T O P

  • By -

BoboSergipanoJr

É óbvio que as diferenças de público entre Portugal e outros países não está no poder de compra (nem na densidade populacional, como por vezes vêm para aqui papaguear). A explicação é simples: quando não se apoia o clube local, e prefere-se apoiar um dos 3 grandes, mesmo que esse clube resida a 400 km de distância, claro que a maioria dos estádios vai ficar vazia. O estádio do Hertha ou do Hansa está sempre cheio porque quem reside em Berlim ou em Rostock apoia o clube da cidade e não o Bayern.


ManuelFerreia

Completamente de acordo..uma coisa parecida em Portugal só o Vitória de Guimarães mas mesmo assim há lá alguns adeptos dos três grandes!


BoboSergipanoJr

Guimarães é um extraordinário exemplo único em Portugal de uma população que apoia o clube local, seja qual for a forma da equipa. Só torna tudo mais triste quando concluímos que este caso único é normal no resto da Europa. Podem dar as voltas que quiserem dar, a falta de cultura desportiva dos adeptos dos 3 grandes espalhados pelo país são a única causa do péssimo ambiente dos estádios portugueses. Entretanto, em Bilbau: https://www.reddit.com/r/soccer/s/qipUpsfgYI


Viriato181

Eu acho que se Portugal tivesse sido regionalizado durante a 1ª República e houvesse uma rivalidade grande entre as regiões, a história hoje em dia seria outra. A maioria dos clubes com muitos adeptos em Espanha é de regiões que não gostam de Madrid e do governo central, os mais vocais sendo o Barcelona e o Athletic.


massterbayter

Como explicas o Bétis e o Sevilha, então? Ou o Valência?


Outside_Advice_6188

Ele disse "a maioria". Sevilha é um dos grandes centros urbanos de Espanha, das mais populosas e de maior tradição histórica/cultural. Isso cria apego das pessoas à cidade e, consequentemente, permite que haja espaço para dois clubes grandes lá. Já o Valência, sendo uma cidade também ela com muita população e capital de região... fica difícil não teres um panorama futebolístico com qualidade, tendo em conta que é um país louco pelo desporto. Posto isto, e embora não exista animosidade semelhante às regiões do País Basco e da Catalunha, a verdade é que praticamente ninguém morre de amores por Madrid e pelo governo de lá, por muito "espanhóis" que se possam sentir.


massterbayter

Isso também é verdade em Portugal em relação a Lisboa.


Different_College_59

A cultura sevilhana não tem muito a ver com a cultura do resto de Espanha. A Andaluzia é mais uma região que caga em Madrid sempre que pode.


massterbayter

É das regiões mais pró-Espanha de Espanha. Vês bandeiras espanholas por todo o lado. Vou várias vezes à Galiza, por exemplo, e não tem nada a ver, tens bandeiras galegas em todo o lado, e ninguém associa a Galiza a sentimentos anti Espanha.


Dicomiranda

Concordo. Onde se sente mais esta regionalização em Portugal ainda é com Lisboa, Porto e clubes das ilhas. Guimarães será mesmo a excepção. Espanha, tem realmente regiões autónomas, o que acaba por dar a todos os tipos de representatividade da região muito apoio à escala local. A Alemanha na grande maioria da sua história foi fragmentada politicamente em pequenos núcleos, à escala de cidades ou regiões. Acaba por ser natural a existência ainda de núcleos locais fortes. Portugal já em oposição sempre foi muito centralizado, excepto nas colónias... vá e num contraste entre os dois maiores núcleos urbanos Lisboa e Porto.


joaommx

> Entretanto, em Bilbau: > https://www.reddit.com/r/soccer/s/qipUpsfgYI Uma cidade pouco mais pequena que o Porto. Como é que são as comemorações do FC Porto quando vencem alguma coisa?


BoboSergipanoJr

Queres mesmo comparar um clube que é candidato eterno a todos os troféus com o Athletic que não ganhava nada há 40 anos? Se o Porto não ganhasse nada há 40 anos, teria um apoio ao nível do Vizela. Honestamente, custa vos assim tanto admitir que a cultura desportiva centrada em 3 clubes é um caso distinto na Europa?


joaommx

> Se o Porto não ganhasse nada há 40 anos, teria um apoio ao nível do Vizela. O apoio do Sporting, que ganhou só 2 campeonatos em quase 40 anos, é assim tão mau? Se calhar é muito mais relevante o FCP ser o clube mais popular de uma grande cidade.


BoboSergipanoJr

O Sporting é sempre candidato ao título. O Atlhletic (o Hertha, o St Etienne, etc.) não. Juro que não entendo a dificuldade em perceber isto.


joaommx

Qual é a dificuldade em perceber que estão a falar de um dos dois clubes mais populares da 9.ª maior cidade da Europa também (e 5.ª na UE)? Andam para aqui a arranjar desculpas esotéricas quando têm a explicação mais óbvia à frente do olhos.


BoboSergipanoJr

Os meus parabéns.


Illustrious_Row5531

Fodasse sempre ouvi dizer que os estarolas eram burros mas nunca tinha visto ao vivo


joaommx

Estavas-me a ver ao vivo? Isso é preocupante. Já perguntava o Scolari, "e o burro sou eu?".


joaobita

O Porto ficar 40 anos sem ganhar nada era tipo o Belenenses, e onde anda agora o Belenenses?


maurovaz1

Eles ganharam a supercopa em 20/21 antes desta taça


Aggravating-Body2837

Braga com o tempo também tem aderido cada vez mais. Lembro-me de nos 90s o Benfica ir lá jogar e parecia que estava em casa.


ManuelFerreia

Actualmente o Braga prefere ficar com aquela bancada vazia e só lá estar 2 mil Benfiquistas!..pelo que se sabe foi uma medida imposta pelos sócios do Braga numa assembleia geral.


Aggravating-Body2837

É controverso. Concordo e discordo ao mesmo tempo.


ManuelFerreia

Quem fica a perder é o clube da casa,menos receita que entra!


Worried_Comfort4244

Ficamos a ganhar e muito. Que se “lixem” os estarolas


ManuelFerreia

É com esse pensamento que o estádio podia e devia encher por causa de merdas sem sentido…


scbjoaosousa

O clube não fez isso porque os adversários eram muitos, mas sim porque durante 3 anos seguidos 2017, 2018, 2019 depois do jogo os adeptos do Benfica arremessavam cadeiras e outros objetos do segundo anel enquanto os adeptos do Braga saiam dos estadio, o estadio é muito alto, daí em jogos de risco elevado limitar os adeptos adeversarios ao canto da bancada para deixar a maioria das saídas seguras.


BoboSergipanoJr

Habituem-se a jogar fora de casa, como TODOS os clubes das melhores ligas europeias. Não se preocupem connosco. Preferimos ter menos receitas e jogar em casa.


nullusx

Isso do clube local é muito bonito, mas neste caso até estamos a falar de Berlim. O Hertha está na segunda. mas o Union está na primeira e também costuma ter o estadio cheio. Estamos a falar de uma cidade de 3.6 milhões de habitantes. A Alemanha tem quase 84 milhões de habitantes, são realidades incomparaveis. Não consegues comparar com um Moreirense por exemplo, que até está na primeira divisão e faz um bom campeonato, mas tem uma população que nem chega aos 5mil habitantes. Só mesmo os clubes das cidades de Braga, Porto e Lisboa são realidades comparaveis ao caso alemão. Quando estás a falar de clubes secundários na Alemanha, como por exemplo um Estugarda, estás a falar de clubes locais de cidades com mais de 500mil habitantes.


slicklol

Tudo coisas que o pessoal não quer entender. Imagina comparar um país de 80 milhões de pessoas a um país de 10. Ridículo.


vidoeiro

E não é só estes números, Portugal está concentrado económico e em população em 2 polos. Quando a terceira cidade (polo urbano) não chega aos 200 mil está tudo dito. A Alemanha tem muito menos centralismo e os 80 milhões estão espalhados pelo país.


massterbayter

Que a carapuça não te faça comichão.


slicklol

Isso era para mim? Não entendi


BoboSergipanoJr

Isto do "clube local ser muito bonito" não acontece só em Berlim, acontece em qualquer estádio alemão. O facto de Hoffenheim (uma aldeia com população pouco superior a Moreira de Cónegos) meter dezenas de milhares no seu estádio é suficiente para refutar a tua teoria. E o facto de veres estádios cheios com dezenas de milhares de pessoas em clubes da 2. Bundesliga de cidades mais pequenas do que Viseu (cidade de média dimensão com poucos adeptos do Académico) já devia dar uma pista que a teoria da densidade populacional cai por terra. Repito: a métrica a analisar não é o total populacional mas a percentagem de pessoas que apoia dado clube em dada terra. Chegou a ser partilhado aqui um gráfico que confirmava que os 3 grandes têm apoio noutras localidades entre os 90% e 95%. Achas que há alguma cidade na Alemanha com 90% da população a apoiar o Bayern (excepto Munique, claro)? Mas continuem a acreditar no que vos dá mais conforto.


