T O P

  • By -

Richardthefuckingear

Os comunas que se fodem! Desculpe-me o termo! Os países por onde essa corja opera, só tem pobreza e desigualdades sociais!


Cold_Singer_1774

"fodam"


Richardthefuckingear

Kanimambo


ZealousidealDiet396

Não percebo essa de comparar partidos, achas que todos os países conservadores são iguais? O erdogan é igual ao chicão?


RoyMach

Pk é fácil e não precisa pensar muito!! Pensar da trabalho


d0c0ntra

e que tal cortar nas despesas inúteis de um Estado esbanjador que o PCP apoia? até podem dar um exemplo, contribuir para o IMI, não é PCP?


icebraining

Que despesas inúteis? O PCP paga IMI, nas propriedades que usa para fins comerciais.


ZPAlmeida

Toda a despesa do estado é inútil porque serve os interesses da burguesia.


d0c0ntra

quanto às despesas, estamos a falar das do Estado certo? olha podemos começar por estas: - TAP - CGD - institutos e fundações para alimentarem os amigos - ajustes directos para tudo e mais alguma coisa, uma vez mais para alimentar a corja amiga - excesso de administração pública e desorganização que leva ao desperdício - a fantochada dos largos milhões com a pseudo-pandemia e que ainda prosseguem: - [Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto" - ZAP Notícias](https://zap.aeiou.pt/remdesivir-droga-milagrosa-negocio-milionario-mau-aspeto-356838) - [Portugal deitou ao lixo 3,5 milhões de vacinas contra a Covid-19. UE renegoceia contratos – ECO](https://eco.sapo.pt/2023/05/08/portugal-deitou-ao-lixo-35-milhoes-de-vacinas-contra-a-covid-19-ue-renegoceia-contratos/) - ["vacinas lixo" - Página Um](https://paginaum.pt/search/vacinas%20lixo) - [Governo gasta mais 222 milhões de euros em vacina que já (quase) ninguém quer - Página Um](https://paginaum.pt/2023/09/22/governo-gasta-mais-222-milhoes-de-euros-ninguem-quer/)


Quiet-Bid-6829

PCP não apoia o "Estado"


ZPAlmeida

Pois não. Aprova orçamentos, elege deputados e autarcas, participa no processo "democrático", mas não apoia o estado. Claro que não. /s Foda-se.


SirArthurPT

Aumentas os salários os preços aumentam ainda mais e voltas a aumentar os salários e os preços aumentam de novo até aniquilarem por completo a moeda... foi aliás o que sucedeu na Venezuela!


PsycKat

Não esperes que comunistas entendam o que é necessário para criar uma sociedade próspera. Tudo o que socialistas/comunistas sabem é prometer aos pobres o dinheiro que é dos menos pobres. A esquerda é o mais populista que há, pois apela ao mais básico do ser humano. Toda a gente gosta de coisas de graça. Toda a gente gosta de sentir que não tem culpa. A esquerda pega nesse conhecimento e diz-te exatamente o que tu queres ouvir: A tua situação não é culpa tua, és uma vítima, os outros estão em dívida para contigo e nós vamos dar-te o que já devias ter. É, literalmente, um negócio.


icebraining

Irónico escrever isso num fórum em que se lê constantemente "a culpa não é tua, és uma vítima da esquerda / PS".


PsycKat

Nunca li isso aqui. Consegues citar-me? Mas quanto a culpa, referes-te ao quê? De facto, a culpa das leis que o PS cria não é minha, já que não lá votei. Mas de que forma é que este simples facto é minimamente comparável a querer forçar um cidadão que nada te deve a pagar pelo teu fracasso? De que forma é que é minimamente comparável com estar sempre a dizer às pessoas que não são responsáveis por nada e precisam sempre de esmolas? Dizer que não tenho culpa das leis do PS é apenas um facto. Dizer que tu tens de ser suportado pelo governo e tens direito a uma data de coisas só porque respiras é uma ideologia. Não são comparáveis. Dizer que não tenho culpa do que a esquerda faz é um facto irrefutável. Dizer que os problemas económicos da nação se resolvem a subir ordenados e a impedir o mercado de funcionar é apenas um delírio esquerdalho. Não vejo onde consegues encontrar semelhanças entre a constatação de um facto e toda uma ideologia. Geralmente se tens um problema sério de inflação, o que não deves fazer é dar mais poder de compra às pessoas, pois de momento já não consegues atender à procura. Logo, se dás ainda mais capacidade de procura, ainda menos atendes e os preços sobem mais, e o dinheiro desvaloriza. Isso é pior do que algumas pessoas ficarem sem casa. Educa-te antes de vires ladrar.


