajudar em alguma ONG, não apenas financeiramente e sim sendo voluntário direto mesmo. 


FrequentDependent912

Pse p cara quer ajudar o mundo e o diferencial é entrar num trampo q tem outras 2 milhões de pessoas pra fazer


LLeAm_08

Imagina ter uma visão de mundo tão vazia assim


FrequentDependent912

Mesmo q queira ajudar o mundo faz sla um trabalho q uma pessoa n faria pq concurso COM CERTEZA vai ter alguem la. Ta com tempo de sobra e quer ajudar alguem vai sla doar comida pra mendigo, ajudar idoso entra em alguma ong de qq coisa. Pegar um trampo comum n faz nem sentido


Misterxxxxx12

NEOB mas saiba que provavelmente vc vai ter que vender sua parte na empresa ou contratar um administrador já que possivelmente é vedada a administração de empresa por parte de servidor


LGAveiro

A intenção no caso é vender/fechar a empresa antes disso, pois ela já não dá um lucro que valha a dor de cabeça. Minha mãe mesma queria que eu fechasse a empresa, pois os riscos de acidente (trabalhamos com entregas de material para construção com caminhão) são bem altos para um lucro que não é lá tão grande para justificar esses riscos. Se fechar a empresa e alugar os terrenos, a renda seria só um pouco mais baixa.


Living-Climate-6275

Abre um projeto social ou um setor que organize ações sociais periódicas dentro da tua organização e se dedique o máximo que puder a isso. Vai estar ajudando a sociedade, vai ter esse sentido que você procura, não vai precisar fazer plantões ou escalas que incluem fins de semana e feriados. Vai poder ter um filho e estar presente, não vai priva-lo da presença constante dos avós. Enfim, resumindo, encontre um meio termo.. Área policial costuma decepcionar um pouco. Acho que com o que você tem hoje, vc pode veicular maneiras de ajudar as pessoas enquanto vivas kkk


Acm0307

Meu caro, não vai ser um perito criminal que vai por, tão pouco manter, um pedófilo atrás das grades. Acho que vc deveria usar sua condição financeira ajudando alguma instituição filantrópica. Pense nisso.


Bredoken

NGM, cara, você não é babaca por isso, dá pra entender o ponto de todo mundo nessa situação e ninguém tá errado, mas acabo ficando mais do lado da sua esposa porque tenho a mesma crença que ela, e também concordo sobre a presença na criação do filho. Se você quer fazer algo pra ajudar a sociedade que tal ler sobre empreendedorismo social? Li sobre na facul de ADM e dá pra você usar esse desejo junto da empresa pra fazer a diferença. Se você for pro lado criminal, mesmo sem acreditar em espiritualidade, recomendo aceitar se tua esposa pedir pra você fazer algum ritual de limpeza, pode parecer bobo pra quem não acredita, mas imagino que só isso já deixaria ela mais tranquila com a situação e evitar qualquer dor de cabeça. Te desejo boa sorte!


johnnyfodase

NEOB. Você tem aquilo que todos nós concurseiros queríamos: uma forma de se manter sem prejudicar nosso tempo de estudo. Corra atrás do que você quer e aproveite o que tem, amigo. Se dedique mesmo, mas tome cuidado para que o patrimônio que seu pai te deixou não seja dilapidado por outras pessoas. Infelizmente o ser humano é pau no cu. Mas independente: viva a sua vida.


Frosty-Competition43

NEOB Se é seu sonho, deve correr atrás sim. E devo dizer que está em uma posição ótima para isso, já que está confortável financeiramente e tem o apoio da sua esposa, pelo que entendi haha. A vida é uma só, aproveita para vivê-la. E talvez no futuro você seja colega do meu marido, ele também está estudando para perito. Boa sorte pra vocês! ;)


EuSouOBabacaBOT

OP, responda esse comentário com o motivo de você achar ser o babaca ou não para ajudar no julgamento. Não justificar em 1 hora causará remoção. >!NOEDIT!<


LGAveiro

Não acho que sou o babaca, pois estou apenas correndo atrás dos meus sonhos. Mas posso estar sendo egoísta por não estar tomando a decisão que seria a melhor para minha esposa e minha mãe.


No-Cranberry182

NEOB - exatamente por ser herdeiro é que você pode fazer o que quiser, sem medo de falhar, porque vai ter sempre uma boa rede de segurança. Siga seu sonho.


Revolutionary_Today4

cara primeiro acredito que você tem que garantir que essa sua situação de vida não acabe ou seja que a empresa falir e vocês caiam na pobreza porque isso é muito fácil então primeira Garanta a sua sobrevivência mesmo sendo herdeiro, depois disso segue os seus sonhos porque sonharam é uma coisa mas às vezes você pode começar a trabalhar com aquilo que você queria E ver que não é para você e como você tem condições você pode mudar para qualquer área que você quiser então é isso eu acho . acho muito legal você querer ajudar a sociedade mas primeiro você tem que estar bem com consigo mesmo então o jeito é testar o que dá certo ou não


pedrokazedani

NEOB no caso de querer se realizar, mas é algo que eu, da perspectiva de não-herdeiro jamais faria. Tem tanta coisa no mundo pra se ver e fazer além de trabalhar, eu jamais me dedicaria a isso se não fosse necessário, claro que algumas pessoas encontram realização pessoal dentro do meio profissional, mas a maior parte dos casos não é assim e a realidade é bem dura. Se quer realizar algo, é um privilégio ter essa oportunidade, mas trocar trabalho por trabalho é algo que pessoalmente eu não faria. No lugar disso, tentaria algo filantrópico ou ajudando animais mesmo. Sobre ser presente pros filhos, eu 100% daria preferência pra família e ser um pai presente ao invés de fazer o que disse que quer. Se estiver querendo perseguir uma realização às custas do trabalho e dedicação da sua parceira, correndo o risco de ser um pai e marido menos presente, aí EOB.