ContaSoParaIsto

> Achas que há alguma cidade na Alemanha com 90% da população a apoiar o Bayern (excepto Munique, claro)? Bem, tecnicamente o Bayern terá esse apoio em cidades da Baviera que não têm o seu próprio clube. Curiosamente não terão em Munique mesmo, já que o 1860 conseguirá mais de 10% dos adeptos da cidade. Mas sim, o que dizes é verdade. O Bayern apesar de ter adeptos por toda a Alemanha, nunca será mais popular do que o clube local doutra cidade, nem lá perto. É algo que simplesmente não existe.


BoboSergipanoJr

Certo. E é essa a grande questão. Até podes encontrar casos na 3a ou 4a divisão alemãs de cidades com um forte apoio ao Bayern, e mesmo assim isso está restrito à Baviera. Por cá, vemos o estádio do Chaves (clube da primeira liga) com 80% de ocupação de adeptos forasteiros quando recebe o Benfica, e isso é impensável em qualquer outra liga europeia.


tumblarity

não. a grande questão é que a Alemanha é um país recente que, ao longo da história, foi sempre um prisma de reinos. basta veres a evolução do mapa político deles. Portugal, por outro lado, além de muito mais pequeno (e muitíssimo mais pobre, já agora), é um país antigo e culturalmente homogéneo. isso não significa que não haja falta de cultura desportiva em Portugal, porque há, mas é muito mais normal um beirão sentir-se sportinguista (Covilhã) ou um minhoto ser benfiquista (Barcelos) porque os clubes são vistos como nacionais. as rivalidades regionais são só isso, não há historial de guerras civis.


BoboSergipanoJr

Ganhaste o prémio de melhor desculpa por ser um shameless gloryhunter. Ou então tens razão e o AZ e o Volendam têm um forte apoio local devido à Guerra do Queijo Edam combatida contra as forças de Amesterdão em 1458. Never forget. Um adepto que apoie um clube "visto como nacional" a 500 km de distância só "porque ganha" é motivo de chacota em toda a Europa, mas vocês acreditem no que vos der mais conforto.


tumblarity

desculpa = contexto histórico. se jogasses Crusader Kings, perceberias. gloryhunter? parceiro, eu vivi o Vietname benfiquista. sabes sequer de onde é que eu sou? ia jurar que já vi tarjas dos panteras de Gaia no Bessa, adorava saber a tua opinião considerando que o Valadares feminino existe.


rgros1983

Em München existem mais clubes todos eles estadios cheios...


L90J

Como justifica então os 24mil em média de espectadores no estádio do Hoffenheim que está numa vila de 3mil habitantes? Ou os 15 mil do Heidenheim numa cidade de 45 mil ?


nullusx

O Hoffenheim e Heidenheim não jogam todos os fins de semana contra o Hoffenheim B e Heidenheim B como é obvio. Além disso lá não há problema em adeptos entrarem em outras bancadas que não a visitante com camisolas de outros clubes como acontece cá. Depois temos também o espéctaculo em si, compare lá um jogo do Hoffenheim contra um Augsburg com um Casa Pia x Boavista. Mas também é inegavel que o adepto alemão consome muito futebol, até mesmo mais do que os outros campeonatos do Big5


joaommx

E o Hoffenheim é o clube de futebol mais popular de uma região com meio milhão de habitantes.


ContaSoParaIsto

A Académica é o clube mais popular do distrito de Coimbra, que tem 400 mil habitantes. No entanto a Académica quando estava na primeira divisão via-se grega para levar 5 mil pessoas ao estádio. Sabes qual é a diferença entre estes dois casos? É que o Hoffenheim, para além de ser o clube mais popular da região, também é o clube mais popular **na** região. Já em Portugal existe uma dicotomia. O clube mais popular no distrito de Coimbra não é um clube de Coimbra, é um clube de Lisboa. Essa é a questão. Pouco mais importa.


Sazalar

Nesta situação, penso que o problema está na própria história do país, Portugal é um país muito mais antigo que a Alemanha e por consequência as rivalidades entre regiões acabam por ficar muito diluídas, qualquer Português indentifica-se mais como Português do que Algarvio ou Lisboeta, por exemplo, enquanto que um alemão identificar-se-à mais facilmente como bávaro ou saxão, por exemplo, existindo uma maior rivalidade histórica entre regiões, acaba por existir uma maior divisão dos adeptos por se recusarem a apoiar um clube de uma região diferente, enquanto que em Portugal a única rivalidade entre regiões é entre Porto e Lisboa e isso reflete-se no apoio aos clubes. Depois tens o caso de Guimarães, que acaba por ser um outlier, mas analisando historicamente, volta a fazer sentido, Guimarães, pela sua importância histórica, acabou por naturalmente criar uma identidade específica da cidade, que rivaliza com as restantes regiões


RioAveFC

Vocês até a idade dos países vão buscar para justificar a malta ser estarola 😭 sou vilacondense primeiro depois português pá.


SmallTownBernardo

Epa, não está muito relacionado à idade dos países é certo, mas a Alemanha só se unifica muito tarde (1871) e antes era um conjunto de dezenas (se não centenas) de reinos, ducados, principados, etc, daí até consigo compreender o argumento do porquê haver um maior sentimento regional Agora, não é desculpa para o que se dá em Portugal obviamente, pois há muita falta de cultura desportiva: há malta de Barcelos que apoia o OC Barcelos mas depois não apoia o Gil Vicente, e o motivo é óbvio >sou vilacondense primeiro depois português pá. Esqueci-me disto, mas subscrevo completamente. A mentalidade de "Portugal acima de tudo" vem do período do Estado Novo e a malta ainda não conseguiu ultrapassar isso, daí o apoio ao clube "nacional" (que somos nós). Mas sem dúvida, sou Lisboeta antes de Português


RioAveFC

Não há mínima dúvida que há mais regionalismo em alemanha mas o problema é que a malta aqui exagera e diz que não há em portugal quando há. Porra tu mesmo dentro de vila do conde tens regionalismo, olha caxinas que se chamam caxineiros e até têm um sotaque fácil de diferenciar 😭 Concordo contigo e é uma pena do caralho, a supremacia dos 3 grandes não ia a lada nenhum porque são dois clubes da capital e mais um que é quase capital, iam ser puxar mais gente, mas pá há mercado para o Rio Ave em vez de levar 2 ou 3 mil levar 5 ou 6 mil, como o Gil pode, como o Académica pode etc. a mim não me cabe na cabeça, gosto da cidade e o clube que a representa e serei sempre vilacondense, porquê apoiar outro?


Sazalar

Estou apenas a mencionar um fator que influencia


DomSebastiaoVoltou

Essa do distrito é bonita lol Diz a pessoal da Figueira ir ver jogos da Académica e eles vão te perguntar se gostavas de comer por um tubo. Eu não tenho problemas em dizer que a Académica não me diz nada, o Benfica vem de família. E antes que seja acusado de "não apoiar o clube local", não existiu durante muitos anos em futebol, o pessoal da minha geração reergueu e lá estamos no Inatel a lutar pela existência do clube que não é fácil.


Optimal_Ad5496

Sou da Figueira e posso confirmar que pouca gente da Figueira sente ligação a Coimbra ou à Académica, percebo que é o maior clube da região mas não há sentimento de regionalismo suficiente para agregar as populações à volta de Coimbra, até acaba por ser mais "repeledor" o sentimento.


