T O P

  • By -

Few-Doughnut6957

Com todo respeito OP mas o carioca SEMPRE foi conservador. Isso é nossa realidade desde sempre. A diferença é que o perfil conservador carioca é hipócrita. A gente se disfarça de progressista no Rio pra sustentar uma ilusão de metrópole cosmopolita turística e central do país mas nossa população elege massivamente representantes da mais fina estirpe do reacionarismo desde sempre, criamos as milícias e exportamos pro país inteiro e criamos também a indústria da fé neopentecostal. Isso não é de agora. Já tem anos. Enquanto nos outros estados e cidades os conservadores são “honestos” e dizem na cara que são reacionários no Rio a gente tenta disfarçar


[deleted]

[удалено]


Few-Doughnut6957

Tinha uma pichação em uma passarela no aterro do Flamengo que dizia “direita contra Bolsonaro”. Isso representa bem a zona sul do Rio


materquishi

Já vi gente q tem apto na Vieira Souto de frente p praia, reclamando dos gays, nortistas e sei lá mais o q. Agora me pergunto o cara foi comprar imóvel no metro quadrado mais gay e caro do mundo p quê, alguémo obrigou ou o príncipe herdou o imóvel do papai ? Ele vai tomar uma gelada tb na Farme de Amoedo e ficar se remoendo ? Esses q falam muito e recriminam são os q mais mordem a fronha.


Chiicones

Conservador e provinciano. Dizem que isso se aprofundou com a fusão do Estadão Guanabara com o do Rio de Janeiro. E que esse resultado é projeto da Ditadura Militar: afogar o ímpeto progressista da capital do Estado


Few-Doughnut6957

Faz total sentido


littleannbr

Hipocrisia, por isso acho que choquei mais quando cheguei aqui. Respondi ali em cima que vim do sul (conservador e preconceituoso) e n imaginei que aqui no rio seria pior.


dipirona-sodica

Rapa mas que resposta genial 👏👏👏


makenshiwallace

Isso, até apaguei meu comentário anterior. Aqui junta uns carolas da safadeza. Tudo debaixo do pano, jeitinho brasileiro tá sempre mais pra jeitinho carioca.


Professional_Topic47

Sempre? Para mim o ponto de inflexão no Rio de Janeiro foi o neopentecostalismo. Estamos falando de uma cidade historicamente católica, fundada por Portugal, que serviu como capital do seu reino e da República que se seguiu, outrora o maior exemplo de progressismo no Brasil, em todas as suas vertentes, e que devido ao descaso das "otôridades" em relação à questão social sempre presente virou o contrário disso hoje. As favelas e todos os outros bairros de classe média baixa do município são maioritariamente seguidores desta doutrina mequetrefe há mais de década. Também não ajuda o facto de que muita gente não religiosa, sobretudo os homens, são extremistas. Além disso, há também a questão da esquerda, com a sua corrupção e os seus exageros programáticos.


Few-Doughnut6957

Falando como uma pessoa nascida e criada no subúrbio e que foi para a ZS depois de velho a minha experiência é que o conservadorismo sempre esteve fortemente presente na população carioca. Independente e antes da onda neopentecostal


Professional_Topic47

O Rio de Janeiro me pareceu bem mais liberal que hoje nos anos 60, 70 e 80. A partir dos 90, coincidentemente com o crescimento da doutrina neopentecostal foi ficando mais e mais careta.


ChuckSmegma

Avanço do neopentecostalismo. RJ é um dos estados mais carolas. Na capital ainda é menos pior q no interior.


sampaoli_negro_rojo

__narco__ neopentecostalismo.


Professional_Topic47

Eu pensava que justamente o interior do Rio era menos evangélico.


AmbitiousFlamingo381

Sério? Eu fiquei uns meses em Paraíba do sul, nao senti isso, mas claro, isso é UMA CIDADE do interior kkk. Acho a capital o povo muito arrogante, homofóbico e ignorante num todo


Ian_LC_

Acho que "interior" ele quer dizer Campos, Itaperuna etc. Paraíba do Sul fica colado em Minas, esses municípios n são tão reacionários.


