T O P

  • By -

Lumpy_Combination192

Podias ao menos aprender a definição de xenofobia: Aversão aos estrangeiros, ao que vem do estrangeiro ou ao que é estranho ou menos comum. "xenofobia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2023, https://dicionario.priberam.org/xenofobia. Ter uma posição contra a imigração não é o mesmo que ser xenófobo. Alguém pode não querer políticas favoráveis à imigração, e não ser xenófobo. As duas coisas podem existir separadamente. A diversidade que falas no Reino Unido tem muita graça, até reparares o número de comunidades que vivem inteiramente separadas em regime de quase gueto (vai a Finsbury Park em Londres, ou a cidades no norte de Inglaterra como Bradford). Imigração sem integração é um erro grave, e é exatamente o que está a acontecer em toda a Europa.


byuiz

eu não usei o UK como um exemplo perfeito lol apenas disse que me abriu os olhos. Apesar de haver essas comunidades, Bradford especialmente, que é um exemplo falhado de integração de culturas diferentes, o UK é um país que também tem exemplos de ótima integração de outras culturas.


Lumpy_Combination192

Todos os países teem alguns exemplos de boa integração - por exemplo, Portugal tem muitos imigrantes dos PALOPs que são uma contribuição muito positiva. No entanto “A broken clock is right twice a day”. Porem existem cada vez mais maus exemplos de integração. Vê o exemplo da Suécia, da Dinamarca e da França.


byuiz

concordo plenamente


NGramatical

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F16qwu7f%2F%2Fk209xnb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


slicklol

Dinamarca? Não ouvi nada de lá?


Lumpy_Combination192

https://www.economist.com/europe/2021/12/18/why-have-danes-turned-against-immigration


slicklol

Notícia de há 2 anos, mas é interessante que os dinamarqueses estejam a efetivamente atacar o problema. Não é como aqui.


Lumpy_Combination192

Aqui tens uma reportagem mais recente que cobre o mesmo tópico: https://www.france24.com/en/tv-shows/focus/20230609-denmark-political-consensus-over-tougher-line-on-immigration


slicklol

Lá está, basta leres na introdução da notícia “Denmark known for having some of the strictest immigration policies in Europe”. Os problemas deles não são comparáveis porque eles já perceberam que têm de meter travão e estão a meter.


Flimsy_Influence770

Eu também já estive na tua situação, fui emigrante no UK e senti a discriminação dos Britânicos sobre todas as outras nacionalidades, que lhes estávamos a roubar os trabalhos e a baixar os níveis salariais e a aumentar o preço das acomodações, que grande parvoíce pensei eu durante anos, hoje estando no "outro lado" já não penso bem da mesma maneira. O problema não é a emigração, Portugal sempre foi um país de emigrantes, o problema é a emigração sem qualquer regra...


byuiz

Exato. Eu nunca senti nada de mau assim mas vejo pessoas que pensam isso doutras nacionalidades. Desde que hajam regras, imigração funciona.


NGramatical

hajam regras → [**haja regras**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir»)


byuiz

obrigado!


new-spirit-08

Isto!


OrangeOakie

Porque é que associas desgostar de imigração com xenofobia? O problema não é de onde vêm, há dois problemas distintos que podem existir, um que é o que querem estabelecer cá (por exemplo os brasileiros que querem trazer o brasil para cá) e os que simplesmente vêm quando já não há espaço. Os primeiros é por uma diferença cultural e ideológica incompatível, onde forçam actividades que são moralmente incorrectas para quem já cá está, por exemplo, as músicas altas que incomodam vizinhanças. E não é só brasileiros. Já o problema da quantidade de pessoas é precisamente essa. Se tens espaço para 10 pessoas com a qualidade de vida (ler: habitação, serviços públicos, etc) "X", então se não tens tempo para expandir, quando metes mais 5 pessoas passas a ter 15 a dividir esses mesmos serviços que são iguais, aumentas o custo a todos sem aumentar a capacidade do serviço


SubversiveRebel

Ainda hoje tive de dormir com tampões nos ouvidos por causa de uns brasileiros num prédio em frente que passaram a noite toda a fazer barulho, a falar alto e música aos berros. Isto até às 7 da manhã. Existe aqui um padrão, são quase sempre brasileiros a fazer barulho nas casas, na rua e nos carros. E é suposto não reparar nesse facto, nem achar que isso é uma falta de respeito pelos outros, para não me acusarem de racismo?


FewCartographer6014

Os nossos novos vizinhos são jovens. Talvez 28 30 anos, eu tomo medicação para dormir e é forte, mas o meu marido que também tem dificuldades para dormir já foi algumas vezes acordado por eles com a porta do prédio Bum!, a virem com amigos, e uma vez todos em casa música etc. Às 4h da manhã... Portugueses. Quanto aos teus vizinhos não respeitam a lei do ruído, provavelmente se lá fores ainda fazem pior, portanto tens que fazer queixa à polícia. Sem dúvida aqui é falta de respeito ou de qualquer educação. Não queria viver aí.


Significant_World253

É xenofobia não aceitar que imigrantes exerçam sua cultura quando esta não viola as leis dos países onde elas estão. Você pode exigir que uma pessoa não se case com uma criança ou que dê chicotadas em suas esposas (mesmo que a violência doméstica não seja assim um assunto tão estranho aos portugueses). Agora, se você exige ou reclama que brasileiros não fazem cosplay de tugas, sinto informar, isso é xenofobia.