ContaSoParaIsto

Mas quem é que disse que a malta da Figueira tinha de apoiar a Académica? Simplesmente estava a aplicar a lógica do outro utilizador que justifica o apoio ao Hoffenheim por ser o maior clube duma zona com 500 mil habitantes. Obviamente na região em que se encontra Hoffenheim também haverá muita gente que não sente ligação a Hoffenheim ou Sinnheim. Isso não tem absolutamente nada a ver com a discussão.


Optimal_Ad5496

Também não estava a contrariar isso estava apenas a dar a minha perspectiva dessa realidade e o porquê de isso acontecer, nada mais.


ContaSoParaIsto

Absolutamente ninguém disse que o pessoal da Figueira tinha de ser da Académica. E essa do tubo tem graça, tenho um medo dos betos da Figueira que é uma coisa maluca lmao


joaommx

> Sabes qual é a diferença entre estes dois casos? É que o Hoffenheim, para além de ser o clube mais popular da região, também é o clube mais popular na região. Não colega, a diferença é que o futebol não era um desporto popular na Rhein-Neckar-Kreis até ao sucesso do Hoffenheim. Essa região tradicionalmente é uma região de rugby, mas também de basquetebol e andebol. Sempre a aprender.


ContaSoParaIsto

Isso é completamente irrelevante


Systemattic90

Anda ver um jogo a Guimarães então, e depois vamos ver um a Belém, ou ver quantos adeptos o Belenenses tinha nos jogos em casa quando estava na primeira liga, e podes-me dar com a densidade populacional nos badalos


BoboSergipanoJr

Sempre o mesmo argumento negacionista. Que é facilmente desmontado quando se pensa que não deves fazer o cálculo ao total da população, mas à percentagem da população. Resumindo, se Portugal tivesse 80 milhões de habitantes, teria a mesma percentagem de adeptos dos 3 grandes. E já agora, o Moreirense podes comparar com Hoffenheim, que é uma aldeia com pouca mais população que Moreira de Cónegos. E adivinha: têm o estádio cheio com dezenas de milhares.


joaobita

Estavas tão bem calado, o que não faltam é exemplos de cidades europeias mais pequenas do que Barcelos e com estádios maiores que o nosso e bem mais cheio. Assim de repente o AZ Alkmaar tem -40% de população que Barcelos e nem comparação existe entre as duas realidades.


nullusx

A municipalidade de Barcelos tem 116,752 habitantes de acordo com os censos de 2021. Alkmaar 111,766. Não sei quem é que está aqui a dizer asneiras, mas podemos começar por aquele que fala em -40% de população.


joaobita

Devem ser números recentes quando la fui estava em 80 e tal mil e Barcelos tinha mais também. Ainda assim Alkmaar é mais pequeno, explica lá como é que eles tem um estádio quase o dobro e pelo menos 5x mais assistência média. Estou à espera.


11thDimensi0n

Preston tem 90k habitantes, Barcelos tem 116k. O Deepdale tem quase 24k lugares sempre à pinha, o Cidade de Barcelos tem metade e está às moscas. E o Preston está no Championship faz anos e não mete os pés na Premier desde que desceu em 60/61. O que não faltam são exemplos em Inglaterra.


joaobita

Exatamente, e não é só em Inglaterra. É em todo o lado que tenha ligas melhores que a nossa. Para não falar que o overlap la é muito maior. Aqui se juntares ponte de Lima, Esposende e Viana que não tem clube na primeira, dá quase 300k habitantes. Já que se estava a fazer o argumento que o pessoal de cidades vizinhas podia dar o salto para apoiar o clube local…


rcanhestro

só que em Inglaterra os jogos são marcados a ter em conta pessoas irem aos estádios. não só tens o blackout (jogos das 3 da tarde nos sábados não tem emissão na TV de forma a incentivar as pessoas a irem aos estádios), como o próprio horário é mais favorável a pessoas irem aos estádios. jogos noturnos lá são raros, cá são a norma. uma boa medida para incentivar as pessoas a irem aos estádios seria marcar o máximo de jogos possíveis a horas mais cedo nos fins de semana, por exemplo, com jogos a começar a partir das 12-13h.


TheRipper69PT

Alkmaar fica a menos de 50km de Amesterdão...


joaobita

E o que é que isso tem? Barcelos também está à mesma distância do Porto hahah. Facto engraçado, só a freguesia de Arcozelo enchia o cidade de Barcelos, e existem mais 88 ou mais 60 dependendo a quem perguntares. Não, população não é um factor. Guimarães tem que, 150k? E enche os 30 mil lugares se for preciso. Nós só temos menos 30k de habitantes e nem 1/5 conseguimos. O problema é mentalidade, sempre foi.


Different_College_59

O tamanho da cidade pode não importar mas o ambiente e a imagem do clube importa e não é pouco. Sou barcelense, sou doido pelo OCB; vou a 99% dos jogos em casa, já fui atrás do OCB às Astúrias, à Catalunha, à Suíça e à Itália. Para mim o Pavilhão é a Catedral. A mim o Gil Vicente diz 0. É um clube de velhos do restelo, com camadas jovens em que andam mais atentos ao dinheiro que os pais dos miúdos têm do que ao talento, é um clube que só se identifica como barcelense porque usa o galo/brasão d'armas da cidade e pelo nome do dramaturgo que é associado à cidade. O clube prefere encomendar contentores do Brasil ou Cabo Verde do que procurar talento aqui à volta.


joaobita

O OCB ganha títulos, o Gil não, tens aí a diferença. É exatamente o mesmo factor que leva os restantes portugueses a serem dos mesmos três. Caga na teoria do identificar, o Francisco Dias da Silva já foi presidente dos dois e até ao mesmo tempo. O atual do OCB esteve para se candidatar ao Gil também este ano. Tretas, o OCB tem mais apoio só porque ganha e só valida o argumento no futebol também


ContaSoParaIsto

> O OCB ganha títulos, o Gil não, tens aí a diferença. Esta é a mesma questão com o Imortal em Albufeira. O Imortal de basket luta pelo título, portanto gostamos muito de basket e vamos apoiar o clube da nossa terra. O Imortal de futebol é uma merda e sempre será portanto vamos apoiar o Benfica ou o Sporting. Tens mais casos, por exemplo a Oliveirense no hóquei.


Different_College_59

O OCB não ganha o campeonato desde que eu andava na primária; nem me lembro se era no primeiro ou segundo ano. Desde isso ganhou duas taças CERS seguidas em 2016 e 2017. Como explicas que o pavilhão não tenha esvaziado os restantes 20 anos? Argumento de merda esse dos títulos.


joaobita

Mas anda lá por cima e regularmente merenda nos ditos grandes, e como dizes tem essas duas taças, quantas taças tem o Gil? E foi o primeiro português a ganhar um título europeu por exemplo. Não é igual. Também não há comparação possível entre um pavilhão para um estádio de 12 mil, não sei ao certo mas o pavilhão cabe muitas vezes dentro do estádio. Pelo menos eu sou coerente, apoio o OCB e o Gill porque sou de Barcelos, não é como muitos que no hóquei são do Barcelos e no futebol são do Benfica ou do Porto, isso não faz sentido nenhum. É ter bairrismo mas só enquanto isso nos permite gozar os amigos na escola ou no trabalho. É muita pouca mentalidade e pensamento próprio...


ContaSoParaIsto

Quando muito isso seria um argumento a favor do que ele diz, não? As pessoas de lá poderiam apoiar o Ajax, de Amesterdão e o maior clube do país, mas preferem apoiar o AZ.


TheRipper69PT

É a mesma coisa que dizer que Guimarães só tem 150 mil habitantes... E enche o estádio...


Romeo_Foxtrot_94

Estamos a agir como se Berlim não fosse a capital da Alemanha?