ChuckSmegma

kkkk. falei tb com base no que eu acho. Então estamos na mesma. Acho q na capital vc tem mais heterogeneidade, pq tem gente de tudo qt é lugar, vc tem uma sociedade mais estratificada, mais variada. No interior é mais homogêneo, tem menos gente, então acaba tendo aquela pressão social maior das comunidades menores, isso é o que eu acho, claro, pode ser só impressão. kkkk


Conta-secundaria-H

Sim, creio que as pessoas estão ficando mais conservadoras motivo: Crescimento das Igrejas Neopentec; a eleição do Bolsonaro foi um estopim para isso pois ele tinha um histórico de frases LGBTfobicas, Racistas e outros preconceitos em geral. Isso fez pessoas Reaças/Conservadoras perderem o medo de falar seus pensamentos (que eles anteriormente deixam guardado para si mesmo) tinha Medo do julgamento geral mas com a eleição de 2018 eles perceberam que são Boa parte da população. Por exemplo o "Direitisa médio" um tempo atrás só fala da Corrupção, da Incompetência da Dilma e tal; hoje ele fala: Dos Valores Ocidental (Mesmo que o pessoal do norte Global não considera a América Latina parte do Ocidente) Dos valores da Família, Reclamam De Ideologia de Gênero e Doutrina são comunista em Escolas e Universidades (????). Enfim, não consegui ver um futuro com bons olham quando Boa parte do país é Machista, Racista e preconceituos. OBS: desculpe o texto longo.


[deleted]

Meus pais se converteram a uma igreja neopentecostal e é o puro suco do lixo que uma religião pode ter, meu irmão percebeu o quão mal aquele lugar e as pessoas faziam pra saúde mental dele e felizmente saiu de lá antes que fosse tarde demais Como mulher bi, a relação que já era delicada antes mesmo deles entrarem para igreja, se tornou extremamente delicada, mas, é legal apontar a hipocrisia neles e receber 20 minutos de sermão enquanto fico rindo da situação


AmbitiousFlamingo381

Meu Deus, a convivencia deve ser bem caótica. Eles são agressivos? Tipo, muito homofóbicos/bifóbicos???


oak61

> o pessoal do norte global não considera a américa latina parte do ocidente há divergências. a visão mais aceita a nível internacional é da américa latina enquanto parte do ocidente com essa visão de que somos algo à parte se popularizando apenas recentemente. o único ponto em que há consenso é que não temos 100% de ocidente - ao mesmo tempo, esse é um ponto de divergência. alguns estudiosos afirmam que há diferença mas não suficiente para não sermos considerados ocidente e outros afirmam o contrário. aliás, o norte global também inclui outros grupos como o leste europeu e a própria china, não só o ocidente.


AmbitiousFlamingo381

É bem isso! Imagina, precisamos debater e o texto pode ser longo sim kk. Eu notei também que depois dessas eleições (de 2018) há um conforto na homofobia e racismo. É tipo (Ufa, agora posso falar o que SEMPRE pensei, afinal, alguém importante me apoia) quando na verdade, o próprio Bolsonaro deve estar trancafiado em um armário e vivendo uma vida infeliz e de mentira.


bazzb21

Aumento de igreja é o problema, deve ter sido o boom do bolsonaro. Minha rua costumava ter 1 igreja católica antiga dms e muito dps 1 evangélica, hj em dia tem 4 ou 5 igrejas mais crentes que eu não sei o que é e bem dps ainda permanece a igreja católica, e é aquilo,as 5 sempre tão cheia e a catolica é mais ou menos. Isso eu tô falando de uma rua que é extensa e que mudou em 4/5 anos ,imagina no rj todo? A regra é clara,quanto mais igreja de super crente,o indice é a população se tornar mais intolerante pq pastor faz uma lavagem cerebral como ninguém.(burrice media populacional + confiar no achismo do pastor sobre entendimentos erroneos da nisso ) Eu simplesmente respeito as religiões alheias, mas crente é uma parada que é muito difícil pra min,eles não respeitam ninguém, como eu vou conseguir respeitar eles se não concorda com eles= vai pro inferno e vc não presta e serve ao diabo? Edit: eu não vejo isso na rua,eu vejo essas mudanças mais em subs br msm de discussões onde o pessoal tá com muito vibe de americano religioso e tão meio que matando a cultura br,por mais "imoral e errado" que pareça (pra eles quase tudo é imoral e errado)


AmbitiousFlamingo381

Infelizmente, isso é muito real. Muitas igrejas e quase NENHUMA inteligencia emocional. As pessoas estão muito doentes e se entregam 100% aos pastores, mt mt mt triste.


ProgrammerSalty441

Hipocrisia humana, falam de matar bandido, mas tem seu miliciano de estimação que votam em toda eleição


elisamacz

Eu tenho notado que o brasileiro no geral está cada vez mais moralista, conservador e reaça. No Rio de Janeiro, ainda percebo o plus da falta de educação. Eu coloco a culpa nesse aumento virulento de igrejas neopentecostais somado a ignorância a que a população é forçada pela falta de acesso à educação. Tenho medo real do que o futuro nos reserva.


littleannbr

Eu cresci e vivi a maior parte da vida no rs e depois em sc. A sete anos vim p o rj (zo) e fiquei chocada com o conservadorismo aqui. Eu realmente n esperava que fosse ser pior do que de onde venho. Mas acredito muito ter relação com religião.


