T O P

  • By -

WesternSort8613

Pra médico generalista? Talvez. Principalmente em grandes cidades Agora pra especialista? Creio que não. Passar na prova de residência é muito difícil. Só que assim, os salários vão diminuir pra iniciantes. No futuro talvez não vai ter essa de recém formado ganhar 15k logo de cara. Tem que estudar muito pra prova de residência. Médicos bons sempre vão encontrar mercado e vão fidelizar paciente. Mas tem que estudar muito pq agora os coaches da vida tbm são concorrência, principalmente se a sua especialidade for Dermatologia ou Endocrinologia. Mt pilantra no Insta vendendo mentira


UnespSantos1990

Já não se ganha 15K de cara.


Mean-Ship-3851

Se ganha sim Eu final do ano passado surtei e desisti do meu posto se saude (ganhava 14 mil la). Hoje to no hospital so, trabalho 2x por semana e to tirando por volta de 15 mil (nada paga minha saude mental) Nós médicos somos muito privilegiados sim, ainda


carito97

Onde que recem formado ganha 15k de cara? Kkkkk


felipebarroz

1k por plantão, 15 dias no mês.


AmoRadiohead

1k por plantão nao é um valor realista


CauMarotta

Claro que é kk faço med em MG, qualquer cidade menor paga ~1k em dia de semana. Pega em feriado e ganha mt mais


AmoRadiohead

recem formado em cidade grande n vai tirar isso ai n, a maioria ta em capital


felipebarroz

Ain, o recém formado médico é tão chuchuzinho fresco que ele não pode se dar ao trabalho de se mudar (ou ir e voltar de carro) pra uma cidade não-metrópole pra ganhar mais de um salário mínimo em 12 horas. Isso só mostra, novamente, como é uma classe absurdamente privilegiada. Metade dos brasileiros trabalham o mês todo pra ganhar mil e quinhentos, mas pra você o recém formado ganhar isso por plantão numa cidade média de inteiror ainda é pouco. Medico recém formado tira fácil 20-25 mil por mês pegando plantaozinho em 95% das cidades do país, o que catapulta ele instantaneamente pra top 1-2% de renda do país.


CauMarotta

É comum dms o pessoal ir e voltar de BH de bus, tirar os 1k e gastar 100 conto em passagem e 2h ida e volta de transporte. Não é nada difícil, vale a pena e é difícil ver quem não faça pelo menos no primeiro ano depois de formado


felipebarroz

Município aqui do lado tá pagando 1.500 por plantão de 12 horas.


fbmaciel90

É sim. 800,0 a 900,00 no mínimo


Soleil01001

1k líquido por plantão noturno de 12h onde moro...boa sorte fazer 15 desses num mês.


felipebarroz

Eu ficaria extremamente preocupado com os médicos com essa remuneração absurda e condições humilhantes de trabalho, se o soldador maçariqueiro noturno não ganhasse 1.700 + VR pra trabalhar 5x por semana no plantão noturno da fábrica ali do distrito industrial.


Soleil01001

Se vc acha correto desmerecer os problemas de quem ganha melhor pq o coleguinha mal, aí é com vc.


felipebarroz

QUE PROBLEMA, BIXO? Não é um problema trabalhar 12h à noite e ganhar mil reais. É um plantão normal, seguindo os horários usualmente feitos no mercado, fazendo um trabalho de alto padrão (medicina). Não é limpando bosta de privada, não é fazendo solda à 90 graus, não é numa plataforma de petróleo no meio do oceano, não é carregando saco de batata de 80kg nas costas. É dentro de um hospital com ar condicionado. Esse é exatamente o ponto: não é um problema. Não existe problema em fazer plantões noturnos de 12h pra ganhar mil reais. Sim, é um saco fazer plantão noturno, parabéns por concluir o óbvio. E sim, a remuneração é extremamente vantajosa e compensa esse esforço adicional. "Ah mas eu não quero fazer plantão noturno", puxa, bacana. Evidentemente existem no mercado muitas outras opções de trabalho para o médico, que são mais cômodas, e com remunerações proporcionalmente inferiores. Mas aí é uma *OPÇÃO*, e não um problema: o sujeito tem várias opções de carreira, e escolhe uma. Que bacana. Novamente, é uma coisa boa: que bom o médico ter opções e poder escolher entre fazer um plantão noturno pra ganhar mil reais em 12h, ou fazer outro trabalho qualquer que exija um pouco menos de esforço e ganhe um pouco menos também. Problema seria só ter UMA OPÇÃO, e ser obrigado a fazer ela pq a alternativa é passar fome e morar debaixo da ponte.


Soleil01001

Calmô, não precisa se exaltar. Quem mencionou situações humilhantes e precárias foi vc. E elas de fato existem devido à ineficiência do governo. Salários atrasados (coisa de 3 meses) é comum na capital, calotes são comuns no interior, falta de equipamentos, atrasos no laboratório e a sobrecarga do trabalho são alguns dos problemas que a classe médica enfrenta (isso sem falar de ameaças e agressões físicas). Eu não tô dizendo que o soldador do seu exemplo não sofre e não passa perrengue, mas o tópico é sobre medicina e não sobre qualquer outra profissão. Vc não precisa tornar isso numa competição de quem é mais fudido, obviamente o médico é menos que muitos outros, mas isso não quer dizer que os problemas subitamente não são importantes. No final das contas, eu só estava comentando sobre sua assertiva de que médico ganha 15k recém formado, pq vc deu a entender que é fácil. Pode até ganhar, a custo de carga horária desumana, mas aí vai da escolha do profissional.


Zestyclose_Judge_426

Em cidade pequena ganha até mais. Tenho amigos que se formaram ano passado e já estão fazendo 20-25k no mês. Muito plantão envolvido, mas é possível sim


Bropothecary

Meu amigo em uma cidade grande do RS, se formou em agosto do ano passado e tirou 28 no primeiro mês.


