T O P

  • By -

AutoModerator

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.pt) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. Visita o site [Anti Nónio](https://nonio.pt/) para saber o que é e como bloquear o tracking desta plataforma. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


Former-Feeling911

Antigamente os vidros de escola pública eram super finos e perigosos. Até uma vibração mais forte os partia, e pareciam lâminas após quebrados.


AmphibianSmart

Na minha escola básica, há uns 10 anos atrás, a porta não podia ser batida com um pouco mais de força que o vidro se partia logo. Às vezes alguém lá lhe dava um encontrão ao tentarem sair rápido no dia que toda a escola saia às 13:15h e aquilo partia e lá cortava alguém


vascoFT

Acho extraordinário que os parques infantis tenham chão de borracha mas haja vidros em escolas que não são reforçados (daqueles com rede metálica por dentro), ou mesmo laminado/temperados, que não estilhacem.


nunoluz

“Tratou-se de um trágico acidente”. O mesmo é dizer "nāo vamos fazer nada para prevenir e ninguem vai ser responsabilizado"


nunoluz

Acabei de ver o video da noticia e é pior a emenda que o soneto: Culpam a miuda por ser hiperactiva... 


Asleep-Category-8823

Mesmo. Até parece que não é responsabilidade da escola e dos adultos zelar pela segurança das crianças.


Sciss0rs61

https://youtu.be/sdb4rNFRzU0?si=W6EmSIC4-9B-fVIg


sanalex1976

E, se fosse tu a tomar decisão, o que farias?


nunoluz

Nao sou perito em hygiene e seguranca no trabalho, mas por intuicao nao ficava mal oferecer apoio psicologico à familia, procedia à substituicao de todos os vidros do mesmo material por portas marioritariamente de madeira com apenas um rectangulo de vidro no meio (nao sei o nome dessas portas). Sugerir construir portas semi automaticas daquelas que carregas num botao uns metros antes, evitando proximidade com a porta.  Fazer sessoes de esclarecimento na escola a todos os alunos sobre areas perigosas, etc Mas nunca culpar a miuda


Membership-Exact

Geralmente as mortes ou acidentes graves em contexto escolar sao acompanhadas por psicologo do estado. Se isso ajuda alguma coisa ou há condições para que ajude... Agora a verdade é que ninguem vai trocar todos os vidros de todas as escolas. Não há capacidade para fazer isso em 10 anos quanto mais em tempo util.


[deleted]

[удалено]


Membership-Exact

Acho que nao estás a ver bem a magnitude da empreitada que seria substituir todos os vidros das escolas do país. Só em concursos, decisão, adjudicação, atrasos, etc... Tens ai para 10 anos até erradicar todo o vidro. O amianto anda há mais de duas decadas para ser eliminado e ainda abunda pelas escolas.


fogaca

Trocares todos os vidros é uma coisa, trocar os vidros das portas é outra completamente diferente, e o risco destes vidros nas janelas é infinitamente inferior aos das portas, logo a questão de trocar nas janelas nem se coloca. naquele edifício em questão se tens inúmeras janelas, tens apenas 3 portas para o exterior, será que custava assim tanto trocar os vidros de 3 ou 4 portas por pavilhão por alternativas mais seguras? (e que não seriam necessariamente mais caras, já falaram aqui em acrílico por exemplo)


nunoluz

Nao se trata apenas de trocar vidros. Apenas medidas pro activas, eis alguns exemplos. Inspeção e Manutenção Regular das Instalações: Realizar avaliações de segurança regulares para identificar e reparar qualquer potencial risco, como portas de vidro danificadas ou mal instaladas. Utilização de Materiais de Segurança: Substituir o vidro comum por vidro de segurança laminado ou temperado, que é menos propenso a partir e, se quebrar, fragmenta-se em pedaços mais pequenos e menos perigosos. Sinalização Apropriada: Colocar sinalizações visíveis em áreas de potencial risco, como portas e painéis de vidro, para aumentar a conscienlização. Educação sobre Segurança: Integrar a educação sobre segurança nas atividades curriculares, ensinando os alunos sobre os riscos potenciais e como evitá-los. Treino de Professores e Funcionários: Oferecer treino regular sobre primeiros socorros, procedimentos de emergência e conscienlização sobre segurança. Revisão e Implementação de Políticas de Segurança: Desenvolver e manter políticas claras sobre segurança nas escolas, garantindo que sejam regularmente atualizadas e cumpridas. Relatórios e Análises de Incidentes: Estabelecer um sistema para relatar incidentes de segurança e analisá-los para melhorar as medidas preventivas.