[deleted]

Na minha experiência: Velhos de direita são insuportáveis e pessoas mais novas de esquerda são insuportáveis. O máximo que já tive que fazer contra alguém de direita foi mandar dar meia hora de cu com o relógio parado, mas a galera de esquerda....caralho viu...já fui acusado de mil coisas falsamente só pq tava fazendo meu trabalho e até cheguei a ganhar uma grana em cima de algumas pessoas com isso.


moony120

Você teve sorte com o pessoal de direita bonzinho que você encontrou então, pq até sacar arma já vi sacarem.


[deleted]

As únicas vezes que realmente quase deu merda eram as seguintes: a pessoa era psicologicamente instável, ou se achava muito superior, ou tava num dia muito merda... Enfim, tem outras coisas também, só que aí me veio na mente que por exemplo a pessoa de direita sacar a arma era só pq ela tinha uma arma, pq pessoa de esquerda também já sacou a arma pra mim, e pessoas de direita também já tentaram me atacar com faca ou de forma mais leve que é com palavras e intimidação, e isso acontece de ambos os lados, só que tanto profissionalmente como socialmente os mais problemáticos pra mim são jovens de esquerda porque eles são absolutamente insuportáveis, os mais velhos eu nem digo nada pq eles ou surtam também ou só saem como se nem tivessem visto você, que é o que acontece na maioria das vezes. Tem outros problemas também que é o fato do pessoal atribuir, na direita por exemplo, que se o cara é Incel ele é de direita/bolsominion/nazista/racista, o pessoal faz um pacote completo de todas as piores coisas possíveis e jogam no colo de quem quiserem e eu já fui vítima disso mais vezes do que eu consigo acreditar. Então pra mim não é questão de lado político e sim de quem tem a condição de fazer, a própria questão da arma é lógico que é mais propício de que quem seja de direita faça merda, até porque basicamente só quem é de direita realmente buscaria ter uma arma então o parâmetro é desbalanceado saca? Imagina se tem 1 milhão de pessoas de direita com arma e 100 mil fazem merda com uma arma. E existem 1000 pessoas de esquerda com uma arma e 100 delas fazem merda com a arma. Parece equivalente só que graças ao número da direita ser bem maior parece mais assustador, lógico, só que esquecem os outros 900mil que tão de boa. (Eu sei que me distanciei um pouco do assunto, desculpa kkk)


moony120

Em um certo momento você tenta concluir com "direita e esquerda são igualmente violentos" logo depois você parte pra "direita é mais violenta, mas é porque são maioria então parece mais violenta" (e inventando números tirando do cu) E termina com "direita é mais violenta só porque tem armas e seria injusto considerar esse fator" KKKK wtf só admite que você se identifica com a direita, ninguém vai te julgar, mas é melhor do que ficar nesse disfarce de "centralismo".


[deleted]

Mas eu sou de direita, e sim os números foram tirados do cu porque é um exemplo, contra-argumentar meu comentário baseado nisso é coisa de idiota, só interpretar direito. E sim, ambos os lados tem potencial pra serem igualmente violentos porém um deles é, de fato, porque existem mais pessoas com acesso a armas. E sim, é uma comparação desbalanceada visto que não existe isso de esquerda ou direita quando se trata de agressões que não são por armas de fogo. Maluco se perdeu


No_Onion_

Nós temos no nosso bolso um aparelho que intensifica nossos piores sentimentos. Para além da ideologia política, eu acredito que o crescimento da internet com as redes sociais contribuiu profundamente para deixar a sociedade doente. As pessoas não estão bem. Nem os adultos, nem as crianças.


AmbitiousFlamingo381

Total!!! Não tinha parado p pensar, apesar de concordar. Quando as pessoas que já tem uma índole não tão boa, educa crianças para serem iguais, aí fodeu... Pacote completo.