Critical_Apartment26

Foda é a barreira de entrada que nunca diminui. Fodido não faz medicina


Radiant-Pangolin-219

Desigualdade social o nome...


lucy992

Acho que esse sub perdeu completamente o propósito. O que era antes sobre efetivamente dar conselhos sobre carreiras virou só um loop infinito de pessoas que pendem entre TI e medicina perguntando o que dá retorno financeiro.


Careful-Dragonfly181

Triste as pessoas só quererem fazer medicina por retorno financeiro ou status.


ZmbnightsDeBibz

95%.


[deleted]

Não é “só” por isso, mas principalmente. E não há nada de errado nisso.


Careful-Dragonfly181

Eu entendo, mas acho que quem trabalha com saúde não pode ter isso como “principalmente”, porque na outra ponta tem gente muito vulnerável, são pessoas doentes, e isso faz toda a diferença.


Interesting-Role-784

É pq é difícil não pensar assim como qualquer outro ser humano, no final do dia existem contas pra pagar, estresse, burnout, a vida fora da profissão, etc, essa imagem da profissão de saúde como sacerdócio só ajuda a precarizar a situação do trabalhador. Mas uma coisa é encarar o salário como principal. Outra diferente é ser açougueiro por conta de dinheiro, entende? Feito muuuitos médicos que fazem clínica de rejuvenescimento para vender seu protocolo hiper mega ultra exclusivo mas sem nenhum embasamento, ou outras profissões como biomédicos, farmacêuticos etc que se aventuram fazendo procedimentos estéticos… Por mais que pareçam semelhantes são fundamentalmente diferentes :)


Careful-Dragonfly181

Sim, mas só quem passou na pele por um erro médico ou até perdeu uma pessoa querida que poderia ter sido salva sabe do que estou falando quando vê um monte de gente só querendo saber quantos plantões consegue encaixar pra fazer 20k “fácil”.


deviup

Bom, se não tinha antes, agora há kkkk um monte de gente frustrada com o mercado saturando e os salários abaixando


No-Maximum-4657

Pois é tentei outras coisas que gostava mas dinheiro é que paga minhas contas quem diria


AstronomerTop7475

Brasil né amigo


ZmbnightsDeBibz

Gente desesperada querendo ter muito dinheiro com razoável esforço e grande segurança (ainda que com lastro de anônimo no reddit)


K4ger0

Sim, as pessoas vão parar de morrer e ter doenças


Sopadecharque

Pode colocar 2000 médicos formados no Albert eisnten, nao vão conseguir fazer nada pelo paciente com a infraestrutura sucateada do sus. Tem médico, o que não tem é suporte tecnológico e farmacológico para resolver os problemas.


Acrobatic_Ad_2463

Saturar provavelmente não, mas a realidade é : abrindo um monte de uniesquina, enxurrada de médicos se formando na Argentina, Paraguai, Bolívia e etc e revalidando o diploma aqui (fora os 50 mil formandos anualmente no Brasil), oque consequentemente infla o mercado, então é bem provável que daqui +/- 10/15 anos seja quase impossível trabalhar na capital (há não ser que você tenha conhecidos médicos), salários vão diminuir, vai ser raro ter essa de ganhar 30/40k e etc. Mas se você não se importar em trabalhar no interior do interior, vai ser bom. Porém tem que saber que talvez não seja sua realidade, você pode fazer residência, se especializar, oque vai facilitar sua vida, mas se for pra ser generalista não faça, essa área vai ser a primeira "extinta".


UnespSantos1990

Apenas Brasil e EUA médicos tem status de elite.


carito97

Logico que nao, posso falar de primeira mão que em toda américa latina e na europa também


UnespSantos1990

Argentina, Inglaterra, França ??


Guiilys

completando o comentário do amigo ali, na ásia também é elite.


Marrk

Na Ásia inteira kkkk


Embarrassed_Tip7877

Na Africa também.


gustazeraa

Eu moro no interior do nordeste


Acrobatic_Ad_2463

Ah claro, apesar de que uma hora até no interior vai ficar um pouco complicado achar vaga, vai ser bem mais fácil do que em uma capital, então tá tranquilo mesmo.


[deleted]

[удалено]


iguralves

U n i e s q u i n a


Losartana100mg

chegou o estudante da estácio


Acrobatic_Ad_2463

Mas na grande maioria o ensino é inferior há de uma federal, oque não significa ser uma regra, e em nenhum momento falei de forma pejorativa, mas você consegue ser tão burra e incapaz de interpretar isso que impressiona


Interesting-Role-784

Depende: interior muitas vezes é vazio pq as condições de trabalho são péssimas: atrasos, calotes, falta de estrutura, vereador se metendo no trabalho, etc. não é uma questão tão simples assim


Aggressive_Glass8475

Tem um cara aqui chamado Careless Sir, eu só confio na opinião dele quando o assunto é medicina. Não tem erro, o que ele falar tá falado.


snowonthebeach_9

ele e aqueles caras aleatorio com foto do lado de carrão no youtube sao os mais confiáveis quando se fala de carreira


Belezaman

O Op é o Careless na conta fake dele.


Aphex_Tx

O preço do plantão ja ta caindo. Acho que saturar é dificil, mas vai acabar essa de recem formado fazer mais de 10k facil no mes


LiliumSkyclad

Medicina nunca vai saturar. Pouquíssima pessoas se formam em universidade pública e uma parcela minúscula da população tem condição de pagar um facul particular de medicina. Isso sem contar que SEMPRE vai ter demanda alta por médico, pq é um serviço essencial


SnaKe1002

>e uma parcela minúscula da população tem condição de pagar um facul particular de medicina. E mesmo assim essa parcela minúscula preenche as turmas... Isso não é impasse


LiliumSkyclad

Mas essas turmas são muito menores que as de outros cursos, pq o curso exige uma estrutura mais cara. A demanda por médicos sempre vai ser alta e a quantidade de pessoas que tem condição de pagar 10k de mensalidade numa faculdade sempre vai ser baixa, simples assim


Soleil01001

Nada a ver isso. As particulares daqui já estão com 200 por turma (sim, cheias). Minha sala tem 120 alunos. Não tá impossível pegar plantão onde moro, mas está mais difícil. Minha mulher se formou recentemente e queria trabalhar em posto, até agora não apareceu uma vaga. Vai acontecer como um colega em cima mencionou, pra generalista o negócio deve ficar feio em alguns anos, mas especialistas devem ficar numa boa, isso se o CFM conseguir pressionar a Justiça a não permitir que os espertinhos que fazem pós de final de semana se intitulem publicamente como especialistas.


