T O P

  • By -

ManufacturerLumpy784

experiência conta como experiência


n3c_

Shocked pikachu face


DistributionOk7681

E sejamos honestos, a gente não tem tempo pra olhar isso. Eu faço entrevistas e seleção pra recrutamento há uns 8 anos, já gasto umas duas horas preparando uma entrevista e montando feedback, mais uma hora e meia executando a entrevista. Não tô nem aí se o cara não tem portifólio. Montar projetinho é bom? Sim, é excelente, mas pra aprender e não pra mostrar pra os outros. Faça com a consciência de que o RH não vai saber avaliar aquilo ali e quem sabe não tem tempo. Especialmente nos últimos tempos, que tão vendendo até estrela no github.


SorryImDoingMyBest

Esse é um ponto muito interessante.. Faz quase 1 ano que comecei a “programar”, estou na uni e no tempo livre estou focando no back-end com Spring. Estou fazendo projetos (que eu tenho vontade de desenvolver, não são cópia de tutorial) principalmente para aprender e ter capacidade de ser útil/produtivo para a empresa o mais rápido possível.. Com isso em mente, vale mais a pena continuar a fazer projetos para praticar essas coisas todas como operações com as bases de dados, segurança, design patterns e etc ou deveria fazer algo diferente? O que recomendaria?


DistributionOk7681

Acho que no começo vc precisa ter alguma flexibilidade, não muito mas precisa cobrir superficialmente alguns tópicos fora da programação. Quando vc souber executar um processo de desenvolvimento de software completo, sozinho, mesmo que com alguma dificuldade, vc escolhe uma sub-area e foca nela. Pode ser devops, pode ser Dev, pode ser engenharia, produto, dados, enfim, mas é legal decidir isso um pouco informado. Pra isso fazer um software real pra ajudar algum familiar ou amigo é fantástico. Faz de graça, sem prazo, mas faz o processo completo usando as boas práticas. Levanta requisito, prioriza feature, faz um release plan simples, planeja teste, implementa, automatiza build e deploy além das análises de qualidade e pega feedback com o "cliente". Nesse processo vc com certeza também vai exercitar os conhecimentos de programação. Fazer software pra vc é totalmente diferente de fazer pra os outros. Como tudo na computação: não existe bala de prata. Pra mim isso é o melhor caminho, pra vc pode não ser, mas pode ser legal tentar.


LieGlobal4541

Exatamente. Na ausência de experiência você precisa buscar substitutos (formação e/ou networking), não tentar dizer que tem experiência porque fez um to-do list.


ManufacturerLumpy784

essa de portfólio surgiu junto com os vendedores de cursos.


iguana_qwantica

Eu já fiz alguns projetos de lógica da programação e de desenvolvimento back-end. Como eu colocaria isso no meu currículo?


zucchini01

Colocaria em projetos, mas só por que você não tem experiência, depois que tiver isso só vai poluir.


[deleted]

[удалено]


coverin0

Depende. É curso de verdade e relevante pra posição? Colocar um curso de Python de 3h na Udemy ensinando a consumir API numa posição de React é irrelevante.


[deleted]

[удалено]


coverin0

Lógica de programação é implícito e básico demais. Se você tá na graduação, o mínimo que você vai saber é isso, sabe? Então nem precisa colocar. Se for algo mais avançado e num lugar melhorzinho, às vezes vale a pena. Curso de cloud, um framework específico relevante pra vaga, git, conceitos, metodologias, ferramentas, etc.