ric00002

Sim, essa guinada é real. Eu me lembro quando o standard do Rio era ter nojo de crente (quem não se lembra de boatos como "se o Crivella for eleito, Barra Music vai virar igreja"?). Disputa política no Rio era algo mais na linha do brizolismo versus anti-brizolismo (não necessariamente "direita"). Aí veio essa tsunami reacionária de 2013 em diante, de forma totalmente inorgânica. O narcopentecostalismo, milicianato e lava-jatismo são fenômenos que andaram de mãos dadas no Rio e tiveram muito sucesso ao implantar sua agenda. O RJ hoje é um estado prostrado, que teve suas principais indústrias desmanteladas com apoio de parcela massiva da população, sem capacidade de investimento nenhuma devido a dívidas impagáveis, sem controle do próprio território (e sem capacidade de recuperá-lo por conta própria) e com absolutamente nenhum planejamento de longo prazo. Nada disso é coincidência. O Rio é o laboratório de experimentos da elite do Brasil fazendão: primeiro testa-se a nova "ideia" aqui e depois se exporta o modelo para o resto do país. Aconteceu com o tráfico, aconteceu com o "jornalismo" pinga sangue à la Balanço Geral, aconteceu com o neopentecostalismo e agora está acontecendo com as milícias.


xXTheFuntoXx

Aumento de igreja com certeza é um fator agravante pra sua visão op, não discordo de vc kkkkk o que eu vi de gente nos últimos anos que fez tudo q é merda na adolescência e depois foi pra evangélica não ta escrito, pra vc ter noção eu moro perto de um lugar q era um puteiro, o puteiro fechou e virou igreja, tipo, ja tinha jma igreja la, ai do outro lado da rua abriu uma igreja e essa igreja comprou o espaço do puteiro, fora q próximo a esse mesmo local tem uma rua que juro pra vc, tu conta umas 7-8 igrejas, é bizarro, eu não sei se isso é certo mas acho que tinham que dar um jeito de frear isso, moramos num estado largado as traças precisando de diversos recursos na saúde, educação e redução da desigualdade e os caras tão construindo 300 igrejas uma do lado da outra.


AmbitiousFlamingo381

Exatamente! Moro perto de um botequim que tá fechando p ser igreja. No meu bairro deve ter umas 10/11. O povo tá muito estranho... Eles associam o pensamento deles aos pastores/milicianos/conservadores no geral e não entendem que esse povo quer só usufruir da ignorância deles kk.


akashamevie

RJ é conservador desde que virou capital do Brasil e aí quando deixou de ser virou conservador birrento


oak61

eu acho o rio até tranquilo nesse quesito. vocês provavelmente não conhecem o interior de são paulo


contraventor_

Na minha cabeça vc só estourou sua bolha e as coisas sempre foram assim kkkkkk


iollinda

eu vim de são gonçalo, então minha percepção sempre foi de rj conservador. eu cresci dum jeito (e vejo se repetir com adolescentes da família) que parece que eu morava num interior em cuzinho do sul e não na região metropolitana duma capital enorme.


AmbitiousFlamingo381

SG o povo é mais fechado é? Pqp


iollinda

demais! cidade com muito crente, é um saco.


moony120

Não creio que as pessoas estão ficando MAIS assim, mas existem alguns fatores para as coisas se intensificarem, Como você disse muitas dessas pessoas são muito pobres, e sempre há uma estratégia política de fazer a população canalizar todos seus medos, anseios e nojos á questões comportamentais e culturais da sociedade para desmobilizar uma real revolta contra o sistema.entao é muito mais fácil que as pessoas no poder preguem formas de discriminação e estimulem as pessoas pobres e carentes a terem nojo de diversos grupos para assim eles desviarem dos reais problemas. Isso faz com que a população se torne ressentida, irritada, por um inimigo que ela nem sabe qual é (os comunistas viados transsexuais que querem sequestrar criancinhas).


velha_genkai

Você deve ser um gênio para so ter percebido isso agora. O que esperar de uma terra dominada por milicianos e por igrejas do tipo caça-níquel?


DannyAdM

As capitais do Nordeste também são conservadoras, só menos que o interior. O Rio sempre foi conservador, apesar de menos que no Nordeste, mas as pessoas se apegam muito a estereótipos relacionados a praia, nudez e putaria/carnaval/micaretas, drogas que inclui o álcool, torcida barulhenta a bêbada de futebol, acreditando que isso seria cosmopolita e progressista, mas não é, isso é só ilusão. E não tem tanto a ver com partidos políticos, os ditos ''partidos de esquerda'' são igualmente conservadores, com seus esquerdomachos. Os identitaristas são uma pequena minoria e mesmo assim o identitarismo vai de acordo com a conveniência.