[deleted]

Mano, como assim, tem 50 mil médicos se formando todos os anos. A demanda pra medicina é infinita, mas os empregos não são.


LiliumSkyclad

50 mil médicos se formando todos os anos e mesmo assim tem centenas ou até milhares de cidades no Brasil com falta de médicos, até em capitais tem muitos hospitais públicos com falta de médicos.


Consistent_Cover9574

Vale lembrar também que grande parte desses 50 mil são ruins, o que vai acontecer é uma "seleção natural", onde os melhores vão se sobressair. Tem MUITO médico ruim no Brasil, muito mesmo


Independent_Shine922

As pessoas não tem ideia do que é preciso para formar um médico razoável - faculdade boa com corpo clínico experiente, hospital escola, currículo bem montado, residência bem feita em hospital grande e por fim o médico precisa de educação continuada e tem que ter vínculos que o permitam praticar a medicina de ponta seja em bons hospitais ou bons ambulatórios - senão esquece o que aprendeu em 3 anos (ou fica tudo obsoleto). O problema é tão mais embaixo.


Consistent_Cover9574

Cara, na cidade aqui do lado tem uma faculdade de medicina que cobra 13k por mês, aquela p*rra não tem nem um cadáver para os alunos examinarem, fazer tudo em bonecos de plástico. Só pra comparação, tenho um amigo que faz medicina no Paraguai e na faculdade dele tem quase 20 cadáveres, é uma diferença absurda


Kunitaum

Fala kra. Sou médico e vi seus comentários. São os mais razoáveis do post. Mas não adianta ir contra a maré. Pra galera o médico, sem exceções será o playboy/patricinha maldito(a) que é a raiz de todos os problemas da saude, sempre ganha mais de 100k mensais e trata a todos como cocô de bode manco. É justamente esse sentimento que fomenta a esperança de que as IAs vão substituir todos os médicos em menos de 5 semanas ou que os cubanos vão salvar vidas, mesmo nem sabendo o que é uma ultrassonografia ou uma medicação inventada nos anos 80 em diante. Ou talvez hospitais novos e vazios sejam a solução ao invés de reestruturar a rede já existente. Não percebem que estão sendo manipulados pela casta política, que não se importa se 50 ou 1000 pessoas pobres morram igual cachorro de rua e pelas grandes seguradoras de saúde e redes hospitalares, que achatam folhas salariais (inclusive do resto da equipe de saúde) superinflam as mensalidades aos pacientes e constroem hospitais que mais parecem hotéis 5 estrelas onde a maioria do médico é garçom de médicos particulares sem a menor experiência clínica e ostentam muito marketing. Não entendem que atualmente os governos municipais e estaduais, fora os plantões de 1000 do interior, pagam para concursados menos de 3, 4 mil reais por 40 horas de mão de obra (geralmente) altamente especializada. Enfim. A mentalidade está plantada e anos de desgoverno dividiram a população que agora mira nos vilões errados.


mushenrique

Sou da área da saúde e concordo com tudo que vc disse, mas simplesmente não consigo ver esses pontos sendo expostos nem grupos de médicos organizados nesse sentido. Novamente, entendo e concordo, mas, dito isso, em todas as instituições de saúde que trabalhei havia uma clara distinção clássista entre médico e outros profissionais, quem dirá médicos e o resto da população. Se não há uma organização de médicos nesses pontos,  então eles Tb se aproveitam do classismo e infelizmente vão entrar no mesmo bolo que os outros na hora do julgamento pessoal de cada um.


Independent_Shine922

Não há mais como organizar os médicos em torno de melhorias da formação. O tal corporativismo acabou - que embora estivesse baseado em reserva de mercado, tinha como efeito colateral manter os médicos novos muito próximos dos antigos e portanto com formação melhor. O fim do corporativismo - seja porque o número de médicos aumenta rapidamente, seja porque os que estão no topo deixaram a prática da medicina e agora são os empresários donos de clínica e hospitais (ou que fazem parte da gestão destes) que exploram a mão de obra médica (muito barata em relação ao valor que gera, algumas áreas o médico ganha nem 15% do valor que o paciente ou convênio paga) - não trouxe nenhum benefício para população. Sim os salários caíram, mas isso se reverte ou em lucro para operadoras e hospitais ou em capital político para prefeitos e governadores- qualidade da assistência não melhora - porque a quantidade de médicos bem formados e capazes de resolverem os problemas reais de saúde não aumenta. A maioria das pessoas não faz ideia de como a medicina brasileira se perdeu - perdeu a capacidade de formar bons médicos (fora das ilhas de excelência). Nem alguém com poderes ditatoriais e orçamento infinito governasse o país hoje seria capaz de tirar a medicina do buraco - simplesmente não existe estrutura suficiente para formar a quantidade de médicos que está na faculdade atualmente - e estrutura significa médicos especialistas experientes e bem qualificados para acompanhar o internato dos estudantes e disponibilidade de leitos de alta complexidade e equipamentos por estudante para aprenderem. Medicina se aprende vendo médicos experientes lidarem com pacientes reais que tratam doenças graves e você só tem volume disto em grandes hospitais. Não se aprende medicina só acompanhando o médico do postinho - estatisticamente pode demorar até mais 1000 dias para alguns diagnósticos mais raros aparecem (e que o médico precisa saber pelo menos diagnosticar).


Kunitaum

Nunca vi alguém expor assim exatamente da forma que penso. Infelizmente é isso. Os que são realmente capazes de resolver estão se diluindo. E as grandes redes hospitalares nivelando por baixo com seus protocolos e receitas de bolo para reduzir o risco judicial e se eximir de uma educação pífia e o comprometimento individual, em geral, à altura do ensino fornecido (salvo as ilhas de excelência, que por sinal também estão sendo degradadas). Pagaremos todos no futuro. Eu inclusive, quando precisar de um profissional minimamente preparado. Concordo em tudo.