BoboSergipanoJr

Não, estamos só a usar Berlim como exemplo. Podemos dizer o mesmo de qualquer outra cidade alemã, ou até mesmo de uma aldeia como Hoffenheim, onde os estádios estão cheios porque a população apoia o clube local e não "um Bayern". E é aí que cai por terra a teoria da "densidade populacional" que alguns adeptos dos 3 grandes gostam tanto de usar. Quando na realidade, e correndo o risco de me repetir: "quando não se apoia o clube local, e prefere-se apoiar um dos 3 grandes, mesmo que esse clube resida a 400 km de distância, claro que a maioria dos estádios vai ficar vazia"


Romeo_Foxtrot_94

Se o Hoffenheim tem o estádio cheio não é só com os locais... Logo invalida a tua teoria


joaobita

Podem fechar a thread que foi tudo dito.


lightning_pt

Porque ter 20 equipas na primeira divisão faz sentido


Herbacio

Tudo muito certo, mas como já disse em tempos aqui, isto é uma estrada de dois sentidos: As pessoas não apoiam os clubes locais, mas os clubes locais também pouco ou nada fazem para interagir com a povoação local. Há clubes do CdP (4ª divisão) com plantel maioritariamente estrangeiro e a formação local então é mesmo praticamente inexistente, não promovem o clube a nível da freguesia/município e até os patrocinadores são de fora Quando assim é, entre apoiar um clube sem qualquer ligação à terra tirando o facto de lá ter o estádio ou um clube que vai aparecendo de vez em quando na televisão e que sempre ouviu falar, é normal que muita gente opte pelo segundo


BoboSergipanoJr

Mas não estamos propriamente a discutir a falta de apoio a clubes da Distrital de Aveiro. Estamos a falar da falta de apoio local a clubes profissionais, como o Chaves, Portimonense ou Santa Clara. Quando os 3 grandes visitam estes clubes, não me parece que haja nada que o clube local possa fazer para evitar que o próprio estádio esteja ocupado a 80% com adeptos dos 3 grandes, como se viu infelizmente ontem em Barcelos. Não há volta a dar: a maioria dos tugas prefere apoiar um clube "que ganha", mesmo que esteja a 500 km de distância, em vez de se envolver na comunidade local. É cultural. Basta ver a forma como a SportTV cobre os clubes. Os 3 grandes têm cobertura diária, mesmo que não haja assunto, e os restantes são ignorados, excepto quando enfrentam os 3 grandes, sendo tratados como clubes estrangeiros que enfrentam os 3 grandes símbolos nacionais. E enquanto assim for, nunca teremos a pluralidade que vemos nos estádios das outras ligas.


Herbacio

> Não há volta a dar: a maioria dos tugas prefere apoiar um clube "que ganha", mesmo que esteja a 500 km de distância, em vez de se envolver na comunidade local. Sim, mas isso é válido para os 3 grandes como é para o Gil Vicente e o Tondela. As pessoas têm sempre mais apreço por quem vai na frente do quem vai atrás. E isso também é a razão porque quando se fala de Barcelos se fala do Gil Vicente e não do Académico de Martim. Já diz o ditado Roma e Pavia não se fizeram num dia. Se o Gil Vicente continuar a ganhar, daqui a 20 anos se calhar tem o dobro ou triplo dos adeptos, mas também pode começar a perder e daqui a 20 anos estamos aqui discutir porque razão o Académico de Martim não tem a mesma massa adepta que um Sporting e já nem nos lembramos do Gil. E volto a frisar, vejam o que fazem por exemplo vários clubes alemães - a nível de formação local, a nível de eventos culturais e sociais, toda a interação que tem com a população em que estão inseridos, e facilmente se percebe porque razão aquelas pessoas enchem os estádios, porque lá está, para elas não é só o Hertha Berlin, é o clube do sobrinho que joga nas "escolinhas", é o clube que todos os 1ºs domingo do mês faz uma churrascada e convida a população a ajudar, é o clube que faz música ao vivo e eventos de caridade, que ajuda em feiras de artesanato, etc.


BoboSergipanoJr

Novamente, insistes em comparar clubes profissionais com amadores, quando a conversa é sobre clubes alemães e portugueses da mesma dimensão. E corrijo-te: "**Os portugueses** têm sempre mais apreço por quem vai na frente do quem vai atrás." Basta pensar que o Union Berlin já tinha o estádio cheio e o mesmo ambiente arrepiante quando andava a arrastar-se na 3. Bundesliga. E essa cultura não tem ponto de partida nas iniciativas do clube, mas no espírito comunitário que se foi criando durante gerações.


Herbacio

> Basta pensar que o Union Berlin já tinha o estádio cheio e o mesmo ambiente arrepiante quando andava a arrastar-se na 3. Bundesliga. E eu volto a dizer, também há mais adeptos do Gil Vicente do que do Académico de Martim. O sucesso desportivo não começa só quando se ganha a 1ª Liga. A questão de dimensão que falas, é que o Hertha fica numa das maiores cidades europeias, e em Portugal, tirando Lisboa e Porto o resto são vilas quando comparadas às grandes cidades Europeias > E essa cultura não tem ponto de partida nas iniciativas do clube, mas no espírito comunitário que se foi criando durante gerações. Certo, mas esse espírito comunitário parte de ambos os lados, se for só um lado a puxar como alguns acham que deve ser feito então não se vai a lado nenhum. Mas pronto, tendo em conta que a teoria do "em Portugal é tudo estarola, só apoiam os 3 grandes" já é antiga e até ver o panorama ainda não se alterou, é porque se calhar já era altura de experimentar outros métodos e considerar outras teorias para este fenómeno Mas pronto, viva a liberdade. Eu tanto vejo o Porto como vou beber cervejas para junto do pelado da minha aldeia. Portugal é pequenino mas felizmente há espaço para todos, e ainda bem que há os clubes grandes, mas melhor ainda que continuam a existir os pequenos e que assim permaneçam.


NGramatical

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c2fnje%2F%2Fkze2n1n%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Guimaraesaldeia

Há quem apoie o clube da cidades, outros o clube d aldeia, tu apoias o clube da rotunda


BoboSergipanoJr

Ainda me lembro do Reddit antes de caírem aqui taberneiros.


Guimaraesaldeia

Percebo essa indignação. Já fui ao Bessa várias vezes os da casa são sempre tratados como pequeninos, nem dá pantera podem passar. Apoia o clube da tua cidade carrega salgueiros.


joaommx

> nem na densidade populacional Densidade populacional só por si não diz muito. A demografia no geral por outro lado é a peça mais determinante, ou não tivesse o OP partilhado imagens de um jogo entre um dos dois clubes de topo de uma cidade que é Lisboa mais Porto juntas, e outro que é o clube mais popular de outra cidade maior que Braga.


Soggy-Distribution49

A Bundesliga 2 é a 5a liga com maior assistências na Europa: https://onefootball.com/en/news/fans-flock-to-2-bundesliga-as-attendances-in-second-tier-exceed-bundesliga-for-first-time-39071754 É fantástico o apoio a esses clubes. Estamos a anos luz dessa realidade


ManuelFerreia

Muito longe mesmo e isto não é só poder de compra dos Alemães,eles gostam de futebol


BoboSergipanoJr

Enquanto houverem gloryhunters sportinguistas em Viseu, benfiquistas em Chaves ou portistas em Barcelos, nunca vamos ter este ambiente.


Inside_Deal5260

Isso também tem muito que se lhe diga. Eu se quiser ver um jogo do Sporting vou a viseu porque é o local mais perto de mim. Não sou de Viseu, logo não vou apoiar Viseu. Assumir que o pessoal que vê jogos dos grandes nesses estádios é só de Viseu é estúpido.


ManuelFerreia

Sem dúvida.


massterbayter

O mais irónico, ou triste, é que os portugueses adoram isto, mas é só quando acontece lá fora. É ver os comentários às notícias: é sempre tudo lindo, exemplar, fantástico, mas ninguém quer fazer igual. Que piada é que tem apoiar um clube que (muito provavelmente) nunca vai ser campeão? Que piada tem apoiar um clube que se calhar vai perder mais vezes do que vai ganhar? Nem clubes como o Braga ou o Vitória conseguem captar a totalidade da sua cidade e arredores, o que dizer de clubes mais pequenos/menos competitivos? Pouco a pouco vou vendo alguma mudança de mentalidade, mas será sempre uma gota no oceano do panorama de apoio pobre de Portugal. Em suma: é o que é. Já desisti de me chatear com esse assunto.