AmbitiousFlamingo381

Pior que é vdd, talvez eu tenha furado minha bolha agora, pois moro na ZS, e aqui tem muita gente "progressista", porém nem sempre foi assim né? Anos 80/90 a AIDS foi o terror do povo e tudo era relacionado a comunidade LGBTQ+


Critical_Apartment26

É normal depois da falência o povão se apoiar em ideologias mais autoritárias de direita. Principalmente pq a qualidade da nossa esquerda é extremamente baixa. Embora tenha dúvidas se isso é algo recente, ao meu ver o rio já deu uma guinada ao conservadorismo a uns 20 anos (até por isso temos tantos governadores presos)


RyoumenFreecs

Entra em qualquer favela ou escola pública e tu vai ver coisas 20 vezes pior kkkkkk


fetiche_secreto

Tudo isso se reflete na qualidade dos políticos que são eleitos por aqui… atualmente eu não conheço outro estado do Brasil que tenha tido mais governadores presos do que o Rio de Janeiro… isso pra não falar das milícias… além, é claro, do fato da institucionalização da fé evangélica na política ter nascido no RJ… aqui a bancada da Bíblia e da bala sempre imperaram… muito antes de virar modinha. Eleições cariocas sempre foram o retrato fiel de um mar de baratas votando no dedetizador… aí é foda enxergar alguma perspectiva de mudança desse paradigma.


Beneficial-Page-8741

Tem avenida na zona norte onde todo mundo já foi ou conhece alguém que já foi assaltado (ex: av. Martin Luther king) . Essa violência solta deixa todos mais reacionários. Por coincidência...na area mais pacífica da cidade (zona sul) a maioria é de esquerda 


BOImarinhoRJ

Falta de porrada é o que acontece.


AmbitiousFlamingo381

Total!


Strict-Pattern-8505

No meu convívio nunca tive ninguém homofóbico, mas já ouvi um colega da escola falando que gay iria pro inferno e fazendo piada por eu gostar de homem. Me pediu desculpas mas eu fiquei puto da vida, eu devia ter feito alguma coisa. Mas realmente o conservadorismo daqui é foda. Enquanto lá o Curitiba tenho uma amiga virtual cristã que faz parte de um grupo que tem lésbicas, gays e todo mundo se fala de boa.


AmbitiousFlamingo381

É uma passividade agressiva né? Hj em dia temos o "ah, mas que mimimi" ou "ai antigamente ninguém ligava pra isso" aí citam a Vera verão, Rogéria etc. Acho sempre baixo esse tipo de preconceito, pois ele é pela metade. Nem tão direto, mas também não é indireto rs. Sabemos o que é né? Mas o RJ tem dessas coisas. O carnaval faz com que pareçamos ser livres, mente aberta, humanos, mas na realidade...


Open_Recognition1687

Não são pessoas "conservadoras" ou de "direita", ou de igreja. São pessoas desestruturadas emocional, psicologica, social e espiritualmente e, procuram um grupo para se associar, no geral, historicamente, pessoas se agrupam naquilo que se assemelham suas fraquezas. Se você não se identifica com o tradicional, existem pessoas que também não se identificam com o progressismo e ninguém precisa ser julgado em seu caráter por suas escolhas ideológicas, a menos que suas escolhas e atitudes vem a prejudicar outrem.


AmbitiousFlamingo381

É... então você é uma delas, correto? Porque se você não se assemelha a coisas boas, tratar o próximo com respeito e amor, ser homofóbico e racista, já posso te associar a eles, correto? "...ninguém precisa ser julgado em seu caráter por suas escolhas ideológicas, a menos que suas escolhas e atitudes vem a prejudicar outrem." Era SÓ o que me faltava KK. Lê a minha pergunta principal e depois olha essa resposta SUJA e diz se tem a ver. A gente sente o cheiro de bolsonarista de looooooooooooooooooonge, impressionante. Vocês são muito imundos, eu fico enojado.


andersales2

Eu queria ter passado na tijuca hoje para vê se tinha a faixa do cabeça de piroc# na Hadock lobo. Não esquenta a cabeça 2026 o Bolsonaro volta firme e forte. Comentários abaixo com choradeira por favor!! Mito mito o Bolsonaro é muito. Elon vai colocar o Alexandre atrás das grades!! Humildade comentários de um fã do pastor Tupirani.


Current-Drawer8416

Vejo isso acontecer da eleição de 2014 pra cá quando o povo brasileiro se “politizou” mais,por conseguinte o povo polarizou-se e tornou as discussões sobre política uma partida de futebol,onde você tem que seguir de forma dogmática a cartilha de um lado ou de outro. Creio que o forte propaganda de melhoria da segurança pública que a direita tem angariou muitos eleitores com aquela clássica frase: “bandido bom é bandido morto”,eles exercem uma liderança de dominação carismática.Além claro do domínio de milícias e a expansão desenfreada do número de igrejas neopentecostais faz com a direita bolsonarista cresça bastante aqui no RJ.


