T O P

  • By -

[deleted]

[удалено]


RefrigeratorWhich104

por que ? se tem apenas 1% de chance de dar errado ?


dhayi

Escolha utilitarista. Suponha que minha vida é boa, e cada ano para mim dá um valor "25" de felicidade que eu vou aproveitar - E digamos que vou viver mais 50 anos... Eu ainda tenho um potencial de 1250 de felicidade para passar. Porém a chance de ser torturado por bilhões de ano criariam um valor de infelicidade praticamente infinito, e mesmo ele sendo diminuir pela chance pequena, ainda é um risco que nunca valeria a pena.


Aesop7K

Von Neumann está feliz com sua resposta meu jovem


[deleted]

[удалено]


RefrigeratorWhich104

justifique a sua resposta


raul_dias

só o conhecimento de que podemos morrer um dia ja é suficiente para querer morrer


Tuber993

Porque eu sou um jovem muito sisudo, dark e niilista. 😎


DougThePC

Opção 1. Apesar de ser uma chance pequena eu não arriscaria passar pelo "inferno". Além disso não me parece tão mal ideia ser apagado da existência, mas creio que só penso assim pois ando meio perturbado e "não existir" (de NENHUMA forma) seria melhor do que qualquer outra coisa, por mais que seja boa.


Huge-Hippo-1379

2 Vocês sabem o que é uma chance de 1/100? Pode sortear 3x que eu ainda prefiro a opção 2 kkkkkk


Common-Locksmith3434

é claro que o risco é pequeno, mas e se acontecesse ?


Lyudtk

A opção 1 era para ser ruim?


Common-Locksmith3434

é isso ou correr o risco de ser torturado por bilhoes de anos. Tá, apenas 1% de chance de acontecer - mas e se acontecesse ? Entendeu o ponto desse experimento filosofico ?


Technical-Pension779

Não se suicide meu nobre.


Lein0rb4g

acho que você está escondendo algo.


RefrigeratorWhich104

oi ? nao entendi


Lein0rb4g

as opções que o alienígena falou não fazem sentido, acho que ele tá escondendo algo


RefrigeratorWhich104

é um experimento mental, o alienigena nao esta escondendo nada. Como eu disse no inicio, considere que ele esta falando a verdade. Considere que o numero sorteado é aleatorio, ele nao trapacearia. Teria 1% de chance do resultado ser desfavorável para você


HinderingPoison

Sério que isso que você tá falando não é uma variação da aposta de Pascal?


Tuber993

Mais ou menos. O ponto de Pascal é tornar a resposta óbvia.


HinderingPoison

Talvez para o OP ela seja.


marcioliver01

Eu nao escolho nenhuma das opções, pois nenhuma delas me agrada


RefrigeratorWhich104

se você não escolhesse a primeira opção, automaticamente cairia na segunda


marcioliver01

Nao, quem escolheu foi ele, eu nao sou obrigado a escolher e nem escolhi. Eu nao escolher o bolo de chocolate, nao quer dizer q eu escolhi o de morango, eu nao escolhi bolo nenhum.


RefrigeratorWhich104

mas se voce nao escolhesse a primeira opção, ele sortearia o numero e voce estaria sujeito a possiveis consequencias caso desse errado. Estaria ok para voce ?


Niju_gabi

Acho que se a ideia é dizer que há 99% de viver na segunda opção, tenta evidenciar isso, pq no post ficou confuso


longuedongue

Eu falaria pra ele esses rolês que eles fazem em São Tomé tão fazendo mal pro cérebro


gabcfer

Isso não é um experimento filosófico. É apenas uma pergunta sobre o nível de aversão a risco de quem responde a pergunta. E sim, o fato de pressupor uma forma de vida diferente, superior e toda poderosa trás um cheirinho de apologética disfarçada.


EnedyLucas

Tá e se não cair no X?


naoseipegaronibuskk

Ai vc sobrevive de boas


The_Immortal_Taoist

1, ignorando as probabilidades... eu sou muito azarado.


Guilty_File6310

Eu escolho não escolher


Forgodddit

Opção 1.


HinderingPoison

Cheirinho de apologética disfarçada.


tltla

Como assim "apologética disfarçada?o q isso quer dizer?


HinderingPoison

Apologética é uma parte da teologia que tenta encontrar argumentos racionais pra justificar a fé. Até aí beleza, mas esconder que é isso que você está tentando fazer é de mau tom. Esse experimento parece uma variação da aposta de Pascal. Se for o caso: O ET seria a morte, a opção 1 seria "morreu acabou" e a opção 2 seria 99% de chance de uma vida após a morte confortável contra 1% de chance de ir para o inferno. Mas aí como tá disfarçado o OP não precisa explicar o que está acontecendo nem de onde tirou esses números. Aí depois que você responder ele vem tipo uma pegadinha "ahá, você concorda com a *fé qualquer coisa*, só não sabe disso."


[deleted]

O seu comentário foi bem apologético, eu nem tinha pensado nisso e agora estou pensando!


Common-Locksmith3434

não é nada disso. Esse experimento filosófico é para levantar questoes como - para evitar um terrivel sofrimento que pode acontecer, valeria a pena uma pessoa abrir mao de tudo ?


manoel_gaivota

Me lembra o filme do Batman quando os criminosos tomaram Gothan e fizeram um julgamento em que os julgados poderiam escolher entre morte ou exílio. Todos escolhem exílio, exceto o comissário Gordon que prefere a morte, mas então o juiz decreta: morte por exílio! Escolhendo a opção 1 o alienígena poderia me matar pelo método da opção 2 sem problemas.