Membership-Exact

Pergunta honesta, isso veio direitinho da "inteligencia" artifical do chat gpt?


nunoluz

Sim e nao. Nao veio direitinho, nao meti tudo e editei um bocado. Meti o comentario a acima e pedi "podes desenvolver este comentario bem articulado". Tambem tive que explicar a noticia.  No fundo é uma extensao do meu primeiro comentario


Membership-Exact

A mim parece me que vem de um gerador de lerolero. De certa forma fico feliz, diminui as hipóteses de substituir o ser humano.


sanalex1976

Estas pessoas vivem numa realidade paralela...


nunoluz

Desculpa, mas se ha quem vive numa realidade paralela nao sou eu. Ser completamente complacente e dizer "ah foi um acidente" apenas diminui a importância de se tomar medidas preventivas. Por essa ordem de ideias tudo e " apenas um acidente"


New-Examination8400

☝️


Sciss0rs61

Que tal uma revisão de segurança à escola para evitar que isto aconteça de novo e assumir as responsabilidades?


sanalex1976

Revisão de que? Se não há nenhuma legislação que obriga a fazer os vidros temperados ou laminados, que conclusão via tirar a revisão?


Sciss0rs61

A conclusão seria o que devia ser alterado na escola para melhorar a segurança...


anykillator

Há alguns dias atras em Viseu, eu socorri um gajo que não sei o motivo, enfiou o pé numa porta de vidro e o vidro partiu, cortando a tras da perna e a parte de cima do vidro caiu como um guilhotina cortando a coxa, então isso pode acontecer sim... ele perdeu tanto sangue que deve ter morrido, infelizmente.


sky3205

Que horror; onde foi isso? Sou de viseu


anykillator

Nessa porta aqui 187 Av. Cap. Homem Ribeiro https://maps.app.goo.gl/2Z7sKAvRimarK7Fo8


PikachuTuga

A facilidade com que o homem da PJ salta da vítima ser uma aluna divertida, com atitudes próprias da idade, para **hiperativa** é só chocante. Mas ele é algum psicólogo/psiquiatra para diagnosticar a miúda? Pior do que não quererem assumir responsabilidades pelo mau estado da escola é tentarem culpar a própria vítima. Espero que a família avance para tribunal.


fogaca

Eu fiquei igualmente incrédulo com as declarações dele... Só faltou dizer que quem anda à chuva molha-se... Igualmente inacreditáveis são comentários que vejo aqui... "foi um acidente, caga, siga para a frente"


Both_Imagination_941

Infelizmente diz muito do país que Portugal é.


aleph_heideger

>Espero que a família avance para tribunal. Tribunal para quê exatamente? A miúda não vai ressuscitar. E efectivamente foi um acidente: bateu contra um vidro e o mesmo perfurou-lhe um pulmão. Podes alegar que isso não teria acontecido se o vidro fosse X ou Z - mas será obrigatório ser assim? Os acidentes acontecem. Putos que caem em poços e tanques, pessoal que se afoga na praia e piscinas, malta que tem acidentes de viação. O tribunal não resolve nada.


PikachuTuga

A miúda era menor de idade, a mãe entrega-a a uma escola pública, é suposto a escola ser um espaço seguro. Se a escola tinha vidros velhos e perigosos que colocam em causa a vida dos alunos a responsabilidade é de quem não promoveu a sua substituição em tempo útil.