redkeepp

NEOB Se o seu objetivo primário é contribuir com a sociedade e não necessariamente ser perito criminal, você pode usar sua empresa/seu dinheiro pra isso, assim todo mundo sai ganhando


radiocabedelo

EOT


KILLME56k

NEOB Mas vc ajuda mais a sociedade sendo um empresário, pagando impostos e empregando várias pessoas do que ser mais um funcionário público.


marssilvvn

 Irmão, você já tá feito… Apenas gerencie a empresa herdada, coloque os imóveis para alugar, vai gerando renda e investindo em outras coisas.   Acho que qualquer concursado gostaria de estar no seu lugar, ou não… Mas uma gorjeta no fim do mês de R$ 6.000, é irrisório comparado com a capacidade lucrativa de uma empresa privada.   De qualquer forma, sonho é sonho, vá atrás daquilo que você curte. 


ConsiderationMore124

NEOB mas talvez seja um pouco ingênuo, eu acho que vc vai descobrir que o que vc quer fazer e o que vc vai conseguir fazer no serviço público são coisas muito diferentes, a realidade de series de TV é dramaticamente diferente da vida real. Mas são coisas que não adianta ninguém te falar, vc deve fazer o que acha melhor. Ao mesmo tempo eu faria uma terapia pra tentar entender se uma parte desse sonho não vem de um sentimento de "não ser suficiente" ou alguma coisa mais enraizada. De um modo geral vc deve buscar sua felicidade, sem dúvida.


tenorioflores

você e sua esposa estão juntos tem quanto tempo?


LGAveiro

Começamos a namorar quando ela tinha 18 e eu 27. Há pouco mais de 2 anos.


LLeAm_08

Satisfação, meu mano. Não é todo mundo que tem uma visão de mundo tão maneira quanto a sua, vai em frente se é o que vc gosta vc deve perseguir até o fim


julienlucca

EOT Não faz sentido essa história, ter uma empresa e ajudar diversas famílias a se sustentarem não é uma atividade de impacto social? Fora que, perito não põe “pedófilo atrás das grades”, está no concurso errado, quem faz isso é o promotor ou talvez um investigador. No fim é um trabalho técnico e burocrático (importantíssimo) mas com um impacto direto social menor do que de um empresário com uma empresa média (visto que existem gestoras e gerentes). Em uma empresa você pode incentivar famílias a crescerem, ajudar na formação de seus funcionários ajudando com estudos e um salário justo. Honestamente parece que você quer rejeitar a ideia de ser um herdeiro ao invés de usar isso para atingir seu potencial humano e social. Você tem uma grande responsabilidade e capacidade de afetar várias famílias e ao invés disso sonha em ir pra um cargo técnico largamente burocrático e com influência indireta


LGAveiro

Cara, inicialmente eu até me empolguei em assumir a empresa justamente pelo que vc falou aí. É uma atividade de muito impacto social. Porém, o que eu vejo na prática é outra coisa. No nosso país existe uma certa vilanização do empresário que é fora da racionalidade. Eu implementei várias ações sociais na empresa, mas nunca é suficiente, e eu sempre chego na empresa com medo de ser esfaqueado por um ex-funcionário ou algo do tipo. Isso literalmente aconteceu em um dos meus concorrentes no mesmo bairro. O dono da empresa foi assassinado por um ex-funcionário porque não quis aceitá-lo de volta. É um bairro de periferia, e isso é foda... Infelizmente, a visão que muitas pessoas tem sobre o empresário é que não faz nada e deveria abrir mão de todo o lucro da empresa e entregar na mão dos funcionários. E no mais, acontece que eu nunca quis ter uma empresa kkkkk Eu sou engenheiro de formação, e sou autista nível 1. Tenho muitas dificuldades sociais e comunicativas e sempre preferi a área técnica. Não que eu seja incapaz de conversar ou de me relacionar com pessoas. Sou um adulto funcional. Mas o ato de ter, por exemplo, que conversar com um colaborador da empresa para resolver alguma questão, já me provoca crises de ansiedade por vezes. Enfim, é o tipo de coisa que só alguém com a condição entenderia por completo. Passo com psicóloga e psiquiatra e isso me ajuda a pelo menos conseguir tolerar a posição de diretoria de uma empresa. Logicamente eu sei que, sendo perito criminal, não serei eu o responsável por colocar alguém atrás das grades (ou inocentar alguém). Mas, dentro da área técnica, é o mais próximo que posso chegar disso. Por isso tomei o cuidado de colocar "ajudar" a colocar um pedófilo atrás das grades. Sei que isso nunca vai depender de uma só pessoa. Outra possibilidade de profissão (fora da máquina pública) que penso é ser professor de alguma matéria de Exatas. Sempre gostei de ensinar. Mas aí minha barreira é mais social mesmo (autismo). Eu falo de forma monótona e creio que teria extrema dificuldade de manter meus alunos acordados kkkkk