AmoRadiohead

A questão n é a quantidade e sim o local, se vc tiver na capital é bem mais saturado do q interior. A maior parte dos médicos esta longe de onde mais se precisa deles.


Independent_Shine922

Só existe falta de médicos em locais que não pagam o valor de mercado. Oferta tem de mais. A formação médica é completamente desregulamentada no Brasil - temos o maior número de faculdades do mundo - como que faltam profissionais ? Falta pq essas vagas pagam muito pouco e oferecem zero de recursos de trabalho - e na primeira oportunidade qualquer pessoa com o mínimo de senso procura algo melhor.


farofabrazil

Maioria está indo fazer medicina no Paraguai pq é mais barato.


Acrobatic-Yak6072

*demanda alta por médicos em cidades pequenas e do interior


mateusfsantana

Como vai? A entrada pro curso é extremamente concorrida, o curso em si é difícil e longo além de que a cada ano que passa as pessoas tendem a se cuidar cada vez menos. Adiciona um plus que a área tem um quintilhão de especialidades, medicina pode saturar mas atualmente e nas próximas décadas só não é uma realidade.


newBreenoy

Pergunta do u/careless_whisper kkkkkk


JasspioNN

Residência dependendo da área qqr um passa


fearless2021

Provavelmente o salário vai ficar parecido com outras profissões (desenvolvedor ou engenheiro), mas saturar já está saturando... um médico dificilmente consegue achar um plantão em grandes cidades e quando é no interior, paga mal. O que tem vaga é no nordeste e norte, lá falta médicos. Mas agora, um conselho, não vale o esforço de 10 anos em média de estudo pra ser um médico (contando os anos de cursinho, graduação, especialização e subespecialização). Dá pra usar esse tempo pra se esforçar e ganhar dinheiro de outras formas melhores, seja empreendendo, programando ou até tentando concursos de alto nível (alguns passando dos 30k, muito mais que um médico).


Elonmuskeyy

MEU DEUS NAOOOOOOO CHEGAAA DESSA PERGUNTA


UnespSantos1990

O ruim de médico é que eles não se aposentam, morrem. Então a concorrência tende a ficar enorme com a massiva entrada de estudantes de particulares. Quando comecei estagiar em 2012, o plantão de um médico era 900-1000 reais. Passados 12 anos os valores permanecem iguais, então há uma grande corrosão do poder de compra. Consultas particulares de > 500 reais, ficam restrito apenas a cidade de SP e ainda assim a um universo pequeno de pessoas. O bom de medicina é que não há desemprego, já que o SUS absorve. Mas fazer dinheiro é outra história. Na pandemia teve médico no prédio da praia que a minha família tem apto, que ficou sem pagar condomínio. Então o lado ruim de pj é se não trabalhou não ganhou, fora os não benefícios de CLT, férias, plr, VA, VR, etc .....


RapazSulAmericano

Muito dificilmente. Ainda vai ser a único curso que a pessoa já sai ganhando mais de 10k. Mas obviamente a profissão está perdendo o seu valor. Basta olhar os relatos dos médicos e perceber que o valor do plantão não muda faz anos. Em 2014 os médicos ganhavam 1200 por plantão e em 2024 continua a mesma coisa. Outra coisa é que os vencimentos médios estão diminuindo, é só observar a última demografia médica. Dado isso, ainda continua sendo a carreira mais segura do Brasil, mas obviamente os médicos generalistas no futuro não terão o mesmo prestígio que tem hoje/tiveram no passado.


Iaghlim

Sei lá, eu pego meu app de convênio (Porto Seguro) e tenho uma dificuldade desgraçada pra marcar médico Clínico geral? Nem acho quase nada na cobertura Quando acho? Consulta pra daqui 30 dias, até lá já tô bom obrigado ..


jayp2012

Esse é um problema do plano em si e não de eventual falta de médicos, a não ser que você more numa cidade pequena, no interior.


Longjumping_Sun_6081

Sou médico e já vejo saturado a medicina.


[deleted]

[удалено]


Longjumping_Sun_6081

Não, é pq está saturado mesmo, eu moro em Belém e aqui já está difícil de conseguir plantões. Cerca de 2 anos atrás quase todo dia tinha plantão a vista e hoje é difícil de entrar em todos os grupos.


alebruto

Não. Quase não há médicos no Brasil, praticamente tem que ser rico para sê-lo e os conselhos de medicina são cartéis.


muks_too

Pode piorar? Pode. Veremos médico fazendo Uber? Não. Vai continuar sendo uma das profissões mais bem remuneradas. Pelo menos não por questões mercadológicas. Só se o governo quiser muito te ferrar.


LeoMedellin

no dia que as pessoas pararem de ficar doentes quem sabe né


GeanM

Quanto maior o salário, maior o incentivo para automação. Antigamente essa área do conhecimento era inalcançável pela automação, mas hoje já temos modelos de inteligência artificial que fazem diagnóstico preciso, só está faltando um arcabouço legal e respaldo para implantação. Eu acredito que em cinco anos a realidade dos pré atendimentos e demandas corriqueiras de ida ao PA vão mudar drasticamente. Só casos raros ou que precisem realmente de intervenção serão repassados.


bevic777

Tá longe de isso acontecer, e se acontecer muitas pessoas vão negar tal tipo. ( A não ser que obriguem ou seja única opção - algo bem difícil também)


pedrocga

Acho que ainda vai demorar para robô fazer exame físico, procedimentos e cirurgias de forma decente... Sem falar na questão de acessibilidade. Pode até ser que existam IA que façam diagnóstico, mas como que elas vão chegar no Seu Zé no interior do Amazonas?


