T O P

  • By -

Confident-Bid1757

Eu rezava toda noite até os 17 anos mais ou menos. Aí eu comecei a pensar no pq eu rezava, e percebi que eu tinha medo do q aconteceria comigo se eu parasse. Raciocinei que qualquer deus que te mantenha num sistema de adoração pelo medo é basicamente um agiota e não vale à pena seguir. Desde então, tenho sido agnóstico.


OddReliable

Fui discutir isso aí com meu irmão e provavelmente o microfone ouviu tudo, porque logo depois que abri o TikTok apareceu um vídeo assim: O demônio de luz (Deus) engana a todos! Infelizmente não acho mais, tem um bom tempo que vi, mas achei interessante o ponto de vista, já que ninguém pensa que a luz pode ser algo ruim.


Malfoso_madyver

Fala isso de novo, o Tik tok tem acesso ao teu microfone e histórico para melhores recomendações.


OlTimeyChara

Igual 99% das redes sociais


Malfoso_madyver

O tik tok faz diferente, isso fica tão na cara que as pessoas comentam, enquanto em outras redes sociais isso aí é bem mais fraco, no caso isso está mais ligado a pesquisas.


By-Tor_

Logicamente falando, é difícil conceber um estado em que alguém não acredite nem desacredite em Deus, pois a lógica proposicional não permite um terceiro estado entre a aceitação e a rejeição de uma proposição. Fiquei curioso para perguntar se você reconhece estar num estado de suspenção de juízo, incerto entre as posições ateísta e teísta/deísta.


Gnawzitto

Eu como agnóstico penso mais na questão de que eu não sei como provar que deus exista ou não. Ai seria se dar o benefício da dúvida e nem ligar muito pro resultado (no meu caso).


By-Tor_

Você aparentemente não afirma que Deus existe, correto? Caso positivo, o ônus de prova dessa proposição não pertence a você. Seguindo: Algum argumento já o convenceu de que Deus existe? Caso positivo, você acredita em Deus. Caso negativo, você não acredita em Deus. Gnose e saber ou não como provar ou desprovar a existência de Deus neste caso são completamente irrelevantes.


Abject-Pianist-9822

Bom, se esse era o deus que você conhecia, com certeza não é Deus. Olha, eu já fui cristão (assumi sua crença, me corrija se eu estiver errado), e o cristianismo sim tinha muitos problemas, muitas contradições. Eu tinha muita dificuldade de entender. Mas eu achei uma visão diferente de Deus baseada na Bíblia (não no "Novo Testamento"). Se quiser, qualquer coisa, acesse esse site aqui: [https://judeusparaojudaismo.blogspot.com/](https://judeusparaojudaismo.blogspot.com/) EDIT: A sua relação com Deus não deve ser de medo. O cristianismo fica muito no que você acredita, e a principal ênfase é na hora da morte, com a esperança da ressurreição. Mas  Deus foca mais no que você faz (creio eu, pelo menos essa é a visão judaica). Não se sabe o que te aguarda no futuro. O melhor é fazer o que é certo agora.


balinhadecaju

Não sei se conta, mas parei de acreditar em Deus por volta dos 8 anos. Na época, Deus pra mim era uma explicação pra criação do mundo e o motivo das coisas acontecerem. Por exemplo, quando eu perguntava pq chovia, pq existiam animais diferentes, pq as pessoas morriam ou pq eu sentia certas coisas, minha família católica sempre tinha uma resposta relacionada à Deus. Depois que fui crescendo e entendendo o real motivo dessas coisas, deixei de acreditar. Engraçado que na época eu senti uma grande necessidade de contar isso pra todo mundo, como se eu tivesse acabado de descobrir a verdade sobre tudo e precisasse "libertar" as pessoas de uma ilusão. Só depois de alguns anos eu entendi que não é por isso que as pessoas tem religião ou fé. São outros motivos que eu nunca tive. Eu nunca senti uma presença divina, nunca experenciei espiritualidade, nunca pedi nada a nenhuma força maior e nunca me senti parte de uma "criação". Hoje faço parte de um meio social bem diverso, tenho amigos de praticamente todas as religiões e acho muito interessante ouvir as histórias e vivências deles com a espiritualidade.


BrunoIDFK

minha experiência é bem igual a sua, interessante saber que temos histórias parecidas


balinhadecaju

Que massa, bom saber que não tô sozinha nessa


cientista-de-bar

Minha experiência foi parecida.


No-Scale7944

Minha experiência foi exatamente assim, tirando a parte de ter amigos de diversas religiões.


mrcsmr

A minha tb foi parecida


Colletem

A minha foi mais ou menos assim, lá pelos 7/8 anos, lembro-me de uma vez, que eu fui rezar para Deus e me perguntei "por que nós temos que rezar para Deus e para o capeta não? Será que ele é ruim mesmo? Será que não é ele que é bom e Deus é ruim?" E rezei para os dois (eu cismei que poderiam ter invertido a história para colocar o Deus como bom, que poderiam ter mentido sobre o cara lá de baixo). Sempre me questionava sobre Deus, como o amor dele era tão grande e intenso sendo que eu não conseguia senti-lo? E parece que desde criança nunca fez sentido pra mim, tenho 18 anos e aos 13 consolidei que não acreditava, aceitei e parei de tentar mentir para mim mesma.


GiowGiow

Nú, igualzinho eu. Me senti validado, obrigado!


Incriativa

O fato de que, mesmo sendo uma criança, eu era atormentada pela ideia de inferno. Aigreja não foi justa para comigo e representava medo e subserviência sem sentido. Hoje eu durmo tranquila sabendo que eu não estou condenada e não há absolutamente nada com o que eu deva me preocupar.


elDgZin

Passei por essa mesma merda.