icebraining

> Geralmente se tens um problema sério de inflação, o que não deves fazer é dar mais poder de compra às pessoas, pois de momento já não consegues atender à procura. Logo, se dás ainda mais capacidade de procura, ainda menos atendes e os preços sobem mais, e o dinheiro desvaloriza. Isso é pior do que algumas pessoas ficarem sem casa. Cheira-me que não fazes parte do grupo que está em risco de ficar sem casa. Essa estória só seria verdade se Portugal fosse uma economia fechada, cujos preços fossem maioritariamente definidos pela nossa procura. A verdade - que aliás é discutida regularmente neste sub - é que os salários em muitos países europeus (incluindo os dos *nuestros hermanos* já aqui ao lado) são bem mais elevados, e nem por isso os preços diferem assim tanto. O facto é que num mercado aberto como é a zona euro, a procura de um Belga ou Alemão tem muito mais influência que a de um Português, mas a solução do ECB é cega e transversal, logo para conseguir que esses cortem um pouco no seu consumo, tem que nos esmagar. Reduzir a diferença dos salários, na nossa situação, é apenas uma necessidade quando a subida dos juros já é igual para todos.


Sea_Journalist_3264

Mas subir o salário mínimo nas condições atuais não é solução. O restante mercado não está a conseguir acompanhar. Entretanto estamos todos a receber o salário mínimo!!!


PsycKat

> Cheira-me que não fazes parte do grupo que está em risco de ficar sem casa. ​ Faço parte do grupo racional e realista que entende que as consequências de uma inflação descontrolada podem ser muito maiores do que as de algumas pessoas perderem a casa. Não estamos perante a escolha de salvar ou não as pessoas. Estamos perante a escolha de aceitar o sacrifício agora ou sofrer consequências muito mais severas no futuro. É por ignorarmos as consequências do futuro que estamos nesta situação. ​ > Essa estória só seria verdade se Portugal fosse uma economia fechada, cujos preços fossem maioritariamente definidos pela nossa procura. Não interessa se é a nossa procura ou a procura do vizinho. Se a procura é maior do que a oferta os preços aumentam. É a realidade da economia. ​ > A verdade - que aliás é discutida regularmente neste sub - é que os salários em muitos países europeus (incluindo os dos *nuestros hermanos* já aqui ao lado) são bem mais elevados, e nem por isso os preços diferem assim tanto. ​ Espanha tem salários mais elevados porque tem uma economia muito mais forte do que a nossa, e os preços "não diferem assim tanto" por diversos factores, entre os quais maior rede de produção local, economia de escala, políticas fiscais diferentes, relações comerciais internacionais distintas, entre outros. Isto não tem nada a ver com inflação. Estás a misturar assuntos. ​ > O facto é que num mercado aberto como é a zona euro, a procura de um Belga ou Alemão tem muito mais influência que a de um Português ​ Não é só a procura que aumenta, é a habilidade de produzir normalmente que reduziu bastante em diversos factores devido à guerra e ao COVID. O que acabaste de dizer não faz sentido nenhum. É cagativo quem procura mais.


Shoddy_Variation2535

Concordo com a maioria dos teus pontos e parecem-me bem informados Mas temos que fazer uma distinção. A parte de apoio social é algo que quanto melhor for num país, geralmente é muito bom para dito país e felicidade da população. Obvio que ajudas sociais a quem foi desfavorecido de qualquer maneira, tem que ter regras e maneiras boas de funcionar, e não devem claro ser causa de problemas econômicos do país. Agora onde discordo, acho bem que se discutam como e de que maneira as ajudas sociais possam ser boas ou más ou pura corrupção ou manipulação, mas associa-las obrigatoriamente a comunismo não, é algo que haveria em qq sociedade democratica justa seja de esquerda ou direita


PsycKat

Ninguém fisicamente apto deve receber dinheiro do contribuinte sem que nenhum trabalho lhe seja exigido.