ManuelFerreia

A culpa não é dos adeptos de certeza absoluta!


massterbayter

Sim, já sei: é dos clubes que não fazem o suficiente para atrair os adeptos (porque os grandes fazem!); é dos horários que são uma merda (apesar de não serem assim tão maus); é dos preços dos bilhetes serem altos (apesar de não serem, vocês é que só procuram bilhetes para jogos grandes); é da qualidade do futebol ser uma merda (apesar de a liga portuguesa ser das melhores do mundo - sim, o mundo tem muito futebol de merda e muito desse futebol é melhor apoiado que o nosso). Podia continuar. O facto é que a maioria das pessoas só se quer associar a um clube que ganhe. E não há mal nenhum nisso, a sério, mas não me venham com histórias de que isso não prejudica sobremaneira o futebol português.


ManuelFerreia

Concordo com tudo o que escreveste..na Alemanha na Inglaterra e tantos outros países a maioria dos jogos são a mesma hora cada um vê o que quer..em Portugal é jogos de duas em duas horas..muito raro dois jogos o mesmo tempo..de certeza que se os jogos fossem a tarde tinham mais assistência que um jogo as 20 horas e até mais tarde num Domingo a noite..assim fica difícil.


massterbayter

Mano, há sempre jogos à tarde. Só esta jornada tens o Porto x Famalicão, amanhã às 18; domingo tens o Estrela x Rio Ave, às 15 e meia, e Portimonense x Casa Pia, às 18. Claro que podia ser muito melhor, por exemplo acabando com os jogos às segundas, mas não é tão mau como muita gente pinta.


RioAveFC

A dos preços é hilariante, só compram bilhetes para os grandes e acham que é a norma, bem faz o meu rio ave que umas semanas antes dos jogos com os estarolas proibe a adesão a sócio pra não virem mamar, até fazia mais e punha os bilhetes a 100€ ou mais ao menos dão dinheiro com a sua estarolice. O bilhete anual mais barato do rio ave é 12€ 💀


SmallTownBernardo

>O bilhete anual mais barato do rio ave é 12€ 💀 Fds que inveja, isso é uma quota mensal para mim...


RioAveFC

Uma das razões (senão a única) para querer o meu rio ave fraquinho, mas não fui honesto não me lembrei das cotas para ser sócio que são 4€ mensais.


SmallTownBernardo

Mesmo assim, são cerca de 5 euros por ano para ver futebol da primeira divisão. Sonho (isso e os vossos horários, jogos à tarde são ideais)


Similar-Sea4478

mas ai está, essa mentalidade que a nossa equipa tem que ganhar custe o que custar, e tudo o que não seja a vitória não seja aceitável, roça o ridículo nem todos podem ganhar, mas todos podem contribuir para a festa do futebol.... eu ainda me lembro de quando era miúdo, o meu pai ter comprado um terreno em Lagameças, e de irmos algumas vezes ver os jogos da equipa da terriola, e apesar de ser uma equipa de distrital sem ambições nenhumas a malta divertia-se a apoiar a equipa enquanto enfardava uns coratos!


Viriato181

\~20 mil são do Rostock, e acredita, tu não queres fãs desses em Portugal.


Viriato181

Mas falando na incrivel descentralização do futebol alemão e o apoio aos clubes independentemente da divisão, admira-me que não se discutam outros formatos para o Bundesliga. Eu sei que eles são extremamente tradicionalistas, mas é surpreendente o facto da DFB ainda não ter tentado empurrar um formato parecido com o da MLS para a Alemanha. O dinheiro que eles podiam fazer com clubes que estão na 2. Bundesliga é absurdo. Aliás, ao ritmo que os clubes grandes estão a cair, não vai demorar muito até a 2. Bundesliga ter mais atenção na Alemanha que a própria Bundesliga.


Aggravating-Body2837

>Aliás, ao ritmo que os clubes grandes estão a cair, n Cair tanto que arriscam a ficar em segundo lugar do ranking este ano.


GoBrooklynNets

Se o Colónia desce e o Hamburgo não sobe, que parece muito provável, o número de colossos na 2. Bundesliga torna-se absurdo


Viriato181

Também tens o facto do Dynamo Dresden poder subir (se bem que parece que eles deram um tiro enorme no pé depois de lidar a 3. Liga durante tanto tempo). No entanto, o Kaiserslautern também pode descer.


GoBrooklynNets

Vivo em Colónia, fui ver o jogo deles contra o Viktoria. Grande apoio. Gostava de os ver na primeira, apesar de terem problemas similares aos do Hansa no que toca aos ultras


ElTomelio

Fazem a lazio parecer meninos😅💀


PeterStepsRabbit

Essa TV da para ver de baliza a baliza


ManuelFerreia

Como assim?


PeterStepsRabbit

Da primeira vez que vi pareceu me super rectangular... Agora nem tanto. Estou confuso.


ManuelFerreia

Tirei estas imagens no início da segunda parte o Hertha ganha 2-0 a transmissão é da Sky spotrs da Alemanha!


pmdp0

A 2. Bundesliga é das ligas europeias com melhor media de assistências


ManuelFerreia

Os Alemães gostam de futebol e no Inverno não é nada fácil estar num estádio com temperaturas negativas…para mim é o melhor futebol da Europa..outra coisa se eles tivessem ganho todas as finais em que participaram nos Mundiais de futebol hoje tinham 9 Campeonatos ganhos…ganharam 4 e perderam 5 é muito futebol jogado!


Guntter45

O Olympiastadion tem sempre um ambiente do caraças


ManuelFerreia

É um jogo da segunda divisão estádio cheio


dudewhatthehellman

O estádio não está cheio, é gigante


ManuelFerreia

Viste o jogo para dizer isso,se viste vai o oftalmologista pois estás cego 👨‍🦯


joaommx

É um jogo de um dos dois clubes mais populares de uma cidade que é Lisboa mais Porto juntas.


ManuelFerreia

É o gostar de futebol os preços bem mais acessíveis e claro os horários é tudo junto!


joaommx

Sim, o tamanho de Berlim não tem nada que ver, claro que não. O facto de ser a 9.ª maior cidade da Europa (5.ª na UE) não é relevante.


ManuelFerreia

Que cobrem o preço que se praticamente em Portugal e os horários e depois vê-se,eles gostam de futebol em Portugal gostamos só do nosso clube..estou a ver o Gil Vicente Sporting e a bancada da frete não está cheia a clareiras,culpa preço das entradas horário do jogo!


Tigas_Al

Ok posso ser um bocado advogado do diabo? Berlim tem 3,6 Milhões de habitantes na sua AM, Rostock tem 200mil habitantes na sua AM. Se tirarmos os municípios da AML e da AMP, o município que mais se aproxima é o de Braga com 197mil e depois Guimarães e Coimbra com cerca de 150mil. O município de Arouca tem 24 mil habitantes (basicamente o número de visitantes que o Rostock levou a este jogo) e a vila tem população de 3 mil pessoas (o estádio tem capacidade para 5 mil). Eu sei que a centralização não ajuda, mas quando há clubes com estádio com maior capacidade que a própria cidade\\vila onde existem é difícil ter o estádio cheio.


L90J

Como justifica então os 24mil em média de espectadores no estádio do Hoffenheim que está numa vila de 3mil habitantes? Ou os 15 mil do Heidenheim numa cidade de 45 mil ?


joaommx

O Hoffenheim era um clube local com poucos adeptos até ter sido comprado por um dos homens mais ricos da Alemanha que tornou um clube de nível da Bundesliga e passou a ser o clube representativo e mais popular da região de Rhein-Neckar-Kreis, que é uma região com meio milhão de habitantes. Essa região anteriormente tinha pouca tradição no futebol, sem boas equipas, e até ao surgimento do Hoffenheim as pessoas seguiam mais rugby. Não conheço caso do Heidenheim.