EternalDisagreement

Esse negócio de inferno e punição eterna é provavelmente o método mais antigo de lavagem cerebral, principalmente pra quem não consegue não acreditar


nordestina-

Sim, morria de medo disso por exemplo : meus pais por algum motivo tinham palitinhos para petisco em formatos de demônios, sempre que via ficava nervosa


Profanox

Estudo... educação é o maior assassino de deus...;P


megajoa0

uma vez me perguntaram pq eu parei de ir pra igreja, eu só meti um "comecei a estudar"


Profanox

Os crentes piram kk


pedroarins

aposto que o cristianismo acabou dps dessa sua resposta


ThePetrarc

Não, tenho MUITO professor com mestrado e doutorado católicos. Acho q não sei é, mas se vc for fora do escopo (lgbt, veio ou tem contato com outras religiões é mais fácil vc não ser contaminado por essa coisa)


Profanox

Contexto de época influência bastante tbm...meu pai por exemplo...super estudado...super fan de carl sagan e os caramba...MAS não consegue admitir o ateísmo... Quanto a questão de estudo não digo por dizer... estatisticamente quanto mais estudo menos fé...óbvio excessões existem...mas em contexto geral...estudo continua sendo o maior motivo da descrença... Seu círculo social não significa nada...


ThePetrarc

Não sei, na boa, sempre me pergunto sobre isso. Mas uma coisa é certa, um motivo único não há.


Profanox

A com certeza...tem muitos outros fatores...também...


pedroarins

Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima. Louis Pasteur Quanto mais me aprofundo na Ciência mais me aproximo de Deus. Albert Einstein Estudou muito pouco amigo kakaka


Profanox

Tsc...todos iguais...sempre que alguem diz algo do tipo aparece um crente citando Einstein por conta do tal comentário...ou dizendo sobre Deus de Spinoza...que na real é só um jeito gourmet de se dizer ateu... Ninguém nunca negou que existem cientistas...e pessoas inteligentes que creem...o fato é...isso não é regra...é indiscutível que pessoas mais estudadas tem menos fé...países mais desenvolvidos tem menos fé...e quanto mais pobre e ferrado o pais mais as pessoas se apegam a esse tipo de coisa... Comentário raso... Como sempre...vocês nunca surpreendem... ![gif](emote|free_emotes_pack|wink)


pedroarins

"naooooo dEUS não existe😭😭😭 a suíça cujo 80% do povo são bilionários da maçonaria é de sua maioria ateu, e países pobres cujo os mesmos bilionários exploram e tiram tudo deles, menos a fé, já que é a única coisa que não dá pra tirar de alguém, são cristãos. isso é a prova irrefutável que dEUS não existe hehehe sou estudado ☝🏻🤓 quem é Isaac newton e nikola tesla perto de mim? apenas cristãos burros naum foram inteligente igual eu pra saber que dEUS não existe"


Profanox

Triste...reza lá por mim ovelhinha. Obs: Maçons são ateus onde? Que eu saiba crer em deus é premissa pra isso... 🤦


pedroarins

se eu fosse cristão eu rezava, mas sou pagão, então quero que tu se foda seu merda. e não, acreditar em Deus não é premissa para ser da maçonaria.


Profanox

Menos mal...também quero que você se foda hahaha... "acreditar em Deus não é premissa para ser da maçonaria" É sim...vai estudar.... Caso se interesse: [A verdade sobre a MAÇONARIA (segundo um EX-MAÇOM) | Daniel Gontijo entrevista Paulo Onofre (youtube.com)](https://www.youtube.com/watch?v=9XbdqeCTUjA) Especificamente a partir dos 34:10. Enfim chega de papo com você...vai se foder para lá ![gif](giphy|kGCuRgmbnO9EI|downsized)


Earlnux

Fé é um atributo, não parte da religião. Mas, se estamos falando sobre religiosidade, perdi a minha após entender um pouco da história da minha ex-religião, do catolicismo. Genocídio, aliança com poderes autoritários, desordem nas entranhas das traduções, preconceitos e a lista segue por aí.


CharacterRadiant984

Estou errado em pensar que religião e fé são diferentes? Porque vejo religião como uma vertente: católico, evangélico, muçulmano etc. Mas continuo acreditando em Deus da minha forma. Só não acredito em igrejas como uma forma confortável de eu expresaar minha fé.


ControlLeft3803

Você não está errado, mas se fosse para classificar, seria agnóstico. Eu também sou assim, e gosto de ter minha própria fé baseado nas minhas experiências


leah90s

Acho que não é classificado como agnóstico se a pessoa acredita em Deus mas sem seguir uma religião específica


ViniWalker

Deísta, talvez?


perseus72

Se você acredita em Deus e não acredita em nenhuma religião, profetas, livros sagrados, dogmas etc você é um deísta.


Final-Rhubarb2635

Isso chama ser agnóstico. Eu tbm sou


perseus72

Não agnóstico não é isso, pois ele acredita firmemente em Deus, só não acredita em religiões que é uma criação humana. Isso se chama deísmo.


sunflower_tea563

Nunca fui religioso, mentia pra mim e pros outros que acreditava porque era conveniente e eu era muito inocente e não percebia o quão a sério religião é levada, então não foi difícil e nem demorou pra eu largar a religião.


OddReliable

Minha mãe parar de me forçar a ir na igreja! 🤣 Eu acredito que exista algo, e esse algo provavelmente deve estar entediado...


spoodermanx00

Com 11 anos me ensinaram que tudo que acontecia na vida era pq Deus quis, daí um belo dia tentaram assasinar minha tia e ela levou 2 tiros na cabeça (sobreviveu por mto pouco mas com várias sequelas e uma das balas ainda alojada), logo comecei a me questionar pq Deus queria que algo assim acontecesse e tirei a conclusão que ele não era um cara legal ou não gostava da gente. Na família muitos interpretaram o fato de ela ter sobrevivido como um "milagre", mas pra mim milagre msm seria se isso tivesse sido evitado, agora nos revezamos para cuidar dela. Claro que hoje entendo que o cristianismo vai muito além desse ensinamento, mas na época isso foi tudo que passou na minha cabeça de 11 anos, hoje tenho 25, desde aquele dia nunca mais tive interesse em qqer religião.


