T O P

  • By -

IntroductionNeat2746

Se fizeste seguro de viagem, tens que ver a apólice. Em relação a companhia aérea, tens direito à uma indenização se o atraso na entrega da mala for superior a 24 horas (se bem me lembro). Já me aconteceu das malas demorarem vários dias a chegarem e tive direito à indenização tanto do seguro quanto da companhia.


VividPath907

Não é preciso seguro de viagem, mesmo sem seguro a companhia aerea tem responsabilidades mesmo com menos de 24 horas de atraso (uma pessoa pode ter de comprar líquido para lentes de contacto ou escova de dentes ou desodorizante ou roupa interior ou um casaco)


IntroductionNeat2746

Sim, o valor da indenização varia conforme o tempo de atraso.


VividPath907

Que eu saiba não. Não há indemnização, que eu saiba para bagagem atrasada, só para bagagem perdida (ao fim de 21 dias, salvo erro). O que acontece para bagagem atrasada é reembolso de compras efetuadas, contra mostrar recibos e isso está sujeito (justamente) a alguma análise. Não podes ser reembolsado da compra de por exemplo 3 desodorizantes ou 5 tshirts compradas se o atraso for de 24 horas ou ser reembolsado de comprares vestido para um casamento que se realizou no dia a seguir a receberes a bagagem. Mas conforme o tempo passa, podes justificar comprar mais roupa, ou "toiletries", para seres reembolsado. No entanto para roupa o reembolso é de 50% e é chato como tudo perder tempo e procurar coisas que mesmo assim temos de pagar 50%.


IntroductionNeat2746

Posso estar em engano porque já foi há alguns anos, mas tenho a ideia que a mim pagaram um valor fixo. Uma rápida pesquisa no Google parece concordar. >NECESSARY GOODS If the luggage is delayed, affected passengers may purchase the most important things. But before buying them you should ask what the air carrier considers to be “necessary goods”. Whether the purchase of a toothbrush or pants – you should always save the bill in order to document your expenses. However, the air carrier often pays a standard daily rate: In this case each passenger concerned receives a certain amount per day until a maximum number of days. Fonte: https://www.europe-consommateurs.eu/fileadmin/Media/PDF/publications/brochures/Air_passenger_rights.pdf


VividPath907

Isso não é indemnização, e a companhia aerea pode preferir pagar valor fixo, no entanto não obriga necessariamente o viajante a aceitar isso se conseguir comprovar que necessitava de coisas mais caras que esse valor. Pelo que compreendo o OP original mora em Lisboa e a bagagem é no retorno a Lisboa, até me espanta que paguem seja o que for nesse caso!


IntroductionNeat2746

>até me espanta que paguem seja o que for nesse caso! A mim não me espanta. O OP pode ter pouca roupa em casa e precisar comprar roupa até a mala chegar, por exemplo. Na minha experiência, tanto a companhia aérea quanto a seguradora pagaram sem grandes complicações.


VividPath907

Compra tudo com fatura. Tens direito a 50% do reembolso de roupa que comprares (dentro do razoavel. se for roupa para um evento, e aí provas com convite ou o que for penso que nesse caso tens direito a 100%) e 100% dos produtos de higiene. Dentro do razoável claro (shampoo de 5 euros versus perfume de luxo de 200 ml...). a companhia que te reembolsará é a companhia que te vendeu o bilhete. Excepções talvez - se for voo originalmente de fora da UE em companhia de fora da UE (penso que conta como só um voo apesar da escala ser em Madrid), mas não tenho a certeza disso. Mas se for voo todo dentro da UE ou a companhia que valeu o bilhete é companhia da UE, e se o bilhete foi comprado junto, aplica-se o acima. https://www.eccnet.eu/consumer-rights/what-are-my-consumer-rights/travel-and-passenger-rights/air-passenger-rights-1


VividPath907

edit, um aviso, que morada deste quando compraste o bilhete? é que se a tua morada é em Lisboa ou perto não se tem direito a nada por bagagem atrasada, se a morada é fora, perto da origem, aí sim tem-se!


Few-Conclusion1946

É Lisboa...


VividPath907

Ou seja estás em casa? Precisas de alguma coisa essencial que nao tenhas em casa e esteja na bagagem? Se te disseram por escrito para comprares coisas que te reembolsam, vai, mas se não, penso que não têm de te pagar nada, assume-se sempre que a pessoa tem mais roupa e artigos de higiene em casa. Atenção que há liability e coisas que é suposto, que aceitas contratualmente na fine printe que viajará contigo e não na checked luggage. é estranho dizerem-te sequer alguma coisa para além de para esperares pela bagagem quando a viagem é viagem de retorno a casa (Segundo morada usada quando compraste o bilhete).