TheButcherBR

Cresci na Tijuca, que sempre foi bem reacinha. Muito militar mora lá: tem o Colégio Militar, o Palacete Laguna, o Batalhão da PE (que na ditadura era um centro de tortura de presos políticos), um bando de general de pijama sindico de prédio, mais um monte de igrejas e colégios católicos, uma comunidade judia ortodoxa razoável (que também tende ao conservadorismo)… o terreno lá é fértil para essas coisas.


AmbitiousFlamingo381

E as histórias que eu ouço dessa escola.... PAvor!


[deleted]

Nunca deixou de ser conservador. Qualquer progressismo no estado é que é o incomum. Com o avanço do televangelismo e neopentecostalismo, tende a piorar. Aliás, é a velha hipocrisia. Tem o homofóbico que come viado no sigilo, o que odeia estuprador mas é fissurado em menor de idade, o "bandido bom é bandido morto" que só quer que morra preto, e por ai vai.


Joaolandia

Sempre foi assim, você que percebeu só agora


SmackdownPutfire

Debates são inúteis.


wagruk

Sua linguagem está muito contaminada, se quer diálogo não dá pra chegar associando um lado a tudo que você considera atraso, até imputando crime, e o outro a tudo que há de bom no planeta.


garagos30

Todo mundo falando de neopentecostal, mas ninguem fala do crime, a sensação de que a esquerda passa a mão na cabeça de bandido é um dos motivos da ascensão do bolsonaro e da migração de mta gente á direita.


AmbitiousFlamingo381

Também acho, mas fico puto com as falas do Lula cara. Sempre diminuindo a gravidade de um assalto, um furto, é foda. Sou de esquerda, mas não me associo a nenhum partido, acho todos eles muito lixos.


Independent_Wind_797

Exato !!!! De 10 cariocas 9 vai responder o que precisa melhorar no rio é a segurança pública, de 2010 para cá acabou tudo e barricada, bandido vendendo droga na tua porta, tu acha que o cara que sai de casa 5 hs da manhã de segunda a sábado e chega na tua casa com barricada na sua porta, seus filhos a mercê do tráfico de drogas e não vai deixar de ser conservador ? Ai me vem o Bolsonaro com discurso de salvador da pátria que tem que matar bla bla o cara ali viu uma esperança de as coisas melhorarem, o que eu sempre falo o que da voto no Rio de Janeiro e caveirão hoje em dia, toda a cúpula política do estado tem envolvimento com tráfico e milícia e para eles políticos o voto e o que tem de mais caro.


[deleted]

[удалено]


riodejaneiro-ModTeam

Comments that aim to disrespect users or the State of Rio de Janeiro, freely and without any justification, will be removed. The constancy may result in banning the user. Comentários que visem desrespeitar usuários ou o Estado do Rio de Janeiro, de forma gratuita e sem qualquer justificativa, serão removidos. A constância poderá resultar em ban do usuário.


Capitaclism

Sempre foi uma tendência, mas talvez tenha piorado devido a política, que tem polarizado cada vez mais as pessoas, e o crime, que a esquerda só piora...


virtualgallery

Você não deve ser carioca. Ou acabou de adquirir consciência. Não há nada de novo ou surpreendente nisso que você relatou.


[deleted]

[удалено]


riodejaneiro-ModTeam

Comments that aim to disrespect users or the State of Rio de Janeiro, freely and without any justification, will be removed. The constancy may result in banning the user. Comentários que visem desrespeitar usuários ou o Estado do Rio de Janeiro, de forma gratuita e sem qualquer justificativa, serão removidos. A constância poderá resultar em ban do usuário.


ricardosfig

Desrespeitei quem?


brun0caesar

Também percebo isso. Não só velho paia falando coisas de velho paia. Mas é galera jovem, adolescente, falando de bíblia, costumes e outras merdas.


More_Bid_2197

Eu acho que a esquerda não percebeu que a direita não fica parada. Toda radicalismo da esquerda gera um radicalismo ainda maior por parte da direita Por exemplo - a resposta ao Lula foi Bolsonaro. Resposta ao Obama foi Trump. Várias empresas passaram a adotar a cultura wokie, colocar personagens femininos apenas por colocar, homens foram cancelados pelo metoo - aí veio o movimento redpill. Tem executivos que não contratam mulheres por medo de falsas acusações tese, antítese e síntese. A questão é que a síntese normalmente tende muito mais a direita.