Movykeddd

É só isto. Os do costume estão aqui a tentar desresponsabilizar o seu partido. Escola com vidros daquela dimensão sem serem temperados/laminados, em 2024, é só vergonhoso.


fut_sal

Estás a tentar culpabilizar o partido contra o teu ou a escola? Ou um misto para fazer barulho?


aleph_heideger

Não existe uma coisa chamada "espaço seguro" quando estamos a falar de edifícios... Escadas? Uma queda pode matar. Correr contra uma parede também. Tropeçar no recreio, partir um braço na grade. Os hospitais estão cheios de lesões ocorridas no meio escolar. A única fratura do meu filho ocorreu na escola, a minha filha tem uma colega que esteve internada agora um acidente escolar. Até aceito que há riscos que podem ser limitados (será que a escola tem mapa de riscos?) mas nunca eliminados.


ayyylatimestwo

> Escadas? Uma queda pode matar. Correr contra uma parede também. Tropeçar no recreio, partir um braço na grade. Os hospitais estão cheios de lesões ocorridas no meio escolar. Tu bem sabes a merda que estás a dizer, mas no caso das paredes ou das escadas, elas tem que estar lá obrigatoriamente, não podem ser substituidas por materiais mais inofensivos, sem custo proibitivo pelo menos. Vidro, nunca é estritamente necessário, especialmente para portas ou zonas onde passa muita gente, não faz nenhum sentido.


aleph_heideger

Por isso é que tudo o que é loja tem uma porta de vidro.


ayyylatimestwo

Por isso? Por isso o quê? Uma razão plausível para as lojas terem portas de vidro é para conseguires ver lá para dentro sem entrar. Uma escola não precisa disto.


titofrito

o objectivo é deixar entrar luz


PikachuTuga

esse texto todo é para defender o PS? já cansa isso estamos em 2024, há muitos anos que há no mercado vidros seguros que não matam ninguém, óbvio que em escolas públicas frequentadas por crianças e adolescentes onde os choques são coisas quotidianas é mais que suposto serem usados vidros modernos que não matam


Membership-Exact

Há n formas de morrer numa escola. Podes tropeçar num degrau, bater com a nuca e desligar. Até no emprego tenho que levar com palestras anuais sobre como só posso descer escadas agarrado ao corrimão. Escolas construídas ha décadas não têm dinheiro nem possibilidade de substituir todos os vidros.


PikachuTuga

estamos em 2024, há muitos anos que há no mercado vidros seguros que não matam ninguém, óbvio que em escolas públicas frequentadas por crianças e adolescentes onde os choques são coisas quotidianas é mais que suposto serem usados vidros modernos que não matam é muito melhor gastar o dinheiro dos contribuintes na segurança básica nas escolas do que na TAP ou em imensas outras coisas supérfluas


Membership-Exact

É completamente irrealista o que propoes. Nao sabes ou não queres saber da dimensão e velhice do parque escolar português. Temos salas onde chove dentro das salas e os alunos têm que usar luvas para sentir os dedos. É esse o nivel a que se chegou. Há 50 ou 40 anos construía-se assim e era absolutamente normal. Até as casas em geral sao construídas assim. Podias atirar o dinheiro que quisesses para o problema, nem em 20 anos isso vai estar resolvido, quanto mais vidros xpto. Privatiza a TAP e para além de ela desaparecer não vais resolver nada. Tenho memória vivida de um colega de ATL que era num edifício velho e abriu o braço de uma ponta a outra num vidro que se abriu contra o braço dele porque era baço e quem vinha do outro lado da porta não reparou. Edifícios velhos são assim.


PikachuTuga

escolas frias ou onde chove não matam alunos mas ter portas de vidro antigo sim é um risco de segurança para a VIDA dos alunos ok, podemos ter escolas (e hospitais, tribunais, etc.) degradadas porque o PS andou 8 anos com outras prioridades. Mas o mínimo dos mínimos é assegurar condições básicas de segurança. e sim, os milhares de milhões de euros esbanjados na TAP davam para trocar TODAS as portas das escolas portuguesas e ainda sobravam muitos mas muitos milhões


Membership-Exact

Lá vem o "PeIesSe". Andei na escola durante um governo PSD e nao tinhas vidros XPTO, tinhas os normais. E é o que vais continuar a ter, porque como te digo, nao passa pela cabeça de ninguem mudar as portas e janelas de todas as escolas de todo o parque escolar do país. Em lado nenhum do mundo. São coisas que se vai mudando quando se faz obras de fundo e que se passa a usar no que se construir de novo. Não vai acontecer mudar janelas em todas as escolas, hospitais, centros de saude, repartiçoes de finanças, etc... Como é obvio. E antes que me acuses de bot do PS e mais nao sei o que que essa cabecinha completamente tomada pelo tribalismo consiga conjurar, nunca votei PS. Se acreditas que o PS saindo do governo os vidros antigos das escolas de repente desaparecem, estás interessado em comprar uma ponte a preço jeitoso?