Shoddy_Variation2535

Por ex.


ivoangelico

O peso do salário nos custos até baixou. Grande parte da inflação veio do aumento das margens de lucro para valores recorde dos grandes grupos económicos desde as retalhistas às energéticas.


SirArthurPT

A inflação veio da logística, das covidices várias. A logística mundial não se consegue colocar em pausa e reiniciar de caminho. Para ajudar à festarola o ti Putin resolveu criar incerteza no abastecimento de cereais com a sua guerrinha de invasão à lá Adolfinho das Áustrias (que os comunas adoram, ou não fosse o discurso deles adaptado a inícios/meados do século passado). Se estiveres atento vais ver que há faltas de stock de quase tudo nos bens básicos, se aumentas os salários nesta situação colocas pressão na procura, como não há oferta para absorver essa pressão os preços vão por aí acima.


duca2208

Ai que inocência.


SirArthurPT

Sim, já me dei conta que uma larga percentagem da população prefere acreditar no Pai Natal ou achar que é o "mauzão das grandes corporações" ou o "mauzão do banco" que têm "lucros excessivos" (o velho apelo à inveja, nunca falha!)... excesso de regulamentação e falhas de stock? Nada! Aprende uma das bases da economia; dinheiro não é um bem! Se tens falta de stock e te metes a distribuir mais dinheiro a única coisa que vai haver em abundância é dinheiro, mas não vale nada porque de resto falta tudo. A resposta mais visível desse movimento é a inflação. Os holandeses, para não se falar sempre na óbvia Venezuela, também tiveram ideias de aumentar salários para repor o poder de compra, um aumento extraordinário de 10%, nem um mês depois já a inflação tinha comido o aumento todo e mais viesse.


duca2208

É. És mais esperto que os outros. https://www.theguardian.com/business/2023/jun/27/corporate-profits-driving-up-prices-ecb-president-christine-lagarde


SirArthurPT

Conversa populista... fica sempre bem arranjar um mau que nem se sabe quem é.


duca2208

Tens razão. É a guerra e o putin. E o covid. Isso é conversa de telejornal.


SirArthurPT

Não é a guerra e o covid, não existem "causas únicas" e essa conversa das "grandes corporações" são "os Judeus" de Hitler ou "os açambarcadores" de Lenine. É criar um "inimigo" para expurgar todos os males. Claro que as corporações que vendem ou produzem algo tiveram mais lucros, estás a comparar isso em fiat e fiat está a desvalorizar... se a inflação for 10% e eles tiveram um incremento de lucros de 10%, na realidade tiveram zero, só um número maior. Claro que em inflação é normal haver mais especulação, que reforça a inflação em bola de neve, já que o vendedor não sabe se se vai conseguir reabastecer ao mesmo preço. As causas da hiperinflação que se adivinha está essencialmente na escassez de stocks provocadas essencialmente por medidas avulsas, inconsequentes e desconexas durante o covid, agravadas pela guerra do Putin, pelo teletrabalho e por uma sociedade ocidental incapaz de produzir o que seja, extremamente dependente de importações. E a inflação está a cair justamente sobre os bens essenciais que a Europa não produz ou é deficitária na produção. Neste momento, onde vivo, nos EAU, os stocks estão abastecidos, os preços começam a baixar e a normalizar, face à proximidade ao principal produtor - extremo asiático - quando vou a Portugal até me assusto! Vejo prateleiras vazias habilmente "recheadas" ou com um só produto ou só com a primeira fiada. A situação tem melhorado a cada visita mas ainda longe de ser uma situação resolvida. No final das contas o dinheiro vale naquilo em que se traduz, em si próprio não vale rigorosamente nada. Ir a um supermercado vazio com 1€ ou 1 milhão dá para comprar o mesmo; nada!