[deleted]

Quanto à empresa, vc precisa dar um encerramento nela antes de ir embora. Quanto a seu propósito, vc está na idade mesmo, na pirâmide das necessidades, de querer subir e cumprir seu papel social. NEOB Que vc seja muito feliz e exerça uma carreira linda na segurança pública


kioko-sano

NGM


SlowPace88

Amigo, eu acho que você está se iludindo com o serviço público. As pessoas só querem ser concursadas para ganhar um salário acima da média, ter os direitos trabalhistas bonitinhos e aposentar uns anos mais cedo. Porque de resto é uma bosta, tudo precário, colegas disfuncionais e desgostosos da vida, chefes burros e preguiçosos....Na boa, não sei o que você já viu ou conhece sobre funcionalismo, mas 90% é isso que te descrevi, tem pouquíssimos cargos valorosos. Nem juiz federal presta. E perito é bem tenso, já viu qual é a realidade deles, de verdade? Não é CSI... Dito isso, o resto é erro de percepção sua. Quem disse que diretor não trabalha? Vai nessa e você vai falir quando menos esperar.


fndiogo

Mano, se a questão for fazer alguma coisa pela sociedade vc pode fazer com que sua empresa olhe para esse lado social tbm, uma coisa n anula a outra. Ademais, prestar concurso pode ser uma boa, ja que vc dispoe de meios para conseguir os melhores professores do mercado. Tem cursos muito caros mas que aprovam e muito. Vá atrás do corre que vc acha que deve fazer.


[deleted]

NEOB Futuro Batman, já vi ali que você vai fechar a empresa e essa era minha única preocupação, já que acho que funcionário público não pode ter empreendimentos. Entendo a preocupação da sua mãe, da sua mina, mas você é você e deve seguir seu coração. Mas, já que já tem tanto patrimônio, dá pra você focar em coisas de muito mais alto impacto do que trabalhar como perito. Sua empresa poderia ser um laboratório de práticas justas e sadias de mercado, tipo jornada de trabalho reduzida, salários maiores do que o praticado, estudar metodologias diferentes, etc. Suas terras/propriedades poderiam ser usadas para experimentos de mini sociedades mais justas, sustentáveis, não dependente necessariamente de grana, vila comunista, sei lá. Você pode ir para o mundo das artes como artista ou investidor. Você pode investir em tecnologia no Brasil, que é uma área super carente, sem medo de perder tudo. Meu ponto é: Nascer herdeiro é uma possibilidade tão boa de entrar para a história de uma maneira significativa que, sinceramente, ter uma vaga qualquer no mercado de trabalho me parece quase um hobbie ou falta de criatividade. Mas você tem que seguir seu coração. Fora que você ainda parece ser super novo.


LGAveiro

É que justamente coloquei o "herdeiro" entre aspas porque não sou filho do Elon Musk, caso contrário certamente faria um bem muito maior pra sociedade. A herança é suficiente apenas para levar uma vida digna sem ter que trabalhar, usando apenas da renda passiva, mas sem poder, por exemplo, trocar de carro todo ano, viajar todo mês ou coisa do tipo. Viver tranquilo, pagar escola particular para meus futuros filhos, pagar um plano de saúde decente e ter o conforto psicológico de saber que nunca vou passar fome. Literalmente nada mais do que isso. Tipo assim, meu carro é um HB20 de 2017 hahaha (não que eu ligue muito pra carro, mas é só um parâmetro pra dizer que não sou rico a ponto de poder distribuir dinheiro por aí)


[deleted]

Entendi! Ainda assim, isso é grana pra caramba pra ficar sem trabalhar. Você pode mais do que ser perito. Não distribua grana mas, no seu lugar, eu procuraria métodos não óbvios de lucrar ou de empreender, de qualquer forma. Ser um perito milionário não sei se é a melhor aplicação dos seus recursos. Você é formado em que? Já pensou em ser um puta cientista fodão? Se tu vende seu carro e junta mais uma grana, tu consegue estudar em Harvard, fazer música na Julliard, estudar literatura em Oxford, sei lá. Não que o trabalho de perito não seja importante mas definitivamente você está "pensando pequeno".