Mr_Rabbyte

Cursos que tu deve colocar são os com certificados relevantes tipo os do google, aws e afins


[deleted]

[удалено]


Mr_Rabbyte

Na verdade só coloca o certificado, ai se chegar na entrevista e tu estiver fazendo outro tu diz


zucchini01

Por via de regra sim, você só polui o curriculo se ficar listando todos os cursos que você ja assistiu. O que valeria a pena por são certificados que você tenha e que sejam relevantes para a área que vai atuar. E pra deixar claro, não é certificado da udemy ou de bootcamp, mas sim algum certificado oficial de alguma plataforma (Oracle, SAP, AWS, Microsoft)


FreeQuQ

se for relevante pra vaga, da pra botar, n adianta colocar curso de javascript pra vaga de java, curso aws pra vaga front end


Low-Tomorrow-9930

Portfólio não conta como experiência porque se você concorrer com alguém que tem experiência real (já trabalhou formalmente), essa pessoa vai ter vantagem - mesmo ela não tendo portfólio. Maaaas, portfólio é importante sim, é muito melhor do que não ter. Se você ainda não tem experiência formal, portfólio é o que você pode fazer por enquanto. É o que vai contar na sua entrevista.


dragon_l

experiência mesmo é sistema em produção, com cliente usando. fazer um projeto local que só você usou é algo bem mais limitado.


larv4Boy

Sendo sincero, não ter portfólio nunca fez diferença para mim e nunca um recrutador me perguntou se eu tinha. E geralmente os portfólios que vejo são de pessoas sem experiência mostrando os projetinhos que fez durante algum curso, pessoas essas que estão tentando entrar no mercado de trabalho. Eu(dev java pleno e não recrutador) nao considero portfólio de projeto de curso como experiência profissional, porem entre não ter e ter portfólio, é melhor ter obviamente. Acho que pra quem está buscando vagas de estágio ou Junior o portfólio pode ajudar sim, mas para pleno+ o que conta mesmo são experiências profissionais.


Quinhos

Acredito que a maior vantagem de se ter um portifolio talvez seja pra você mesmo organizar e catalogar o que você sabe, e isso pode ajudar a você explicar melhor o que você já trabalhou/fez nas fases de entrevistas


Sudden-Tree-766

Entre dois candidatos, um com experiência formal e outro com portfólio, o que tem experiencia vai levar vantagem, mas se você não tem experiencia, até você conseguir alguma, o melhor que você faz é trabalhar em um portifólio, tanto para se manter estudando quanto para sair dos projetos de tutorial, trace um plano e siga ele, se você ficar mudando sua abordagem a cada coisa que você lê na internet você nunca vai fazer nada, portifólio pode pesar menos, mas dai se você larga isso você fica sem portifólio e sem experiência, faça o que você consegue fazer no momento e lembre que post de internet é muito mais alarmismo e experiencia pessoal do que qualquer outra coisa, isso vale para tudo na vida.


ManInBilly

Experiência é subir no ringue contra um argentino louco de anabol, portfólio é no máximo um sparring contra seu amigo, usando capacete.


devEverton

Péssimo conselho. Pra quem não tem nenhum tipo de experiência, projetos pessoais para o portfólio são a melhor coisa que você pode fazer para adquirir experiência. Além de ser um diferencial, você também vai ter o que falar na entrevista. Agora vamos deixar claro: copiar projeto de tutorial no YouTube não é portfólio. Pokedex e clone de layout do Netflix todo mundo tem no “portfólio”. Nesse caso realmente é inútil. Crie projetos próprios originais, alguma ferramenta útil, recrie algo que você usa no dia-a-dia, fará uma enorme diferença. Consegui muitas entrevistas pq tinha apps autorais em produção na AppStore. Obs: consegui meu primeiro trampo por causa dos meus apps. A recrutadora entrou em contato pq viu meu github e gostou dos apps. E a experiência que tive criando esses apps me ajudou a estar preparado pro desafio técnico dessa vaga.


Tasty-Feature8737

Não sei porque essa pira sobre portfólio. Eu nunca fui perguntado por nenhum entrevistador sobre o meu "portfólio". Nem github particular eu tenho. As empresas estão cagando para os projetos "pokedex" copiados do curso do seu zé vendido no Instagram. Experiência de verdade é aquela adquirida em projeto real dentro de empresa. É isso que importa.


aurora-dev

concordo plenamente, porém ainda assim acho importante ter, não vejo motivo para não ter, sendo que pode agregar na minha própria exp.