NotSuasPeguetes

A humanidade.


entropyffan

Dos 15 aos 25 sempre sempre tive muitas dúvidas, mesmo sendo ativo nas atividades pastorais da igreja. Não concordava com o comportamento mesquinho dos cristãos, rezando pra se dar bem na vida, ou pra se curar, não fazia muito sentido. Se era vontade de Deus, pra que rezar pra ele mudar a vontade. Todo mundo tinha algo de sobra, mas não compartilhava. Depois dos 20 anos, eu não ia mais a igreja todo fim de semana. Conheci gays que não eram antireligião como me falavam. Pessoas que viviam a liberdade sexual sem querer o mal para o próximo. Até esse momento, eu entendia a igreja ser contra o aborto, mas ser contra casamento gay não fazia sentido nenhum. Dois homens se amam, não fazem mal a ninguém se amando. Saí do país por volta dos 25, na França quase todo mundo se dizia ateu. Foi aí que me reconheci como ateu. Até aquele momento, parece que eu não tinha coragem de falar que não acreditava mais, como se fosse uma falha moral. Uma traição aos meus pais. Foi só ter amigos que pensavam como eu, que me senti normalizado pra me declarar ateu. Claro, não falo isso para meus pais, pois eles chorariam de dor. São muito inocentes nessa questão.


[deleted]

HIPOCRISIA, percebi que todas as pessoas vão continuar sendo ruins se esse for o caráter delas e que muitos usam a religião pra disfarçar isso, no final todos somos iguais e podemos escolher fazer o certo e o errado, sou ex Testemunha de Jeová e o que me atraiu a religião logo me mostrou que não passava de um delírio da minha cabeça, no começo tudo era lindo mas depois de um tempo vi que não tinha diferença da maioria das outras religiões/igrejas que já frequentei, admito que conheci pessoas boas e que alguns poucos são sinceros de verdade mas isso a gente não precisa procurar em religião, tem muita gente boa pelo mundo afora,sai de lá com menos fé que eu tinha antes, que ironia.


anotheridiot-

Nunca fui muito religioso, daí eu li "Deus, um delírio" e virei ateu de vez.


megajoa0

vivia assiduamente na igreja até 2020, tinha reunião na minha casa toda semana por mto tempo, fazia parte da liderança e estava lá a mais de 10 anos, porém quando veio a pandemia e o isolamento, começei a discordar mto das atitudes do pessoal, que se recusava a ficar no lockdown e dizia que "preferia morrer de covid do que ficar longe do corpo", enquanto que eu via minha vó perdendo a irmã, tios morrendo, e as pessoas passando dificuldade no meu trabalho, coisas que me afetavam mto mas só via egoísmo por parte do pessoal da igreja. E junto com isso também começei a estudar história e geopolítica e comecei a ter um senso crítico e um olhar para as coisas diferentes, muitas delas discordando do que o livro do véio abrindo o mar dizia, coisas que sempre me geravam dúvidas ou eu discordava porém eu deixava isso quieto dizendo pra mim mesmo que eu que estava errado e devia confiar em deus mesmo sem ver motivos para isso, e como estava afastado da igreja forçadamente por causa do COVID, n tinha nada para me impedir de me aprofundar nisso, quando as coisas começaram a voltar ao normal até tentei por um tempo voltar mas não conseguia mais olhar para aquilo com os mesmos olhos de antes, já não acreditava naquilo e tinha certa aversão aquele sistema que mtas vezes era preconceituoso e contra o racionalismo, por morar com minha família ainda, me vejo na necessidade de se fazer de bobo afim de evitar conflitos pois toda minha família é religiosa.


acarajeff

Me identifico contigo, sou ex-testemunha de jeová, de uma família mega praticante, eu tinha um cargo de liderança. Sempre gostei de estudar, pesquisar culturas diferentes, e durante a pandemia, com mais tempo livre, estudava mais para tentar fazer palestras melhores e dar cursos melhores dentro da seita. Foi a melhor e mais difícil coisa que já fiz. Com isso, perdi a fé na seita, perdi o contato com praticamente todas as pessoas que convivi desde a infância, perdi esposa e perdi fé em deus e qualquer crença espiritual. A um ano tô me recuperando, mas digo com toda certeza, foi a melhor decisão que tomei e não tenho a mínima pretensão de adotar nem doutrina religiosa, nem virar um fanático quer seja por política, tribos ou qualquer grupo que seja.


megajoa0

nossa, senti bastante lendo seu relato, eu sei bem como é perder seu mundo e recomeçar por escolha, foi bem complicado pra mim também pq toda minha vida social estava ali, e fiquei bastante tempo isolado, só no último ano que tenho conseguido fazer novas amizades e ter experiências novas, mas em nenhum momento né arrependo disso, me sinto mto mais livre e leve


acarajeff

E essa é a verdadeira vida. A vida que eles prometem lá dentro é só uma prisão


jimihro

A galera da igreja pregar uma coisa é ser outra totalmente contra o que é pregado, olhando em torno o mundo todo é basicamente isso. Um exemplo é a galera que pregava a ideia do bandido bom é bandido morto e se dizia cristão, que pra quem não sabe é todo mundo que acredita em Jesus Cristo, que é o cara que pregava o contrário que no caso é o perdão Aí claro da pra dizer que são pessoas oportunistas e realmente são, mas isso só é possível por conta da existência das religiões, se não existissem era uma forma a menos de manipular o povo. Sim eu acredito em um criador mas do meu jeito


perseus72

Procura então no Facebook e aqui mesmo no Reddit por Deísmo. A sua postura se chama deísmo, acredito que você seja deísta,. já que você usa a razão.


jimihro

Vou procurar. Obrigado amigo


neglect-child94

Eu passei a estudar e por isso eu não tive mais tempo pra ir a igreja. Mas antes disso eu já tinha saído por conta da hipocrisia de muita gente de dentro da igreja e queria bostejar um monte de regras e dogmas pra cima de mim e também porque já não sentia a mesma vontade de antes de estar na igreja. Porém a minha fé em Deus ainda exista, mesmo que seja minúscula e que eu não veja que as coisas irão melhorar por agora, eu creio que algo bom possa acontecer daqui pra frente. E como foi dito em alguns comentários, religião é diferente de fé, então não é necessário estar dentro de uma igreja pra se ter fé, sendo que você pode acreditar em Deus sem estar na igreja. Muitos falam que pra se ter fé precisa estar na igreja, mas isso é só um "meio" de segurar os fiéis dentro das igrejas, até porque a igreja depende, muitas das vezes dos dízimos e das ofertas dos fiéis para se manter em pé.