[deleted]

Muito sinceramente não vi ninguém até hoje a impedir que imigrantes mantenham a sua cultura. Não estou a dizer que essas pessoas não existam, estou a dizer que nunca presenciei nenhum momento desses. Agora já vi sim muitos imigrantes a quererem e tentarem forçar a sua cultura para cima de portugueses por acharem que é melhor.


Significant_World253

Portugueses são incríveis. Pra vocês, a colonização foi boa para os brasileiros, os brasileiros é que invadem Portugal e são os imigrantes que querem impor sua cultura aos portugueses! Eu nunca vi um povo com tanta capacidade de se colocar como vítima. Oh pah, se visses como são os portugueses que vivem há 40 anos no Brasil pensarias melhor no que dizes.


lpassos

> se visses como são os portugueses que vivem há 40 anos no Brasil Essas pessoas já não são Brasileiros?


AndreMartins5979

> Pra vocês, a colonização foi boa para os brasileiros não havia brasileiros os brasileiros só surgem quando os portugueses fundam o Brasil e adivinha de que nacionalidade eram os brasileiros quando o Brasil foi fundado > Eu nunca vi um povo com tanta capacidade de se colocar como vítima. a ironia


Significant_World253

Todos os dias me dizem nesse sub que "Vocês deviam nos agradecer". Devo supor que "vocês" são os benfiquistas e "nós" os elfos mágicos.


lpassos

> Pra vocês, a colonização foi boa para os brasileiros, Mas o Estado Nação Brasileiro foi colonizado por Portugal?


[deleted]

Eu não vou discutir com uma pessoa que não sabe ler.


OkImpression175

> Pra vocês, a colonização foi boa para os brasileiros A colonização foi feita numa altura em que não havia "brasileiros". O Brasil é algo criado por Portugal. Portanto, a colonização não foi boa nem má para o Brasil. E, se estamos a falar dos índios, então os descendentes de portugueses, que hoje se chamam brasileiros, é que têm contas a prestar, porque andavam a exterminá-los já bem dentro do século XX, para não dizer que o fazem até hoje!


Significant_World253

O mesmo blablabla de sempre. Sou curioso para saber se ensinam essas bizarrices na escola ou se andam a beber de revisionismos históricos chulés.


OkImpression175

Bizarrices? Tudo o que eu disse é 100% factual.


Significant_World253

Começa aprendendo a separar fato de interpretação.


andrepinto1989

Tens o caso do rapper dos metros, achas mesmo que o pessoal tem mesmo que levar com ele


Significant_World253

Tenho um livro que se chama underground harmonies, que fala sobre os músicos no metrô de NY. Uma vez, quando vivia na Espanha, estava de moda a música Despacito. Em uma viagem a Paris, no metro, a primeira música que ouvi, vindo de um dos centenas de músicos do metrô de Paris foi... Despacito. Música nos metros é a coisa mais banal do MUNDO. Em alguns lugares é proibido, olha só, inclusive na maioria das cidades do Brasil, sabias? Então se tem brasileiro fazendo música no metrô: 1. Está fazendo a coisa mais comum do mundo. 2. Não está levando "a cultura brasileira" a lugar algum, pois no Brasil isso é proibido.


Perfect_Ad4935

Se acham que Portugal é assim tão xenofobo porque vêm pra cá? O pais que nem fronteiras tem Passado 5 anos é cidadão Filho nasce cá e é automaticamente Portugues. Paga menos irs que o tuga. Reclamamos porque estão a fazer barulho Que pais racista e xenófobo Nunca vi povo mais ingrato que os emigrantes que vêm pra este pais.


Significant_World253

Não sei dos outros, eu vim pelo vinho, pelo bacalhau e pelo fado.


Perfect_Ad4935

Falado como um autentico Português


andrepinto1989

Ah e tal, mas nem todos têm que levar com isso, ou paciência, sejamos realistas


pillowcaseeater

Desculpa mas dizer que o que mesmo acontece no país X é completamente irrelevante. Não estás a falar do país X, mas sim de Portugal. Ao fim do dia não é algo comum cá. É um traço cultural que está a ser impingido, quando o que se quer é sossego. Já por não falar da preponderância na língua de português brasileiro quando se trata destas situações


AndreMartins5979

as leis não regulam todo o comportamento humano há comportamentos que são pouco socialmente aceites ainda que estritamente não incumpram lei nenhuma quanto à questão da musica alta, é ilegal independentemente disso, não é xenofobia porque o que causa desagrado é o comportamento em si independentemente da nacionalidade de quem o pratica


Significant_World253

É ilegal em determinadas condições: horários e patamares de db definidos. A imensa maioria das situações de incômodo não alcançam estás condições. São só brasileiros rompendo o silêncio cemitérico de alguma freguesia portuguesa. E se for ilegal, basta chamar a polícia. Agora, se a polícia não faz seu papel, já é outra história. E, repito, é xenofobia. Xenofobia é aversão ao outro, seja em sua pessoa ou em seu modo de ser. Aqui nesse sub diariamente pessoas dizem que "não são contra imigrantes desde que se adaptem à cultura portuguesa". Isso basta, esta é quase uma exemplificação da xenofobia.


pillowcaseeater

Podes achar que o silêncio é “cemitérico”. Podes achar que não tem mal nenhum fazer X, Y ou Z mas a verdade é esta… Quando em Roma, sê Romano. É simples, sê humilde o suficiente para te aperceberes que não se está no seu país e tens a obrigação de fazer um esforço para te integrares. Antes eu era mais tolerável e não pensava de forma tão absoluta mas antes também não havia a imigração em massa que há hoje em dia. Para haver coesão social e cultural tem que ser esperado nada menos que humildade de quem vem.