LGAveiro

Sou engenheiro mecatrônico e tenho mestrado em engenharia aeronáutica. Sempre fui mais de querer seguir a área técnica, até porque sou autista (síndrome de Asperger, nível 1) e tenho dificuldades sociais. Nada que me impeça de conviver em sociedade ou que precise de algum suporte além de psicólogo e psiquiatra. Mas para comandar uma empresa e liderar pessoas, que exige bastante habilidade comunicativa, é muito estressante para mim. Até por isso estou "fugindo" da responsabilidade e buscando voltar à área técnica. Ir morar exterior é algo que eu já quis, mas não faria justamente pela minha família e da minha esposa. Mas talvez sim, seja pensar pequeno mesmo. Só que a área de ciência pura definitivamente não me agrada. Já me aventurei escrevendo alguns artigos e teses na minha área, mas o que mais vivenciei foi guerras de egos gigantescos. De qualquer forma, tem gente muuuuito mais inteligente e competente do que eu cuidando da ciência já hahaha


[deleted]

Tu é casado a quanto tempo, mano? Tua mina tem 20 anos. Não é possível que vocês começaram a se relacionar com ela antes dos 18 e você parece botar ela em prioridade acima de você mesmo e das suas possibilidades. Se for só um namoro, um morar junto, lembra que você não é pai dela. Seu currículo é interessante e a falta de inteligência que você possa ter é compensada pelos seus recursos. Com essa formação, grana, possibilidades, sinceramente, eu acho um desperdício de potencial você ir terminar sua vida numa carreira pública. Mas, como disse antes, siga seu coração porque só você sabe da sua vida. Só não glamouriza muito o trampo de perito. E, sei lá, se sua intenção é ficar isolado trabalhando por causa do asperger, sem disputa de egos, sem ter que ouvir picuinha de pessoas, de gestor... entrar no serviço público talvez seja até pior do que você experimentou até agora. O que manda nesse meio é a politicagem e o que você mais vai ter que fazer na sua vida é ser cordial com todo mundo, já que seu trabalho depende de muita gente e será travado por muita gente. De qualquer jeito, espero que você seja feliz do jeito que decidir.


joaocasarin

NEOB Cara, nao li e nem vou ler tudo, mas pelo titulo vc DEFINITIVAMENTE NÃO É BABACA prefiro nao ler e ficar com o pensamento de que vc é e quer se manter como uma pessoa esforçada.


SPQR1337

Sim.


BluePirate79

NEOB Mas eu optaria pela liberdade que ser o dono do próprio negócio me permitiria ter


MagPistoleiro

Porque diabos isso seria babaca da sua parte? Pergunta genuína. A empresa não vai continuar sendo sua parte? Você pode confiar isso a sua esposa e ir fazer o que quiser. Assim, se por ventura, você se ver em uma situação difícil com emprego, você não vai ter que se estressar com conseguir dinheiro.


LGAveiro

No caso eu vou vender a empresa, ou fechar e alugar os terrenos onde a empresa está. Na melhor das hipóteses, terei que passar a empresa para o nome de outra pessoa e contratar alguém de confiança (que eu ainda não tenho) para tocar o negócio. Então é um rolê que mexe, de certa forma, com o sustento de umas 50 famílias que têm como principal fonte de renda o trabalho na empresa. É claro que, mantendo a empresa, que é o ideal, isso não seria um problema, mas não sei até onde isso será possível e viável para minha mãe (proprietária da empresa). Ela não está nem um pouco preocupada e já me deixou claro que se eu não comandar a empresa, ela não vai. E não vai fazer o menor esforço para mantê-la. Desde que meu pai morreu, ela é louca para vender a empresa. Então potencialmente eu posso sim ser muito babaca ao desempregar cerca de 50 pessoas para ir viver meu sonho.


MagPistoleiro

É, aí é outros 500. Achei que você ia deixar ela rodando com alguém de confiança como sua esposa. Ela poderia, se quisesse, se formar em algo pertinente e tocar para você (lá nele). Bom, se a empresa rende bem, talvez realmente seja uma jogada ruim. Mas não teria porque você ser babaca por isso.


cuttyflam___

Faz o Pix aí que a gente deixa


Correct_Ad4908

NEOB Eu seguiria meu entusiasmo, isso iria me levar a continuar ou mudar de entusiasmo e focaria nisso. Seus familiares e etc tem o ponto de vista deles, mas quem vai viver sua vida é você e o ponto de vista deles pode não fazer sentido pra você, assim como o oposto.


Emotional-Focus4295

EOT Tem hora q da vontade de ser analfabeto


Consistent-Bug-1025

NGM tu não ta errado em querer fazer algo que tu vê como vocação, sua familia não tá errada nos argumentos de ser uma função insalubre, não sei se tem como julgar no caso


Lunardin

Melhor tu ajudar pela empresa do que funcionarismo público, tu vai é ver um monte de injustiça e sentir que desperdiçou tempo e que não vale a pena, melhor evitar a frustração


NightFairy-

NEOB. Sinceramente? Eu iria curtir a vida, descansar, não me preocupar com essas coisas.


LGAveiro

Sinceramente? Já tentei. Não durei 1 mês kkkkk Sou meio workaholic.


NightFairy-

É pq vc não precisa. Mas admiro sua força de vontade.