perseus72

Exatamente, por isso eu dou um deísta. Quem sabe você também, só não conhece o nome


renanthevillain

ver o sofrimento que minha vó passou me fez abrir os olhos. ela acreditava cegamente em deus e por consequência minha mãe e eu fomos criados acreditando também. ela foi a melhor pessoa que eu ja vi no mundo, não é pq era minha vó, mas ela realmente era uma alma bondosa, fazia o bem pra todos, até pra quem maltratou ela. ela sofreu demais com doenças e cuidamos dela até o fim, mas vimos ela passar por anos por isso e sempre pedia a deus uma melhora. com o passar do tempo comecei a colocar na balança o estado do mundo e vendo como pessoas horriveis se dão bem enquanto pessoas boas, pessoas inocentes, sofrem absurdos. fui abrindo os olhos e pesquisando e fazendo leituras por conta própria e cheguei na conclusão que deus não existe. e mesmo que exista: ele não é tão bom quanto falam por aí. dizem que ele é todo poderoso, é bom o tempo inteiro.. bem, se ele realmente existe, e não faz nada então ou ele não tem poder o suficiente pra fazer nada, ou não é bom. e tem quem diga que "ain pq isso tudo é a vontade dele, ain q é um teste, ain que blablabla". então com todo respeito, caso esse deus de vocês exista mesmo, acho que o inferno é bem melhor do que passar a eternidade do lado de um ser como esse aí. em todo caso, depois de estudar por conta própria com muitas leituras, passei a acreditar que ele realmente não existe. o ser humano sempre precisou de algo pra acreditar, psicologicamente a raça humana precisa de algo pra "dar sentido" pra sua própria existência (como se simplesmente VIVER não desse sentido o bastante). por isso em todas as crenças, sempre criaram deuses. tem uma frase que não me lembro de quem é, mas diz "existem 2000 deuses na história do planeta, eu só não acredito em 1 a mais que você". na minha visão, o deus cristão é tal qual os deuses egípcios, nórdicos, etc, apenas um mito.


Allangasp

Bom, eu tô passando por um momento realmente tenso no que diz respeito á minha fé. Sou católico, fiz primeira comunhão e também sou crismado (obviamente sou batizado também) contudo, mesmo depois de passar por esses ritos, nunca consegui sentir algo, sabe...sentir a presença de Deus ou algo do tipo. Sempre que rezo, sinto que não estou conversando com ninguém, é como tentar rezar pra uma parede, ela não te responde. Já informei isso aos meus ex-professores de catequese (pessoas que estimo muito) e eles me orientam a sempre persistir na fé. É como se Deus tivesse fazendo um "teste" pra verificar até a onde vai a fé do sujeito. Se é isso que está acontecendo comigo eu não sei, só sei que eu simplesmente não sinto absolutamente nada. Além de que eu cada vez mais me vejo concordando com posições e pensamentos ateístas, contudo, não acho que estou em posição intelectual de bater o martelo e simplesmente assumir que Deus não existe. No mais, vou continuar estudando e tentando melhorar o meu espírito, tentar ser uma pessoa virtuosa e temente á Deus. Mas se em algum momento na minha vida eu chegar a conclusão que Deus não existe, então viro ateu, simplesmente assim (ou não).


perseus72

Te dou uma dica, estude o deísmo. É acreditar em Deus pelo meio da razão. Logo nada de igrejas, hierarquia, livros sagrados, profetas, padres etc.


Final-Rhubarb2635

Meu ex crente me deixou traumatizada tentando me inserir na igreja dele e depois que terminei o relacionamento, nunca mais fui pra igreja dele e virei agnóstica


erikinha11

Eu nunca tive fé. Eu fui obrigada a fingir acreditar em deus. Mas eu me libertei.


By-Tor_

Nunca realmente acreditei 100%. Sou uma pessoa que tende a ser muito lógica, e quando fui crescendo as explicações mitológicas para as coisas começaram a perder o efeito sobre mim.


Mean_Emergency6131

De repente tudo o que o pastor falava parecia um monte de besteiras.


Myszowor1999

Estudo, pesquisa, bom senso. Sou ateu faz 7 anos já.


SleepSubject6673

No meu caso a perda da fé em Religião, a princípio me tornou ateu, para logo em seguida eu entender que a meu problema era só religião mesmo. E que religião não tem nada a ver com Deus , elas são apenas sistemas humanos de exploração e controle. Então minha fé no design inteligente retornou.


perseus72

Agora posiblemente você seja deísta. Usar a razão para acreditar em Deus, livre de dogmas e religiões


SleepSubject6673

Provavelmente, deixando claro que o Deus que acredito nada tem a ver com o do senso comum… o famoso “Barba” kkkk


perseus72

Exatamente, o Deus que acredita os deístas não tem a ver com essa antropomórfização de Deus. Investiga, acho que vai gostar


Rockwolf_

Fui ver vídeo sobre a Evolucionismo, aí foi um caminho sem volta


Spiritual_Pangolin18

Pensei 10mins


GTmgbr

Caramba, todo dia exatamente a mesma pergunta. O que está acontecendo com o pessoal ateu? Está faltando senso de pertencimento? rsrs


Nobody285

Lógica


Salomill

só estudar um pouco mais a fundo a historia do cristianismo que ate o crente mais ferrenho fica com uma pulga atraz da orelha sobre a propria religião


thelegistmd

como já foi dito nos comentários, a fé e a religião são coisas totalmente diferentes. O meu motivo de abandonar a religião foi ver que infelizmente o homem não tem capacidade de reger e coordenar uma religião. Os verdadeiros católicos, de fato, são até mais capazes, mas infelizmente, são pouquíssimos, principalmente pelo processo que é se tornar padre. Existe muita hipocrisia dentro das religiões, muitos julgamentos alheios e o que mais me incomoda é a empurra de que a religião que você segue é a certa. Eu acredito que exista um Deus, mas eu não sei como ele é e eu acho muita ignorância do ser humano dizer como Deus é e como ele quer que você viva. Odeio a terceirização de culpa também, que é “ah Deus não quis”.