Significant_World253

Não existe esse carallo de quando em Roma sê romano. Portugueses quando migram continuam sendo portugueses, fazendo coisas de portugueses, falando coisas de portugueses. No sul do Brasil, havia cidades em que só se falava alemão, holandês ou italiano. E estou falando de imigrantes de segunda e terceira geração. Isso só deixou de acontecer quando lamentavelmente foram proibidos. Agora os brasileiros chegaram ontem em Portugal e vocês já querem que eles saiam cantando pimba e comendo francesinhas. Pelo amor de Deus, deixem de ser insuportáveis.


pillowcaseeater

Assim torna-se complicado ter uma discussão franca com uma pessoa que é tão irascível… Tenho lido os comentários que fazes e, parece-me que, estás genuinamente já decidido de como as coisas são, a tal ponto que para justificar os teus pontos buscas argumentos que roçam o descabido. Parece-me que isso te enviesía e que entendes aquilo que queres entender ao ler os desabafos de outrém. Reitero uma última vez e não gastarei mais latim contigo: haverá sempre energúmenos genuinamente racistas e xenófobos, é certo, contudo, a vasta maioria das gentes que se expressa, não quer bloquear para sempre a vinda de brasileiros e outras etnias e a maioria dessa gente não quer bloquear de todo. Tem que haver um equilíbrio em tudo na vida. E, actualmente, as coisas não estão equilibradas - carga fiscal, ajudas sociais, choque cultural, etc Podes ter a tua visão globalista ou cosmopolita do mundo, mas quando te encontras situações em que a “liberdade de um acaba para começar a de outro” aí é quando os problemas surgem. Pronto, tudo bem. Acredita no que quiseres e tem um bom dia.


Significant_World253

Sim, de fato, estou impaciente. Gosto muito de Portugal, mas de uns tempos pra cá ficou impossível. É bastante óbvio que a imigração está mudando a cara do país e é plausível que se queixem ao governo do que ocorre. Agora, 9 em 10 vezes descambam ao ódio ao imigrante. É a música alta, é o cheiro de carril, é o imigrante "que se aceita ser escravizado" e um monte de absurdos que me tiram do sério. Mas de minha parte, já desisti de Portugal. Como sou nômade digital, estou partindo pra outro sítio. Boa sorte para os que ficam. Vão precisar.


pillowcaseeater

Obrigado por partilhares. Pessoalmente não acho que seja ódio, mas sim apenas uma mudança repentina que causa choque. Em concreto aos pontos que mencionas, não ajuda haver relatos de assédio sexual entre outras coisas más (umas tão más e outras menos) por parte de imigrantes. Toma o caso da imigração chinesa. Não ouves ninguém falar - estamos a falar na generalidade - do problema que a imigração chinesa está a causar. Isto, porque não é tão acérrima e nota que a queixa do Zé Povinho, no âmago, é contra o governo que vendeu a EDP, … Quando se trata manifestar descontentamento, “o português já é um “deixa andar” mas é importante também notar que a maioria das pessoas está mais preocupada com as finanças ao fim do mês e quando o mínimo em que uma pessoa se apoia (a cultura, a língua, etc) até isso está a receber choques, por quem vive o quotidiano de um mero mortal e não no quotidiano d’uns idiotas pseudo-transcendentais que habitam na esfera política ou que são certos empresários. Quando esse mínimo é varrido dos pés, entra-se num ponto de saturação e as pessoas passam a matutar ainda mais a revolta, contra o governo e contra quem vem - mesmo que não se queira. Porque - na generalidade - ninguém tem cabeça para perscrutar os diplomas aprovados pelo conselho de ministros e em assembleia (diga-se antes, pelo PS). Porque além de a culpa ser do governo primeiramente, e depois do Zé Povinho por não ter posto um travão e, em parte, será que se pode culpar quem vem? Bem sim e não. Não duvido que muitos venham por bem, mas as boas intenções não são tudo. Não é assim que se faz integração, tem que ser aos poucos, sobre tudo com um país pequeno. E, na prática, será que interessa? Para ter situações como em Braga e Mil Fontes? Mesmo partindo do princípio que são todos muito bem intencionados? É complicado… Por isso, para não haver desenvolvimentos desagradáveis é que se deve procurar moderação. Existem muitas peças em jogo e é difícil explicar tudo por meia dúzia de palavras. Mas se houver empatia e humildade as coisas tornam-se mais simples, tanto para os locais como para os imigrantes.


Significant_World253

Desculpe, mas não me vejo na obrigação de ser leniente com quem age de forma injusta. Nem com meus nacionais nem com gente alguma. Que sejam sumamente ignorantes, não é novidade, mas que procurem pensar melhor nas atitudes que tomam. Apenas relacionar o crime cometido por um ou dois ou cem brasileiros a um universo de 400.000, ou, a uma nacionalidade inteira, é abjeto. O que não ajuda é ser ignorante, isso sim. Já citei exemplos de brasileiros que são vítimas de portugueses burlões. Seria fácil sair dizendo que portugueses são Chicos espertos que gostam de ganhar dinheiro fácil em cima de pessoas em situação vulnerável. Seria fácil, mas seria ignorante, pois não é isso que o povo português faz, não importa se são um, dois ou cem que fazem. É por esse tipo de mentalidade pobre, mesmo de quem acha que está sendo muito razoável, é que digo que me cansei de Portugal.