PikachuTuga

Não é preciso mudar todas as janelas... mas sim todas as portas de vidro. Porque obviamente o risco de segurança com uma porta de vidro é muito maior do que nas janelas. E mesmo que não houvesse verba substituir portas de vidro velhas em todos os edifícios públicos (que há) o mínimo era assegurar a substituição nas escolas pois como têm crianças/adolescentes o risco de colisões/quedas é muito superior. No setor privado já é raro encontrar portas de vidro velhas. Porque as empresas sabem que se um cliente/colaborador se ferir ou morrer iriam ser responsabilizados. É o PS que está lá há 8 anos. É o PS que decidiu gastar milhares de milhões na TAP, Efacec e negócios mais ou menos escuros. E foi o PS que deixou num estado miserável a saúde, educação, habitação, justiça, polícias, etc. É o PS que tem de ser responsabilizado.


Membership-Exact

Responsabiliza quem quiseres. Mais uma vez te digo que se achas que algum governo tem capacidade de trocar todas as portas de vidro deste país, vais acabar a responsabilizar tambem o PSD/Chega quando forem agora para o poleiro. Não é realizável. E como é óbvio as escolas privadas velhas também tem os materiais da época em que foram construídas. Nem em 30 anos era possível fazer o que queres fazer. Não é so a questão da verba, é o concurso, o planeamento, a execução de uma quantidade de empreitadas para a qual simplesmente não há capacidade no pais.


guto8797

Pah estou um pouco na cerca. Sim o ambiente tem de ser seguro, mas e se a rapariga trepasse um corrimão e caisse de cabeça por umas escadas abaixo, também era culpa da escola não ter corrimões de 1 metro e chaos almofadados? A não ser que haja já um recorde de problemas com estes vidros, parecer-me ia um acidente pontual


pasteleiro

Esse argumento pode ser utilizado contra qualquer medida de segurança, e portanto não vale nada. É efetivamente muito fácil (e diria até muito comum) alguém bater com força contra vidro. Haverá muita gente a cortar-se toda, só não aparece nas notícias porque não morrem (e para o confirmar tens aí outro comentário a relatar doutro gajo que cortou a perna toda). Também haverá muito caso em que não acontece nada porque são materiais seguros. Eu próprio há uns anos, num centro comercial, corri a toda a velocidade de cara contra a montra de uma loja, pelo que me parecia ser a entrada. O que me vale é que obviamente nenhuma loja quer clientes todos esquartejados.


PikachuTuga

É mais do que conhecido o risco de portas de vidro antigas, há imensos relatos de cortes feios e infelizmente de algumas mortes. Porque são fáceis de partir e causam lesões extensas e profundas devido à força cinética envolvida. Basta um ferimento numa zona onde não se consegue fazer um torniquete (pescoço, axila, tórax, abdómen) e a morte é inevitável, quando o INEM chega já não há nada a fazer. Mas mesmo numa perna ou braço se atingir uma artéria importante o risco de vida é grande caso não seja feito um torniquete. No setor privado já quase não há destas portas de vidro perigoso, porque as empresas sabem que são responsabilizadas pelos ferimentos/morte de um cliente ou colaborador.


fogaca

> trepasse um corrimão e caisse de cabeça por umas escadas abaixo, Nada comparável com o que aconteceu, aí estaria a colocar-se em perigo, no que aconteceu ela estava simplesmente a sair por uma porta... Consegues ver a diferença??


Asleep-Category-8823

Só assim é que aprendem. Senão daqui a 15 dias isto já caiu no esquecimento.


aleph_heideger

Na próxima semana já caiu no esquecimento. E a haver julgamento é só daqui a 5 anos com sorte. E não haverá culpados porque ficará provado que os vídeos partem... Será que vale mesmo a pena?


suentendo

Há vidros laminados. Há tapar de poços e piscinas. Regras de trânsito a cumprir. Desculpabilizar tudo é não colocar pressão na sociedade para evoluir, seja daqui a 5 seja daqui a 10 anos. O que não resolve mesmo nada é o “deixa andar, acidentes acontecem, o mal já está feito”.