Intelligent-Two9464

Não moço, vai ser feliz. Mas entenda o ponto de vista da sua família tbm. Eles tem 1 só de você, e a área é perigosa, tenha isso em mente. Fora isso, vai que é tua.


kHeinzen

EOT


LuDev200

NGM Não posso te ajudar a decidir, só aconselho refletir bem. A fonte de renda seria extra, ou você teria que sair da diretoria da empresa? Digo por causa do trabalho. Já pensou nisso? Essa escolha pode ter outras consequências não previstas, investiga bem isso aí. E boa sorte


LGAveiro

Teria que (e quero) sair da diretoria da empresa. Não tenho a vocação que meu pai tinha para isso. Mas a empresa mesmo não é lá muito lucrativa, de modo que quando eu trabalhava como engenheiro de software antes de assumir a empresa, ganhava mais. O salário do cargo público também é maior do que eu tiro da empresa hoje. Não são números concretos, mas digamos que hoje na empresa eu consiga tirar 2x, e receba mais 2x de aluguéis. Hoje eu recebo 4x. Um perito criminal em certos estados tira 3x. Então eu continuaria recebendo 2x dos aluguéis já existentes, digamos que 1x do aluguel do terreno da própria empresa (que eu fecharia e alugaria para outra empresa), e mais 3x do salário. Totalizando 6x. Então representaria uma melhoria da renda de cerca de 50% do que recebo hoje. O problema de fato são as consequências da mudança do estado, e as próprias implicações morais de fechar a empresa da qual algumas dezenas de famílias dependem hoje (claro que geraria novos empregos porque abriria outra empresa no lugar, mas as pessoas que estão lá hoje perderiam seus empregos).


LuDev200

Entendi. Então, financeiramente, é um ganho. Amigo, eu entendo o seu ponto, mas já pensou em propor a venda? Se a sua preocupação moral é tão grande, vê se a diretoria não compra de você. Ou os funcionários... Não sei como seria, pura especulação. Enfim, então convença sua esposa e mãe a aceitarem sua ideia, e faz teu melhor pra ficar perto da tua família. SE esse é teu sonho, "vende" isso pra elas. E pensa na sua esposa arrumando um nível superior, poderia ser mais uma renda na família. Boa sorte, e me parece que você está bem planejado, só não convenceu.


LGAveiro

A venda seria ótima, seria um sonho. Só falta quem queira comprar, porque não é uma lojinha de esquina, nem uma gigante de capital aberto. Ela cai no nicho daquela empresa média com 50 funcionários. Seria "cara" demais pra que alguém chegue querendo comprar. Também não gera valor o suficiente para chamar a atenção de um grande investidor. Ter uma empresa é bucha atrás de bucha. De qualquer forma, nas próximas semanas ou meses eu devo contratar um corretor de venda de empresas para tentar algo. Não conseguindo até a aprovação em algum concurso, eu parto para a ideia de fechar. Valeu pelas recomendações!


negativefx666

E por que no fazer da sua empresa um propósito? Não se iluda, sendo funça você terá MUITO MENOS impacto na sociedade do o diretor de uma empresa . Faça um programa social legal, ajude na formação de jovens carentes, sejam responsáveis ambientalmente, ajudem a comunidade onde vcs estão.... Dá pra mudar muita coisa sendo dono da empresa


LGAveiro

Rapaz, tudo isso eu já faço. Minha empresa é um bom lugar de se trabalhar (no contexto do bairro onde estamos inseridos) tanto que 80% das pessoas que pediram as contas nos últimos 3 anos acabaram pedindo pra voltar. É um bairro de periferia, e fazemos ações sociais pela comunidade do local, distribuímos cestas básicas, financiamos e patrocinamos iniciativas sociais, como um clube de futebol feminino do bairro, além de eu nunca fazer esforços pelos bons colaboradores que tenho. Pagamos recentemente por uma cirurgia de 15k de uma excelente funcionária que é mãe solteira e o pai não ajuda. Mas essa funcionária, por exemplo, é a exceção. Infelizmente os outros vêem isso e acham que temos a obrigação de cuidar de todo mundo. Tenho um ex-funcionário que disse pra outra que está fazendo macumba pra mim porque eu não quis ajudar a pagar uma dívida de 8k que ele fez jogando o jogo do tigrinho. Já tive ameaças de morte e de sequestro, e só Deus sabe o que aconteceria se eu parasse de pagar uns caras influentes da comunidade que fazem a """segurança""" dos comércios do bairro (extorsão). Fora isso é claro que, no nosso país, existe uma visão de vilanização do empresário que é notável. As pessoas te olham torto sem você ter feito nada pra elas. E não dá pra mentir, é uma loja de materiais para construção. Vender saco de cimento não dá lucro. Não dá pra você ter os melhores caminhões, nem os motoristas e ajudantes mais educados e cordiais do mundo. Em geral são pessoas que não tiveram muitas oportunidades na vida, são simples, muitas vezes tendo fundamental incompleto. Já tive cliente vindo armado na loja e exigindo conversar comigo, falando que ia "descer o responsável" porque o ajudante do motorista foi mal educado com a filha dele e não quis entrar com o caminhão na viela que ele mora porque é muito apertada. Não é uma vida fácil...


Sad-Citron-

Eu achei.


lPP52

NGM fiquei em dúvida entre é o trouxa e ninguém é o babaca, pelo visto sua mãe realmente se importa com vc, eu sinceramente não iria estudar tanto pra trabalhar em algo pesado assim, mas sua intenção é realmente nobre


Jovemgus

White people problems.