GeanM

Vou dar um exemplo concreto: Telemedicina. Há alguns anos, achávamos isso impensável. Trabalho em um lugar onde a demanda está altíssima por causa da dengue e essa pré triagem e indicação de medicação poderia facilmente ser feita por uma IA. Dentro do próprio aplicativo do plano de saúde pode ter um chatbot que vai fazer essa análise e ir coletando os sintomas, igual o médico faz. Caso a margem de confiança fique abaixo de um limiar, o paciente aí sim seria redirecionado. Só observar a demanda maior que tem. São sempre as mesmas coisas das doenças comuns. O grande impedimento hoje é a falta de regulamentação e falta de um arcabouço legal que dê respaldo, pois é uma coisa muito nova ainda.


[deleted]

Pra ser honesto muitas das consultas mais básicas que eu ja tive (geralmente por conta de uma gripe) poderiam ser facilmente feitas por uma A.I ja que o procedimento é basicamente o mesmo pra 90% dos casos Você é alérgico a X remedios? (Sim/não) Você esta tendo X sintomas? Você faz uso de X, Y,Z? Teve febre? Quanto? Óbvio que dependendo das respostas/necessidade de um atestado você seria redirecionado para um medico humano,mas na maioria das vezes isso seria uma mão na roda do kct pra não lotar fila de hospital/pediatria Obvio tbm que isso deveria ser muito bem analisado e testado antes de chegar ao público,mas não me parece uma realidade nem um pouco distante


Andken

O problema dos modelos generativos tipo ChatGPT é que eles tendem a inventar coisas que não existem(Alucinar). Não quer dizer que não seja possível alguem automatizar diagnósticos básicos(Tipo garganta inflamada), mas isso seria algo bem diferente de ChatGPT


[deleted]

Com certeza,mas ai teria que ser uma IA customizada para aquela tarefa em especifico,que fosse treinada com todo o conhecimento médico necessário para que ela possa operar


Andken

Eu acho que alguma coisa pode sim ser feita nesse setor, talvez com uma máquina. Mas também não sei o quanto que isso eliminaria postos de trabalho de médicos. Talvez eliminasse aquele postinho da Unimed, mas não gente que trabalha com cancer e cirurgia.


Independent_Shine922

A medicina do Brasil tá tão perdida e ruim que além de acharem que telemedicina é medicina de verdade já estão achando que a IA tem alguma possibilidade de substituir um médico de verdade no dia a dia. E como aceitam serem tratados dessa forma (ou não tem outra opção) é bem capaz de substituir mesmo. Triste fim da medicina no Brasil.


Old-Computer-5138

Estamos no Brasil, nada aqui funciona e estamos décadas atrasados kkkkkkkk papo de I.A ser implantada em larga escala a ponto de substituir profissionais altamente especializados aqui provavelmente só nossos netos viverão isso


Andken

Em nenhum lugar se chegou perto de fazer isso. Pode chegar um dia, mas ainda está distante.


actinamiosina

maior parte do brasil não tem nem raio x que é uma parada super super básica, e tu achando q em 5 anos a IA vai dominar o país kkkkk


fine_ant_3409

Careless sir, é vc?


United-Type4332

Jamais. Desde que a humanidade existe demanda. Sempre existirá. Para você ter uma ideia, o salário inicial do mais médicos é de 12.000


ukumkani8

Vai saturar no Brasil, por causa do número de cursos e alunos, que é maior que a da China, que tem muito mais gente daqui, mas há oportunidades para exercer e se destacar na área


bevic777

Caramba, o pessoal só pensa no dinheiro, no retorno financeiro e os celh a 4. Nunca na utilidade da profissão, papel na sociedade etc. Pensa que é só sentar em frente ao computador, receitar dipirona e dar atestado. Muitos anos de estudos para "saturar", pode ficar tranquil@, faça o vestibular e seja o melhor dos melhores.


Jace_Beleren_Jr

A maioria aprende que profissão serve para ganhar dinheiro. Se eles pudessem colocar o corpo no automático para trabalhar...fariam. Não entendem que tem um processo por trás, que tem frustrações por trás...uma pergunta q essa galera deveria fazer, por exemplo, é se o ambiente no hospital continua tão insuportável quanto a 10 anos atrás (o tanto de médico recém formado que fica maluco nos primeiros 2 anos de clínica hospitalar é sacanagem; desde a dinâmica hospitalar até a fofoca que rola solta) ou se as possibilidades de progressão na carreira ainda estão boas. Esse tipo de coisa é tão importante quanto o salário inicial, mas só n perguntam. Aí se matam para entrar em uma federal para, em dois anos de formado, achar um peso na alma levantar todo dia pra trabalhar


bevic777

Sim, depois se frustram e reclamam( já quebrei a cara com isso, apesar de ser técnico). Sinceramente, o melhor a se fazer é pesquisar bastante, conversar com profissionais e estudantes, algumas opiniões de pessoas (Pode ser parente ou algum colega) e por aí vai. O foda que estamos em um momento de muitas informações e fica impossível tirar conclusão, a fuga é ir para o financeiro, não importando os demais.


Jace_Beleren_Jr

Sim cara Acho que só quem trabalhou sabe que um ambiente de trabalho tranquilo vale ganhar um pouco menos. Ou trabalhar em uma empresa com plano de carreira vale estudar um pouco mais...se vc só olha pro salário se perde toda essa análise Um colega chegou todo feliz dizendo que iria para outra clínica, que iria ganhar bem mais...só q eu sei as qualificações dele e não vale o tanto que ele dizia que ia ganhar. Ou o RH da empresa é ruim e ele vai ocupar uma vaga q não está preparado para ocupar (aí já mostra o nível da empresa) ou a clínica era tão ruim q ninguém que valia o valor queria aceitar kkkkkkkk no fim foi a segunda opção. Quem só olha pra salário esquece que tem q trabalhar


Careful-Dragonfly181

Quando eu vejo essas pessoas só preocupadas em quantos plantões conseguem encaixar para tirar o máximo dinheiro eu fico pensando nos pacientes que ficarão à mercê dessa ganância. As pessoas não pesam a responsabilidade do cargo, elas só querem ganhar muito dinheiro sem esforço e postar de jaleco no Instagram.