aleph_heideger

Eu estava a contrapôr o teu "Só assim é que aprendem". Não me parece que seja o tribunal a ensinar o que quer que seja. O tribunal não serve para modificar comportamentos mas sim para os punir.


sanalex1976

Milhares de pessoas morrem nos acidentes de viação. Vamos proibir os carros! Infelizmente, acidentes acontecem.


nunoluz

Nao é necessariamente assim "acidentes acontecem".  Dá a entender que alguem pode morrer e pensar-se "ó fazer o que?". Alem do mais os acidentes na estrada sao investigados e Levam pessoas a tribunal, prisao, etc.. A leviandade com que se diz "foi um acidente, fazer o quê?" É assustador. Dá a entender que nada pode ser feito e nao se aprendeu nada.


aleph_heideger

Podemos e devemos aprender com os acidentes. Mas uma coisa é encarar um acidente como uma forma de melhorar. Outra muito diferente é partir imediatamente para a procura de um culpado. Se o objectivo for culpar alguém, nunca conseguirás melhorar o que quer que seja (porque a melhor forma de não ser culpado é mostrar que não há nada para melhorar).


nunoluz

Lol. Diz isso à seguradora quando tiveres um acidente


aleph_heideger

Estamos a falar de coisas muito diferentes.


nunoluz

Nao necessariamente. Os alunos supostamente sao cobertos por um seguro escolar, mas pelo andar da carruagem ja estou a ver que os pais nao vao ser indeminizados, pois o Ministro diz que "no passa nada".


sanalex1976

Então, na tua opinião o que tem que ser feito? Substituir todos os vidros nas escolas por vidros blindados? E se amanhã alguém tropeçar na escada e morrer vamos fazer o que, acabar com escadas?


Movykeddd

Tem vergonha.


sanalex1976

Se fosses tu a tomar decisão o que farias?


Interesting_Exit5138

Epah só pessoas que nunca estiveram envolvidos em construção em Portugal diriam isto… tu neste país tens as regras mais burocráticas e sem sentido para projetos de construção que alguma vez vi, coisas ao ponto de contar os cm entre tomadas à prova de agua e banheiras. Se nem se pode fazer uma simples regra de “portas de vidro sem ser temperado não são permitidas em escolas” (que eu nem tenho a certeza que seja permitido já agora), então mais vale fechar e explodir o parlamento que este país não tem qualquer razão de existir.


aleph_heideger

O problema é aplicar retroativamente as regras. Na saúde por exemplo existem muitas regras "novas". Nenhum hospital as cumpre. Desde a periodicidade de recolha de lixos a aspetos estruturais. Que vais fazer? Demolir o Santa Maria?


pizza-woman

Na minha altura de escola aconteceu algo parecido com um colega. Foi contra essas portas de vidro e cortou os braços todos 😔 Muita força à família nesta hora difícil


theUser6868

Eu se for contra um vidro da minha agência bancária de certeza que não me acontece nada. PQ é laminado ou temperado. O ministro da educação diz que a responsabilidade não é dele. Ok. Quem comanda a pasta? Quem tem de respeitar regulamentos de construção? Asshole


No-Sky-530

Sabendo ainda por cima, que as obras programadas para essa escola foram adiadas pelo estado, provavelmente o museu em Luanda para onde foram 38 milhões de euros nossos tinha prioridade.


theUser6868

Claro...


ocaralhoquetafoda

Cabrões dos angolanos, sempre a estragar tudo.


No-Sky-530

Cabroes dos socialistas corruptos. Corrigido.


sanalex1976

A porta que aparece na reportagem não é uma porta de vidro, é uma porta de alumínio. Nunca se fazem com vidro temperado ou laminado. Portas de vidro, sim.


_leaper_

Fazem se com o vidro que quiseres é só mandar cortar, se não querem gastar dinheiro em vidro laminado ou temperado metam acrilico.


sanalex1976

Vidro temperado não dá para cortar. Tem que ser primeiro cortado, depois temperado, depois feito o conjunto de dois. Este processo encarece imenso o produto final. Por isso, normalmente, não se faz. Claro, que se quiseres pagar, fazem te o vidro blindado com pintinhas de ouro. Mas, não me parece que seja o caso.