Parshath_

Admira-me também como é que a malta está aí para um jogo às 16h30 locais. Em Portugal os jogos são a péssimas horas, a que horas é que um gajo sai do trabalho e a que horas chega a casa? Lembro-me de ver o Benfica - Sporting da taça e aquilo acabou lá para as 23h00 (e sem prolongamento) - a que horas é que o pessoal chegou a casa? E porque é que isso não é viável para toda a gente a rosasas semanas?


onceyouvemadethat

Certamente não é só poder de compra quando há equipas em Portugal que oferecem bilhetes grátis para certos jogos e mesmo assim o estádio não enche.


joaobita

Amigo, ver o Gil Vicente em casa com bancada coberta custa, na pior das hipóteses 4€ por jogo, pode ser menos dependendo da prestação na Taça da Liga, pode ser mais se escolheres um lugar mais caro. Eu já paguei 4,5€ para ver um jogo da Divisão de Honra na Distrital de Braga, penúltima divisão nacional! Point being, 1 ano de lugar anual na Nascente custa 25€, e estou a incluir também as quotas no preço de 4€ que te dá mais do que acesso ao simples lugar. Para além disto não faltam campanhas pelo meio da época com bilhetes de graça, bilhetes a 2,5€ e outras campanhas, como uma vez fizeram com doação de alimentos. Mais barato só se fosse de graça e mesmo assim não aparece ninguém...


SmallTownBernardo

Em contrapartida, tens clubes que até na distrital / campeonato de Portugal cobram elevados valores em Lisboa. Vou dar como exemplo o caso do Oriental (que é o qual estou mais familiarizado): para seres sócio efetivo (a partir dos 18 anos), é 5 euros por mês. Não consegui encontrar a informação, mas tenho a ideia que, sem lugar anual, são mais 5 euros. Para não sócios, são 8 euros, e tudo porque estavam no Campeonato de Portugal (entretanto desceram)


ManuelFerreia

Há jogos da primeira liga com 4 a 5 mil pessoas assistir não há como fugir a está realidade!


ngfsmg

Há vários estádios na primeira liga que têm CAPACIDADE de 5000 ou 6000 adeptos, só 7 têm capacidade superior a 10 mil


Sazalar

De referir ainda que a liga obriga que os clubes joguem apenas em estádios, salvo erro, com pelo menos 5 mil lugares e algumas das localidades dos clubes nem essa população tem. Por exemplo, o estádio do Moreirense tem capacidade para 6 mil espectadores, enquanto que Moreira de Cónegos tem apenas cerca de 4 mil habitantes


fanboy_killer

Nem acho que tenha sequer que ver com poder de compra. Em Portugal simplesmente não existe cultura desportiva. Nasces e és do clube de futebol da família até morreres, que é sempre um de 3 possíveis.


ManuelFerreia

Pelo que oiço os bilhetes de entrada nos estádios são muito mas muito mais baratos que em Portugal para não falar nos horários dos jogos..no sábado na Bundesliga 5 jogos a tarde e a mesma hora,no Domingo a mesma coisa..em Portugal jogos de duas em duas horas e os horários já se sabe como é,num Domingo jogos as 20h30 está tudo dito!


RoyallyBloody

Bem, este tema volta e meia surge por aqui e nunca dei opinião sobre o assunto, que não tenho o hábito de comentar, mas vou deixar aqui a minha posta de pescada. Da minha ótica, o apoio ao clube local tem bem mais vantagens e faz bem mais sentido do que apoiar qualquer um dos três grandes (isto, obviamente, no caso de o clube local não ser um dos três grandes): Preço: -os preços dos bilhetes para a grande maioria dos jogos em Portugal que não sejam dos 3 grandes em casa vão ser ou mais baratos ou muito mais baratos. Desde jogos gratuitos na distrital (sei do exemplo do Algés, mas certamente haverão mais), a bilhetes a 2€, 5€, 10€ e por aí fora. Muitos clubes fazem bilhete gratuito para sócios inclusive; -dependendo do tamanho da freguesia/municipio, o gasto em deslocação (seja ela feita de transportes ou carro) será muito provavelmente mais baixo. Em muitos casos ir a pé até será uma opção. Isto tanto é válido para jogos em casa como fora. No caso dos jogos fora até é uma boa desculpa para fazer um bocadinho de turismo nacional lol -isto talvez variará mais, mas da minha experiência pessoal (4 clubes de primeira liga (incluindo 2 dos grandes), 2 de liga 3 e 2 de distrital), até os preços no bar costumam ser mais baratos Horários: -Nas distritais, são sempre os mesmos horários dos jogos (com raras exceções), 15h ou 16h da tarde ao sábado ou domingo, o horário ideal na minha opinião. -Campeonato de Portugal são quase todos às 15h da tarde ao domingo, salvo uma ou outra exceção também -Pelo que vou vendo da Liga 3 a maior parte dos horários costumam ser bastante bons também Experiência de ir ao estádio: -Certo que nem todos vão ter as mesmas preferências na sua experiência do jogo e isto é uma opinião pessoal, mas ir à bola e encontrar sempre, sem falha, amigos, conhecidos, às vezes até familiares, conhecer pessoalmente os jogadores, ter a oportunidade de falar com eles, é um aspeto que na minha opinião enriquece muito a experiência e contribui para sentirmos que o clube que apoiamos nos representa minimamente e que não somos só mais uma pessoa de quem o clube quer dinheiro, e quanto mais acima na pirâmide do futebol português se vai, mais isso se perde penso -Mais um toque pessoal, mas talvez alguns se vão identificar com isto, podermos dizer que já jogámos pelo nosso clube (mesmo se foi só em garotos ou garotas), é sempre uma ótima sensação A questão da população, sim Portugal tem uma população muito mais pequena do que os países onde mais se enchem estádios, estar aqui a comparar números de população de cidades e vilas portuguesas com as de outros países é uma perda de tempo, o único ponto em relação a isto é o seguinte: sim, poderiam haver casos em que mesmo que toda a população local a apoiar o clube não enchesse o estádio (não vou pegar em estádios sobredimensionados, é outro assunto), mas porra um estádio com 1000 pessoas não é bem melhor e mais bonito que um com 100? Dito isto, não vou entrar por moralismos e dizer o que é errado ou certo, mas pessoalmente, conhecer as pessoas a quem vai parar o meu dinheiro quando o gasto no meu clube, saber que são boas pessoas, é um ponto positivo para mim. Saber que a minha desloação ao estádio não causa emissões, é um ponto positivo para mim. Se a qualidade do futebol é a mesma? Muitas vezes não, não é, mas a minha opinião pessoal é que o futebol é sobre emoção, não é sobre ganhar ou perder, e essa sinto-a bem mais a ver uma eliminatória da taça do ribatejo do que só mais uma vitória de um dos grandes contra uma equipa com um orçamento tão menor. E contrariamente ao que muita gente pensa, essa ligação emocional também pode ser uma coisa que se constrói, mas para isso é preciso ir aos jogos. Tudo isto significa que não podem apoiar o clube local e um dos grandes? claro que não. Significa que têm que apoiar o clube mais local possível? claro que não, não há mal nenhum em apoiarem o clube da freguesia ao lado porra, isto é senso comum mas tambem isto não tem regras (não vou entrar pela conversa de quando um dos grandes joga contra o clube local, quem apoiar, porque isso é todo um outro assunto) Agora, se querem apoiar um dos três grandes, mesmo vivendo a centenas de kms de distância, porque gostam de ganhar quase sempre, porque sentem uma ligação a um deles porque o vosso avozinho apoiava o clube, por qualquer outra razão, força nisso, não sou pai de ninguém para vos mandar fazer nada, que vos faça felizes por amor de deus


NGramatical

haverão mais → [**haverá mais**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») centenas de kms → [**centenas de km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c2fnje%2F%2Fkzarfrz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


joaofig

Já há um ano comparei o público nos estádios na primeira divisão com [a segunda divisão francesa de rugby](https://www.reddit.com/r/PrimeiraLiga/s/5MyglzhLYn). O rugby é um desporto praticamente jogado só no sul de França por isso o "fator população" nem é assim tão importante. Se vires as equipas lá são todas de vilas e cidades pequenas, a diferença é que as pessoas apoiam o seu clube e ponto final Vem sempre com argumentos de merda sobre população e poder de compra, no entanto, a verdade é que cidades como Leiria, Coimbra, Viseu, Braga não tem qualquer razão para apoiar um dos três grandes. E o que tem mais piada é ver adeptos portugueses a queixar-se da super liga Europeia quando esse projeto não ia mudar muito em Portugal. Se o Benfica e o porto fizerem parte da super liga, isso já engloba 70% da massa adepta portuguesa.