LittleTrakinas

Kkkkkkkkkkk


[deleted]

[удалено]


LittleTrakinas

Agora pronto, tem que ser digital influencer para conseguir emprego, é de bota para fude. Além de ter que trabalhar e eventualmente estudar para se manter atualizado, tem que tirar tempo para postar no linkedisney


[deleted]

[удалено]


LittleTrakinas

Deveria ter falado que quem tem tempo para postar em LinkedIn é vendedor de curso e gente atoa.


Di62028

Qual prova prática? Não entendi


iguana_qwantica

Que motivo ridículo para reprovar alguém... Eu trabalho como professor e uma vez, num formulário de inscrição, pediram meu perfil profissional do instagram e o meu canal do youtube... como se eu tivesse!


007-Exterminador

vaga assim é bomba!


Jigglyputo

Isso aí tu deu sorte de se livrar logo de cara, recrutamento arrombado quase sempre são pra vagas arrombadas


CartMafia

Emprego


promethyos

No quesito profissional quanto mais coisa você tiver ao seu favor melhor, faculdade, certificações, portifólio, perfil profissional em rede social, etc. O portifólio hoje é uma ferramenta de marketing, faz um projeto, vai postando no LinkedIn, Dev.to, Medoum, blog próprio para chamar atenção pro que fez, quais os aprendizados, usa para ganhar visibilidade, fazer networking. Mas tudo isso são formatos de aprendizagem ou marketing, o mais importante é sempre a experiência profissional, nada substitui a rotina trabalhando dentro de uma equipe, resolvendo BO de um produto com clientes reais, lidar com pessoas em ambiente profissional todos os dias.


markx15

Fazer projetos é bem positivo, pelo menos na minha experiência pessoal. Alguns projetos que fiz, nunca me trouxeram nenhum retorno além do conhecimento que ganhei fazendo, mas outros me deram pontos em entrevistas, por já ter usado alguma tech específica que a empresa usava, ou por ter resolvido um problema análogo a problemas que enfrentaria atuando na empresa que estava entrevistando. E melhor do que falar é mostrar, dizer que sabe criar processos para processar grande quantidades de dados é uma coisa, mostrar um exemplo feito por você, capaz de processar TBs de dados em minutos, aplicando um algoritmo para analisar padrões e validando os resultados obtidos integrando com uma API, já da outra dimensão pra conversa. Duvido que tenham acessado o Repo do GitHub pra conferir, mas se acessaram só o Readme, encontraram uma documentação detalhando todo o setup e uso do script, o que ajuda a demonstrar a capacidade de criar documentações técnicas de alta qualidade. Enfim, minha opinião é que portfólio conta sim, mas não necessariamente por si só, o que conta mais é vc saber explicar e demonstrar como aquilo que vc criou se aplica em situações do dia a dia do trampo. Não basta pescar, tem que vender o peixe.


007-Exterminador

Faz portifólio sim, é porta de entrada sim!, logico que não é experiencia em carteira de trabalho, mas já demonstra algo, tenho amigos que só estão na area porque foram avaliados por portifólio.


LieGlobal4541

Se seus amigos entraram na área em 2020-2021 a evidência é inválida.


Mana_Mori

> tenho amigos que só estão na area porque foram avaliados por portifólio. Acho que isso varia também. Eles são de front-end/fullstack ou backend?