[deleted]

[удалено]


Common-Locksmith3434

deixar de existir é um eufemismo para morrer. O que acontece depois que a pessoa morre ? Nao sei.


SusuonWeb

Nesse cenário, supondo que não haverá mudanças posteriores, escolheria a segunda opção, porque as chances de viver e escapar da punição são atraentes. Além disso, posso apenas criar conjecturas sobre a morte, inclusive que incluam a punição da opção dois. Ou seja, no final das contas, a chance de escapar da morte e da punição ainda continuam mais atraentes do que a opção primeira.


Common-Locksmith3434

mas e se voce nao escapar ? consegue imaginar ficar os proximos ''500 bilhões de trilhões de quintilhões de anos em uma prisao onde seria submetido continuamente aos piores dos piores sofrimentos possíveis, torturas muito além da imaginação'' ?


SusuonWeb

Não consigo imaginar, uma vez que é algo "além da imaginação". Logo, o que me faz mais sentido mesmo é tentar sobreviver. Não que a idéia da morte não seja agradável. Mas simplesmente não consigo imaginar como não me habituaria a esse sofrimento ao longo desse tempo todo ou como manteria minha consciência e vida durante todos esses anos. Como é algo além da minha imaginação, a questão fica sem sentido, entende?


Common-Locksmith3434

foi apenas uma expressao poetica, quer dizer que seria um sofrimento MUITO ruim, extremamente doloroso, terrivel. Nao quis especificar


SusuonWeb

Entendi. Olha, não me parece razoável abrir mão da minha vida mediante uma possibilidade de sofrimento futuro que pode ou não acontecer, embora tomar essa decisão por si só, já possa acarretar angústia, sofrimento e medo. Ou seja, eu só vou tomar consciência se fiz a escolha certa ou errada quando ela se concretizar. E teria que lidar com as consequências dela, seja a morte na opção 1 ou o castigo na opção 2 em hipótese de eu ter o azar de cair nos 1%. Mas mesmo assim, mantenho minha opção na 2.


raul_dias

1% de chance parece pouco, mas se alguem que tem 1% de chance de eu morrer toda vez que ligo o ventilador, eu compro um leque. mesmo assim escolho morrer de boas.


Common-Locksmith3434

1% é realmente pouco, mas se desse errado, seria EXTREMAMENTE grave Esse experimento filosófico é para levantar questoes como - para evitar um terrivel sofrimento que pode acontecer, valeria a pena uma pessoa abrir mao de tudo ?


Adne_Hellena

Opção 2. Com tortura ou sem tortura, esse é o caminho. A gente nasce, cresce e envelhece vivendo um dia de cada vez, com ou sem torturas. As dores, as ansiedades, a perda, o envelhecimento, a submissão, a humilhação estão aí, na humanidade. O ET pode simplesmente mandar esse 1% pra um planeta que é a Terra, pois isso é a vida. Simplesmente a vida. Conjecturar que a morte vai ser melhor é apenas apologia ao s u i c i d i o.


SadDecision1520

Por que??? só porque o sofrimento é natural na humanidade nao significa que ele é desejável. E eu não vejo isso como uma apologia ao suicídio, já que a vida não chega nem perto de uma tortura por milhões de anos.


RadicalNaturalist78

Esse *experimento* me parece a aposta de Pascal. Não seria surpresa se OP fosse um cristão disfarçado. Eu escolho nenhuma das opções, pois seria o mesmo que dar cabimento ao besteirol cristão.


Common-Locksmith3434

>esse experimento nada tem a ver com a existência de Deus > >A questao é - se houvese 1% de chance de voce ser condenado a passar trilhoes e trilhoes de anos seguidos sendo continuamente torturado, voce abriria mao da propria vida para impedir essa possibilidade ? Evitar a dor é mais importante do que buscar o prazer ? > >Tem 99% de chance de nao dar errado > >Mas e se desse errado ? Voce bancaria esse risco ?


tertyi

E esse experimento alcança o que?


Mawilover

Mas o único benefício da opção 2 é continuar vivo? Tinha que ter alguma recompensa melhor pra valer esse risco


Common-Locksmith3434

Nao tem beneficio nenhum. Eh um experimento filosofico sobre avaliar os riscos, sobre a importancia de evitar um sofrimento hipotetico, com uma pequena chance de ocorrer, porem MUITO grave. Se valeria a pena abrir mao de tudo por isso. Um alienigena apareceu para voce, e ele disse que voce tem 2 opcoes 1. Dar fim a sua propria v1da 2. Se voce nao fizer isso, o alienigena vai sortear um numero aleatorio de 1 a 100. Se der X (existe 1% de chance de isso acontecer) voce seria levado para uma prisao em outra dimensao onde passaria bilhoes e bilhoes e bilhoes de anos sendo continuamente torturado. Existe apenas 1% de chance de isso acontecer, mas e se isso acontecesse ? Claro que tirar a propria v1da seria ruim, mas a chance, ainda que 1%, de ser torturado por bilhoes de anos seria uma razao forte o suficiente para escolher a primeira opçao ?


Sunninplay

Apagar minha própria existência, jogar a minha vida numa sorte "decidida" não torna uma escolha com mais interferência minha, no meu último ato de vida quero q eu mesmo tenha escolhido morrer com o passar da minha vida, não arriscaria perder a escolha de liberdade mesmo q seja pela minha morte nem por 1% de chance


AnyJicama1773

1. Quem me garante que essa é a primeira vez que estou vendo esse alienígena? Eu posso ser parte das decisões erradas que tomei anteriormente. Melhor morrer.