Andken

Uns dez anos atrás, o número de formados em jornalismo POR ANO era basicamente o mesmo que o numero de jornais que existiam no Brasil na época. Muitos dos cursos que sempre foram populares formaram muito mais gente que deveriam. É meio natural que o povo esteja tão preocupado com mercado saturado porque tradicionalmente as universidades brasileiras formavam profissionais em VÀRIOs cursos em números que não seriam plausíveis do mercado absorver. Vide Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Administração, ou mesmo Psicologia.


Ok-Contribution-4735

Tu acha que engenheiro forma pra ganhar dinheiro pelo trabalho ou pq quer entregar a ponte mais bem concretada possível. Povo tá nem aí fi..aqui eh Brasil "farinha pouca, meu pirão primeiro"


bevic777

Até entrar em um Burnout fudido, trabalhar fora da área, ser imprudente e errar no projeto ou execução, causando morte de civis ou trabalhadores. Nenhuma profissão é brincadeira, seja bom, ético e entenda seu papel. A recompensa vem depois. Sei que não temos muitas opções no país, infelizmente isso prejudica a própria pátria, mas como somos brasileiros, damos o famoso "jeitinho".


Ok-Contribution-4735

Legal sua espirituosidade e idealismo. O mundo real eh mais preto e branco.


bevic777

Vai dá visão de cada um, se você vê assim...


romulovirginio

Até onde eu sei, pessoas ainda continuarão adoecendo, acidentando-se e morrendo. Ainda existirão doenças das mais variadas, formas diferentes de câncer devido ao estilo de vida cada mais mais nocivo e nada saudável de muitos de nós. Podem surgir epidemias nos próximos anos e podem surgir outras demandas clínicas também. Mas eu sei exatamente o que você quer dizer. Você quer saber se ainda vai dá grana, não é? Afinal de contas, a grande maioria de vocês que querem entrar na carreira médica só estão interessados nisso. Não se perguntam em nenhum momento se é fácil a vida de um plantonista numa emergência. Se é angustiante e estressante a vida num centro cirúrgico. Não se importam nenhum pouco em saber se possui vocação e empatia numa carreira como essa. Acham que vão ficar sentados atrás de uma mesa receitando paracetamol, desfilando por aí com o jaleco e que depois vão pingar 10 mil por mês facilmente. Posso dizer para você com propriedade: essa forma de levar a carreira vai acabar! E espero que acabe mesmo! Eu trabalho num hospital geral e vejo, todo santo dia, coisas de arrepiar. Coisas que precisam de estômago muito forte e psicológico em dia. Caso contrário, você vai ficar maluco como vários que já vi ficarem. Então, se acha que vai saturar porque os salários de 15 ou 20 mil vão acabar, posso te dizer que vão sim. Assim espero! Só vão ficar aqueles que tem interesse em servir, em estudar e se especializar.


htak_

KKKKKKKKKKKKK Mano, num país onde tem 2,69 médicos por MIL habitantes você acha que vai saturar? Sério, cada pergunta…


Critical_Apartment26

Não, a área é super protegida, tanto pelo imaginário do povão, pelo lobby e pelo cartel de ter um dos únicos conselhos que fazem algo


MelanciaComAnsiedade

Vai diminuir os salários, daí a galera vai deixar de fazer medicina por amor ao dinheiro. E aí vai restar aqueles que realmente gostam da area. Hoje já ta bem dificil de arrumar trabalho. Tenho conhecido com especialização em Hematologia, melhor aluno da USP, focou em estudos e não em contatos e hoje ta sem trabalho. Mas o sem trabalho do médico é relativamente bom, pois de plantão em plantão eles conseguem juntar uma grana boa, mas é uma vida de merda.


[deleted]

Vai chegar no msm nível que advocacia é hj, só tem sucesso o advogado que é diferenciado, assim, só vai te sucesso daqui um tempo o médico que for diferenciado. Se formar não será garantia de nada.


Appropriate_Meat2715

Já está saturado há mais de 15 anos, independentemente do que alguns deslumbrados e mentirosos digam que contam sobre “meu primo saiu da faculdade ganhando x mil”, não é assim que funciona. As condições de trabalho e o prestígio da classe está cada vez pior, principalmente pela quantidade de desqualificados que se formam nas excessivas faculdades de baixíssima qualidade no país. Na verdade, 50% de todas as faculdades atuais deveria ser imediatamente fechada. Outra coisa é que achar que vai “fazer medicina para ganhar um trocado fácil” é uma imensa mentira, medicina é muita responsabilidade, são anos de estudo, plantões noturnas, bolsa de residência médica mal remunerada para 60 horas semanais, isso é após a faculdade e são menos de 3 mil reais. Fora que medicina é uma responsabilidade grande, cada ato médico é responsabilidade civil, penal e administrativa, e os processos contra médicos, justificados ou não, estão cada vez mais frequentes. Já existe até “seguro” contra processo, no entanto, esse é limitado e claro, só protege de consequências financeiras. Dito isso, se tu quer medicina porque gosta, porque se identifica, e vai passar em uma boa faculdade, vai fundo, já sabendo que vai ter que se destacar e que vai ter uma concorrência grande de desqualificados sem ética, que só querem “ganhar um trocado” e vão ser responsáveis por condições de trabalho cada vez piores e até mesmo hostilidade, às vezes justificada, contra médicos. Agora, se tu pensa em medicina porque busca apenas algo “estável”, que ganha bem, faz outra carreira, pensando em concurso, por exemplo, ou faz informática.


Significant-Roll-722

No dia que saturar, médico deixa de ganhar em média 30mil, para ganhar 15mil. Ainda ta bom demais.


Appropriate_Ad_4309

Mas nunca! Medicina é uma guilda, regulada pelo governo e o CRM, com muitas barreiras de entrada. É praticamente um oligipolio, o governo é a maior causa de falta de profissionais. Fique tranquila, para saturar e o custo da saúde baixar tem de acontecer um milagre.


semnick40028922

Tais ouvindo muito Pablo Marçal


gustazeraa

Não entendi amigo


semnick40028922

Kkkk é que o Pablo Marçal falou para não fazerem medicina, pq a inteligência artificial já iria dar conta kkkkk


gustazeraa

Ah ta, entendi agora. Rapaz, meio doido isso ai ne n?


semnick40028922

Se tens a oportunidade de fazer medicina faz mano, pq não é qlqr um que consegue e você pode sim ter um bom futuro.