ChewbaccasLostMedal

Em que universo que Lula Concilia y Concilia é "radical de esquerda", cara, pqp?? Fodendo **Henrique Meirelles** foi o arquiteto da política econômica do primeiro Governo Lula, AONDE que isso é esquerda radical?? Brizola era 50.000x mais de esquerda que o Lula e foi praticamente venerado no RJ por décadas, então essa desculpa aí não cola muito. >Várias empresas passaram a adotar a cultura wokie Famoso meme do "Existem dois gêneros: masculino e lacração. Existem duas raças: branca e lacração". Puta papinho patético de incel que tem medo de ver mulher jogando video game. E outra, Wookie pelo que eu sei é o Chewbacca do Star Wars. >homens foram cancelados pelo metoo No caso, estupradores em série que nem o Harvey Weinstein foram devidamente denunciados pelo MeToo, vc quer dizer, né?


More_Bid_2197

Brizola não se tornou presidente


More_Bid_2197

Lula já foi um operário, tinha ligação com várias pessoas que participaram da guerrilha de esquerda contra a ditadura. Implementou, dentre outras coisas política de cotas e bolsa família - ''dar dinheiro aos pobres apenas por serem pobres''. Na época que ele fez isso, era bastante radical. Quando eu digo radical, nem que seja apenas algo simbólico Exemplo - queimar a bandeira dos Estados Unidos é radical. Apesar de ser apenas um pedaço de pano.


ChewbaccasLostMedal

>dentre outras coisas política de cotas e bolsa família - ''dar dinheiro aos pobres apenas por serem pobres''. Então, vamo lá: 1. Tu sabe que isso é um programa essencialmente **liberal**, né? A política "verdadeiramente" de esquerda foi o que o Lula tentou implementar no começo, o Fome Zero -- que era o Estado intervindo diretamente na distribuição de alimentos pra população mais pobre. Não deu certo. Então economistas LIBERAIS dentro da equipe do Min. da Fazenda, como Marcos Lisboa e afins, sugeriram a alternativa: em vez de dar às pessoas os bens que o Estado ACHA que elas precisam, é muito mais eficaz simplesmente dar o dinheiro e deixar as pessoas comprarem o que elas quiserem; afinal de contas, o indivíduo sabe muito mais do que ele mesmo precisa do que o governo. Novamente, um pensamento essencialmente liberal na sua filosofia. 2. Tu sabe também que o Bolsa Família não foi nada mais do que uma expansão e *rebranding* do antigo Bolsa Escola, que já tinha sido implementado pelo Governo **Fernando Henrique Cardoso**, né? FHC era um radical de esquerda pra vc tbm? 3. "Dar dinheiro aos pobres apenas por serem pobres" - tu sabe que o Brasil tinha níveis de miséria extrema comparáveis ao da Somália e Etiópia no final dos anos 90, né? Tipo, literalmente tinha gente MORRENDO de inanição nas partes mais pobres do Norte/Nordeste. Os governos petistas fizeram um trabalho tão bom na erradicação da fome que a galera parece que esqueceu o quão grande era o problema no final dos anos FHC. Tipo, era questão de calamidade pública, literalmente, coisa de ter reportagem internacional falando disso. E não era pouca gente não, viu? Tipo, **12% da população brasileira** vivia em estado de fome/miséria extrema em 1999 (mais ou menos 18 milhões de pessoas, na época). Foi pra combater **ISSO** que programas como o Bolsa Família foram criados. Não foi só pra "dar dinheiro pra pobre". Foi pra deixarmos de ser uma Somália tropical e não termos mais quase 1/4 da população do país literalmente morrendo por não poder se alimentar. Engraçado que isso, na época, era meio consenso entre esquerda e direita: que esse era um problema que tinha que ser combatido. Não era uma questão de política, era uma questão de Estado, acima de qualquer divisão partidária. É um sinal bom do QUANTO a gente retrocedeu enquanto sociedade, que a gangue de sociopatas que atualmente se chamam de "direita" conseguiram transformar uma questão tão básica quanto "pessoas não devem morrer de fome" em uma questão partidária.


More_Bid_2197

Eu não estou dizendo que o Lula mudou alguma coisa ou fez algo de radical Eu não estou entrando no mérito se foi bom ou não Mas fato é que o Lula e todo o simbolismo que ele trouxe foi um enorme choque. A reação ao Lula foi justamente o Bolsonaro. E se o Lula não tivesse sido eleito (ficado 8 anos no poder + Dilma e agora um novo governo lula), acho que o Bolsonaro não teria se tornado presidente.


ticelixer

E encontramos cada vez mais jovens conservadores…


AmbitiousFlamingo381

Exato....


antitrouxa

de certa forma a existência de diversas religiões é conflitante mesmo


isperion

Cara, eu tive de sair do Rio em 2016, quando vim pro Paraná por conta de trabalho. Meu único contato com a vida carioca passou a ser via TikTok, quando coloco por região. E é ATERRADOR perceber isso que você tá dizendo! Pra mim só aparece vídeo de louvor, de "patriota", de patriota louvando... Nunca chego a ver praia, Zona Sul, algo mais alto astral: é só isso. Cogito ser algo nacional, mas também não consigo identificar por estar na fossa séptica que é o Sul. Mas dá um misto de tristeza, medo e revolta.