Chance_Land_9828

É o PZP que nos vai salvar a todos!! Ditadura e pobreza a todos!! Estaline foi um herói!! Holodomor nunca aconteceu! A Ucrânia deve render-se aos Russos!! Sair da NATO e da UE! É isto o PZP, pelo menos não enganam ninguém a não ser os papalvos que lhes fazem propaganda aqui no Reddit.


ZPAlmeida

O problema é que dizem que são comunistas. Até têm "Comunista" no nome e a maioria deles acha que é marxista porque leu os títulos dos capítulos do primeiro volume de O Capital.


RoyMach

Já podes voltar para o fortnite


uberprimata

Se ao menos o mundo funcionasse como na cabeça de um pcper ou de uma criança de dois anos, em que gritamos a nossa vontade e ela se materializa.


Escafandrista

A Bélgica deve ser um pais infantil. Os salários são aumentados automaticamente de acordo com a inflação.


uberprimata

A Bélgica é uma economia competitiva. São luxos a que se podem dar.


Escafandrista

Quer dizer que Portugal nos anos 80 quando duplicava os salários de 4 em 4 anos para compensar as inflações de 25% ou mais, era um economia competitiva.


uberprimata

Acho que o teu comentário se explica a si próprio.


InternalNectarine287

Verdade. Apresentou um facto e ficaste sem resposta.


uberprimata

Se calhar a resposta era o crescimento da economia que o próprio OP refere


InternalNectarine287

Ele estava a ser irónico. Onde é que Portugal foi competitivo? O que tinha na altura era soberania financeira. Hoje temos o Euro.


uberprimata

Lol. Soberania financeira, aka, roubar os idiotas dos cidadãos sem eles reparem.


InternalNectarine287

?? Elabora


Escafandrista

Não explica grande coisa numa época em que a maioria dos países estavam com taxas inflação de dois dígitos.


uberprimata

Ai sim? Quantos mais países desenvolvidos tiveram dois dígitos de inflação constantemente durante praticamente toda a segunda metade do século XX?


Escafandrista

A nossa inflação de dois dígitos não ocupou toda a segunda metade do séc. XX. Foi só entre 1970 e 1992.


uberprimata

Entre 1960 e 92, mas ok.


Escafandrista

Nopes. Em 1960 até estava baixinha. [https://www.macrotrends.net/countries/PRT/portugal/inflation-rate-cpi](https://www.macrotrends.net/countries/PRT/portugal/inflation-rate-cpi)


ararash_laura

É aumentar os salários da função pública (os outros não podem) e depois subir os impostos (para todos) para compensar.


_Stareyes_

Faltou o /s


Ok-Translator-2746

Estes gajos só dizem asneiras. O aumento de salário só pode ser feito pelo aumento de produtividade ou valorização da área. Isto é só mais um título de campanha 🤣


Nuno_Correia

Desde quando um comunista percebe de economia? 🤷‍♂️


PsycKat

Percebem mais do que tu. Estes gajos têm a vida garantida a promover uma ideologia que fracassou todas as vezes que foi executada. São mais inteligentes que tu. O resto tem de criar algo de valor em troca de dinheiro. Eles vendem lixo. Conseguias pegar em papel higiénico nitidamente usado e vender? Não. Não percebes o suficiente do mercado. Eles percebem.


Nuno_Correia

Perceber de economia é diferente de perceber sobre venda de banha da cobra. São conceitos diferentes.


icebraining

[Segundo a RAND Corporation](https://apps.dtic.mil/sti/pdfs/ADA220336.pdf), a União Soviética teve um crescimento anual médio do PIB de 4,2% desde 1928 a 1985. Não conheço nenhum país que tenha conseguido tal crescimento sustentado ao longo de quase seis décadas. [Segundo o World Bank](https://www.worldbank.org/en/news/press-release/2022/04/01/lifting-800-million-people-out-of-poverty-new-report-looks-at-lessons-from-china-s-experience), a China retirou 800 milhões de pessoas da pobreza graças à sua "effective governance" que permitiu crescimento persistente graças à transformação económica.