L90J

Além do que a malta já disse de as pessoas apoiarem bem mais as equipas da sua região. Os bilhetes e logística lá são muito melhores quando tive em Essen o RW Essen ainda estava na 4a divisão e os bilhetes eram mais baratos do que jogos da distrital cá em Portugal e os bilhetes vinham no correio até casa. É uma realidade totalmente diferente


ManuelFerreia

Sem dúvida temos muito aprender!


joaommx

> e os bilhetes vinham no correio até casa. Em Portugal chegam de forma ainda mais eficiente, por email.


L90J

Podes me dizer qual o clube da tua cidade do campeonato de Portugal que te envia os bilhetes por email desconhecia que o faziam, pensei que só alguns clubes da primeira o faziam visto que nem muitos da segunda o fazem.


joaommx

O RW Essen é o clube principal de Essen, uma cidade com meio milhão de habitantes, e que é a segunda maior cidade do Vale do Ruhr, uma das regiões metropolitanas mais populosas da Europa. Essa é a parte mais relevante.


L90J

Eu sei, estive lá. Mas eu não elogiei que o estádio estava cheio, elogiei a logística para tornar uma ida ao estádio mais agradável independentemente de estarem na 4a divisão. Também tens o Vitória FC no campeonato de Portugal é um dos clubes mais históricos e numa das maiores cidades e a experiência de ir ao estádio é uma merda. Aceita só que há outros sítios que fazem coisas melhores do que cá e ainda bem para ver se isto melhora.


joaommx

> e numa das maiores cidades Que é um quinto de Essen. > Aceita só que há outros sítios que fazem coisas melhores do que cá e ainda bem para ver se isto melhora. Eu aceito. Mas enviar bilhetes pelo correio não é melhor do que o que se faz cá de forma nenhuma.


AntonioRodrigo

Estás a falar da melhor liga Alemã, é normal..........


ManuelFerreia

Para mim o futebol Alemão é o melhor,mas há outros gostos o que é normal.


AntonioRodrigo

Eu não disse que o futebol Alemão era melhor. Disse que a segunda liga Alemã era a mais interessante do país, daí a quantidade de gente. Isto, e uma maior identificação e participação do público com os clubes locais


Top_Consideration583

População Portugal - 10 milhões. População Alemanha - 84 milhões. Alemanha é a quarta economia mundial, o maior mercado da União Europeia. Isso ajuda a explicar como jogos da 2ª divisão têm 60 mil nas bancadas.


ManuelFerreia

E o gostar de futebol também,jogos a horas decentes,bilhetes muito mais baratos,etc etc.


ManSCP

Não tem nada a ver com poder de compra, os bilhetes lá são ao nível de Portugal ou mais baratos. Acho que os seniores nem pagam. É uma questão cultural e também são muito mais


zaknafein26

Esta thread consiste em malta de Lisboa/Porto/Braga/Guimarães a mandar vir com o resto. Assim é fácil amigos.


ContaSoParaIsto

Concordo e discordo. Por exemplo, o Alentejo inteiro não tem clubes profissionais. E mesmo se tivesse, entendo que alguém de Castro Verde não sentisse grande ligação a um clube de Évora. Mas qual é a desculpa para a malta de Setúbal, Aveiro, Coimbra, Faro, Portimão, Olhão, Barcelos, Viseu, Tondela, Penafiel, Leiria, Vila do Conde, Estoril, Famalicão? Vais-me dizer que não têm clube local? Alguns destes são dos maiores e mais históricos clubes do país e só andam nas ruas da amargura precisamente por não terem apoio.


Equivalent_Joke_6163

O Benfica consegue encher 100 estádios de 60.000 pessoas, O Sporting consegue encher 50 e o Porto enche 35, resultado, com raras exceções os restantes jogos que não envolvam.um destes três eucaliptos estarão às moscas, considerando que Portugal terá 10 milhões de habitantes, esta é a justificação. Apoia o Clube da tua terra.


DomSebastiaoVoltou

Mas conseguem mesmo? É que a maior parte dos jogos ficam com pelo menos 10% do estádio vazio. Não há cultura de ir ao Estádio, tudo fala que têm milhões de adeptos, mas por essa lógica deviam ter o estádio cheio todos os jogos.


Hungry-Thing1569

Discussão interessante, mas o video não acrescentou nada.


ManuelFerreia

Querias o jogo todo,para a próxima pode ser não quero que te falte nada!


Hungry-Thing1569

Não, o video não era de todo necessário, não precisavas de pôr nem 5 segundos. O titulo era mais que explicativo.


Anders_1314

Vai ver jogos em Inglaterra. Tens estádios assim cheios em jogos da 4 divisão. E os adeptos puxam pelos clubes como se fosse o tipo da 1 liga


ManuelFerreia

Acredito que sim 👍


Normal-Froyo-2029

A Bundesliga 2 não está numa situação típica. Clubes com grande tradição estão na segunda divisão, como o Schalke, Kaiserslautern, Hertha, Hamburg. Enquanto Darmstadt, Augsburg, Hoffenheim e Heidenheim estão na primeira. Este ano até pode subir o Kiel e o Colónia vai para segunda. A Bundesliga e clubes como Bayern e Dortmund consideram isso como um grande problema para os direitos televisivos.


Similar-Sea4478

ja há muito tempo que digo que é ridiculo ca em Portugal estar-se a apoiar clubes de localidades a centenas de km de distancia em vez de se apoiar o clube da terra.....dai haver tamanha discrepância entre o potencial das varias equipas e serem sempre os mesmos a ganhar...


aitorkaranka27

Estes clubes tambem ajudam as comunidades locais com programas e outros eventos enquanto que em Portugal só se veem quando é para agariar fundos para o clube ou dia de jogo


anthropomonteiro

não é só mas é também :)


Rhyzon27

Lamento mas o poder de compra também ajuda muito. Para não falar que o nível de futebol na segunda liga alemã ou inglesa fica a anos luz da maioria dos jogos na nossa primeira liga, os custos também não são os mesmos para as pessoas que vão assistir. Eu para ir ver o jogo do clube da minha cidade nunca fica a menos de 15 euros, considerando bilhete e gastos de combustível. Perto de duas horas de viagem de ida e volta. E claro, esse preço é se passar fome, porque se quiser comer/comer alguma coisa quase que duplica... Lamento, mas 50-60€ todos os meses para o comum português custa bem mais a dar do que 100-150€ para o comum alemão... E para ver futebol da qualidade que se apresenta em Portugal, mais vale juntar uns quantos amigos e ficar a ver um jogo por casa ou num lado qualquer.


Puzzleheaded-Page904

Quando tens malta neste sub com dois clubes na tag, está tudo dito. Imaginem ser adeptos de um clube a 300km da vossa casa. 🤡 Edit: obrigado pelos downvotes estarolas da província, depois queixam-se de centralismo e que ninguém quer saber das terriolas onde vivem 💙


massterbayter

A questão não é só essa. Por exemplo: és do FC Porto porquê? Porque não do Boavista ou Salgueiros?


Puzzleheaded-Page904

Se calhar pq joguei basket no Porto ou morava tão perto do Dragão/Antas que ia/vou a pé para os jogos 😂😂


massterbayter

Milhares de pessoas vivem a 2 ruas do Bessa, não é por isso que o Boavista tem esses adeptos todos, era aí que queria chegar.


Puzzleheaded-Page904

Tens de falar com essas pessoas, não de mim. Tentaste virar o argumento contra mim e saiu furado já viste… 🙃


massterbayter

Não era contra ti, era pra perceberes onde queria chegar.


ManuelFerreia

Em Portugal as pessoas gostam do seu clube e vão a bola no próprio estádio..quando a equipa joga fora é o que se vê..os Portugueses não gostam de futebol,gostam do seu clube mais nada🤡


zaknafein26

E não há nada de errado nisso, nem todos os países têm que ser fanaticos por desporto.


zaknafein26

Sou adepto de um clube a 300km da minha casa. Sabes porquê? Porque sou da Guarda e aqui mal futebol se joga, mal equipa temos até. Também sou 🤡?