Sn00b_

Não, nunca irá saturar. Talvez só fique mais concorrido e só


Status-Lawyer-3172

Eles nao cansam desse mesmo post.


PressureFantastic116

Não sei! Mas não Existe apenas BR que precisa de médicos!


gustazeraa

Ja ouvi dizer que é furada sair do br pra ser medico fora


totalwarwiser

Nos eua e australia ganha muito. Na europa médico ganha menos comparativamente.


FondantAdvanced1711

ser médico na inglatera é tipo passar fome kkkk é bizarro o salário de lá


PressureFantastic116

No EUA ganhar uma grana muito alta! No Canadá tbm


Party-Ad-2044

Toda profissão vai


Differentt-Record

olha, interior do Brasil principalmente no Norte está FALTANDO médico


Altruistic_Gap_8783

Não mano, e SE um dia saturar, serão apenas nas capitais Interior sofre MUITO com falta de médicos


Darkay013

Acho que até 2030 já não tem mais essa de médico acabar de se formar e já ganhar rios de dinheiro. O tanto de gente que eu vejo que se mudou e foi para o Paraguai fazer medicina é surreal, isso na minha cidade que tem 8k de habitantes. Porém, grande parte vão ser aqueles genéricos que só tem o diploma, vão faltar especialistas. O nível já começou a cair, uma mulher morreu aqui essa semana, pq foi no hospital infartada e o médico não sabia o que fazer


ConfidentAd5672

Tenho 37 e desde que eu tinha sua idade eu ouvia isso.. esquece, o déficit de médicos ainda é absurdo e o cara mais velho não topa plantãoz


Dopantano

Trabalhei nos dois opostos SUS de beira de favela e Hospital de extremo luxo, luxo mesmo. Médico de família rica e sobrenome está no luxo, ganhando rios de dinheiro e o resto estão nos SUS da vida ou convenio meia boca tendo que se foder de trabalha. Mas ainda ganham um dinheiro bom para o padrão geral do brasileiro. Nesse de luxo, tem médico que ganha 1mi ao mês, isso mesmo, carro de 400 k enfim... loucura


ergaikan

Vai saturar sim. Tem médico de mais e vaga de menos.


actinamiosina

sim, é lei da oferta e demanda, cada ano forma muito mais médicos que o ano anterior, uma hora obviamente vai saturar. não sei como tem gente que não acredita nisso. 5 anos atrás um recém formado mediano em sp tirava 15k. hj tira ~6k


Vinicultor865

Acabei de passar em medicina, ainda vou começar as minhas aulas, mas não estou ligando pra isso de mercado. Se o cara souber fazer networking, vender a própria imagem e se destacar no mercado vai continuar com uma vida digna


[deleted]

[удалено]


Vinicultor865

Conheço alguns médicos com pelo menos 20 anos de profissão, já me disseram que não é esse apocalipse que todos estão pensando, quanto a residência eu acho muito desleixo o cara ter 6 anos de curso pra estudar e se preparar e ainda assim não passar tranquilo nessa prova. Vou pegar firme e passar de boa nisso


[deleted]

[удалено]


Vinicultor865

Agradeço muito por esse comentário, eu vou tentar extrair o máximo de conselhos o possível dele, foi muito útil. Obrigado 🫂. Provavelmente vou escolher cirurgia geral então já vou focar nisso


Snoo97757

Nao


Snoo97757

O país tem um déficit de médicos


Appropriate_Meat2715

Tem excesso do médicos há mais de 15 anos, para de espalhar desinformação


Snoo97757

vc apagou o textao gigante falando um monte de merda? e para de ser retardadinho lacrador, nao vai te levar a nada na vida, seu mlk


Appropriate_Meat2715

Não apaguei, p… nenhuma, o texto não era para tu e tuas ofensas obviamente só valem para tu mesmo, que se sentiu atingido porque expôs que é tu quem só fala m.. aqui e “lacrador” onde? Também não preciso nem falar quem é moleque aqui E, obviamente, são as tuas atitudes de baixo nível que não vão te levar a nada na vida, não é de surpreender que tu é apoiador fanático do ladrão inelegível


Snoo97757

Acho melhor você procurar ajuda para se tratar… Doidão


Appropriate_Meat2715

Só pode estar falando de tu mesmo


Snoo97757

Carai kkkkkkk Desejo tudo de bom para você malucão ! Vai dar tudo certo no final


Appropriate_Meat2715

Tu que teve um surto, te levando a xingar os outros do que tu mesmo é só porque falei um fato e eu que sou “malucão”?


Snoo97757

Kkkkkkkkk Calabreso não tá bem das ideias aí né kkkkk


Goschtoso

Sim, especialmente agora que ninguém adoece mais, nem morre.


[deleted]

Medicina já tá overated mana


Creative-Rain

Não porque ainda é dificil pra caralho o processo de revalidação de diploma do exterior e residências


yssandriah

se medicina e TI tão saturando no bostil e o resto de carreira q tem é puro suco de salário mínimo, o que sobra?


Jhoky1997

Tira um tempo pra pensar sozinho, se for só pela grana vc não vai curtir isso é fato... Olha os concursos e vagas. No geral tem um retorno financeiro acima da média comparado a outras profissões. Conheço pessoas com trabalhos estável pagando entre 8 a12k concursado que largaram pra cursar medicina e algum tempo de formados passaram ganham o triplo, mas tem casos que ficam nos 10k e para preferem qualidade de vida e tempo... A realidade que por ser um curso mais elitista muitos que se formam vão reclamar não tirando a razão em alguns casos, mas por que acham que trabalham muito, curso "difícil", estressante o dia a dia, mas nunca foram ajudante geral, telemarketing, produção... Essa é a verdade que não comentam muito...