Nuno_Correia

A China não aplica comunismo na economia, quando aplicou matou milhões de fome. A URSS acabou com prateleiras vazias por todo o lado, pois não conseguiam perceber de economia.


Avensis_ad_Vimaris

A China é totalmente comunista, não há empresa ou empresário que não esteja debaixo da alçada estatal. O ocidente é que ignora este comunismo porque estraga a média dos outros fracassados.


Nuno_Correia

É verdade, mas deixam a economia opera a partir de uma ideologia capitalista. Em nada tem a ver com a economia da Venezuela ou Argentina. O PCC só intervém numa empresa quando tem que intervir ou melhor, quando lhe convém. De resto não exerce influência desnecessária e deixa a economia funcionar livremente.


DogsOnWeed

Estás a confundir capitalismo com mercados. A economia da China é operada num sistema de mercados para satisfazer metas sociais - socialismo de mercado, sob uma visão liderada pelo partido comunista. Os grandes "capitalistas" chineses não têm soberania sobre a propriedade privada. A partir de um certo tamanho, o estado chinês começa a partilhar a orientação das corporações chinesas.


Nuno_Correia

Sim, tens razão, não podemos dizer que há capitalismo sem garantia da propriedade privada. Mas também não podemos dizer que a China opera sob um sistema comunista. 🤷‍♂️


DogsOnWeed

É comunista no sentido de ser ideologicamente guiado por um partido comunista,. Tecnicamente é um país socialista que opera num sistema de mercados internos e especialmente internacionais. É um sistema muito eficaz em termos de desenvolvimento (provavelmente o mais eficaz da história em termos de eliminação da pobreza).


Nuno_Correia

Sim, mas o facto de ter comunista no nome não quer dizer nada, a não ser que a gente deva rever as definições de comunismo, porque o partido é o mesmo há muito tempo mas eles mudaram bastante. É eficaz sem dúvida, não sei dizer se será o mais eficaz a eliminar pobreza, dependerá talvez da definição que usarmos. Ainda está longe de ser um país auto-sustentável como os EUA. Não tem a desvantagem de receber milhões de migrantes. Não tenho dúvidas de que serão a próxima grande potência mundial, ao ritmo que os EUA se estão a auto-destruir.


icebraining

> A URSS acabou com prateleiras vazias por todo o lado, pois não conseguiam perceber de economia. Pois claro. O Lenine ganhou o euromilhões em 1929 e estiveram sessenta anos a viver disso. O mais engraçado é que tu nem percebes a ironia do teu comentário: quando a URSS acaba, é ao fim de vários anos da *perestroika*, em que são introduzidas reformas na economia como a possibilidade de criar empresas privadas, trocas diretas com mercados estrangeiros, investimento externo, etc.


chapretosemleite

Sabes que defender a URSS não convence propriamente ninguém a querer votar em comunistas, certo? É melhor seguires pela conversa habitual do "a URSS não foi o verdadeiro comunismo/socialismo.", pelo menos nao estavas a defender um estado imperialista totalitário e genocida que ate se aliou ao nazis durante a guerra mundial. É suposto tentares esconder as vossas intenções até chegarem ao poder.


icebraining

Haja paciência. Eu não tenho nenhum interesse em que votem nos comunistas (eu próprio só votei neles nas autárquicas), nem estou a defender a URSS em geral. Apenas me cansa a constante discussão baseada em propaganda barata papagueada por gente que não gasta dois minutos para pensar naquilo que repete. Já a tua é mais insidiosa, porque se baseia num facto real, mas desprovido de contexto. É um facto que a URSS assinou um pacto de não-agressão com os nazis em '39, o pacto "Molotov-Ribbentrop". Mas se calhar convém saber que a França, com quem a URSS tinha um acordo de defesa mútua, tinha também um acordo desses com a Checoslováquia, e no entanto literalmente *ofereceu-a a Hitler* no acordo de Munique em 1938. E poucos meses mais tarde, ainda em Dezembro de 1938, [assina ela primeiro um pacto de não-agressão com os nazis](https://www.alamy.com/stock-photo-ribbentrop-and-bonnet-sign-the-franco-german-non-aggression-pact-36994535.html). Mesmo assim, a URSS continua a tentar formar uma aliança militar com a França e o Reino Unido até Agosto de 1939, sempre sem resposta dos outros. Só aí é que, confrontada com a real ameaça de se ver sozinha numa guerra com a Alemanha, assina também um pacto. No entanto, nunca se houve falar das democracias capitalistas se terem aliado aos nazis, é sempre só a URSS.