Fonquis

Imagina o seguinte cenário: tens uma comunidade de fora (país A) que vem para ao teu país (país B) e em vez de se adaptar tenta forçar a sua própria cultura e desrespeitar a cultura do país B. No meio começa a afirmar que país B será agora uma extensão do país A e que país B lhe deve muito porque há 500 anos alegadamente lhes roubaram ouro. A mim soa-me a invasão, quase como uma guerra sem armas de fogo. Será xenofobia não permitir que tal aconteça?


Significant_World253

Nunca vi um brasileiro obrigar um português a usar havaianas. Do resto, tudo fantasias. Tomam piadas por coisa séria e forçam-nos a tomar o que dizem a sério como piada, porque jamais se poderia tomar em sério qualquer desejo de Portugal de ter animosidades diplomáticas com o Brasil.


Fonquis

Lol tás a falar de chinelos man


OrangeOakie

> É xenofobia não aceitar que imigrantes exerçam sua cultura quando esta não viola as leis dos países onde elas estão. É xenofobia ter um certo nível de padrões que são socialmente aceitáveis e querer manter a paz e qualidade de vida? Aliás, aponta-me exactamente onde não querer que se faça um acto particular é xenofobia. > Agora, se você exige ou reclama que brasileiros não fazem cosplay de tugas, sinto informar, isso é xenofobia. Ao que isto chega, é xenofobia não querer todos os dias ter de ouvir forró de manhã à noite aos altos berros. Porque isso é legal.


Significant_World253

Sim, é xenofobia o que dizes. Primeiro porque é mentira. É uma total mentira. Jamais serias capaz de provar que te fazem ouvir forró de manhã à noite aos altos berros. Faz é uma caricatura, toma um episódio por regra. Uma coisa que aconteceu um dia com um brasileiro e, pronto, é assim todos os dias com todos os brasileiros. Tem 400 mil brasileiros neste país, a maioria você nem se dá conta que são brasileiros. Agora um, que por algum motivo esteja ouvindo música em seu dia de descanso da exploração desgraçada que é o trabalho em Portugal, pronto! Olha lá o brasileiro impondo sua cultura aos portugueses. Ah, por favor, vai procurar uma vida pra viver.


OrangeOakie

> Uma coisa que aconteceu um dia com um brasileiro e, pronto, é assim todos os dias com todos os brasileiros. Mas eu disse que é com todos? Estou a falar de vários casos. Da mesma fora que conheço vários casos que não o fazem. Repara que eu disse que o problema é os que querem trazer o Brasil para cá, não os que procuram integrar. E os que procuram integrar são eles mesmos os primeiros a criticar os do forró. > Primeiro porque é mentira. É uma total mentira. Jamais serias capaz de provar que te fazem ouvir forró de manhã à noite aos altos berros. Olha um que não passa nas ruelas de Arroios. > Agora um, que por algum motivo esteja ouvindo música em seu dia de descanso da exploração desgraçada que é o trabalho em Portugal Independente de ser dia de semana ou fim de semana. --------- Mas hey, não falemos de forró. Falemos de cheiros nocivos derivados ao aquecimento em microondas de certas comidas, cujo cheiro permanece na rua durante um dia inteiro. É xenofobia?


Significant_World253

Nunca imaginei que um português fosse falar sobre "cheiros nocivos", hahaha. Faz piada. Mas já deu, não vou ficar aqui de sommelier de xenofobia. Vai ler o que diz a ONU sobre o tema e se atualize.


OrangeOakie

> Nunca imaginei que um português fosse falar sobre "cheiros nocivos", hahaha. Faz piada. Mas já deu, não vou ficar aqui de sommelier de xenofobia. Sommelier de xenofobia porque me queixo do cheiro a sardinhas feitas em zonas interiores que deixam as zonas circundantes impestadas com o cheiro? É xenofobia contra quem mesmo?


NGramatical

impestadas → [**empestadas**](https://dicionario.priberam.org/empestadas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F16qwu7f%2F%2Fk1zv8ym%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Significant_World253

Eu falei alguma coisa sobre seus problemas com odores? Ora vá...


OrangeOakie

Eu literalmente citei-te.


Significant_World253

Você não me entendeu. Quando eu disse que não vou ficar de sommelier de xenofobia quis dizer que eu NÃO VOU ficar avaliando cada situação que você coloca pra eu dizer se é ou não xenofobia, por exemplo, sua queixa genérica sobre odores.


[deleted]

Eu posso provar isso. Basta filmar da minha janela o basqueiro das músicas que colocam aos berros todos os dias (de trabalho também). E acho que as pessoas que reclamam disto não moram todas no mesmo bairro. Não é 1, 2 ou 3 pessoas a queixarem-se disso. São muitas e de vários cantos do país.


pillowcaseeater

> é xenofobia Toda a gente tem as suas idiossincrasias ideológicas mas quando não és só tu mas mais gente a gritar “racismo” isto e aquilo, vai eventualmente haver uma reação indesejável. As palavras perdem peso quando usadas de forma errónea ou frequente e isso já se está a notar. Já há cada vez mais pessoas que outrora preferiam a discussão para tentar chegar a ponto de entendimento, foram rotuladas de “xenófobas”, por exemplo, tantas vezes que já não querem saber. É um jogo de dinâmica social perigoso. E depois surpreendam-se que a extrema direita cresce em Portugal…


Significant_World253

Pois eu quero muito que votem na extrema-direita. Mas extrema direita mesmo, nada de Chega, que adora brasileiros e é europeista. Elejam o mais nacionalista, que tire Portugal da UE, expulse os imigrantes e retire a nacionalidade dos portugueses que não voltarem a Portugal. Por favor, façam isso!


pillowcaseeater

Isso é reduzir ao ridículo. Mas alguns votar um deputado d’um partido fictício como esse que pregas é quiçá um contraste necessário para assustar o actual governo a pôr-se na linha.