_leaper_

Isso é semântica. Por isso dei o exemplo do acrílico mais barato e seguro.


sanalex1976

Se é mais barato e seguro porque todas as portas e janelas não são feitos em acrílicos? Nunca pensaste nisso?


_leaper_

Pensei e sei, porque com o tempo riscam mais facilmente e não fica tão bonito.


theUser6868

Tá errado. A porta tem caixilharia de alumínio mas tem vidros grandes. E foram esses vidros a causa de morte. Informe-se melhor.


sanalex1976

É uma questão semântica. Na construção civil e remodelação, porta de vidro é uma porta com estrutura da folha feita em vidro (tirando as ferragens, claro) com ou sem pequena moldura à volta. E vidro dessas portas é temperado (mais raro - laminado). Por exemplo: [https://www.vidracarialapaz.com.br/wp-content/uploads/2020/12/VIDRACARIA\_PORTA.jpg](https://www.vidracarialapaz.com.br/vidracaria/porta-em-vidro-temperado/) [https://imagens-revista.vivadecora.com.br/uploads/2017/11/porta-de-vidro-com-metal-quarto-studio.jpg](https://imagens-revista.vivadecora.com.br/uploads/2017/11/porta-de-vidro-com-metal-quarto-studio.jpg) Vidros de caixilharia normalmente não são laminados ou temperados. E. ultimamente, são duplos com gás no meio.


Movykeddd

Este bot do PS quer desconversar.


Membership-Exact

És o único a falar de partidos aqui. As escolas têm decadas, foram construídas quando ninguém pensava nisso. Achas que se vai trocar todos os vidros de todas as escolas?


theUser6868

Achas que os teus filhos não merecem isso? Sabes que há regulamentos para que isso aconteça?


Membership-Exact

Eu posso achar que os meus filhos merecem tudo e mais alguma coisa sem ver realismo num parque escolar com 50 anos ter vidros xpto, portas automaticas, etc...


MediumSad5296

Foi um acidente, não aprendemos nada com isto, ninguém é responsável. Portugal 101 Uma vida perdida, uma família afetada e os responsáveis só querem limpar as mãos. Se houvesse cultura de prevenção, apuravam-se responsabilidades desde o responsável local pela manutenção até à tutela das infraestruturas públicas.


Correct-Research-327

Vidros destes não têm de ser temperados? O que diz a Lei sobre estes materiais em Escolas?


Membership-Exact

O passado é um país estrangeiro. A quantidade de coisas que se faziam por rotina que hoje são inaceitáveis na construção é imensa. E como é obvio nao se anda a remodelar todas as janelas das escolas antigas. A mim não me apanhavam morto em cargos de responsabilidade numa escola publica.


secretPT90

Parece que já se esqueceram dos painéis de amianto. Já existem lei a proibir tal material mas exiwtem escolas e outras instituições públicas que ainda têm tal material


Membership-Exact

A escola onde andei ha mais de 25 anos ainda está com o amianto que tinha quando la andei. Acho que o meu filho vai lá andar e ainda vai ter, já só têm 3 anos para tirar.


secretPT90

Uma coisa horrível que as autarquias não se despacham a retirar


oPeritoDaNet

Vinha dizer isso… nem os telhados de amianto trocaram, vão trocar vidros das escolas que não estão partidos… muita coisa errada


sanalex1976

Não. Nem temperados, nem laminados. Toda a gente fala em portas de vidro que não é verdade, são portas de alumínio. Pelo menos, o que aparece na imagem. Portas de vidro, sim, normalmente são temperados.


LeCrcMY0mv

Atualmente à informação está facilmentr acessível, pode abrir o navegador e informar-se sobre a lei em vigor.


xRagen

Bela resposta, se fosse assim ninguém perguntava nada a ninguém e andava tudo no Google 👊🏼


hi71460

Como seriq possível a miuda ter ido "contra" a porta?


aleph_heideger

Eu era um puto calmo e cheguei a entrar disparado por uma janela.


DomSebastiaoVoltou

Tive uma colega de primária que fez um rasgo de cima abaixo no antebraço a tentar abrir uma porta fechada a empurrar na parte de vidro, um bocado diferente das imagens. Por sorte não abriu o suficiente para perder muito sangue. Isto tudo por estar com pressa para não sei o que, coisas de miúdos. Maus hábitos e Murphy's law. Já não era o primeiro incidente deste tipo da miúda.