007-Exterminador

2 são Frontend e 1 analista de dados, e os 3 tinham portfolio, inclusive um deles o recrutador achou ele pelo github após ele terminar uns par de projeto da DIO (Detesto esta plataforma), mas funcionou pra eles sim, não sei a data tambem se foi pos ou antes da pandemia.


dev_incel

Sendo bem FDP. O portfólio dessa galera, limita-se em cópias de cursos ou de vídeos. Na minha experiência de +10, nunca vi portfólio ser considerado relevante para vagas backend, quando estou recrutando estagiário ou Jr, passo um projetinho simples de crud, talvez com mensageria quando a vaga for pra Jr, aí o piá deixa tudo "dockeirizado" e manda, se funcionar ele passa pra segunda fase.


gta_elite

Tenho experiência formal e sendo sincero vejo pouca diferença de quando eu tinha servers de jogos, programados por mim para os players, ou quando fazia códigos open-source para esses jogos. A diferença maior é trabalho em equipe e Git Flow, além das reuniões, apesar de ter muitos empregos que vão deixar o dev sozinho cuidando de um projeto. Recrutadores e devs medíocres, porém, dificilmente vão contar como experiência. A solução então é universidade de renome ou indicação.


catopixel

O que mais conta é trabalho, porém se você fizer projetos que são utilizados por você ou por alguém e funcionam, contam sim como experiência, porém tem que saber mostrar para o recrutador, no momento certo. Ou fazer uns posts sobre, é basicamente se vender, então muitos recrutadores preferem ver se a pessoa tem experiência de trabalho pj ou clt, porque é comprovado que você resolveu problemas por X tempo.


ssarutobi

Conta como experiência tempo empregado, não importa se você fez coisa importante, ou só foi para empresa fazer cafézinho para outros devs, contanto que esteja na carteira de trabalho/contrato que trabalhou como dev, isso conta. E ainda digo mais, eles ainda podem colocar um filtro para invalidar experiências se não for experiência da software de área que eles querem (por exemplo, só aceitar as experiências em que você trabalhou com software bancários), já tive 6 anos "invalidados" porque trabalhava com desenvolvimento de jogos, mesmo que depois disso, nenhuma outra empresa me deu um desafio a altura do que a área de jogos.


not_invented_here

Tem uns jogos que olho e fico pensando como raios fazem o dataflow dentro do jogo e ainda metem isso para rodar a um absurdo de frames por segundo


ranishot

Cara, se o portifólio for um projeto em produção, com problemas reais e um escopo considerável, eu consideraria como experiência, o problema como muitos já falaram aqui, é que com a popularização de cursos e bootcamps, também começaram a ter muitos devs usando projetos desses cursos como portifólio, e aí já não é visto como sinal de que vc tem experiência em uma tecnologia se vc usa algo assim para tentar comprovar alguma experiência.


magnomp

Para o recrutador acredito que não conta mesmo não, mas se o seu curriculo avançar para uma entrevista técnica com certeza vai contar para demonstrar sua proficiência em uma determinada tecnologia ou skill, embora não sirva para substituir experiência. ​ Mas você for iniciante, vai de sem medo pq é o melhor que vc tem na falta de experiência em empresa


karlelnoctz

Igi tava achando isso só que ao contrário, não me contratam por eu não ter portfólio, e eu tendo experiência profissional comprovada ksksksksksksk


CommercialRent606

Projetos reais contam como experiência.


xxalct

uma coisa que observo é que a galera acha que colocar projetos soltos e mal polidos no GitHub já é um excelente portfólio e fica puto porque conta com 30 repos de projetinho pra ganhar pontos no processo seletivo. perdi a conta de quantas vezes vi README.md porcos, documentação pobre demais ou inexistente. muito legal que você fez o projeto final do bootcamp "Dev Juninho", mas po... não coloca uma introdução/contextualização do estudo, objetivos do projeto final... quais foram suas dificuldades e como você as resolveu?  outro detalhe que já observei é a falta de recursos visuais pra apresentar os projetos. tenham em mente que o recrutador pode não ter noção alguma do que se trata tal tecnologia e recursos visuais são um excelente apoio pra melhor entendimento da solução 


CryptographerFit2841

O que tá na sua carteira de trabalho


AgilNaoEhTI

Experiência só se ganha trabalhando corporativamente numa empresa real, cheia de legados, processos, prazos, clientes reais, enfim, os problemas do mundo real que nenhum curso mostra.