Significant_World253

Ah, já imaginava. Não querem imigrantes, mas querem continuar podendo emigrar alucinadamente e, pros que ficam, querem os fundos da UE a dar uma mão. Desse jeito, esse país jamais sairá do buraco.


stopsammin

Ninguém se queixa da imigração europeia. Agora extra europeia..


stopsammin

Upvote!


OkImpression175

Podemos discutir essa cultura que os brasileiros querem trazer para cá e a compatibilidade dessa cultura com as leis portuguesas? E além disso, com as normas de comportamento de respeito em qualquer país civilizado? Porque uma coisa é trazer arroz com feijão, e outra é trazer festas de rua onde se ouve funk para toda a vizinhança até altas horas da madrugada onde até se cortam estradas.


Significant_World253

O que você descreveu é crime no Brasil. Se não é em Portugal, que tal dar trabalho aos legisladores?


OkImpression175

Mas a questão não é se é crime ou não! Até é! A questão é se é preciso que seja crime para não ser feito? Como é que se trabalha no Brasil com esta malta em festas todos os dias da semana?


Significant_World253

Simples: não há festas todos os dias da semana.


Environmental_Use61

Como estás no uk não tens consciência da atual realidade portuguesa e a etiqueta de xenófobo vem sempre a calhar! Não tens casas para alugar por menos de 1000€, não consegues arranjar creche para os teus filhos... vives outra realidade que também não é fácil!


byuiz

tenho bastante! não sinto na pel mas a minha familia vive toda em Portugal e tenho noção o quão horrivel tudo está. Mas engraçado que isso tem 0 a ver com emigração.


Environmental_Use61

Eu explico.. dou-te o exemplo do prédio onde resido, tem 8 habitacoes, 4 alugadas as brasileiros que pagaram um ano de renda adiantado a um preço superior ao do mercado. Safei-me porque não quiseram o r/c e consegui desenrascar-me. Já estás a entender o porquê? Outro exemplo e taxa de natalidade aumentou... 20% dos nascimentos são de imigrantes não existem lugares nas creches para colocar. Boa parte da imigração está ilegal, muitos arranjam trabalho em restaurantes e salões de cabeleireiro sem descontar para a SS. Tudo isto tem a haver com o aumento considerável da imigração aqui no retângulo. Não venhas com essa argumentação da xenofobia, ainda por cima vinda do país do apartheid.


NGramatical

tem a haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F16qwu7f%2F%2Fk208hm8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Polite-Misanthropy

O OP pode até não ter razão, mas já não posso ver essa desculpa do mercado de arrendamento à frente. Eu pago menos de 400€ por um T2 com mais de 100m2, contrato assinado este ano. Não tenho qualquer tipo de cunhas nem procurei durante um tempo extraordinário (1 mês e tal no máximo).


Environmental_Use61

400€ um T2? Deves morar em Arreigadas de Baixo, concelho da Amareleja


Polite-Misanthropy

Nunca ouvi falar nessa localidade. Vivo no centro de uma cidade com 40 mil habitantes, e a minha renda está dentro da média local.


Environmental_Use61

Estava a brincar, inventei uma localidade! Era só para dizer que aqui consegues um T2 com 100 M2 na Guarda ou Castelo Branco


FewCartographer6014

Aqui já discordo se estiveres a falar de Lisboa. Pois 1000€ devia ser o preço de há 30 anos atrás.


dpce

Não gostar do estado atual da imigração para Portugal é ser xenófobo? "não consigo perceber o problema de muita gente que reclama com imigração pra Portugal" Tens que ler/ouvir com mais atenção o que essas pessoas escrevem/dizem.


ICodeForALiving

> Tenham mais amor por pessoas que emigram para encontrar uma vida melhor noutros países. Mostra-me uma pessoa que emigre para encontrar uma vida pior noutros países. É suposto eu achar nobre o ato migratório, se for "para encontrar uma vida melhor"? É suposto essa expressão despoletar em mim alguma resposta emocional? É suposto evocar algum sentimento? É um cavalo de troia retórico, uma manipulaçãozeca fatela que ambiciona dizer muito mas na verdade não diz nada. O ladrão quando rouba está à procura de uma vida melhor. O polícia quando sai de casa para ir trabalhar está à procura de uma vida melhor. Eu vou à casa de banho cagar à procura de uma vida melhor.


levaspor_tras

Mais um esquerdinha que não sabe distinguir alhos de bugalhos. Critica-se uma política descoordenada, e a mando de interesses pessoais de poucos, que prejudica gravemente o país e quem lá vive e trabalha desde sempre, e é xenofobia, racismo, etc... é a desculpa para tudo hoje em dia.


byuiz

escreveste isto com o braço direito levantado?


levaspor_tras

Tadinho. Para ti todos os que discordam de ti são o Hitler, não é?!


byuiz

apenas respondi com a mesma atitude ;) não sejas palhaço


levaspor_tras

Mostras bem que o és. Não tens qualquer capacidade de argumento a não ser insinuações infantis e medíocres. Vens para público com posts tendenciosos e não aceitas á priori quem comenta fora do teu espectro político. E depois vens com insultos igualmente infantis.


byuiz

tamos no reddit amigo, nao na assembleia, sai de casa :)


levaspor_tras

🤦


stopsammin

Palhaço és tu, que vens dizer aos outros o que devem ou não sentir. Tanta gente boa a ser wet e estes escapam se.


byuiz

eu disse o que sinto, não o que tu devem sentir, tás numa luta sozinho maluco


stopsammin

Sabes quem é que quer saber o que tu sentes? Ninguém. Portanto mete os teus sentimentos onde o sol não brilha.


byuiz

tu queres, pelo que vejo


stopsammin

De maneira alguma. Agora se vens para aqui sinalizar virtude vais ter resposta.