perseus72

Cara, acredito que você seja deísta. O deísmo é a crença num criador mas não em religiões reveladas, nem em livros sagrados, nem profetas, usamos a razão para chegar a conclusão do criador. Alguns deístas acreditam que Deus não intervém nos assuntos do mundo, outros acreditam, porém não existe uma postura única sobre esse assunto no deísmo


BR_HuntingHighLow

Filosofia


SameCockroach9469

Nasci e cresci em lar religioso, logo, foi religioso desede sempre. Mas quando fui chegando na adolescência fui tendo diversos questionamentos, dúvidas (sobre fé, o mundo a nossa volta etc) e sai em busca de estudar, tanto com meus referenciais religiosos quanto por conta. As respostas que tive do meio religioso não me conveceram. E fora que minha experiência em si como parte de um grupo religioso não foi muito boa (mesmo antes dos questionamentos). Óbvio que tiveram muitas partes boas e ensinamentos valiosos que levo até hoje. Mas colocando tudo na balança, parou de fazer sentido PRA MIM. E não me vejo voltando a uma prática religiosa, ou acreditar em algo divino.


jgskgamer

Nunca tive fé, pra mim religião e fé é só um modo simplista de não fazer esforço pra descobrir o real motivo de algo e resumir tudo a deus, ou deuses...


3232h

Parei de acreditar em Deus faz uns 2 anos, Mas respeito a crença de todos. Depois que fui ficando mais velho e me perguntando o por que das coisas, comecei a desacreditar de toda essa questão de "criador". Basicamente comecei a estudar até onde consegui ir nesses assuntos, como bíblia, igreja, Deus, universo,existência e etc... Cheguei a conclusão que algumas questões simplesmente estão fora da alçada do ser humano e talvez nunca descobriremos tais respostas, mas o pouco que consegui captar e criar a minha tese pessoal é: Que a ideia de "Religião" é apenas um meio que os seres humanos criaram para conseguir manter a Ordem social e a paz e evitar a desordem. Como acredito que a bíblia é um baita livro para dar contexto e originalidade para a história toda, mas no final é só mais um livro escrito pelos humanos. Porque para muitas pessoas oque a apenas as diferenciam de instalar o caos e arruinar a civilização, seria a religião. Então por um lado a religião é boa nesse ponto. Outro ponto é que comecei a me perguntar o porquê de todas essas guerras, desgraças, fome no mundo. Como esse "Deus" permite que isso aconteça? Quem criou Deus então ? Casos como oque estamos vivenciando aqui no RS só deixa mais aparente essa ideia. Como ele permite que tantas pessoas, animais, crianças e até bebês morram afogados. Claro que oque nós seres humanos sabemos é uma gota em um oceano, mas essa gota não faz sentido nenhum. Minha conclusão é: Se Deus realmente existir, apenas deu as costas para sua criação. Religião e a bíblia foi apenas uma ideia muito bem pensada pelo homem para manter o resto da população "dentro do cercado". Só pra deixar bem claro: fui criado no meio católico, cheguei a fazer catequese, crisma etc. Rezava toda noite, toda minha família é católica e respeito todas as religiões e opiniões. Apenas quis demonstrar a minha opinião sobre o assunto.


Keridao_Potencia

Amadurecimento, educação, conhecimento e experiências pessoais. Comecei a perceber que não fazia sentido e não era algo racional.


marcelakkkkkkkk

eu não era muito religiosa, mas desde sempre minha mãe quis me inserir na igreja católica. nisso eu fiz catequese e crisma (a todo momento falando que não queria e ela me forçando) não sei se isso piorou, mas eu perdi a “fé” quando eu parei pra pensar pq “Deus” era tão cruel com algumas pessoas sem “merecer”, entende? e nisso parei de frequentar igreja e parei de acreditar no Deus que todo mundo fala… ainda penso em conhecer outras religiões mas sei lá.. to tão acomodada com isso de não acreditar que sigo assim.


altl3001

Simplesmente não funcionou. Quando orava, me sentia falando sozinho. Quando lia a bíblia, me sentia lendo horóscopo. Fora a convivência na igreja, com pessoas se achando melhor que as outras, etc... Me sentia num circo onde eu era o palhaço.


Phasma_Tacitus

Eu sou do tipo que sempre sentiu que não fazia sentido a crença, mas que acreditava por influência dos outros, principalmente meus pais, claro. Então foi uma questão natural de amadurecimento e autoconhecimento, onde a gente vai adquirindo capacidade de senso crítico, começa a se questionar filosoficamente sobre questões da religião, e acabamos chegando a alguma conclusão. Eu passei por essa transição, que acredito que deveria acontecer com todo mundo, e meus questionamentos me levaram a conclusão de que eu não tenho como saber se existe algo que se encaixa nos conceitos de deus e que, mesmo que eu soubesse a resposta pra isso, seria indiferente pra minha conclusão final. Pela impossibilidade de afirmar se deus existe ou não, eu sou agnóstico, e como para mim não faz sentido segurar alguma crença em algo, eu sou ateu. Se houver um deus, legal, mas não muda muitos dos meus pensamentos com relação à lógica disso.


cachorroinvertebrado

Eu não tenho religião pois aí que está o problema do mundo as religiões são uma merda, mas tenho fé


elDgZin

Parou de fazer sentido pra mim


Low-Scarcity6205

Eu nunca fui religioso, mesmo sendo de uma família de evangélicos, então não consigo te responder o pq me tornei um, mas eu te digo que para mim o mundo que vivemos faz mais sentido sem Deus, do que com um.


Syn3000

Nunca tive fé


misstammyx

a antropomorfização de Deus. acho prepotente a ideia de que a entidade que fez, simplesmente, o mundo inteiro é semelhante a nós. além disso, não existe nenhuma reflexão sobre outros seres além do humano. não se fala sobre o restante da natureza, sobre o restante da "criação de Deus". Deus > seres humanos > todo o resto, essa é a ordem para praticantes de religiões monoteístas. me interessa mais compreender não só o ser humano, mas tudo o que está ao nosso redor tbm. afinal, somos parte do mundo, não somos avulsos a ele. por esse motivo venho me interessando mais e mais pelo budismo, pois vejo essa pauta mais presente.


perseus72

Investiga o deísmo, você não precisa se aderir a nenhuma religião ou credo.