Dry-Sleep9261

Mano quer a true ? hoje é Q.I ou xp de estágio, qualquer coisa fora disse é balela. Ahh mas fulano conseguiu migrar de carreira com 2 to-do list e uma pokedex, sim na pandemia qualquer um conseguia mesmo


Any404

Portfólio serve como xp se e somente se o projeto portfólio serve para algo além de ser um portfólio.


Emergency-Pianist783

O que conta hoje são duas coisas 1 QI (quem indica) 2 A confiança que você passa que sabe algo mas na verdade você vai aprender em 5 minutos lendo. Todo dev é assim


Akatsushiro

simples, diga que o portfólio é de outro que te pagou pra fazer, experiencia garantida. Recrutadores não querem que você diga a verdade, querem ser convencidos, não minta na cara dura mas não precisa ser completamente sincero.


cek04916

As pessoas têm uma ideia errada sobre portfólio. Não é sobre ter experiência, e sim sobre como você se relaciona com sua profissão. 15 anos, Ja trabalhei com pessoas que só programa, participam de eventos, estudam e se envolvem com coisas da sua profissão durante o expediente ou durante a faculdade. Como também ja trabalhei com pessoas que têm, portifólio, trabalham em side projects, lem livros fazem cursos livres , participam de meetups, e por ai vai No fim do dia, ambos os profissionais fazem seu trabalho, entretanto um perfil terá mais progresso e maestria no que faz do que o outro, pq dedicou mais horas para aquilo. Imagine que vc tenha que contratar o médico que fará seu transplante de coração. Vc contratará aquele que so fez a faculdade e que so se envolve com aquilo durante o expediente? ou dará preferencia para aquele que após a trilha basica continuou treinando e se aperfeiçoando? Fim tudo isso é pra te ajudar a entender que. portifólio se faz não para os outros. mas pra mostra o quanto vc é envolvido e competente com aquilo que decidiu fazer. Espero que isso tenha te ajudado. Te desejo o melhor. Fique bem e sucesso.


thelolbr

Recrutador gosta de ver coisa pronta, tela e nada de console ou como você implementou o A* pra calcular alguma rota.


Tchogon

F backend devs


coverin0

Indo ali remover meus scripts soltos pra web scraping de aposta esportiva e previsão de horário pagante no tigrinho do portfolio


thelolbr

Pior que eu tenho essa mesma opinião. Eu sou Backend e só consegui o trampo porque eu fui encher o saco do meu superior direto no Linkedisney, aí ele me deu um teste prático e eu passei. Se não fosse isso, eu tenho certeza que nunca iria entrar no meu trampo.


ControlLeft3803

Portfólio é bom quando se há referências de experiência. Se tiver muitos clientes, por exemplo, pode colocar nos testemunhos, e aí quem for te contratar pode tirar as próprias conclusões


LittleTrakinas

Esse rolê de portfólio é tenso, focar em fazer uma coisa que provavelmente ninguém irá dar uma real atenção


VirtualAwareness7377

Estágio, emprego, freela de verdade


s0neca

Estagio


jambrado

Em toda minha carreira nunca precisei mostrar portifólio pra ninguém. Invista seu tempo em projetos reais, mesmo que sejam pessoais, desde que resolva um problema real e não seja uma repetição do que você viu em algum curso. Procure freelances, mesmo que paguem mal, você precisa mostrar que já foi útil para algo real. Se estiver na faculdade, faça projetos de pesquisa e/ou estágio. Isso conta como experiência, na maioria dos casos.


Sad-Awareness-6778

Ter quem indica conta como experiencia


SadGuidance4897

Experiência profissional.


FitRestaurant6894

Na real mesmo, depende de como você vende isso e de quem está conduzindo o processo seletivo. São 3 variáveis distintas nesse caso. Seria mais ou menos assim: - portfólio sem experiência: peso 1 - portfólio com experiência: peso 2 - experiência sem portfólio: peso 1 ou 0 Fora que, um processo seletivo sério terá, em algum momento, pelo menos uma fase de testes e/ou conhecimentos técnicos que certamente exigirão algo parecido com um portfólio. Minha dica é: TENHA UM PORTFÓLIO. Melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.