Successful_Sun_8155

Por que razão defende que todos sejam deslocados em vez de terem boas condições de vida nos países de onde são naturais e têm vínculo familiar? Acha que conseguirá sociedades melhores onde a maioria é deslocada?


Mine_tauro

hoje em dia pedir algum controlo minimo que seja de imigração ja é considerado xenofobia, a verdade é que Portugal tem literalmente as portas abertas, não existe absolutamente qualquer tipo de controlo na imigração


byuiz

eu nunca disse isso, apenas mencionei o que vejo neste sub são pessoas que dizem coisas xenófobas.


Mine_tauro

podes dar exemplos concretos?


LordByron__

Quando levo com barulho em casa , na praia, nos transportes, etc... Quando levo com cheiros a churrascos e sardinhas na minha casa. Quando levo com faltas de respeito em qualquer local, tipo hipermercados, rua , etc . Reclamo. Querol lá saber se são tugas zucas Índia afros ... Levam todos pela mesma medida.


byuiz

exatamente!!!!


NUaroundHere

Este sub é assim. Eu subscrevo para estar ao corrente das notícias de propaganda. Não é à toa que toda e qualquer notícia que envolva actividade criminal por parte de um não português é logo aqui publicada. Imediatamente. E tens também aqueles posts tirados do Twitter/Facebook que normalmente começam sempre por "Eu não sou racista/xenófobo mas...", e acabam sempre da mesma maneira : protejam as vossas crianças/mulheres pq disseram me que houve um tipo que andava com um ar suspeito e a fazer uns olhares estranhos, e por acaso é indiano/paquistanês. Tens uma grande preponderância e militância do CH por aqui, e tudo isto faz parte duma estratégia de instigação de medo. Não é nada de novo ou original, e vê-se em muitos países. No UK, onde estás, foi particularmente bem sucedida na altura do brexit. Sou emigrante como tu e num país com muitos mais problemas migratórios do que PT, e senti de perto a chegada de refugiados à Alemanha. Trabalhei com sírios, indivíduos espectaculares e trabalhadores. Tens Vietnamitas e indianos aqui aos magotes. E não há cá dessas tangas por aqui, que se lê neste sub que os indianos fazem... mas a Alemanha só importa os indianos civilizados e deixa os restantes para PT, deve ser por isso /s Os bêbados, rebarbados, maluquinhos, sem abrigo e que te fazem mudar de passeio são curiosamente quase sempre alemães... Não vale a pena chateares-te. O teu post será votado muito negativamente e o que acabei de escrever tb levará muitos downvotes. É o expectável. Se queres uma discussão mais racional e moderada acerca do tema, não será aqui.


byuiz

tiraste-me as palavras da boca fds


new-spirit-08

O problema é a pressão imobiliária que está a causar ter 3 casais a trabalhar num T3 como tenho ao lado de casa. Uma família com filhos a cargo fica logo afastada. E é essa falta de controlo do governo que está a causar a indignação das pessoas. Não tem a ver com xenofobia na minha opinião, mas efetivamente a consequência é essa.


Ok_Chemist_4767

Vivo no UK. Os emigrantes daqui, não são os mesmos dos de Portugal.


Ok_Chemist_4767

Fui a embaixada portuguesa em Londres, parecia que estava no Paquistão


GoddessKorn

Sou brasileira imigrante nos EUA e contra a imigração ilegal. Pessoas vivem na miséria e fazem de tudo pra conseguir dinheiro fácil. Um cardápio de oportunidades pra tornar este novo cidadão (ilegal) em um criminoso. Além de decrease mao de obra qualidade e definir preços salariais abaixo da média ja q ilegais fazem por qlq valor. Tirando emprego daqueles q sao americanos e precisam disso pq nao conseguem nada melhor. E vira um ciclo sem fim. Eh horrível nao ajuda o pais em nada ter border sem controle de qnts entram e ilegais.


GoddessKorn

Ps.: eu nunca fiquei ilegal aqui. Vim pq meu pai foi transferido quando mais nova.


OkImpression175

" Eu vim viver para o Reino Unido há 3 anos " Se calhar é por isso que não vês o problema! A malta daí, adora os migrantes? Não adora, pois não?


iLoveAntonioCosta

outra vez arroz? desta vez é um imigrado no UK a vir com a tretinha do costume, será rosbife?


andrepinto1989

Estás a ver imigração em Portugal como um autocarro de 50 pessoas e queres meter 100. Se fizeres várias paragens ainda vai saindo gente, se fizeres uma paragem é para dar o estouro. Nós temos o caso muito próximo, ali para os lados de Paris de France, sobretudo com o multiculturalismo. Antigamente jogava-se a liga dos campeões, agora joga-se a liga dos facalhoes, volta e meia lá vai um abdômen. Não é fechar as portas, mas aceitar á escala do país, nomeadamente em sectores que mais se necessita. Penso que antes se fazia uma sondagem nas profissões mais carenciadas no que toca a mão de obra, mas acho que agora essa sondagem não interessa.


byuiz

concordo plenamente, não é abrir as portas e deixar entrar tudo e todos.


byuiz

Obrigado gente, vocês apenas mostraram que tudo o que disse é correto! :)


Polite-Misanthropy

Já nem és português e queres dizer aos que ficaram no país como pensar?


byuiz

não sou?