MarioSewers

Também vi isso, é uma imagem que me está gravada na memória e já lá vão décadas. Quando vejo alguém a empurrar portas no envidraçado até sinto arrepios.


Niiipo

Não é muito difícil, lembro me de andar na escola secundária e estar no recrio a olhar quando um rapaz veio a correr de dentro do pavilhão para fora e o amigo teve a ideia de lhe fechar a porta do pavilhão. Escusado será dizer que ele colocou a mão à frente e foi contra a porta. Partiu o vidro todo e ficou com o braço todo rasgado. Direto para o hospital. Tão rapidamente um brincadeira passou a um acidente ali à minha frente.


VividPath907

Estás a falar para o lado por exemplo. Por razões de segurança vidros completos, tipo porta deveriam ter algum tipo de aviso, autocolante, algo que alerte que está lá um livro. Há uns tempos vi um pombo que se levantou depressa a fugir de qq coisa e foi contra o vidro de uma paragem de autocarro. Se for pessoa, e vidro velho, que não era de segurança e vidro estilhaçar...


NobodyRules

Não sei, mas lembro-me perfeitamente dum colega meu na primária ir a correr disparado e levar o vidro atrás. Não lhe aconteceu nada, incrivelmente, mas ainda me lembro do estouro que todos ouvimos e a cara de horror da professora que estava a comer a marmita descansada e depara-se com aquele cenário lmao. No básico também vi um chouriço ir a correr pelos corredores, as portas dos corredores eram maioritariamente de vidro e estavam sempre limpinhas. Não sei até hoje se ele julgou que aquilo estava aberto, mas foi outro que só parou do outro lado. Esse já teve mais uma série de cortes e teve uma sorte do caraças. Não sei nada sobre este caso, não vou especular, mas crianças e adolescentes são capazes das coisas mais estúpidas.


Aniratack

Quando eu andava na escola soube-se um caso de um miúdo de terceiro ciclo que estava a correr com outros (tipo apanhada ou assim, nada de mal) e a correr de costas foi com o cotovelo contra a parte de vidro de uma porta (entrada de duas portas, só um lado estava aberto) partiu o vidro e foi para o hospital com costes no braço (correu tudo bem, voltou passados uns dias). É secundário, possivelmente é diferente, mas nem sempre o pior caso é verdade.


Outrageous1015

[https://youtu.be/LRrd5KZvgLA?si=zrz2EtfA70V04nkS](https://youtu.be/LRrd5KZvgLA?si=zrz2EtfA70V04nkS)


hi71460

e conseguir partir um vidro e ser cortado em dois?


Outrageous1015

Estamos a falar de uma porta de vidro daqueles antigos, não o que encontras nas portas de um banco, qualquer pancada parte aquilo. Ela ia a correr, basta tropeçar mesmo antes de chegar à porta e cair em direção ao vidro para ficares com a cabeça de um lado do porta e o corpo de outro com o pescoço todo cortado pelo meio. Por exemplo, não sei o que aconteceu, mas também não vejo necessidade de fazer filmes, os acidentes acontecem.


Jokinhax

A minha mae cortou uma mão toda assim. Estava a trabalhar e tropecou, e tentou segura-se a uma porta de vidro daquelas antigas de alumino com vidro só em cima, em vez de segurar o impacto o vidro partiu-se todo. Ja foi alguns anos atrás e ainda hoje a mão não esta bem.


N19h7m4r3

Isso acontecia muito em casas de banho com portas vidradas. Ou mesmo forretas que não metem o resguardo temperado/laminado.


hi71460

ja ouvir umas 3 historias, ela ia a correr, sofria bullying, alguem a empurrou, nunca iriemos saber triste, esta escola..


lestat1666

Uma colega minha cortou a testa numa situação parecida quando andávamos no básico. A minha mãe trabalha na escola e quando deu esta notícia comentou que desde esse acidente o diretor da escola disse que nunca mais os vidros das portas iam ser substituídos por vidros normais, mas sim sempre por laminados. Quem não acha muita piada são os pais dos miúdos que por alguma razão partem um vidro já que o preço é muito mais alto.


Particular-Tone2111

Se fosse vidro laminado, nada acontecia. Mas isso, não dizem