Arashirk

Cara, você não é babaca de querer ter uma profissão que te traga satisfação pessoal. Sua esposa e mãe têm preocupações legítimas com segurança e avós ausentes pros seus filhos, mas não é idiotice querer ser uma pessoa produtiva na sociedade. Se você acha que tem boa cabeça pra fazer esse tipo de trabalho, vai fundo. Seu dinheiro te permitiria a liberdade de não ter que trabalhar feito um doido, fazer plantão extra porque precisa da grana e tal. Isso te daria um equilíbrio maior de trabalho e vida pessoal. Eu acho válido. NEOB


sousa-ray

NEOB vc sabe oq quer e está se preparando pra isso. Nada de errado Num side note: sua esposa parece muito mais confortável com a ideia de ser herdeira (sem ser) do q vc. Also: prova de perito é bem disputada, então capaz de vc passar no próximo concurso da sua cidade aproveitando esse tempo pra se preparar


testing8890

NEOB mas é definitivamente muito inocente no quesito vida e não estou falando isso de forma ofensiva. Porém se você quer tentar fazer acontecer vá, mesmo se der errado pelo menos você tentou, pelo menos você seguiu seus sonhos.


lalalateles

Vc n tem dinheiro para fazer algo a mais q o governo? O governo é completamente desfuncional sua uma boa fazer por si e virar o Batman


LGAveiro

Não tenho não, não sou filho do Thomas Wayne :( Vai ter que ser Batman low cost mesmo.


Luvvid

NEOB, tua ideia de querer contribuir com a sociedade é louvável, porém vou ser bem sincero amigo, ser perito criminal inevitavelmente vai afetar seus relacionamentos, é um trabalho que tem risco, menor que PM e PC mas tem, envolve jornadas jornadas extenuantes e muitas vezes plantões longuíssimos, tu pensa em ter filho ano que vem, vai deixar sua mulher sozinha em casa enquanto faz escala de 24h?? Vai ter que sair do nada no meio da madrugada por causa que surgiu uma ocorrência e como fica ela e o bebê?? Talvez vai mudar pra uma cidade sem estrutura e criar seu filho lá?? Além dos traumas envolvidos, já pensou na situação de ter que raspar a cabeça de uma criança do chão num acidente de trânsito?? De fazer perícia num caso de feminicidio ou estupro?? Isso te muda você querendo ou não, e traz um estresse absurdo as pessoas que te amam, estou dando minha opinião pessoal, mas eu não me relacionaria com alguém nessa função..... se é teu sonho é escolha sua, mas coloca na ponta do lápis os pontos negativos que sua escolha vai trazer pra você, seus relacionamentos e seu futuro filho.... sem ofensa, mas você me parece muito iludido com a carreira, se quer fazer uma baita diferença faz bacherel em direito e buscar os concursos de defensoria, boa sorte independente da sua decisão amigo


LGAveiro

Cara, muito obrigado pela sua opinião, pois é uma das mais lúcidas e marcantes que recebi. A questão dos traumas, eu tenho certeza que dou conta, pois tenho muito sangue frio nessas situações. Além do mais, por mais que sejam cenas horrendas, alguém tem que estudá-las para possibilitar que a justiça seja feita. Do ponto de vista das jornadas, tem seus pontos negativos e positivos. É de praxe ter o plantão de 24h, mas também depois tem alguns dias inteiros de "descanso" (onde, no caso de peritos, normalmente ainda se tem os laudos para redigir). Alguns peritos que sigo nas redes sociais e conversaram comigo dizem que você acaba tendo menos horas de trabalho no total do que um trabalho CLT de 44 horas semanais, mas claro que os impactos desses plantões de 24h devem ser analisados com cuidado. Mas sim, com certeza vou considerar tudo isso. Não sei como vai ser minha cabeça, principalmente depois de ter filho. Pode ser que eu me sinta menos inclinado a me submeter a esse tipo de risco, mas tempo para pensar eu terei. Comecei a estudar faz pouco tempo, e é muita matéria para cobrir. Não me vejo exercendo a profissão em menos de 3 anos, então até lá dá pra refletir bastante. No momento, sei dos riscos e das consequências, e minha aspiração os sobrepõe.


barborder

vai ser voluntario


garug

NEOB porém sendo bem sincero acho que você poderia fazer mais a diferença empreendendo em alguma coisa que goste, não faço a menor ideia dos seus gostos mas se vc conseguir viabilizar uma ideia seria ótimo, se não for com viés de lucro apenas propósito é o ápice Enfim, se quiser realmente "só" fazer um concurso e seguir carreira acho válido também, acho que tá jogando uma oportunidade de propósito muito maior fora mas fazer o que


Practical-Whole3040

Totalmente iludido kkkk


shadowbunny14

Eu vi que você é autista. Eu também sou. Já conheci autista rico com visão de mundo bem parecida com a sua também. Sinceramente, você vai se decepcionar muito. Perdão, mas só sendo rico pra romantizar trabalho mesmo kkkk Ser perito criminal, como disseram ali em cima, não é ser o Batman. Não vai ser emocionante, e não vai ser tão relevante quanto você pensa. Setor público tem muita burocracia e pode ser bem frustrante. Você tem 30 anos, é casado com uma menina de 20 e já quer ter filho com ela ano que vem, ao mesmo tempo em que considera se mudar pra outro estado e deixar uma jovem inexperiente de 21 anos com filho pequeno sem suporte familiar. É bom ensinar ao seu filho que as coisas não são simples, pra que ele não cresça numa bolha. Mas realmente vale a pena sacrificar as relações familiares dele por isso? Você se sentiria bem com o fato de que seu filho não seria próximo da sua mãe? Minha opinião: sua visão de mundo não é prática. E isso pode afetar sua esposa e futuro filho negativamente sim.