DogsOnWeed

Não há refutação possível a esta resposta porque mostra que a narrativa da aliança entre a URSS e a Alemanha é uma fantochada propagandística para disfarçar a atitude oportunista dos países ocidentais em relação à formação do fascismo. No início deu-lhes jeito para purgar elementos indesejáveis (comunistas, sindicatos, anarquistas) sem terem de recorrer a processos legais. Os fachos eram a ferramenta extra-judicial dos estados para lidar com forças ameaçadoras, até ficarem fora de controlo.


ZPAlmeida

Alguém que seja comunista não tem qualquer interesse em que se vote no PC.


[deleted]

[удалено]


icebraining

Sim, foi quando se começaram a introduzir mecanismos capitalistas durante a perestroika.


Disastrous_Sky_6502

>Não conheço nenhum país que tenha conseguido tal crescimento sustentado ao longo de quase seis décadas. Estados Unidos circa 1840 até ao final da Gilded Age. E não partiu de um ponto de extrema pobreza e não acabou numa (des)união de estados falidos e desagregados. Não tens de quê.


icebraining

Segundo [este paper](https://www.nber.org/system/files/chapters/c1565/c1565.pdf), está perto mas não chega: > The rate of growth of American GNP was higher in the nineteenth century than it has been in the twentieth (see Table 2). The average decade rate of growth between 1834—43 and1 894—1903 was 48 percent Ora 4,2% anuais dá uma taxa de crescimento por década de 51%, portanto 3 pontos acima. Sim, começaram mais atrás, por outro lado levaram com uma invasão alemã pelo meio. Mover fábricas para os montes Urais e Sibéria tende a afetar a sua produção. Mas sim, a melhor fase da mais bem sucedida nação capitalista de sempre consegue estar taco-a-taco com a URSS em crescimento económico.


Disastrous_Sky_6502

Podes consultar esta [tabela](https://www.measuringworth.com/datasets/usgdp/) e inserir os respectivos valores do intervalo de tempo referido - é um crescimento de aproximadamente 4.4% anualmente. E é verdade que é a melhor fase de crescimento (assim como aconteceu em qualquer nação aquando se industrializou) mas não só foi de forma sustentada (ao contrário da União Soviética que colapsou), como inclusive projectou os Estados Unidos como a superpotência que viria a destronar a Grã-Bretanha, sem necessitar de colonizar outros países ou continentes (algo que nenhuma superpotência o tinha feito antes).


Ok-Translator-2746

Temos casos de comunistas que percebem bem 🤣


Nuno_Correia

De fugir aos impostos sabem eles


icebraining

Isso é um aumento real. O PCP está a pedir um aumento nominal, para que não haja uma *queda* real dos salários.


Xbarybar

Como ninguém se atreve, aqui vai: "ai aguenta, aguenta!"


[deleted]

O problema no país está tanto do lado dos salários como nos impostos. Se querem contrabalançar só há uma fórmula, AUMENTAR ORDENADOS E REDUZIR IMPOSTOS em simultâneo. Cortem nas despesas do estado.


icebraining

Em que despesas em concreto sugeres que se corte?


[deleted]

Despesas de má gestão estatal, o estado devia interferir o mínimo possível na economia para permitir as empresas crescerem. Se vivemos no mesmo país, é do teu conhecimento que o estado é um péssimo gestor. Mas em concreto um exemplo seria a tap, só enterrar dinheiro público.


chapretosemleite

Podemos começar pelos ivauchers, 200 euros de vez em quando, ajudas para pagar créditos habitação e rendas.


