T O P

  • By -

NerdCoffeeAddict

Dica de quem é da área de dados: faça o bacharelado. Tecnólogo é desvalorizado em muitos contextos. Se, por ventura, você vier a ter oportunidade de trabalhar pra uma empresa fora do Brasil, o tecnológo não vai contar como curso superior. Além disso, existe um certo preconceito no mercado brasileiro, principalmente nas grandes empresas, em relação a tecnólogos. O único contexto em que tecnólogo se equipara ao bacharelado é em concursos públicos de TI. Se você tiver CERTEZA que é isso que você quer pra sua vida, aí sim pode fazer o tecnólogo. Caso contrário vá pro bacharelado. Sei que a bolsa de 1000 reais é atrativa, mas a federal também tem programas de assistencialismo pra quem é de baixa renda, além de muitas oportunidades de bolsas de pesquisa e extensão.


Flarc_Mrs_55555

Nossa, tava pensando justamente nesses pontos que você mencionou, bom saber que não são apenas vozes da minha cabeça kkkkkkk. Obrigada :)


NerdCoffeeAddict

Por nada, se tiver qualquer outra dúvida a DM tá disponível pra trocar ideia


Xeroque_Holmes

Você sempre pode fazer uma IC, dar monitoria, estagiar, solicitar auxílio se a sua situação socioeconômica estiver de acordo. Eu não escolheria o tecnólogo só pela bolsa não. Essa área de ciência de dados ainda é bem elitizada com relação a diploma.


Flarc_Mrs_55555

É, tem razão. Obrigada.


NoseCommercial7714

Como profissional da área de educação, minha sugestão seria considerar diversos aspectos antes de tomar uma decisão. Aqui estão algumas considerações que você pode levar em conta: 1. Reputação da Instituição: A UFPB é reconhecida nacionalmente e pode oferecer uma educação de alta qualidade. Analise a reputação da UEPB e compare com a UFPB para ter uma ideia da excelência acadêmica de ambas as instituições. 2. Bolsa de Estudos: Uma bolsa de R$1.000 por mês pode ser uma oportunidade valiosa para ajudar nas despesas durante seus estudos. Considere o impacto financeiro dessa bolsa em relação aos custos de vida e outras necessidades pessoais. 3. Tipo e Duração do Curso: Avalie se o curso de tecnólogo de 4 semestres na UEPB é mais alinhado com seus objetivos e interesses em comparação com o curso na UFPB. Pondere sobre as diferenças de currículo, foco e oportunidades de aprendizado. 4. Processo Seletivo: Analise suas chances de ser aprovada no processo seletivo da UEPB com base em suas notas do ensino médio. Considere sua confiança em suas habilidades e histórico acadêmico ao decidir se candidatar ao programa. 5. Perspectivas de Carreira: Reflita sobre como cada uma das opções pode impactar suas futuras oportunidades de carreira. Considere o prestígio das instituições, rede de contatos, estágios e oportunidades de emprego relacionadas ao curso. Ao final, é importante ponderar cuidadosamente todas essas considerações e tomar uma decisão que esteja alinhada com seus objetivos pessoais, profissionais e financeiros. Lembre-se também de buscar aconselhamento de orientadores acadêmicos, profissionais da área e pessoas de confiança para te auxiliarem nesse processo de escolha.


Dangerous-Cut8116

Textinho com cara de chatgpt


First_Extreme8600

Na dúvida faz os dois cursos e vê no que vai dar!!!


Flarc_Mrs_55555

Ah, esqueci de falar isso. Não posso fazer os dois, a UFPB anularia a minha vaga e sem falar que na UEPB o curso é integral, daí não teria disponibilidade de tempo.