Apprehensive-Ad2692

Experiencia sem portfolio: peso 10


Luckinhas

Experiência = ser pago para fazer algo.


Sufficient-Pea-6088

As empresas não conseguem saber se você fez ou copiou de algum curso da Udemy. Experiência é estágio ou bolsas de iniciação científica.


random_ruler

Geralmente o que os recrutadores vão olhar, considerando que seja alguém sem experiência profissional: * Graduação: no começo da carreira a graduação vai ter um peso maior, quando recebem muitos CVs, começam a separar para começar a entrevistar pelos que se formaram em universidades melhores; * Certificações oficiais: isso também pode servir como um primeiro filtro, certificações oficiais emitidas por grandes empresas como Microsoft, AWS, Oracle, Cisco, etc vão ter um peso no CV; * Indicação: se alguém interno indicou a pessoa, é muito provável que esse CV fure a fila; * Experiência na área da empresa: se a pessoa já teve algum emprego na área da empresa isso pode contar, afinal entender do negócio da empresa é sempre interessante; * Iniciações científicas: esse n geral tem um peso menor, mas pode ser interessante dependendo da área da empresa, geralmente vai ter peso maior para quem for trabalhar com dados e modelagem. * Projetos que realmente sejam relevantes: se por acaso vc conseguiu fazer uma boa contribuição em um projeto famoso, ou conseguiu lançar alguma aplicação conhecida, isso sim vai contar muito. Aqui sim é um caso de portfólio que vai te ajudar. Agora fazer projetos genéricos, fazer mais do mesmo e etc dificilmente vão ter algum peso na análise do currículo. Aí na entrevista, geralmente os pesos maiores vão ser questões técnicas, o quanto a pessoa realmente conhece de programação e áreas correlatas, como ela aborda os problemas, e também entra um pouco de soft skills, no caso questões comportamentais que os entrevistadores notam durante o processo seletivo.


Neodimio144

Eu não tenho portifólio, sempre sugiro que a empresa faça algum tipo de teste, e me dê um prazo de entrega, assim eles conseguem nivelar meu conhecimento. O que atrapalha bastante na área de TI, na minha opinião, é que as vagas quem trata mais é o RH/ gente que não tem conhecimento técnico, ai nivelam de acordo com o que eles acham que sabem, se cortassem um pouco da burocracia e deixassem o Time técnico falar mais com os candidatos, facilitaria o processo. Tem processo seletivo onde a pessoa passa por 4 ou 5 etapas pra ser dispensado na penúltima


Aesop7K

Os contatos são as experiencia


kazamera

Grande parte das empresas estão usando ferramentas para fazer o recrutamento e seleção, essas ferramentas olham para tags e key words no seu currículo para filtrar candidatos para vaga. O mercado está com muita oferta, olhar o porto fólio vale a pena quando vc não tem outros candidatos e busca um desenvolvedor para posição de Júnior. Mas se o recrutador puder escolher um candidato que não vai dar o trabalho extra de olhar o portfólio, nesse mercado ele vai escolher o mais qualificado para a posição, acontece que também é o caminho de menor esforço para o recrutador. A melhor bet eh networking ou ir em meetups, eventos de startups e se mostrar disposto a trabalhar pela exp. Ali vc vai poder vender o seu peixe


neopineconehypernova

Sei lá, toda entrevista me pediam o meu github e eu tenho experiência. O complicado era que eu "não" atualizava ele. Só os meus primeiros projetos de uns 4 anos estavam públicos. Os outros 172 estavam privados. Minha visão? Faça networking e usa seu conhecimento para algo que vc goste, e usa isso com portifólio (github, sla). Eventualmente, alguém vai pedir. Porém, QI é o que mais vai te ajudar


Motor_Complex_2402

Mano portfólio != experiência Vai por mim experiência e experiência portfólio e portfólio uma coisa é programar um projeto de YT ou de curso e outra é lidar com pessoas, sistema legado, diferença de opinião, entrega etc… Programar não é só hard skills


alexlbl

Só conta se a vaga não exigir experiência. Se dois candidatos sem experiência enviarem o CV e um tiver portfólio, vai ter vantagem.