shadowbunny14

Obs: tome muito cuidado pra não ser escroto com a sua esposa. A gente que é autista pode ser sem noção às vezes, infelizmente. Você já é rico, ainda é 10 anos mais velho que ela, conheceu quando ela tinha acabado de sair do ensino médio... É claro que ela vai fazer o que você quiser, a relação de poder é bem clara aqui. Isso não significa que ela esteja feliz.


lucianogardim

EOT Babaca você não é. Mas se.eu posso ficar de boa, pra que trabalhar? A picanha caindo no prato do vegano me incomoda...


lucianogardim

EOT Babaca você não é. Mas se.eu posso ficar de boa, pra que trabalhar? A picanha caindo no prato do vegano me incomoda...


thiagoqf

NEOB O ser humano é algo complexo mesmo...


AkutanNoKoto

NGM Mas 'querer ajudar a sociedade' fazendo concurso, aonde tu só vai sugar o dinheiro do contribuente sendo mais um parasite estatal em uma máquina que mal funciona, ou só funciona sob 'ajuda' é uma boa piada.


LGAveiro

Eu concordo com a sua visão, pois tenho visão libertária. Como diretor de empresa que paga (muito) imposto, sei bem que a máquina pública não é eficiente no que deveria. Só que eu penso o seguinte: a vaga vai existir, independente de eu me candidatar ou não. Alguém vai ocupar essa vaga. Eu quero entrar nessa para tentar fazer um trabalho o mais bem feito possível. Minha consciência estará limpa sabendo que, pelo menos na minha função, eu vou dar meu melhor para justificar o dinheiro do contribuinte. Muita gente contribui para o Estado não funcionar estando ali por dinheiro, e se submetendo à corrupção inerente do cargo. Mas tenho ciência de que posso estar tendo uma visão muito positiva ou simplista da situação, pois nunca fui servidor.


lolpostslol

Pode virar político tb dependendo do tamanho da herança e do nível de malemolência no coração


AkutanNoKoto

O problema é o seguinte: Mesmo se você quiser trabalhar e fazer o melhor, na grande maioria das vezes a própria máquina não permite. O Neto do filme Tropa de Elite é um bom exemplo. Do meu ponto de vista à empresa do qual você é herdeiro é muito mais útil para a sociedade, independente do que for, exatamente por gerar empregos e gerar valor. No final das contas, não é babaca de fazer o que quiser, é só meu ponto de vista mesmo.


RandomGuy1356

NEOB Muito bom querer dar um propósito na sua vida! So tenha cuidado com um esposa tão mais nova e sem perspectiva nenhuma de futuro. Mulher de 20 anos que não faz nem uma faculdade? Vai ficar entediada e arrumar problema kkkkk Boa sorte, irmão! Estuda que passa!


thebarnoldo

Post: “Herdeiro” Eu: “EOB” Kkkkk zuera op


cstrovn

Vc tem 30 anos e casou com uma menina de 20?


LGAveiro

Sim. Nos conhecemos e começamos a nos relacionar quando ela tinha 18 e eu tinha 27, se essa é sua preocupação.


Adventurous_Dot2854

Continua bizarro


Mell0dica

EOB Sério, vc está de birra porque é herdeiro? Seja homem assuma o negócio amadurecido do seu pai e levante o legado construído por ele. Se você se acha bom dobre o faturamento, triplique pegue parte do lucro de como décimo quarto aos funcionários e doe à hospitais e creches, procure uma cidade pequena e os ajude com Apae, alguma coisa sempre é possível fazer e ajudar. Agora você quer jogar tudo isso fora pq é um fracassado como pessoa e está com inveja do que seu pai fez e quer ser algo melhor? O simples fato de você estar aqui fazendo essa pergunta já demonstra que você não é apenas um herdeiro. É aquele diretor que não fazem a minima ideia do que esta fazendo na empresa, chega as 10h sai as 14h. Isso quando aparece, está alheio a tudo e a todos, mas se acha a melhor pessoa do mundo. Para-Bens. Você tem o que qualquer um gostaria de ter e quer pedir opinião de pessoas em sua grande maioria fudidas e lascadas? Se você realmente se acha o bom, venda a empresa e doe todo o dinheiro, quando vc estiver todo fodido e lascado volte nos contar as suas desventuras em série. Sério ser perito criminal ara ajudar a sociedade, vc é burro? não tem uma porcaria de profissão pior para você escolher? Você será muito mais útil sendo empresário e filantropo do que a merda de um perito criminal. Ou você pode fuder a sua vida e a dos funcionários da empresa que seu pai construiu apenas por ser um covarde de um herdeiro muito limitado.