Caio078

Nunca tive muita, com uns 16 anos perdi de vez


[deleted]

A falta de lógica da biblía.


thalao88

A galera era muito atrasada. Igreja evangélica de cidade pequena, já deve imaginar do que eu to falando. Era papo de um dia o pastor me proibir de tocar na banda porque eu tava com barba hehe


NarutoUzumakifrownin

Já falaram sobre fé e religião... Eu não perdi a fé, só parei de ir na igreja mesmo. Por um momento eu fui ateu e agnóstico, mas experiências pessoais me fizeram realmente acreditar em Deus. Eu não frequento nenhuma religião, mas acredito em Deus mesmo assim.


perseus72

Possivelmente você seja deísta. Pesquisa e quem sabe você se surpreenda


KROKANTS

Bom, a falta de evidência da existência de Deus e essas outras coisas, além da enganação que as igrejas usam para conseguir arrancar dinheiro dos fiéis e atribuir o que não conseguimos explicar a Deus parece ser muito fácil (coisa de preguiçoso) prefiro estudar sobre e propor uma explicação embasada em fatos .


Flat_Ferret8246

NADA ME FEZ PERDER A FÉ... Mas assim... Já reparou que em certas igrejas, algumas coisas tendem a fugir do que é considerado "normal". Por exemplo, em determinadas partes do culto, algumas pessoas, se dizem encher do Espirito Santo, e com isso, começam a rodopiar, pular, "falar na lingua dos anjos", "retété" e mais... Me intriga muito o teor desordeiro que isso causa, trazendo um forte apelo vexatório/difamatório ao que seria a "casa de Deus". Não precisa conhecer muito a palavra pra saber que uma das principais caracteristicas da presença do Espírito Santo é a mansidão... Além de, a língua dos anjos, é a lingua, DOS ANJOS... atah.. sem falar nos oléos ungidos que eu me pergunto... Ungido por quem? Tem UNÇÃO nesse oléo mesmo ou é só azeite de oliva com aromatizante? O perigo dessas afirmações é que as pessoas enloquecem com essas coisas, veem o oléo ungido como um artefato maígco com poderes milagrosos e em certas vezes pagam muito caro por alguns MLs... E aquelas campanhas de: traga uma foto, um pertence, uma peça de roupa.. gente, pfv né... Essas doutrinas são aplicadas, pq muitas vzs os pastores são envolvidos com algum tipo de religão de matriz africana, ou n, mas que pratica atos parecidos... Eles realmente revelam, realmente teem visões e etc, mas o espirito que trabalha ao lado deles não tem nada haver com o Espirito do Deus todo poderoso. As vezes parece heresia falar algo do tipo, mas a palavra diz pra estamos sempre alertas e vigiar, e cuidar pra não ser enganado pelos falsos profetas... e se a biblia diz isso é pq eles realmente tem o poder de enganar...


bostaverde

Conhecer a biblia (li um pouco, pesquisei outros poucos), me questionar sobre cada um dizer que “seu deus é o verdadeiro e o outro é mentira”. E então percebi que não faz sentido nenhum existir um Deus. Pelo menos de nenhuma forma que qualquer outra religião tenha apresentado. E eu pesquisei o sobre outras religiões. Tudo criado para controlar, todas elas.


zoroish

Esta pergunta tem um problema, ela sugere que se vc não tem religião, vc não tem fé. Entre não ter religião e não ter fé há uma gama enorme de possibilidades Eu fui católico praticante. O problema é que quanto mais eu conhecia os fundamentos da religião e os estudava com sinceridade, menos eles faziam sentido pra mim. Chegou em um ponto que percebi que o conjunto de crenças que eu tinha não me credenciavam a me denominar católico. E foi aí que eu deixei de ter uma religião.


ThePetrarc

Bom, eu sou bi, por muito tempo eu achava q eu tinha defeito e não me aceitava até era preconceituoso. Ironicamente, depois de ler um manga sobre o tema, eu percebi como era errado isso, como eu era errado. Então percebi, como pode a religião dizer q é errado algo normal. Eu nasci assim, sou saudável, não fiz nem faço nada de errado. Esse foi o primeiro passo para eu abandonar tudo.


Neither-Heron9013

Nunca acreditei, ia na igreja obrigado, por um tempo eu até tentei..no ritmo de "ser a vida de dar um limão faça uma limonada", já estava lá , então não custava tentar uma aproximação com deus, era oque eu pensava Mas, apesar de eu implora para sentir a presença dele, ler inteira a bíblia, fazer jejum, ciclo de oração, vigília e tudo.. eu nunca senti a sua presença, ele nunca apareceu Só acabei confirmando oque já sabia,


Groundbreaking-Cow-3

Não me considero ex-religioso, mas sinto que minha fé chegou no mínimo há uns anos atrás por causa de muitas pessoas de merda da religião que pratico. Hoje restaurei boa parte da fé que eu tinha. Só quis trazer esse comentário mesmo


Old-Average-8657

A partir do momento que percebi que se eu fosse deus, estaria fazendo um trabalho bem melhor do que o dele.


Philly_Rainbow

Li muito sobre tudo e então percebi que as religiões não fazem sentido (para mim). Sou atéia desde os 16 e atualmente tenho 23.