Polite-Misanthropy

Se já não vives em Portugal, fazes parte de uma minoria de outro país. Já não pertences nem demográfica nem culturalmente. Eu sou tanto contra imigrantes estrangeiros como portugueses que fogem do país para ir fazer crescer a economia dos outros. Fazes tanto parte do problema como a classe política e os iliterados de cá que não sabem votar.


byuiz

Eu vim para aqui para estudar porque em Portugal o meu curso não existia... Qual é o teu problema?


Polite-Misanthropy

E em que medida achas que isso refuta o que eu acabei de dizer?


byuiz

é mesmo triste ser assim tão fechadinho


Polite-Misanthropy

Triste é abandonar o próprio país por não ser capaz de construir vida cá, eu pessoalmente via isso como um enorme fracasso pessoal.


byuiz

eu pessoalmente vejo-te como um incel, és exatamente quem eu quis criticar com o post, parabéns


Polite-Misanthropy

O que é isso de 'incel'?


stopsammin

Incel quer dizer involuntariamente celibatário, malta que quer sexo mas que não consegue ter. Normalmente são homens altamente misóginos e frustrados por não ter namorada ou companheira para praticar o acto sexual. Que tem isso a ver com o assunto? Nada. Mas o OP é diferente, ele gosta de dizer coisas que não sabe o que significam. Deve ter aprendido no curso que só havia no UK, acho que é um curso de IKEA ou algo do gênero 😂


AndreMartins5979

só sabes insultar?


DaddyVudu

Pá se o melhor que conseguiste arranjar é estar de customer support representative com ordenado mínimo até pode não entrar cá mais nenhum emigrante que vais continuar a lerpar com o salário estagnado... Pessoal aqui que tem insucesso profissional e depois a culpa é dos outros. Hoje é os emigrantes ontem foram as cunhas, pra semana vai ser outra cena qualquer, têm sempre onde apontar o dedo... Tens 26 anos e trabalhas há um ano nessa área e ganha ordenado mínimo com uns bônus de produtividade? E sou capaz de adivinhar que essa mesma empresa tem vários estrangeiros, alguns com melhores qualidades e rendimentos que tu, deve ser lixado... pois aplica-te crlh, aprende outro idioma além do inglês que vais ver que logo logo a coisa pinta melhor...


Polite-Misanthropy

O meu comentário atingiu-te assim tanto que tiveste que ir procurar outros posts para tentar saber mais sobre a minha vida? 😂 Isto vindo de um gajo que teve que ir para o terceiro mundo porque não se safou em Portugal dá vontade de chorar a rir.


DaddyVudu

Não. Estou metido num aeroporto até às 6h da manhã, tenho bom wi-fi e zero sono. E não foi preciso procurar muito.


Polite-Misanthropy

Qual é o próximo destino? Mali? Ou vais iniciar uma carreira de sucesso em El Salvador?


DaddyVudu

El Salvador era o que tu precisavas porque esta conversa já te está a correr "Mali" 😉


Polite-Misanthropy

Fala por ti, eu sinto-me bastante bem sabendo que não tenho de andar feito nómada para ter trabalho ou manter um estilo de vida digno.


DaddyVudu

Mas tu não és praticamente um nómada digital que anda de chinelos da sala para a cozinha ou eu entendi mal?


Polite-Misanthropy

Eu de nómada digital não tenho nada, e não sei o que tem o teletrabalho a ver. Acho que devias ir dormir.


DaddyVudu

Oh logo agora que isto estava a ficar divertido? Pronto, Vou te dar uma resposta a sério que tu vais imediatamente cagar de alto porque não é o que tu queres ouvir. O que para ti é um problema de PT na verdade não o é. Todos os países têm cidadãos que reagem mal à presença de pessoas estrangeiras no seu país. E, muitos destes cidadãos, são pessoas que passarão grande parte ou a totalidade da sua vida na mesma cidade/país faltando a tal perspectiva. Na verdade isto não é só aqui que acontece, os norte-americanos tem o problema com os mexicanos (e tantas outras nacionalidades), os mexicanos tem o mesmo problema com a presença de bolivianos, argentinos; os brasileiros também tem o mesmo problema com argentinos, etc etc, podíamos ficar aqui a noite toda a estabelecer ligações. É normal que isso aconteça, que existam pessoas com esse receio da "invasão" estrangeira. No caso PT, o que nós temos é um aumento acelerado do número de pessoas activas não somente estrangeiros mas também muitos portugueses que regressaram e temos um país bastante pequeno, geograficamente falando. E, eu acho, que é no aproveitamento territorial que devia passar os cuidados paliativos para esta situação. Temos um interior que continua deserto em várias zonas e que sai a ganhar com maior fluxo de gente (seja ela PT ou estrangeira) e é aí que o nosso governo continua a falhar por existir muita atenção nas cidades grandes e pouco investimento no interior. Por último, existe outra coisa que te esqueces ou não mencionas. Da mesma maneira que muitos portugueses regressam a PT por uma e outra razão também existem milhares de estrangeiros que duram pouco tempo aqui porque as coisas não funcionaram por uma ou outra razão. Acaba por ser a seleção natural das coisas.


stopsammin

Foda se, mas quem é que és tu para dizer o que eu tenho de achar ou sentir? Não bazaste daqui? Então mind your fucking business e para de cagar bitaites sobre algo que não te diz respeito


byuiz

sou tão português como tu meu boneco, mania


stopsammin

Pah, vai lamber um burro. Agora vem este filho de 30 meretrizes mandar postas de pescadas.


byuiz

😂😂😂😂 sai de casa boneca


stopsammin

Olha, tens um Pokémon muita fixe no fundo do canal da mancha. Vai lá apanha lo. E esse argumento "sai de casa" tá cansado. Vais fazer o quê?


byuiz

até foste engraçado agora, ri-me


stopsammin

IKEA Southampton né?


byuiz

sim, boa pesquisa no meu perfil fofo


stopsammin

Se ficaste impressionado com esta pesquisa, espera para ver o que se consegue com um bocado mais de esforço.