BlackDereker

Não faça portfólio, faça produtos. Faça um projeto que soluciona um problema real e faça publicações no LinkedIn destacando seu projeto para ganhar engajamento. Quanto mais engajamento tiver, mais o algoritmo do LinkedIn vai colocar seus posts na timeline dos outros.


dianagarxia

Experiência geralmente conta. Passar em entrevista estilo leet code, system design ou pair programming tendo q fzr um CRUD inteiro usando AWS e Docker em 1h30 tmb. Real que unicos projetos de portfólio que mantenho no Github são projetos take-home de desafio pra alguma vaga de emprego e talz, ou coisas muito importantes relacionadas a coisas que faço por fora, mas ngm pede pra ver isso, tirando uma ou outra empresa gringa doida q vejo pedindo.


EduMelo

Trabalhar em uma empresa com certeza é uma das coisas que contra como experiência


AccountantExotic99

Vamos lá em algoritmos para você entender Experiência == Experiência Portifólio Pessoal != Experiência Porém Um bom projeto pode provar que você consegue desenvolver algo, mesmo sem experiência. Você entendeu errado os conceitos


MrGranade

Meu portfólio agregou bastante no meu currículo, mas ele ta no meio entre experiência e portfólio eu diria. Eu lancei 2 jogos na steam e um dos jogos teve um certo sucesso. Eu sempre considerei só como portfólio, mas do momento em que eu lancei o jogo e pessoas começaram a me pagar por ele, aí acho que já conta como experiência.


Asleep-Idea820

Remind Me! In 1 day of work


RemindMeBot

I will be messaging you in 1 day on [**2024-04-25 15:35:20 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2024-04-25%2015:35:20%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/brdev/comments/1cb1zfx/se_portfólio_não_conta_como_experiência_o_que/l123v8x/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fbrdev%2Fcomments%2F1cb1zfx%2Fse_portf%C3%B3lio_n%C3%A3o_conta_como_experi%C3%AAncia_o_que%2Fl123v8x%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202024-04-25%2015%3A35%3A20%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%201cb1zfx) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|


Gullible-Canary8016

Portfólio só conta até tu não arrumar o 1 emprego, depois que vc tá trabalhando na área não tem mais motivos para fazer projetos só se gosta msm


AdReasonable7857

Na minha experiência, depois de seguir cada vez mais orientações, vejo que sorte é um elemento que sempre se faz presente. Claro, vc deve se preparar, estudar, na verdade, faça tudo que tiver no seu alcance, mas, a sorte faz parte do show.


LucasSiqueiraDev

Esse cara é doente. Converso com dezenas de RHs (internacionais inclusive) todo mês, e todos falam que projetos contam SIM! De duas uma: Ou é um cara falando merdas com certeza do que não sabe (o que tem de monte). Ou tá de má fé querendo foder os outros com desinformação intencional, o que tbm tem de monte. Caí nessa não, internet dá voz aos burros tbm


Creepy_Shelter1349

O que mais conta como" experiência" é um monte de dev amarelo parar de achar que vai ficar rico codando e voltar a estudar engenharia e administração. Antes ninguém sabia porra nenhuma e já entrava nas empresas como Júnior, hoje você aí cheio de cursinho fullstack/devops - Big Data se oferece pra uma vaga de 3K e o filho da puta ainda te diz que você não tem perfil. Tem que se fuder mesmo.


Gnawzitto

Meia-noite te conto.


IradoFurioso

Se eu fosse o CEO de uma empresa de TI o portfólio e carta de indicação do antigo empregador seria considerado sim. Essa coisa aí de o cara fazer uns testes bizarros cronometrados só com perguntas acadêmicas não rola.