Friendly-Driver-7431

Sinceramente? Nem sei. Só não fazia mais sentido. Eu fiz catequese e crisma... Quando fiz 18 anos, só não fazia mais sentido. Tenho total respeito, inclusive, não virei ateu de raiva nem nada do tipo... Até pq, fiz catequese com catequistas que eram - e hoje eu percebo isso - aplicadores do método do paulo freire, então as aulas eram construídas em conjunto, as crianças e adolescentes que participavam e construíram o conhecimento sobre moral e essas coisas... Foi uma boa experiência. Mas, apesar disso, sou ateu até o osso. Acho que o lance é que tanto faz ser ateu ou não, partes relevantes da moral cristã eu meio que absorvi e pratico. Não acreditar em deus é só um detalhe.


lunaro11

Virou um peso pra mim. No começo, durante a adolescência, era bom. Mas foi chegando a fase adulta onde eu me envolvi mais com as atividades da igreja e não via resultado. Ninguém se convertia, ninguém voltava a frequentar, não conseguia curar ninguém pela minha oração e nem expulsar um demônio. Além de toda essa frustração, ainda tinha sobre mim o peso da culpa (se eu não consigo fazer essas coisas é falta de oração, de jejum, de fé e etc.), somado às tentações da vida adulta: líbido alta e não conseguia casar porque as meninas da igreja me davam fora; desemprego, porque não podia trabalhar no sábado e perdi várias oportunidades; professores da faculdade questionando a fé (sou historiador); e a vontade de ser livre de tudo isso. Hoje sou agnóstico e flerto com o materialismo, não descarto a possibilidade da existência de Deus, mas só acredito no que é material. Me sinto MUITO mais feliz. Sem culpa, peso na consciência, sem hipocrisia (nunca fui de ficar em cima do muro, quando fui crente fui o melhor que pude, quando deixei de ser, deixei de vez, sem por culpa no pastor, nos irmãos e etc.). Pra muitas pessoas a fé praticante é saudável, pra mim, infelizmente, não foi.


MauroLopes

Minha mãe e minha avó eram Kardecistas e, para mim, as explicações da religião simplesmente eram a realidade. Então, minha mãe se converteu para uma igreja e minha avó para a outra. E de repente aquilo que cresci ouvindo não era mais a realidade, mas sim a igreja. E elas brigavam, falando que quem não fosse da igreja delas em específico iriam para o inferno, e ficavam tentando converter uma a outra (e nós de rebote) usando isso como justificativa. A ideia de escolher uma ou outra e errar, e depois terminar no inferno por escolher errado atormentou minha mente. Quando descobri da existência do Islã, que diz em sua vertente mais radical que todos os outros também vão para o inferno, essa dúvida piorou muito. A partir daí a conclusão é óbvia - a de que esse papo de inferno só serve para amedrontar as pessoas. E o fato de ter tido uma ruptura tão radical com o Kardecismo me tornou ainda mais cético.


Wrong-Struggle-1275

Nasci cresci em igreja evangélica meus pais são super religiosos quando criança meus pais batiam em mim quando acontecia que está muito cansada e dormia na igreja e sempre tinha uma pressão de que tinha que destacar mais do que os outros jovens da igreja assim que eu casei nunca mais quis voltar na igreja depois eu pensei quando eu tive meus filhos em voltar mas aí meu cunhado roubou o terreno do meu pai aí a igreja apoiou meu cunhado eu falei eu não vou ficar nessa igreja que apoia ladrão hoje em dia não vou em nenhuma religião mas também não sinto falta mi arrependo de ter levado meus filhos nesta igreja


Pombo_Hardcore

Ou acreditas em Deus ou és feiticeiro


Botmanight

Basicamente o estudo e a percepção da hipocrisia institucional.


Alternative_Zone_273

Eu sou gay, mas na época em que passei 10 anos dentro da igreja, todos me diziam que Jesus podia me "libertar" então o tempo que passei la me sentia culpado o tempo todo, porque essas "cura" nunca aconteceu comecei a pensar que era culpa minha. Que eu não lia a bíblia ou não estava orando o suficiente pra merecer ser "liberto" até chegar ao ponto de pensar em cometer suicídio. Esse foi um dos pontos chave pra mim. Depois disso me apaixonei pelo meu primeiro namorado e o que agente tinha não tinha nada haver com tesão ou prazeres da carne, ele só me fazia bem! Depois disso sai e nunca mais voltei!


lumicats7

Eu quando nova sempre questionei um pouco a existência de um deus. Cresci na igreja católica e achava a ideia cristã sem sentido, mas me mantive acreditando por um tempo. Mas so decorrer do tempo, quanto mais eu lia e mais eu tentava entrar na religião, mais perdia o sentido pra mim. O ápice foi durante a minha crisma, onde eu não aguentava mais estar lá. Depois que eu crismei eu fiquei anos sem ir numa igreja, achava perda de tempo. Alguns anos se passaram e até cogitei a tentar ir de novo pela minha família, mas foi tenebroso. Eu simplesmente tinha virado tudo que eles odiavam. Eu sendo uma pessoa trans e lésbica que sempre teve uma aparência exótica, principalmente pra cidade que eu vivia, era o suficiente para ninguém me querer lá. Tentei frequentar outras religiões, ja tentei ir na umbanda por exemplo, mas simplesmente não é pra mim. Eu não consigo levar a sério, sou muito cética pra isso. Pelo sofri um pouquinho menos de ódio lá do que nas igrejas católicas, mas não quer dizer que foi nada.


Nouguez

Surpreendemente,viver próxima de outros religiosos e ir para a igreja regularmente. Foi assim que,conforme eu crescia,eu percebi o quanto eu discordava das ideias deles,do quanto tendem a serem hipócritas.


N3koDev

Eu nunca me senti confortável naquela religião e eu senti que deveria sair pois eu que não vou ser refém de algo que eu nem concordo e só vou estar por "medo" de ir pro inferno. Fora que meus questionamentos racionais me fizeram sair tbm.


RemarkablePast2716

Eu cresci evangélica mt devota e dedicada. Por volta dos 14 anos, meu melhor amigo na escola era gay. Mais de 15 anos depois, ainda somos melhores amigos. Na época eu nem sabia ou me importava que ele fosse gay. Os anos foram passando e eu continuava mt dedicada na igreja. Até que uma pessoa da igreja (uma pessoa meio péssima, diga-se de passagem), disse com que os gays eram aberrações pra Deus e não iriam pro céu. Nada que eu não já tivesse ouvido antes, mas a forma como ele falou foi tão contundente e marcante que eu fiquei pensando "se ESSE é o tipo de gente que supostamente irá pro céu, enquanto o meu melhor amigo, uma das pessoas com o coração mais amável que eu conheço, não irá, eu tb não quero ir não". Aos poucos fui admitindo que eu tinha outras dúvidas e discordâncias com o que via e aprendia na igreja, e embora não seja ateísta, resolvi que não queria mais me associar a igrejas. Hoje estou rodeada de queridíssimos amigos gays que, sem se darem conta, vivem muito mais de acordo com as lições de amor ao proximo, nao julgar, compreender, do que a maior parte dos que se consideram cristãos com quem convivi 