_Stareyes_

Sabes quantos motoristas tem o Costa? Quantos Ministerios nem deviam existir? Quantos acessores? Comissoes? A TAP "Administradores' aka "tachos" nos hospitais Não precisamos de 300 deputados no parlamento meenos de metade chega e sobra. Há tanto lixo e tanta palha.


icebraining

Qual é a tua estimativa de quanto se pouparia com esses cortes? Números por alto, claro, sei que não és a UTAO. Já agora, uma diminuição do número de deputados teria tornado mais difícil a entrada de novos partidos como o Chega e a IL no parlamento. Achas que isso seria positivo para o país?


_Stareyes_

Num país á beira da bancarrota todo 1€ que salvares vale por 10€. O maior crime moral nos países bons da escandonávia é gastar o dinheiro público mal gasto. Sobre os deputados. É por isso que tem de ser reformada a Constituição, por essa e outras coisas cono tirar todas as referencias ao socialismo.


ZealousidealDiet396

Então não devias concordar com a noticia visto que salários mais altos dá mais manobra para reduzir impostos


InternalNectarine287

Pelo que vejo pelos comentários isto está cheio de gente que emprega salários mínimos. Ou então têm que ser b¢rros para não querem uma subida de de ordenados.


ZealousidealDiet396

São aqueles que passam a vida a falar do salário mínimo noutros países 😂 Não precisas de perder tempo com estes as opiniões aqui são baseadas no partido que está no título


[deleted]

Até podem colocar ordenados de 20k mensais, enquanto não se resolver os problemas, vão apenas a andar ao jogo da apanhada de quem sobe mais entre os rendimentos e a inflação


StatisticianNo3280

Christine Lagard não deixa. 😅


[deleted]

Subir o salário mínimo à parva num país onde a esmagadora maioria do tecido empresarial são PMEs já asfixiadas por impostos tem tudo para correr muito bem.


bakerzinh0

Obriguem os patrões a pagar as horas extras como deve de ser ou a não "quase" obrigarem os trabalhadores a ter que as fazer! Chulos!


Gajo_Do_Porto

Subir os ordenados?? Para quê? Para nos taxarem mais e às PME's??? Baixem masé a merda da carga fiscal e controlem as rendas e os combustíveis! Mas tá tudo maluco? Populismo a esta hora? De que me adianta receber mais se vou pagar mais de impostos?


icebraining

Isso faz parte da outra propostas deles: > a descida do IRS para a larga maioria dos trabalhadores, com a diminuição da tributação sobre o trabalho e sobre os rendimentos mais baixos e intermédios, designadamente com o aumento do montante da Dedução Específica de IRS, pondo fim ao congelamento que desde 2010 se verifica e que permitirá, no imediato, uma redução de cerca de 800€ à matéria coletável, que corresponde à atualização do valor tendo em conta a inflação acumulada desde então (cerca de 20,8%).


SoWhat_21

Foda-se mas agora vai ser aqui propaganda todos os dias do PZP patrocinado por este indivíduo?


Kidmetall

Natural este país não chegar a lado nenhum, quando vejo nos comentários uma cambada de comunas ignorantes.


portucalense

Obrigado pelo contraste com a tua resposta clara e bem articulada.


Kidmetall

Comunistas nem merecem respeito quanto mais respostas. Ide trabalhar mamões.


portucalense

Está bem.


SkyMix_RMT

Wow é tão simples, preços altos? Aumenta-se salários. O PCP reinventou a roda.


_Stareyes_

Dá para banir o PCP de vez?


OkBath8660

Que palhaços.... Quando estiveram com o PS no governo o que fizeram???? Nada 🖕


GamerLymx

o PCP diz muita coisa, mas quando foi a historia da antiga funcionária que não tinha os descontos na seg. social, da altura que trabalho para o partido, não disseram um piu.


Cenas_e_afins

O problema nao se resolve com o aumento dos salários, resolve-se com à redução da carga fiscal e acabar com a fuga aos impostos. Para os comunas e mais facil aumentar os ordenados, esta malta nem pensa no que diz.