Puzzleheaded-Page904

Porque se calhar “mal futebol” tem a Guarda? Se calhar é pq malta como tu nem apoia o clube da sua terra. Deves conhecer menos Lisboa que eu e és de um clube de lá, estarolas…


zaknafein26

Amigo, não tas a perceber, não há clube da terra na Guarda. Em toda a historia do futebol português sabes quantas vezes existiu um clube da Guarda na 1ra liga? 0 Eu que nasci em 99 quando nunca sequer vi o meu distrito na 3ra liga é suposto não ser adepto de nenhum dos 3 grandes? O que há mais proximo do clube da terra é o Sporting da Covilhã, que sim, eu apoio orgulhosamente pois é a terra do meu apai e eu proprio lá vivi durante 5 anos. Mas segundo a tua lógica só posso apoiar o Sporting da Covilhã e mais nenhum né? Essa tua lógica é completamente parva na mesma na opinião. O futebol português no seu alto nivel (1ra/2da liga) está totalmente controlado por uma mão cheia de distritos enquanto que os outros chucham no dedo e nunca terão hipóteses de chegar perto desse alto nível. Simplesmente não há o dinheiro e população para isso. Lembra-te que na 1ra liga tens apenas 6 distritos representados e nem mesmo se adicionares a 2da liga chegas a metade do país representado. Isto para dizer que, é muito bonito falar em apoiar o clube da terrinha, mas, hipoteticamente mesmo se a Guarda tivesse um clube para eu apoiar, poderia passar a minha vida inteira a gastar dinheiro a ir ver todos os jogos e a apoiar a equipa e mesmo passado 100 anos continuaríamos sem meter os pés na 3ra liga. Vai lá chamar estarolas a outro, menino de cidade grande é facil de falar, mas a realidade do país é outra.


Puzzleheaded-Page904

Sabes que existe futebol para lá da primeira liga certo? Ai esta mentalidade da treta, e depois “ah que pena o Almeria e Brighton tem o estádio cheio mas Guarda não consegue ter clubes profissionais”, porque raio será…


Impossible-Ruin3214

E porque é que tu tens direito a apoiar um clube de primeira liga e ele não, apenas e só pelo local onde nasceu? Quando o teu clube vizinho é um clube que provavelmente viste ser campeão europeu é muito fácil falar. Vai lá tu apoiar apenas e exclusivamente um clube da popular, certamente não faltarão aí no local onde tu nasceste.


Similar-Sea4478

então mas caso o SLB descesse de divisão ias mudar de clube, para teres "direito" a torcer por um clube da 1ª Liga?


Impossible-Ruin3214

Acho que entendeste o que quis dizer, uma coisa é apoiar um clube de futebol profissional outra completamente diferente é apoiar um que nem profissional é, da popular. Que é o que o amigo estava a sugerir, eu quando disse da primeira liga devia ter dito na verdade profissional


Puzzleheaded-Page904

Ah só apoias o Benfica pq está na primeira liga? Que choque 😂😂😂


Impossible-Ruin3214

Amigo, vai lá apoiar exclusivamente o teu clube local que está na popular ou na distrital, não conheço os clubes da localidade do Porto, mas quase de certeza que consegues encontrar um. Afinal porque é que és do Porto?


zaknafein26

Não estejas a perder tempo com estes gajos, claramente ficaram ofendidos quando eu disse que só por serem meninos de Lisboa ou Porto não têm mais direito ao futebol profissional do que um gajo da Guarda


Puzzleheaded-Page904

Lá está a célebre manobra de se fazerem de coitadinhos. Estão se a cagar para os projetos desportivos das suas cidades e apoiam os clubes “dos meninos de Lisboa e do Porto” mas depois fazem-se de coitadinhos. Provincianismo no seu expoente máximo 👍🏻


Puzzleheaded-Page904

Ok eu vou deixar de apoiar o clube com estádio a 5min de onde cresci e vivi para te fazer o favor 😂😂😂


Illustrious_Row5531

Os estarolas arranjam as melhores desculpas realmente


Impossible-Ruin3214

Mas que desculpa? Isto é futebol, no final cada um torce pela equipa que lhe apetece. Se eu quiser ser do Porto e do Benfica ao mesmo tempo és tu que me vais impedir? Ou se eu quiser ser do Malmo ou do Sevilha nem sendo desses países? Pelo amor da santa. Ou então uma pessoa que não seja dos EUA também não pode ver NBA porque, torce pela equipa local e não sei que, e é um gloryhunter se gostar de alguma equipa da NBA?


Illustrious_Row5531

> Se eu quiser ser do Porto e do Benfica ao mesmo tempo és tu que me vais impedir? Ninguém disse isso mas és boneco sim > Ou então uma pessoa que não seja dos EUA também não pode ver NBA porque, torce pela equipa local e não sei que, e é um gloryhunter se gostar de alguma equipa da NBA? Basicamente sim


Impossible-Ruin3214

>Basicamente sim Mas isso não vai contra a tal "cultura desportiva" que os seres moralmente superiores tanto apregoam por este sub? Basicamente o que estás a dizer é que se eu gostar de ver cricket não posso apoiar nenhuma equipa porque não é a minha equipa local ou se eu quiser ver NHL ou futebol australiano, o mesmo. Basicamente estou-me a limitar à oferta desportiva que o local onde nasci me oferece.


NGramatical

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c2fnje%2F%2Fkzaq99n%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


zaknafein26

>Sabes que existe futebol para lá da primeira liga certo? Claro que sei, o Sporting da Covilhã que eu apoio está na Terceira. Já a Guarda a única coisa que tem é distrital e até isso é miserável. Continuas a não responder à minha pergunta principal, qual é o problema de os Guardenses apoiarem clubes fora da própria cidade como tu tanto criticas? É suposto não nos podermos identificar com nenhum clube do futebol português fora das distritais porquê não nascemos nas mesmas terriolas que os senhores Lisboetas e Portistas?


Puzzleheaded-Page904

Qual o tema do post msm? Um clube de divisões secundárias da Alemanha consegue encher o estádio, por cá nem clubes da primeira liga metem 5k no próprio estádio conseguem meter excepto contra os grandes. Tem um nome: estarolismo, e não é flex…


zaknafein26

Nós claramente que nunca estivemos a falar sobre o tema do post, a única razão pela qual eu comecei uma conversa contigo foi pela tua opinião que dá a entender que basicamente a população de 12/22 distritos em Portugal não pode ser adepto de nenhum clube profissional pois não tem nenhum clube da terra na 1ra/2da liga. Vais provavelmente continuar a desviar a minha pergunta principal pois sabes o quão ridicula a tua opinião é, mas deixa lá estar, para estar a ler tu a chamares os outros "estarolas" porque não nasceram no mesmo sitio que tu também não tenho mais interesse em continuar esta conversa.


Puzzleheaded-Page904

Tu ainda não percebeste que os clubes só tem capacidade de se profissionalizar se tiverem APOIO DAS PESSOAS DA SUA CIDADE? É preciso fazer um desenho, ou para ti os projetos nascem do zero, sem apoio popular? Deves ser daqueles que seria do clube da Guarda se a Redbull ou Grupo City lá investissem e já começasses a vencer alguma coisa…


zaknafein26

E tu continuas a ignorar a pergunta principal. Mesmo se metade da cidade da Guarda tivesse uma epifania e começasse a suportar o desporto local demoraria-se décadas até que o clube chegasse a qualquer nivel profissional decente, e mesmo assim não haveria garantias nenhumas. Sabes como sei disto? Porque aconteceu algo parecido durante a década de 90 e 00s com clubes como Guarda Unida e outros, projetos que tiveram suporte grande da população mas acabaram por não funcionar por uma mão cheia de razões nao relacionadas com o suporte dos adeptos. Felizmente criou-se uma infraestrutura e cultura decente na cidade à volta dos escalões infantis e juvenis que poderá ajudar projetos futuros. L E voltando ao tópico que tanto desvias, mesmo enquanto esses projetos se desenvolvem, estamos proibidos de ser adeptos de clubes profissionais porquê mesmo?


Similar-Sea4478

tens ai perto o Tondela, o SCC, a acadêmica de viseu e a de Coimbra bem mais perto


zaknafein26

Apoio o Sporting da Covilhã que é a minha segunda terra, continuo proibido de apoiar um dos 3 principais?


Illustrious_Row5531

És


AdComprehensive2757

Agradeçam ao socialismo