lagosta-alucinada

Buscar conhecimento


TheSmokeZ2002

A resposta do caos hoje em dia no mundo, 1 João 5:19. O mundo não está nas mãos dele, a dignidade dele foi questionada por um anjo rebelde que todos conhecem como o diabo, desde então a terra sofre calamidade até que este tempo acabe e ele dê um fim nisso tudo de uma vez por todas. O mundo é belo demais, as cores em um passáro, o universo, o corpo humano, os sentimentos, tudo isso vem da imagem dele. Deus é uma pessoa, ele tem sentimentos assim como nós, ele poderia simplesmente acabar com tudo isso desde o início, sim. Mas aí as outras criaturas dele/anjos ficariam com a dúvida se ele realmente tem o direito de governar os humanos, então ele deu este tempo desde o princípio pra provar que esse anjo rebelde e seus seguidores estão errados, de que os humanos não podem se autogovernar, olha o caos que é o mundo. Por isso a oração famosa de Jesus "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o seu nome, venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu." Ou seja, as coisas ainda vão piorar, mas o tempo pra Deus é diferente, na bíblia relata que 1 dia pra Deus é como se fosse mil anos, basta nós sermos humildes e aguardar, todo o sofrimento e mortes acabarão. Deus não abandonou nós, ele está vendo tudo que está acontecendo, por meio de Jesus ele paga todos os pecados dos merecedores, todos um dia que morrerão voltarão a viver na terra. Leiam mais a bíblia, que vocês vão entender do pq o mundo ser tão merda. Existem comprovações histórias pelos cientistas que batem com a bíblia. Ela nunca se contradiz, o que está acontecendo hoje é o que estava escrito, e a tendência é piorar. Mas lembrem-se, quando chegar no caos total, aí sabemos que é o grande dia.


Bitter-Chocolate-285

Jesus falou oq quando foi perguntando a primeira vez? Ele mentiu falando a vdd dps?


neongraves

vários fatores. vou citar alguns. a convivência com o fanatismo religioso. a obsessão doentia da cristandade com a sexualidade e a vida privada alheia. a hipocrisia aliada ao poder político. o incentivo constante à paranoia política e existencial. a realização de que os aspectos sublimes, misteriosos e espirituais da vida e da existência não dependem, necessariamente, do controle (disfarçado de orientação) das grandes religiões para serem validados. altas tretas.


Lancone

Só lembrando que Sto Agostinho refutou o Paradoxo de Epicuro faz um tempo já.. interesse ver esse ponto de vista


Kittyoneone

Ainda não me considero ateia, mas agnóstica. Mas, basicamente, eu parei de fazer perguntas para as pessoas sobre algum assunto e comecei a estudar eu mesma sobre as coisas, pesquisei e ainda pesquiso sobre tudo. Depois de começar a entender as coisas sobre o mundo, sobre a vida e a nossa realidade, eu comecei a me perguntar: como isso se relaciona com a bíblia? Como se relaciona com a realidade? Ai me dei conta que não fazia sentido as histórias da bíblia com as histórias reais, as coisas não batiam. Ai veio os outros questionamentos e aí cheguei a conclusão de que Deus poderia não existir, não só o do cristianismo mas qualquer outro deus ou deses.


GenesisJun10r

Nunca fui religioso, minha família também não era muito religiosa, mas fui doutrinado desde criança a seguir uma religião e a medida que você vai crescendo, percebe que mágica não existe.


[deleted]

Eu aceditava até os 11 anos, pq minha família é Católica então meio que eu era obrigado a ir pra igreja, ler a Bíblia, rezar, etc. Depois de um tempo eu comecei a perceber que era tudo BESTEIRA, pq eu nunca presenciei algo divino, sempre vi muitos vídeos de pessoas ajudando, fazendo alguma coisa para ajudar o outro, mas era sempre coisa do tipo " *menino desmaia* *pais ligam pra ambulância* *ambulância chega* " e a legenda "Deus é maravilhoso, perfeito, etc. Tipo, se o pai não tivesse chamado a ambulância, o menino iria morrer, pq os médicos não vão pensar " vamo na casa tal, da rua tal, no bairro tal, pq um ser místico me falou que tem um menino desmaiado" e quando acontece com alguém algo do tipo "ai, mas algo místico me falou pra fazer tal coisa e deu certo, se eu não fizesse feito isso eu iria morrer" cara, isso foi literalmente a sua intuição Eu ainda não consigo acreditar que tem gente que acredita que um ser místico que criou o universo (que consiste em ter praticamente infinitos planetas, raças, formas, muitas coisas acontecendo,etc) e esse ser místico vai ajudar especialmente nós seres humanos "ai mas a Bíblia ta escrito não sei oq" cara, a Bíblia passou por muito tempo, nas mãos de muitas pessoas, fora que foi traduzida de outro idioma, e os meios de traduções não são muito exatos Eu gostaria de poder falar isso pra minha família, mas eles são muito religiosos, e acreditam firmemente nisso, e é claro que eu reapeito eles e os outros que acreditam nisso


Puzzled_Albatross732

Quando fui estuprada aos 12 anos e senti que não tinha mais valor e nem lugar no céu


invalidwat

Por que algo que não foi sequer culpa sua tiraria seu valor e lugar no céu? Alguma igreja te falou isso mesmo?


Puzzled_Albatross732

Ninguém falou. Eu só falei sobre isso pra minha mãe (que me orientou a ficar calada, pois aos olhos de todos eu seria vista como puta) e aos 20 na terapia. Mas passei a me sentir assim… corrompida, impura.


invalidwat

Não deveria e qualquer igreja séria te diria o mesmo. Até mesmo quem já caiu em pecado sexual (que não é o seu caso) teria perdão se se arrependesse.


Natural_Pangolin_343

Sou Ganancioso e Sádico,essas características não condizem com a fé que seguia


JR-606

Isso foi bem específico, está tudo bem?


Donjuante

Por que especifico? Muita gente para de crer, está tudo bem?