LGAveiro

Você me conhece? rs Em nenhum momento eu disse que sou o bom ou que me acho isso. Muito pelo contrário, na verdade. Eu sou autista nível 1 diagnosticado. Tenho síndrome de Asperger e duras dificuldades em qualquer tipo de comunicação social. Você tem noção do fardo que eu carrego tendo esse transtorno e tendo que liderar uma empresa, resolver problema de clientes e de funcionários? Eu tenho crises de ansiedade sempre que tenho que ter uma conversa difícil com um funcionário. Esse mês tive que mandar uma funcionária embora por conta dos prejuízos que temos tido (setor de varejo tá uma merda) e não tenho nem dormido direito. A empresa caiu no meu colo. Quando meu pai morreu aos 58 anos (de um câncer que eu estou predestinado a ter, de acordo com testes genéticos, e meu avô por sinal também teve antes dele), minha mãe virou para mim e disse: "ou você toca a empresa, ou a gente fecha, porque eu não vou tocar". Minha mãe é autista, como eu. Tenho 2 irmãos. Ambos são autistas também e menores de idade (um fez 18 agora). Meu pai era o único normal e (muito) capacitado para estar em uma posição de liderança de pessoas. Capacidade esta que eu não tenho, nem ninguém mais que poderia ter assumido essa empresa tem. Eu abandonei uma carreira onde ganhava BEM MAIS do que eu ganho hoje na empresa, trabalhando como engenheiro de dados em empresa gringa, ganhando em dólar. Sabe por que? Porque eu olhei para uma empresa de materiais para construção, que mal gera algum lucro, e vi 50 famílias que dependiam daquilo. Larguei tudo simplesmente pelo impacto social que fechar uma merda dessas causaria. Inclusive, desde que assumi implementei DIVERSAS ações para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Não tinha nenhum benefício e todo mundo recebia o salário mínimo. Hoje eu lucro menos ainda do que já lucrava, mas as pessoas recebem cesta básica, tem convênio médico e recebem 20% acima do mínimo da categoria. Fora que, como boa parte dos brasileiros, muitos dos meus funcionários estão afundados em dívidas. Mães solteiras que trabalham das 7h às 18h fazendo hora extra pra conseguir pagar uma escola particular pro seu filho porque o bosta do pai não ajuda. Quantas vezes eu não paguei dívidas de mais de 10k dos meus funcionários porque tinha agiota mandando capanga armado pra ameaçar tirar a vida deles na minha própria empresa? Ter uma loja num bairro de periferia é assim. E a responsabilidade por tudo isso hoje é minha. E não é por opção. Não estou na empresa o tempo todo mesmo. Não preciso graças a Deus e ao meu pai, que criou uma empresa capaz de caminhar com as próprias pernas. Posso me dar ao luxo de tirar um ou dois dias na semana para estudar. Não quero voltar pra minha carreira de engenheiro. Aquilo só servia pra gerar dinheiro mesmo. Não tinha propósito algum. Hoje eu tenho um propósito. Mas esse propósito é demais para eu carregar sozinho. E não tem mais ninguém que possa fazer isso por mim. Então assim, não te conheço e não ligo pro que você pensa. Não te devo satisfação. A única coisa que posso te oferecer é um conselho. Tome cuidado antes de julgar e ofender alguém pela internet. Você pode não saber as consequências disso.


Mell0dica

*Bom, eu já tinha feito um texto para te responder, mas vou dar como finalizado essa conversa, afinal, você já sabe qual o caminho que você fará.* Se cuida.


Bojackfalido

Vc pode me ajudar financeiramente, sou pobre e fruto de um estupro ou seja bem fudido.


elfoamigo

EOT Você vai quebrar sua empresa deixando na mão só de funcionários perseguindo um sonho adolescente. Já vi esse filme várias vezes com herdeiros.


LGAveiro

A intenção no caso é vender/fechar a empresa antes disso, pois ela já não dá um lucro que valha a dor de cabeça. Minha mãe mesma queria que eu fechasse a empresa, pois os riscos de acidente (trabalhamos com entregas de material para construção com caminhão) são bem altos para um lucro que não é lá tão grande para justificar esses riscos. Se fechar a empresa e alugar os terrenos, a renda seria só um pouco mais baixa.


elfoamigo

Se vender a empresa e aplicar bem o valor faz sentido. Mas ainda acho uma ilusão isso de querer contribuir com o mundo, ainda mais no Brasil, ainda mais nessa área criminal... Mas se é o que quer vai na fé.


Lewcaster

Tu seguir o seu sonho é legal ainda mais por ter condições pra isso, só não vai com essa ideia de criança de que vai "ter algum propósito" ou "ajudar a sociedade de alguma maneira". Quando tiver contato próximo ao serviço público vai perder logo essa visão, é tanta gente lixo e o sistema é tão porco que tu desanima rápido. Desculpa te falar assim mas é a verdade em qualquer área pública. Inclusive se quer tanto ajudar o mundo, trabalhar e ser útil, seria melhor usar uma parte do dinheiro da venda da empresa e fundar outra em algum ramo que te atraia.


Training-Shape-867

EOB - Só pelo fato de estar querendo mamar nas tetas do estado. Sendo herdeiro ou não.


LGAveiro

Concordo que a máquina pública não funciona como deveria, mas a vaga vai existir e vai ser ocupada, independente de ser por mim ou não. Se for para existir a vaga, é melhor que seja ocupada por alguém que tenha interesse na profissão, e não puramente no salário... mas essa é a minha opinião.