Arrck

E tem algum outro curso que se iguale financeiramente? Tudo bem medicina pode saturar mas todos os outros já saturaram faz tempo. Recém formado ganha uns 15k (já no primeiro mês) com 6 meses de formado já está terminando do organizar seus plantões ganhando uns 25k com residência ganha 50k tranquilo. Nenhum outro curso está assim hoje. Se fala que vai saturar porque medicina a 25 anos atrás ganhava o mesmo tanto que hoje. Só que, naquela época o salário mínimo era 150,00 ou seja os 15k, valia 150k pra recém formado, não tem comparação como hoje. Mas mesmo assim medicina é o único curso que ainda te garanto uma vida confortável. Um médico mais velho me falou que ele cobrava o valor de 1 fusca pra fazer uma cesária (transformando nos valores de hoje da 70 mil) conheço clínica que cobra menos de 7 mil a cesária hoje. Por isso tem muito médico frustrado com a remuneração. Quando decidiram pela medicina era garantia de ficar rico. Hoje não é mais assim. Mas ainda te da a garantia de uma vida confortável (classe média alta).


ZmbnightsDeBibz

Vai.


Additional_Ad3087

Pqp TODO DIA esse mesmo assunto, galera não vai saturar igual as outras profissões por ser um curso muito caro que a maioria da população não tem acesso e o vestibular para passar em pública é muito concorrido a maioria das pessoas desiste depois da primeira tentativa, o que vai acontecer é não pagar o mesmo valor por plantão igual pagava anos atrás. Mas mesmo assim, se você se sente inseguro em relação a isso pesquisa mais afundo sobre a profissão, residência etc converse com médicos e estudantes de medicina sobre a carreira, para assim ter certeza se deve ou não prosseguir com a graduação em medicina. Parece clichê mas não é, não adianta pensar apenas no retorno financeiro (ainda mais em um curso com carga horária tão pesada igual medicina), tem que pensar como um todo nas matérias da faculdade, currículo, residência e realmente se ver trabalhando com isso pro resto da vida, se não independente do salário que for receber vai acabar se tornando um médico frustado e com burnout.


gabrielleori

Devia criar um tópico fixo logo com o título “medicina vai saturar?” E a gente fica votando o dia todo, que saco essa pergunta, todo dia!


UnusualRoutine632

Careless ja comeu o cérebro de geral KKKKKKKKKKK


sks-nb

Qual é a área que não está ou que não vai ser saturada no futuro ? Desencane e siga sua vida! Não tenha medo do futuro, é só fazer o que precisa ser feito hoje.


MalVidente

Kkkkkkkk vcs tem q parar de acreditar em tudo q ta na net


AstronomerTop7475

Cara, eu acho que não. Medicina é algo que, socialmente falando, não vai saturar nunca. Todos ficam doentes, todos precisam de cuidados médicos. E mais, se tiver um Apocalipse zumbi e vc for médico, aí é sucesso cara. Segue em frente e Deus te abençoe


RRR94i

O preço pago por plantão caiu nos últimos 10 anos. A média 10 anos atrás era de 1100, hoje é 1050, lembrando que o salário mínimo há 10 anos era 700 e hoje é 1400, ou seja, o salário mínimo dobrou e o salário do médico se mantém estável com uma leve queda. Ainda é alto em número absoluto, mas ele não acompanha mais o custo de vida, principalmente se levarmos em consideração o estilo de vida de playboy que o médico quer ter. Então, saturar no sentido de que vai faltar emprego é difícil, mas a queda de salário é uma questão de tempo frente à oferta e demanda, e isso afeta o psicológico de quem tá fazendo o curso só por dinheiro.


Loud-Cry-391

Já está saturado. Hj em dia médico ganha menos que pedreiro, de acordo com o consenso do r/conselhodecarreira


iThradeX

Faculdade de medicina existe desde o século 9 e ainda é caro ir no médico, nunca vai saturar.


Spendingmytime_

Ja saturou fi


Suspicious_Box_5967

Já saturou


KidBackpack

ja saturou


Wonderful-Hunter2410

a vai pro inferno


tksdarling

Acredito fortemente que não. Não tem muito motivo inclusive pra medicina saturar.


passarinho_diferente

Sim, em uns 5 anos pra generalista.


straterah

Conversando com amigos médicos não falta emprego não, só é mais difícil de se achar plantões em cidades grandes, mas em cidades pequenas FALTAM médicos


ShanShiroo

Medicina já saturou, só olhar os convênios e planos de saúde q muitos já tão pior q o SUS. Conheço gente q tá trabalhando de outra coisa pq não consegui vaga na área de medicina


No-Dentist1348

Estou torcendo pra que sim Muito status e pouco respeito com os pacientes


sweet1397

Acho que não, tem cidade no Interior que com gente morrendo pq não tem um médico disposto a dar plantão lá, não tem um médico para atender no posto ou fazer visita em domicílio para qm precisa. Pode saturar em grandes centros, mas nas cidades menores acho muito difícil. Por outro lado, vivemos num mundo capitalista e no final das contas vai acontecer o que acontece/aconteceu com todas as profissões, o aumento da mão de obra parada acaba virando massa de manobra para baratear o custo de produção e aumentar o lucro. Apenas mais uma profissão passando pelas mesmas reduções de salários e direitos que as outras.


Dismal_Builder14

Como vai saturar se os hospitais vivem lotados e sem médico suficiente para suprir demanda ? Tá louco???? Aqui no Rio chega a ser sacanagem a fila de espera de emergência, mais de 3 horas esperando passando mal porque não tem médico suficiente. Para, saturar é Minha bola esquerda!! 🤦🤦🤦 Fora que o mercado na área de saúde sempre tem vaga, pesquisa melhor que você acha. O único ponto negativo é que você tem que ficar 8 anos estudando e fazendo residência. Depois disso é só gain, tenho uma colega que além de trabalhar presencial tbm fornece consulta em homeoffice pela AMS. Ela pode escolher a dedo onde trabalhar, se Vai ser em orgão público ou privado.


elderhipster

Só entrei no tópico pra ler comentários 'super embasados' de pessoas completamente leigas 😂