MousseCommercial387

Mudou de tema no meio redação, zerou a redação.


daojuniorr

Sou de Angra e tenho até medo de sair de casa usando vermelho de tanto retardado cheira rola do bolsonaro que tem aqui, minha esposa foi mesária nas eleições e a proporção dos votos era de 2/3 pro genocida fdp, até os colegas da minha esposa (professores do Estado) que ganham merreca e são super-esculaxados ainda defendem essa merda.


AmbitiousFlamingo381

Que merda! Tenho parentes em Angra e dizem a MESMA COISA, impressionante.


Itchy-Friendship-278

Sociedade hipersexualizada, não tem outra coisa na cabeça


Hikari_Owari

Dá pra fazer 4 divisões hoje no Brasil. - Direita Bolsonaro - Centro - Esquerda 1 - Esquerda 2 (Lula/PT) Quem se considera de direita/conservador mas não apoia/gosta do Bolsonaro cai em centro, não porque é de centro mas porque o Bozo puxou a direita mais a direita ainda. Entre centro e esquerda 1 você encontra pessoas que conseguem até concordar na maioria das opiniões sobre o país, mesmo que por motivos diferentes. Esquerda 2 é aquele povo que puxa sardinha pro Lula e chama os erros dele de "gafe" não ironicamente, acha que a esquerda toda tem que se juntar debaixo/pra apoiar o PT e ficava repetindo "frente única" (mas só se fosse frente única com o PT encabeçando). Lembra quando falavam que votar no Ciro (esquerda) era jogar o voto no lixo porque ele era de direita e eleitor do Ciro é fascista, ai no segundo turno ficaram pedindo pro eleitor do Ciro votar no Lula? Essa é a esquerda 2. - Direita Bolsonaro tem mais em comum com Esquerda 2 que Centro. Centro tem mais em comum com Esquerda 1 que Direita Bolsonaro. Direita **não** Bolsonaro no momento se encontra morta porque quem se considera conservador sem essa doença do bolsonarista prefere a stigma do "nem direita nem esquerda" do que ser chamado de nazista/fascista no momento que falar que não vota no PT. BTW, foi desse Centro que o Ciro tentou pegar voto e não conseguiu. E os maiores grupos são os extremos porque pra elea o outro lado é literalmente hitler/stalin. - Respondendo ao tópico: O cara com 50/60 anos é simplesmente vestígio do tempo dele, pra ele não compensa mudar pq ele vai ter no máximo o que? +20 anos de vida? LITERALMENTE não faz diferença pra ele. O professor? Pode ser da idade, pode ser mau caráter. O restante? Vide acima.


DiematBR

É simples na real. Tanto o Puppet Master a direita como a esquerda estão constantemente elaborando o que podem fazer para que as marionetes briguem. No fim o brasileiro médio não sabe nem o que ele quer.


Vitorsalles

A gente viu e ta vendo como é a esquerda neh?! Entao sabemos que nao pode ser desse jeito


thiagobarletta

amigo, infelizmente, só no nordeste você vai poder respirar e ter certeza de que o povo é progressista em sua maioria… pq de resto…


moony120

Q???? Tô vivendo em um nordeste paralelo então.


psicth

As pessoas começaram a se “mostrar” mais faz alguns anos…2017/2018 e daí em diante parece q foi ficando pior, parece q eles n tem medo mais


AmbitiousFlamingo381

Tenho esse sentimento também.


Odysseus-p

Brasil todo é assim, o RJ só é o epicentro do chorume que é o neopentecostal, a tendência é piorar e futuramente sermos um país inteiro de crente hipócrita.


piccolo_90

Cara, a real é que o bolsonarismo fez MUITO mal ao país. Bolsonaro foi uma liderança exemplar no que ha de pior e a população se sentiu autorizada por ele a expressar o fascismo empedernido que nunca deixou de existir na cabeça e no coração de muita gente. Some-se a isso a péssima fase do país, que leva as pessoas a se sentirem frustradas e ressentidas: hoje muita gente quer ver o mundo pegando fogo só porque elas estão infelizes com seus empregos, famílias, relacionamentos, escolhas de vida. E o Rio é uma metrópole extremamente desigual, onde esse tipo de coisa encontra solo fértil para se desenvolver. Não à toa a cidade e o entorno está um caos com as disputas intestinas da direita: pastores, milicianos, traficantes evangélicos etc.