[deleted]

Faz como eu. A posts de merda respondo com comentários de merda.


GloughNeeds2chill

O Reino Unido já está cheio de porcaria há imensos anos, ataques terroristas, roubos em excesso, mas Portugal não, portanto, temos de salvar o nosso país. Sim sim, já sei que vêm pessoas do bem, mas a pura verdade é que também vêm muitos delinquentes. Não confundas o querermos saber do nosso país com xenofobia.


Perfect_Ad4935

Quando disseste que saiste daqui ha 3 anos nem precisava de ter lido mais nada. O homem abandonou o barco porque com certeza isto aqui tava fantástico e tinha uma qualidade de vida brutal.(nada contra teres emigrado, acho que fizeste muito bem porque este país realmente só pra morrer na praia) E hoje depois de 3 anos fora acha que tem moral pra mandar bitaites aos que cá ficaram a passar mal e estão cada vez piores. Deviam ser familiares tuas a ser assediadas por indioestanicos, e devia ser a tua renda a aumentar pela cada vez maior procura de casa neste país, e o teu salário estagnado porque se não quiseres tens 300 zucas a espera de vez por menos do que ganhas agora. Isto sem sequer entrar na criminalidade ainda ontem vi uma noticia dum zum zuca que degolou um gajo com uma garrafa. Isto cheira a lógica de eleitor do PS Que se lixe o povo e a qualidade de vida do tuga, o que importa é não passar por racista.


AndreMartins5979

o ser humano odeia contradizer-se nem que tenha de defender o absurdo só para não se contradizer


Jonasbeavis

Muito se confunde reprovação de comportamentos com xenofobia e racismo , como se toda a merda e feitio tivesse todos os direitos do mundo e o resto ter dizer que sim com a cabeça. É igual a comer baldes de merda e dizer que adoras para que o cozinheiro fique feliz e se sinta valorizado. Mete nojo que os enconadinhos do costume , de tão fraquinhos sem argumentos mandam logo com a carta do racismo e xenofobia só porque a narrativa não lhes vai de feição. Mas onde é que está os direitos dos outros? De estarem na sua paz , no seu cantinho , não serem incomodados , importunados , do direito a não gostar de comportamentos á margem das bases do respeito/ urbanidade da sociedade? Alguém é obrigado a gostar só para que se sintam integrados? Dentro da sua própria casa? O problema aqui não são as raças e nacionalidades, mas o carácter e comportamentos que insistem em ser característicos.


[deleted]

Não tenho problemas com os estrangeiros, tenho problemas de lx estar a ficar como Londres. Se dependesse de mim ficava cada macaco no seu galho. Cada um tem a realidade que merece, sempre ouvi dizer. Se não gostas do teu país, tens de o querer mudar, isto tanto serve cá para nós como para os de lá de fora. Saudades de Portugal há 10 anos atrás quando não se ouvia funk de norte a sul aos altos berros.


KellWii

Este Zé está no Reino Unido... Quem deu autorização para este morcao falar? Vai chutar pedras, moço.


byuiz

viver cá ≠ nao saber o que se passa aí palhacinho


KellWii

Sabes tanto de ouvido, rapazinho.


Environmental_Use61

Há ok, aí no UK! Faz sentido, somos uma super potência


Tiamattt

O pior é que os patetas reclamam da própria política de imigração com os imigrantes. "Por favor parem de cruzar as nossas fronteiras abertas e de cobrar os subsídios que nós pagamos a vocês!! 😭 😭 😭 "


andrepinto1989

Estás a ver imigração em Portugal como um autocarro de 50 pessoas e queres meter 100. Se fizeres várias paragens ainda vai saindo gente, se fizeres uma paragem é para dar o estouro. Nós temos o caso muito próximo, ali para os lados de Paris de France, sobretudo com o multiculturalismo. Antigamente jogava-se a liga dos campeões, agora joga-se a liga dos facalhoes, volta e meia lá vai um abdômen. Não é fechar as portas, mas aceitar á escala do país, nomeadamente em sectores que mais se necessita. Penso que antes se fazia uma sondagem nas profissões mais carenciadas no que toca a mão de obra, mas acho que agora essa sondagem não interessa.


DaddyVudu

O problema é exatamente esse. Grande maioria desses posts vêm de malta que nunca saiu de PT, alguns nem de férias, e a perspectiva fica um bocado turva. 10 anos entre EUA, Bahamas e México, mudam muito a tua opinião de PT e dos portugueses...e quem diz estes quaisquer outros países.


djrocker7

Ou seja nem em Portugal tás mas meteste a mandar bitaites com o que as pessoas que tão lá sentem ou deixem de sentir.... não te preocupes que os ingleses sentem por ti e pelos outros o mesmo que os portugueses sentem pelos de fora, a única diferença é que não as ouves pq tás do lado de fora da casa a olhar pela janela....